Independentes podem ser transparentes? Estratégias de media accountability da Agência Pública e The Intercept Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Kalianny
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Christofoletti, Rogério
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/58923
Resumo: Transparency is an increasingly valued aspect in Western journalism in recent decades. Its adoption implies changes in journalists' behavior - such as their willingness to disclose aspects of their procedures - and requires a posture of greater public openness from the media. In Brazil, self-proclaimed independent media outlets emphasize their commitment to promoting more transparent journalism. In this paper, we analyze the cases of Agência Pública and The Intercept Brasil, based on 18 indicators from three categories of transparency: organizational/editorial, financial and public participation. In the end, the results made it possible to identify transparency efforts, gaps and potentials, but also elements that help to identify visibility strategies that distinguish these media from others.
id UFF-5_1d4449343109f7b3332c3176e0aecc30
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/58923
network_acronym_str UFF-5
network_name_str Contracampo
repository_id_str
spelling Independentes podem ser transparentes? Estratégias de media accountability da Agência Pública e The Intercept Brasil Journalistic transparencyIndependent journalismStrategyTransparência jornalísticaJornalismo independenteEstratégiaTransparency is an increasingly valued aspect in Western journalism in recent decades. Its adoption implies changes in journalists' behavior - such as their willingness to disclose aspects of their procedures - and requires a posture of greater public openness from the media. In Brazil, self-proclaimed independent media outlets emphasize their commitment to promoting more transparent journalism. In this paper, we analyze the cases of Agência Pública and The Intercept Brasil, based on 18 indicators from three categories of transparency: organizational/editorial, financial and public participation. In the end, the results made it possible to identify transparency efforts, gaps and potentials, but also elements that help to identify visibility strategies that distinguish these media from others.A transparência é um valor ascendente no jornalismo ocidental nas últimas décadas. Seu cultivo implica mudanças no comportamento dos profissionais - como a disposição de revelar parte de seus procedimentos - e exige uma postura de maior abertura pública das organizações jornalísticas. No Brasil, meios que se autoproclamam independentes vocalizam um compromisso maior com a agenda por um jornalismo mais transparente. Neste artigo, analisamos os casos da Agência Pública e The Intercept Brasil, a partir de 18 indicadores de três categorias de transparência: organizacional/editorial, financeira e na participação do público. Ao final, os resultados permitiram identificar esforços, lacunas e potenciais de transparência, mas também elementos que ajudam a identificar estratégias de visibilidade que distingam esses meios dos demais.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/5892310.22409/contracampo.v42i3.58923Contracampo; v. 42 n. 3 (2023): Temáticas Livres2238-25771414-748310.22409/contracampo.v42i3reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/58923/35839Copyright (c) 2023 Kalianny Bezerra, Rogério Christofolettihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, KaliannyChristofoletti, Rogério 2023-12-27T00:00:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/58923Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2023-12-27T00:00:15Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Independentes podem ser transparentes? Estratégias de media accountability da Agência Pública e The Intercept Brasil
title Independentes podem ser transparentes? Estratégias de media accountability da Agência Pública e The Intercept Brasil
spellingShingle Independentes podem ser transparentes? Estratégias de media accountability da Agência Pública e The Intercept Brasil
Bezerra, Kalianny
Journalistic transparency
Independent journalism
Strategy
Transparência jornalística
Jornalismo independente
Estratégia
title_short Independentes podem ser transparentes? Estratégias de media accountability da Agência Pública e The Intercept Brasil
title_full Independentes podem ser transparentes? Estratégias de media accountability da Agência Pública e The Intercept Brasil
title_fullStr Independentes podem ser transparentes? Estratégias de media accountability da Agência Pública e The Intercept Brasil
title_full_unstemmed Independentes podem ser transparentes? Estratégias de media accountability da Agência Pública e The Intercept Brasil
title_sort Independentes podem ser transparentes? Estratégias de media accountability da Agência Pública e The Intercept Brasil
author Bezerra, Kalianny
author_facet Bezerra, Kalianny
Christofoletti, Rogério
author_role author
author2 Christofoletti, Rogério
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Kalianny
Christofoletti, Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Journalistic transparency
Independent journalism
Strategy
Transparência jornalística
Jornalismo independente
Estratégia
topic Journalistic transparency
Independent journalism
Strategy
Transparência jornalística
Jornalismo independente
Estratégia
description Transparency is an increasingly valued aspect in Western journalism in recent decades. Its adoption implies changes in journalists' behavior - such as their willingness to disclose aspects of their procedures - and requires a posture of greater public openness from the media. In Brazil, self-proclaimed independent media outlets emphasize their commitment to promoting more transparent journalism. In this paper, we analyze the cases of Agência Pública and The Intercept Brasil, based on 18 indicators from three categories of transparency: organizational/editorial, financial and public participation. In the end, the results made it possible to identify transparency efforts, gaps and potentials, but also elements that help to identify visibility strategies that distinguish these media from others.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/58923
10.22409/contracampo.v42i3.58923
url https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/58923
identifier_str_mv 10.22409/contracampo.v42i3.58923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/58923/35839
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Kalianny Bezerra, Rogério Christofoletti
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Kalianny Bezerra, Rogério Christofoletti
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Contracampo; v. 42 n. 3 (2023): Temáticas Livres
2238-2577
1414-7483
10.22409/contracampo.v42i3
reponame:Contracampo
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Contracampo
collection Contracampo
repository.name.fl_str_mv Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||contracampo.uff@gmail.com
_version_ 1799705522920751104