Transparência como indício de credibilidade em iniciativas de jornalismo independente — o caso Agência Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrício, Edgard
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima, Raphaelle Christine Batista de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/188013
Resumo: Confiança é o que sustenta a relação entre uma organização jornalística e sua audiência. A partir do conceito de credibilidade, analisamos como o discurso institucional de “transparência” corrobora com a construção de relações de confiança entre organizações de jornalismo independente e suas audiências. Observamos em textos institucionais da Agência Pública, de 2011 a 2019, distintos marcadores de credibilidade vinculados à transparência, ora específicos das iniciativas independentes, ora próximos das organizações jornalísticas do mainstream.
id USP-72_d8fd5084444ff98ade1f8ecc8e0c7445
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/188013
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling Transparência como indício de credibilidade em iniciativas de jornalismo independente — o caso Agência PúblicaLa transparencia como indicador de credibilidad en las iniciativas de periodismo independiente — el caso Agência PúblicaTransparency as a sign of credibility in independent journalism initiatives — the Agência Pública caseJornalismo independenteCredibilidadeTransparênciaAgência públicaPeriodismo independienteCredibilidadTransparenciaAgência públicaIndependent journalismCredibilityTransparencyAgência públicaConfiança é o que sustenta a relação entre uma organização jornalística e sua audiência. A partir do conceito de credibilidade, analisamos como o discurso institucional de “transparência” corrobora com a construção de relações de confiança entre organizações de jornalismo independente e suas audiências. Observamos em textos institucionais da Agência Pública, de 2011 a 2019, distintos marcadores de credibilidade vinculados à transparência, ora específicos das iniciativas independentes, ora próximos das organizações jornalísticas do mainstream.Trust is what secures the relationship between a news organization and its audience. Based on the concept of credibility, this text analyzes how ‘transparency,’ as an institutional discourse, corroborates the building of trusting relationships between independent journalism and their audiences. In analyzing the institutional texts of Agência Pública, issued from 2011 to 2019, the study observed different credibility markers linked to transparency, sometimes specific to independent initiatives, sometimes close to mainstream journalistic organizations.La confianza es lo que sostiene la relación entre una organización periodística y su audiencia. Partiendo del concepto de credibilidad, analizamos cómo el discurso institucional de “transparencia” apoya la construcción de confianza entre las organizaciones periodísticas independientes y sus audiencias. Entre 2011 y 2019, observamos en los textos institucionales de Agência Pública diferentes marcadores de credibilidad vinculados a la transparencia, a veces específicos de iniciativas independientes, a veces cercanos a las principales organizaciones periodísticas de mainstream.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/18801310.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.188013Organicom; v. 19 n. 40 (2022): Mulheres e Feminismos: teorias, reflexões e processos comunicativos; 267-2782238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/188013/191931Copyright (c) 2022 Edgard Patrício, Raphaelle Christine Batista de Limahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPatrício, EdgardLima, Raphaelle Christine Batista de2023-03-15T21:03:38Zoai:revistas.usp.br:article/188013Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-03-15T21:03:38Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Transparência como indício de credibilidade em iniciativas de jornalismo independente — o caso Agência Pública
La transparencia como indicador de credibilidad en las iniciativas de periodismo independiente — el caso Agência Pública
Transparency as a sign of credibility in independent journalism initiatives — the Agência Pública case
title Transparência como indício de credibilidade em iniciativas de jornalismo independente — o caso Agência Pública
spellingShingle Transparência como indício de credibilidade em iniciativas de jornalismo independente — o caso Agência Pública
Patrício, Edgard
Jornalismo independente
Credibilidade
Transparência
Agência pública
Periodismo independiente
Credibilidad
Transparencia
Agência pública
Independent journalism
Credibility
Transparency
Agência pública
title_short Transparência como indício de credibilidade em iniciativas de jornalismo independente — o caso Agência Pública
title_full Transparência como indício de credibilidade em iniciativas de jornalismo independente — o caso Agência Pública
title_fullStr Transparência como indício de credibilidade em iniciativas de jornalismo independente — o caso Agência Pública
title_full_unstemmed Transparência como indício de credibilidade em iniciativas de jornalismo independente — o caso Agência Pública
title_sort Transparência como indício de credibilidade em iniciativas de jornalismo independente — o caso Agência Pública
author Patrício, Edgard
author_facet Patrício, Edgard
Lima, Raphaelle Christine Batista de
author_role author
author2 Lima, Raphaelle Christine Batista de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrício, Edgard
Lima, Raphaelle Christine Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo independente
Credibilidade
Transparência
Agência pública
Periodismo independiente
Credibilidad
Transparencia
Agência pública
Independent journalism
Credibility
Transparency
Agência pública
topic Jornalismo independente
Credibilidade
Transparência
Agência pública
Periodismo independiente
Credibilidad
Transparencia
Agência pública
Independent journalism
Credibility
Transparency
Agência pública
description Confiança é o que sustenta a relação entre uma organização jornalística e sua audiência. A partir do conceito de credibilidade, analisamos como o discurso institucional de “transparência” corrobora com a construção de relações de confiança entre organizações de jornalismo independente e suas audiências. Observamos em textos institucionais da Agência Pública, de 2011 a 2019, distintos marcadores de credibilidade vinculados à transparência, ora específicos das iniciativas independentes, ora próximos das organizações jornalísticas do mainstream.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/188013
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.188013
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/188013
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.188013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/188013/191931
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Edgard Patrício, Raphaelle Christine Batista de Lima
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Edgard Patrício, Raphaelle Christine Batista de Lima
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 19 n. 40 (2022): Mulheres e Feminismos: teorias, reflexões e processos comunicativos; 267-278
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047107902767104