Transparência como indício de credibilidade em iniciativas de jornalismo independente — o caso Agência Pública
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/188013 |
Resumo: | Confiança é o que sustenta a relação entre uma organização jornalística e sua audiência. A partir do conceito de credibilidade, analisamos como o discurso institucional de “transparência” corrobora com a construção de relações de confiança entre organizações de jornalismo independente e suas audiências. Observamos em textos institucionais da Agência Pública, de 2011 a 2019, distintos marcadores de credibilidade vinculados à transparência, ora específicos das iniciativas independentes, ora próximos das organizações jornalísticas do mainstream. |
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Transparência como indício de credibilidade em iniciativas de jornalismo independente — o caso Agência PúblicaLa transparencia como indicador de credibilidad en las iniciativas de periodismo independiente — el caso Agência PúblicaTransparency as a sign of credibility in independent journalism initiatives — the Agência Pública caseJornalismo independenteCredibilidadeTransparênciaAgência públicaPeriodismo independienteCredibilidadTransparenciaAgência públicaIndependent journalismCredibilityTransparencyAgência públicaConfiança é o que sustenta a relação entre uma organização jornalística e sua audiência. A partir do conceito de credibilidade, analisamos como o discurso institucional de “transparência” corrobora com a construção de relações de confiança entre organizações de jornalismo independente e suas audiências. Observamos em textos institucionais da Agência Pública, de 2011 a 2019, distintos marcadores de credibilidade vinculados à transparência, ora específicos das iniciativas independentes, ora próximos das organizações jornalísticas do mainstream.Trust is what secures the relationship between a news organization and its audience. Based on the concept of credibility, this text analyzes how ‘transparency,’ as an institutional discourse, corroborates the building of trusting relationships between independent journalism and their audiences. In analyzing the institutional texts of Agência Pública, issued from 2011 to 2019, the study observed different credibility markers linked to transparency, sometimes specific to independent initiatives, sometimes close to mainstream journalistic organizations.La confianza es lo que sostiene la relación entre una organización periodística y su audiencia. Partiendo del concepto de credibilidad, analizamos cómo el discurso institucional de “transparencia” apoya la construcción de confianza entre las organizaciones periodísticas independientes y sus audiencias. Entre 2011 y 2019, observamos en los textos institucionales de Agência Pública diferentes marcadores de credibilidad vinculados a la transparencia, a veces específicos de iniciativas independientes, a veces cercanos a las principales organizaciones periodísticas de mainstream.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/18801310.11606/issn.2238-2593.organicom.2022.188013Organicom; v. 19 n. 40 (2022): Mulheres e Feminismos: teorias, reflexões e processos comunicativos; 267-2782238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/188013/191931Copyright (c) 2022 Edgard Patrício, Raphaelle Christine Batista de Limahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPatrício, EdgardLima, Raphaelle Christine Batista de2023-03-15T21:03:38Zoai:revistas.usp.br:article/188013Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-03-15T21:03:38Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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