Sobre intermidialidade: cinema, Maracatus, Tatuagem e pós-tropicalismos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Contracampo |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/27106 |
Resumo: | O Cinema Brasileiro viu surgir, nos anos 1990, uma geração de cineastas com propostas que se caracterizaram em boa medida pela intermidialidade, ou seja, pelo encontro do cinema com outras mídias. Em Recife (Pernambuco), ocorreu a eclosão do Manguebeat, com sua ênfase musical que também levou à criação do Árido Movie, a vertente cinematográfica do Movimento Mangue, que repercute até hoje. Com tal premissa, este texto analisa políticas de intermidialidade a partir do cinema pernambucano e de suas releituras tropicalistas, envolvendo, como estudo de caso, o curta-metragem Maracatu, maracatus (Marcelo Gomes, 1995) e os longas Árido Movie (Lírio Ferreira, 2005) e Tatuagem (Hilton Lacerda, 2013), experimentando um método de análise orientado pelo conceito de intermidialidade. |
id |
UFF-5_9177bb41c84dc23322cde356910dfba2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27106 |
network_acronym_str |
UFF-5 |
network_name_str |
Contracampo |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre intermidialidade: cinema, Maracatus, Tatuagem e pós-tropicalismosPolíticas de IntermidialidadeCinema e Outras MídiasPós-Tropicalismos.O Cinema Brasileiro viu surgir, nos anos 1990, uma geração de cineastas com propostas que se caracterizaram em boa medida pela intermidialidade, ou seja, pelo encontro do cinema com outras mídias. Em Recife (Pernambuco), ocorreu a eclosão do Manguebeat, com sua ênfase musical que também levou à criação do Árido Movie, a vertente cinematográfica do Movimento Mangue, que repercute até hoje. Com tal premissa, este texto analisa políticas de intermidialidade a partir do cinema pernambucano e de suas releituras tropicalistas, envolvendo, como estudo de caso, o curta-metragem Maracatu, maracatus (Marcelo Gomes, 1995) e os longas Árido Movie (Lírio Ferreira, 2005) e Tatuagem (Hilton Lacerda, 2013), experimentando um método de análise orientado pelo conceito de intermidialidade.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2021-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/2710610.22409/contracampo.v0i0.27106Contracampo; v. 38 n. 2 (2019): Mídia, reconhecimento e constituição de subjetividades2238-25771414-748310.22409/contracampo.v38i2reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporenghttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/27106/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/27106/28121Copyright (c) 2019 Revista Contracampohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Samuel2019-10-05T18:07:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27106Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2019-10-05T18:07:14Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre intermidialidade: cinema, Maracatus, Tatuagem e pós-tropicalismos |
title |
Sobre intermidialidade: cinema, Maracatus, Tatuagem e pós-tropicalismos |
spellingShingle |
Sobre intermidialidade: cinema, Maracatus, Tatuagem e pós-tropicalismos Paiva, Samuel Políticas de Intermidialidade Cinema e Outras Mídias Pós-Tropicalismos. |
title_short |
Sobre intermidialidade: cinema, Maracatus, Tatuagem e pós-tropicalismos |
title_full |
Sobre intermidialidade: cinema, Maracatus, Tatuagem e pós-tropicalismos |
title_fullStr |
Sobre intermidialidade: cinema, Maracatus, Tatuagem e pós-tropicalismos |
title_full_unstemmed |
Sobre intermidialidade: cinema, Maracatus, Tatuagem e pós-tropicalismos |
title_sort |
Sobre intermidialidade: cinema, Maracatus, Tatuagem e pós-tropicalismos |
author |
Paiva, Samuel |
author_facet |
Paiva, Samuel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Samuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas de Intermidialidade Cinema e Outras Mídias Pós-Tropicalismos. |
topic |
Políticas de Intermidialidade Cinema e Outras Mídias Pós-Tropicalismos. |
description |
O Cinema Brasileiro viu surgir, nos anos 1990, uma geração de cineastas com propostas que se caracterizaram em boa medida pela intermidialidade, ou seja, pelo encontro do cinema com outras mídias. Em Recife (Pernambuco), ocorreu a eclosão do Manguebeat, com sua ênfase musical que também levou à criação do Árido Movie, a vertente cinematográfica do Movimento Mangue, que repercute até hoje. Com tal premissa, este texto analisa políticas de intermidialidade a partir do cinema pernambucano e de suas releituras tropicalistas, envolvendo, como estudo de caso, o curta-metragem Maracatu, maracatus (Marcelo Gomes, 1995) e os longas Árido Movie (Lírio Ferreira, 2005) e Tatuagem (Hilton Lacerda, 2013), experimentando um método de análise orientado pelo conceito de intermidialidade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/27106 10.22409/contracampo.v0i0.27106 |
url |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/27106 |
identifier_str_mv |
10.22409/contracampo.v0i0.27106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/27106/pdf https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/27106/28121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Contracampo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Contracampo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contracampo; v. 38 n. 2 (2019): Mídia, reconhecimento e constituição de subjetividades 2238-2577 1414-7483 10.22409/contracampo.v38i2 reponame:Contracampo instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Contracampo |
collection |
Contracampo |
repository.name.fl_str_mv |
Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contracampo.uff@gmail.com |
_version_ |
1799705522258051072 |