Um rizoma, um Ateph, ou mais uma característica de um meio - Para além de uma descrição da comunidade virtual Orkut no ambiente da ciberdemocracia e da comunicação em rede.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Filho, Wilson Oliveira
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17394
Resumo: Ao analisar a partir de uma breve relação entre o conceito de Rizoma de Guies Deleuze e Félix Guattari e da metáfora criada por Jorge Luis Borges, o Aieph, compreendendo também um vinculo com o pensamento sobre o meio, pretende-se com esse artigo discutir um pouco mais sobre a comunidade virtual, Orkut, que movimenta uma legião de internautas. Pensar o conceito de comunidade através de uma nova forma de pensar o meio digital levando em conta seu caráter de uma nova constituição sobre democracia e nos limites das multiplicidades no contemporâneo pode ser detectar que o fenômeno possui uma dimensão ainda não conhecida de sua potencialidade e de seu poder de transformar as relações, constituindo uma nova subjetividade do mundo em rede. Na esteira do pensamento sobre os blogs, o Orkut surgiria como só mais uma novidade ou estabeleceria novas possibilidades de ler o ativismo na rede e a própria noção de comunidade? Essa questão sintetiza a idéia dessas linhas pensando que uma 'ciberutopia' pode surgir das comunidades virtuais.
id UFF-5_a2369812ab31409d5db342a16ed62d6c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17394
network_acronym_str UFF-5
network_name_str Contracampo
repository_id_str
spelling Um rizoma, um Ateph, ou mais uma característica de um meio - Para além de uma descrição da comunidade virtual Orkut no ambiente da ciberdemocracia e da comunicação em rede.RizomaMeiosComunidades virtuaisComunidadesociabilidade.Ao analisar a partir de uma breve relação entre o conceito de Rizoma de Guies Deleuze e Félix Guattari e da metáfora criada por Jorge Luis Borges, o Aieph, compreendendo também um vinculo com o pensamento sobre o meio, pretende-se com esse artigo discutir um pouco mais sobre a comunidade virtual, Orkut, que movimenta uma legião de internautas. Pensar o conceito de comunidade através de uma nova forma de pensar o meio digital levando em conta seu caráter de uma nova constituição sobre democracia e nos limites das multiplicidades no contemporâneo pode ser detectar que o fenômeno possui uma dimensão ainda não conhecida de sua potencialidade e de seu poder de transformar as relações, constituindo uma nova subjetividade do mundo em rede. Na esteira do pensamento sobre os blogs, o Orkut surgiria como só mais uma novidade ou estabeleceria novas possibilidades de ler o ativismo na rede e a própria noção de comunidade? Essa questão sintetiza a idéia dessas linhas pensando que uma 'ciberutopia' pode surgir das comunidades virtuais.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2005-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1739410.22409/contracampo.v0i12.569Contracampo; n. 12 (2005): Histórias e teorias do jornalismo; 185-1982238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i12reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17394/11031Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Filho, Wilson Oliveira2018-09-13T16:42:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17394Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T16:42:57Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Um rizoma, um Ateph, ou mais uma característica de um meio - Para além de uma descrição da comunidade virtual Orkut no ambiente da ciberdemocracia e da comunicação em rede.
title Um rizoma, um Ateph, ou mais uma característica de um meio - Para além de uma descrição da comunidade virtual Orkut no ambiente da ciberdemocracia e da comunicação em rede.
spellingShingle Um rizoma, um Ateph, ou mais uma característica de um meio - Para além de uma descrição da comunidade virtual Orkut no ambiente da ciberdemocracia e da comunicação em rede.
da Silva Filho, Wilson Oliveira
Rizoma
Meios
Comunidades virtuais
Comunidade
sociabilidade.
title_short Um rizoma, um Ateph, ou mais uma característica de um meio - Para além de uma descrição da comunidade virtual Orkut no ambiente da ciberdemocracia e da comunicação em rede.
title_full Um rizoma, um Ateph, ou mais uma característica de um meio - Para além de uma descrição da comunidade virtual Orkut no ambiente da ciberdemocracia e da comunicação em rede.
title_fullStr Um rizoma, um Ateph, ou mais uma característica de um meio - Para além de uma descrição da comunidade virtual Orkut no ambiente da ciberdemocracia e da comunicação em rede.
title_full_unstemmed Um rizoma, um Ateph, ou mais uma característica de um meio - Para além de uma descrição da comunidade virtual Orkut no ambiente da ciberdemocracia e da comunicação em rede.
title_sort Um rizoma, um Ateph, ou mais uma característica de um meio - Para além de uma descrição da comunidade virtual Orkut no ambiente da ciberdemocracia e da comunicação em rede.
author da Silva Filho, Wilson Oliveira
author_facet da Silva Filho, Wilson Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Filho, Wilson Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Rizoma
Meios
Comunidades virtuais
Comunidade
sociabilidade.
topic Rizoma
Meios
Comunidades virtuais
Comunidade
sociabilidade.
description Ao analisar a partir de uma breve relação entre o conceito de Rizoma de Guies Deleuze e Félix Guattari e da metáfora criada por Jorge Luis Borges, o Aieph, compreendendo também um vinculo com o pensamento sobre o meio, pretende-se com esse artigo discutir um pouco mais sobre a comunidade virtual, Orkut, que movimenta uma legião de internautas. Pensar o conceito de comunidade através de uma nova forma de pensar o meio digital levando em conta seu caráter de uma nova constituição sobre democracia e nos limites das multiplicidades no contemporâneo pode ser detectar que o fenômeno possui uma dimensão ainda não conhecida de sua potencialidade e de seu poder de transformar as relações, constituindo uma nova subjetividade do mundo em rede. Na esteira do pensamento sobre os blogs, o Orkut surgiria como só mais uma novidade ou estabeleceria novas possibilidades de ler o ativismo na rede e a própria noção de comunidade? Essa questão sintetiza a idéia dessas linhas pensando que uma 'ciberutopia' pode surgir das comunidades virtuais.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17394
10.22409/contracampo.v0i12.569
url https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17394
identifier_str_mv 10.22409/contracampo.v0i12.569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17394/11031
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Contracampo; n. 12 (2005): Histórias e teorias do jornalismo; 185-198
2238-2577
1414-7483
10.22409/contracampo.v0i12
reponame:Contracampo
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Contracampo
collection Contracampo
repository.name.fl_str_mv Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||contracampo.uff@gmail.com
_version_ 1799705521412898816