Tragédia e emoção: a narrativa sobre o resgate dos 33 mineiros no Chile
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contracampo |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17211 |
Resumo: | Qual a tragédia perfeita? A pergunta é paradoxal, mas contemporânea quando abordada a exposição dada pela mídia a muitos acontecimentos, numa dimensão baseada na emoção que suscitam. Neste texto busca-se a reflexão sobre o resgate dos 33 mineiros em Atacama, no Chile, no mês de outubro de 2010, evento que desde o início foi cercado quase pela comoção pública. Aristóteles aponta a tragédia como a imitação de uma ação elevada e completa, dotada de extensão, numa linguagem embelezada por formas diferentes em cada uma das suas partes, que se serve de ação e não da narração que, por meio da compaixão e do temor, provoca a purificação de tais paixões. Foi um espetáculo exibido e repercutido por intermédio de muitas telas, numa interação mundial, que jogou com categorias humanas como o medo, a luz, as trevas e a vida na caverna. |
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Tragédia e emoção: a narrativa sobre o resgate dos 33 mineiros no Chileemoção - narração - tragédiaQual a tragédia perfeita? A pergunta é paradoxal, mas contemporânea quando abordada a exposição dada pela mídia a muitos acontecimentos, numa dimensão baseada na emoção que suscitam. Neste texto busca-se a reflexão sobre o resgate dos 33 mineiros em Atacama, no Chile, no mês de outubro de 2010, evento que desde o início foi cercado quase pela comoção pública. Aristóteles aponta a tragédia como a imitação de uma ação elevada e completa, dotada de extensão, numa linguagem embelezada por formas diferentes em cada uma das suas partes, que se serve de ação e não da narração que, por meio da compaixão e do temor, provoca a purificação de tais paixões. Foi um espetáculo exibido e repercutido por intermédio de muitas telas, numa interação mundial, que jogou com categorias humanas como o medo, a luz, as trevas e a vida na caverna.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2011-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1721110.22409/contracampo.v0i22.120Contracampo; n. 22 (2011): Excesso e emoção na cultura midiática; 83-972238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i22reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17211/10849Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Mágda Rodrigues da2018-09-13T16:27:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17211Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T16:27:45Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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