Retratos do outro: representação e memória na análise do desvio na publicidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contracampo |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17564 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é lançar um olhar sobre as representações publicitárias das coisas que estão à margem dos padrões sociais e que oferecem perigo ao estabelecido - no caso desse trabalho, anúncios publicitários que falam da transgressão traduzida nas representações do Hippie e do Punk. Para tanto, três temas serão centrais nas reflexões deste trabalho: “representações sociais, “contracultura” e “desvio”. A publicidade é uma instância de negociação de significados e, nestas dinâmicas, atuam as mais diversas forças sociais. Analisando representações das contraculturas na publicidade, é possível perceber os limites e possibilidades culturais que estão por trás de um discurso que deve trazer bem-estar. |
id |
UFF-5_d1a64fcc8f0dfb7f2cca711dd8879bb9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17564 |
network_acronym_str |
UFF-5 |
network_name_str |
Contracampo |
repository_id_str |
|
spelling |
Retratos do outro: representação e memória na análise do desvio na publicidadePublicidade. Representações sociais. Desvio.O objetivo deste trabalho é lançar um olhar sobre as representações publicitárias das coisas que estão à margem dos padrões sociais e que oferecem perigo ao estabelecido - no caso desse trabalho, anúncios publicitários que falam da transgressão traduzida nas representações do Hippie e do Punk. Para tanto, três temas serão centrais nas reflexões deste trabalho: “representações sociais, “contracultura” e “desvio”. A publicidade é uma instância de negociação de significados e, nestas dinâmicas, atuam as mais diversas forças sociais. Analisando representações das contraculturas na publicidade, é possível perceber os limites e possibilidades culturais que estão por trás de um discurso que deve trazer bem-estar.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2016-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1756410.22409/contracampo.v35i1.787Contracampo; v. 35 n. 1 (2016): Mídia e Memória I; 125-1412238-25771414-748310.22409/contracampo.v35i1reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17564/pdfCopyright (c) 2016 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Cláudia da SilvaRocha, Everardo2018-09-13T17:13:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17564Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T17:13:52Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Retratos do outro: representação e memória na análise do desvio na publicidade |
title |
Retratos do outro: representação e memória na análise do desvio na publicidade |
spellingShingle |
Retratos do outro: representação e memória na análise do desvio na publicidade Pereira, Cláudia da Silva Publicidade. Representações sociais. Desvio. |
title_short |
Retratos do outro: representação e memória na análise do desvio na publicidade |
title_full |
Retratos do outro: representação e memória na análise do desvio na publicidade |
title_fullStr |
Retratos do outro: representação e memória na análise do desvio na publicidade |
title_full_unstemmed |
Retratos do outro: representação e memória na análise do desvio na publicidade |
title_sort |
Retratos do outro: representação e memória na análise do desvio na publicidade |
author |
Pereira, Cláudia da Silva |
author_facet |
Pereira, Cláudia da Silva Rocha, Everardo |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Everardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Cláudia da Silva Rocha, Everardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade. Representações sociais. Desvio. |
topic |
Publicidade. Representações sociais. Desvio. |
description |
O objetivo deste trabalho é lançar um olhar sobre as representações publicitárias das coisas que estão à margem dos padrões sociais e que oferecem perigo ao estabelecido - no caso desse trabalho, anúncios publicitários que falam da transgressão traduzida nas representações do Hippie e do Punk. Para tanto, três temas serão centrais nas reflexões deste trabalho: “representações sociais, “contracultura” e “desvio”. A publicidade é uma instância de negociação de significados e, nestas dinâmicas, atuam as mais diversas forças sociais. Analisando representações das contraculturas na publicidade, é possível perceber os limites e possibilidades culturais que estão por trás de um discurso que deve trazer bem-estar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17564 10.22409/contracampo.v35i1.787 |
url |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17564 |
identifier_str_mv |
10.22409/contracampo.v35i1.787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17564/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Contracampo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Contracampo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contracampo; v. 35 n. 1 (2016): Mídia e Memória I; 125-141 2238-2577 1414-7483 10.22409/contracampo.v35i1 reponame:Contracampo instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Contracampo |
collection |
Contracampo |
repository.name.fl_str_mv |
Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contracampo.uff@gmail.com |
_version_ |
1799705521857495040 |