Retratos do outro: representação e memória na análise do desvio na publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cláudia da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rocha, Everardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17564
Resumo: O objetivo deste trabalho é lançar um olhar sobre as representações publicitárias das coisas que estão à margem dos padrões sociais e que oferecem perigo ao estabelecido - no caso desse trabalho, anúncios publicitários que falam da transgressão traduzida nas representações do Hippie e do Punk. Para tanto, três temas serão centrais nas reflexões deste trabalho: “representações sociais, “contracultura” e “desvio”. A publicidade é uma instância de negociação de significados e, nestas dinâmicas, atuam as mais diversas forças sociais. Analisando representações das contraculturas na publicidade, é possível perceber os limites e possibilidades culturais que estão por trás de um discurso que deve trazer bem-estar.
id UFF-5_d1a64fcc8f0dfb7f2cca711dd8879bb9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17564
network_acronym_str UFF-5
network_name_str Contracampo
repository_id_str
spelling Retratos do outro: representação e memória na análise do desvio na publicidadePublicidade. Representações sociais. Desvio.O objetivo deste trabalho é lançar um olhar sobre as representações publicitárias das coisas que estão à margem dos padrões sociais e que oferecem perigo ao estabelecido - no caso desse trabalho, anúncios publicitários que falam da transgressão traduzida nas representações do Hippie e do Punk. Para tanto, três temas serão centrais nas reflexões deste trabalho: “representações sociais, “contracultura” e “desvio”. A publicidade é uma instância de negociação de significados e, nestas dinâmicas, atuam as mais diversas forças sociais. Analisando representações das contraculturas na publicidade, é possível perceber os limites e possibilidades culturais que estão por trás de um discurso que deve trazer bem-estar.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2016-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1756410.22409/contracampo.v35i1.787Contracampo; v. 35 n. 1 (2016): Mídia e Memória I; 125-1412238-25771414-748310.22409/contracampo.v35i1reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17564/pdfCopyright (c) 2016 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Cláudia da SilvaRocha, Everardo2018-09-13T17:13:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17564Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T17:13:52Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Retratos do outro: representação e memória na análise do desvio na publicidade
title Retratos do outro: representação e memória na análise do desvio na publicidade
spellingShingle Retratos do outro: representação e memória na análise do desvio na publicidade
Pereira, Cláudia da Silva
Publicidade. Representações sociais. Desvio.
title_short Retratos do outro: representação e memória na análise do desvio na publicidade
title_full Retratos do outro: representação e memória na análise do desvio na publicidade
title_fullStr Retratos do outro: representação e memória na análise do desvio na publicidade
title_full_unstemmed Retratos do outro: representação e memória na análise do desvio na publicidade
title_sort Retratos do outro: representação e memória na análise do desvio na publicidade
author Pereira, Cláudia da Silva
author_facet Pereira, Cláudia da Silva
Rocha, Everardo
author_role author
author2 Rocha, Everardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cláudia da Silva
Rocha, Everardo
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade. Representações sociais. Desvio.
topic Publicidade. Representações sociais. Desvio.
description O objetivo deste trabalho é lançar um olhar sobre as representações publicitárias das coisas que estão à margem dos padrões sociais e que oferecem perigo ao estabelecido - no caso desse trabalho, anúncios publicitários que falam da transgressão traduzida nas representações do Hippie e do Punk. Para tanto, três temas serão centrais nas reflexões deste trabalho: “representações sociais, “contracultura” e “desvio”. A publicidade é uma instância de negociação de significados e, nestas dinâmicas, atuam as mais diversas forças sociais. Analisando representações das contraculturas na publicidade, é possível perceber os limites e possibilidades culturais que estão por trás de um discurso que deve trazer bem-estar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17564
10.22409/contracampo.v35i1.787
url https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17564
identifier_str_mv 10.22409/contracampo.v35i1.787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17564/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Contracampo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Contracampo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Contracampo; v. 35 n. 1 (2016): Mídia e Memória I; 125-141
2238-2577
1414-7483
10.22409/contracampo.v35i1
reponame:Contracampo
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Contracampo
collection Contracampo
repository.name.fl_str_mv Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||contracampo.uff@gmail.com
_version_ 1799705521857495040