+Walker Evans +Sherie Levine. Considerações sobre arte, ausência e memória.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contracampo |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17590 |
Resumo: | Seguindo o projeto benjaminiano, este artigo busca romper com a representação histórica que aprisiona os sentidos dos arquivos. Olharemos as obras de artistas contemporâneos que se apropriam de documentos fotográficos para discutir sua veracidade. Expressões artísticas que falam, justamente, da dupla vigência da fotografia - meio que cria aparências em busca de uma verdade histórica permanente e comum, ao passo que denota uma existência múltipla e efêmera, efeito das irregularidades que, no presente, legitimam o que é representado como fato verídico ou não. Com isso, esta análise trata da produção de sentido diante das imagens e da maneira pela qual o discurso histórico da fotografia passou a funcionar como “signo” de uma verdade. |
id |
UFF-5_df50bd6782d34169c0ef59ff33fa1e10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17590 |
network_acronym_str |
UFF-5 |
network_name_str |
Contracampo |
repository_id_str |
|
spelling |
+Walker Evans +Sherie Levine. Considerações sobre arte, ausência e memória.fotografiaarte contemporâneaprodução subjetivaauramemória.Seguindo o projeto benjaminiano, este artigo busca romper com a representação histórica que aprisiona os sentidos dos arquivos. Olharemos as obras de artistas contemporâneos que se apropriam de documentos fotográficos para discutir sua veracidade. Expressões artísticas que falam, justamente, da dupla vigência da fotografia - meio que cria aparências em busca de uma verdade histórica permanente e comum, ao passo que denota uma existência múltipla e efêmera, efeito das irregularidades que, no presente, legitimam o que é representado como fato verídico ou não. Com isso, esta análise trata da produção de sentido diante das imagens e da maneira pela qual o discurso histórico da fotografia passou a funcionar como “signo” de uma verdade.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2016-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1759010.22409/contracampo.v35i3.871Contracampo; v. 35 n. 3 (2016): Mídia e Memória II; 233-2502238-25771414-748310.22409/contracampo.v35i3reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17590/pdfCopyright (c) 2016 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFalcão, Grécia2018-09-13T17:20:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17590Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T17:20:06Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
+Walker Evans +Sherie Levine. Considerações sobre arte, ausência e memória. |
title |
+Walker Evans +Sherie Levine. Considerações sobre arte, ausência e memória. |
spellingShingle |
+Walker Evans +Sherie Levine. Considerações sobre arte, ausência e memória. Falcão, Grécia fotografia arte contemporânea produção subjetiva aura memória. |
title_short |
+Walker Evans +Sherie Levine. Considerações sobre arte, ausência e memória. |
title_full |
+Walker Evans +Sherie Levine. Considerações sobre arte, ausência e memória. |
title_fullStr |
+Walker Evans +Sherie Levine. Considerações sobre arte, ausência e memória. |
title_full_unstemmed |
+Walker Evans +Sherie Levine. Considerações sobre arte, ausência e memória. |
title_sort |
+Walker Evans +Sherie Levine. Considerações sobre arte, ausência e memória. |
author |
Falcão, Grécia |
author_facet |
Falcão, Grécia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Falcão, Grécia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
fotografia arte contemporânea produção subjetiva aura memória. |
topic |
fotografia arte contemporânea produção subjetiva aura memória. |
description |
Seguindo o projeto benjaminiano, este artigo busca romper com a representação histórica que aprisiona os sentidos dos arquivos. Olharemos as obras de artistas contemporâneos que se apropriam de documentos fotográficos para discutir sua veracidade. Expressões artísticas que falam, justamente, da dupla vigência da fotografia - meio que cria aparências em busca de uma verdade histórica permanente e comum, ao passo que denota uma existência múltipla e efêmera, efeito das irregularidades que, no presente, legitimam o que é representado como fato verídico ou não. Com isso, esta análise trata da produção de sentido diante das imagens e da maneira pela qual o discurso histórico da fotografia passou a funcionar como “signo” de uma verdade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17590 10.22409/contracampo.v35i3.871 |
url |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17590 |
identifier_str_mv |
10.22409/contracampo.v35i3.871 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17590/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Contracampo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Contracampo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contracampo; v. 35 n. 3 (2016): Mídia e Memória II; 233-250 2238-2577 1414-7483 10.22409/contracampo.v35i3 reponame:Contracampo instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Contracampo |
collection |
Contracampo |
repository.name.fl_str_mv |
Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contracampo.uff@gmail.com |
_version_ |
1799705522153193472 |