+Walker Evans +Sherie Levine. Considerações sobre arte, ausência e memória.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falcão, Grécia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17590
Resumo: Seguindo o projeto benjaminiano, este artigo busca romper com a representação histórica que aprisiona os sentidos dos arquivos. Olharemos as obras de artistas contemporâneos que se apropriam de documentos fotográficos para discutir sua veracidade. Expressões artísticas que falam, justamente, da dupla vigência da fotografia - meio que cria aparências em busca de uma verdade histórica permanente e comum, ao passo que denota uma existência múltipla e efêmera, efeito das irregularidades que, no presente, legitimam o que é representado como fato verídico ou não. Com isso, esta análise trata da produção de sentido diante das imagens e da maneira pela qual o discurso histórico da fotografia passou a funcionar como “signo” de uma verdade.
id UFF-5_df50bd6782d34169c0ef59ff33fa1e10
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17590
network_acronym_str UFF-5
network_name_str Contracampo
repository_id_str
spelling +Walker Evans +Sherie Levine. Considerações sobre arte, ausência e memória.fotografiaarte contemporâneaprodução subjetivaauramemória.Seguindo o projeto benjaminiano, este artigo busca romper com a representação histórica que aprisiona os sentidos dos arquivos. Olharemos as obras de artistas contemporâneos que se apropriam de documentos fotográficos para discutir sua veracidade. Expressões artísticas que falam, justamente, da dupla vigência da fotografia - meio que cria aparências em busca de uma verdade histórica permanente e comum, ao passo que denota uma existência múltipla e efêmera, efeito das irregularidades que, no presente, legitimam o que é representado como fato verídico ou não. Com isso, esta análise trata da produção de sentido diante das imagens e da maneira pela qual o discurso histórico da fotografia passou a funcionar como “signo” de uma verdade.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2016-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1759010.22409/contracampo.v35i3.871Contracampo; v. 35 n. 3 (2016): Mídia e Memória II; 233-2502238-25771414-748310.22409/contracampo.v35i3reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17590/pdfCopyright (c) 2016 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFalcão, Grécia2018-09-13T17:20:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17590Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T17:20:06Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv +Walker Evans +Sherie Levine. Considerações sobre arte, ausência e memória.
title +Walker Evans +Sherie Levine. Considerações sobre arte, ausência e memória.
spellingShingle +Walker Evans +Sherie Levine. Considerações sobre arte, ausência e memória.
Falcão, Grécia
fotografia
arte contemporânea
produção subjetiva
aura
memória.
title_short +Walker Evans +Sherie Levine. Considerações sobre arte, ausência e memória.
title_full +Walker Evans +Sherie Levine. Considerações sobre arte, ausência e memória.
title_fullStr +Walker Evans +Sherie Levine. Considerações sobre arte, ausência e memória.
title_full_unstemmed +Walker Evans +Sherie Levine. Considerações sobre arte, ausência e memória.
title_sort +Walker Evans +Sherie Levine. Considerações sobre arte, ausência e memória.
author Falcão, Grécia
author_facet Falcão, Grécia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Falcão, Grécia
dc.subject.por.fl_str_mv fotografia
arte contemporânea
produção subjetiva
aura
memória.
topic fotografia
arte contemporânea
produção subjetiva
aura
memória.
description Seguindo o projeto benjaminiano, este artigo busca romper com a representação histórica que aprisiona os sentidos dos arquivos. Olharemos as obras de artistas contemporâneos que se apropriam de documentos fotográficos para discutir sua veracidade. Expressões artísticas que falam, justamente, da dupla vigência da fotografia - meio que cria aparências em busca de uma verdade histórica permanente e comum, ao passo que denota uma existência múltipla e efêmera, efeito das irregularidades que, no presente, legitimam o que é representado como fato verídico ou não. Com isso, esta análise trata da produção de sentido diante das imagens e da maneira pela qual o discurso histórico da fotografia passou a funcionar como “signo” de uma verdade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17590
10.22409/contracampo.v35i3.871
url https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17590
identifier_str_mv 10.22409/contracampo.v35i3.871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17590/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Contracampo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Contracampo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Contracampo; v. 35 n. 3 (2016): Mídia e Memória II; 233-250
2238-2577
1414-7483
10.22409/contracampo.v35i3
reponame:Contracampo
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Contracampo
collection Contracampo
repository.name.fl_str_mv Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||contracampo.uff@gmail.com
_version_ 1799705522153193472