Convergência de funções: jornalismo, publicidade e games
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contracampo |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17194 |
Resumo: | Quando tratamos de convergência de funções na comunicação, um diagnóstico mais amplo dá conta que a maioria dos projetos práticos desenvolvidos nesse sentido tem como alicerce o ponto de vista jornalístico. Ou seja, partem da informação em busca de ferramentas (do entretenimento e dos games, por exemplo), a fim de compor novos e híbridos produtos comunicacionais. O que especulamos no presente trabalho, porém, é fruto de uma possível inversão dessa lógica. Partindo da plataforma entretenimento, através de uma de suas ferramentas – os games on-line, buscamos “encontrar” o universo da informação, seja ela jornalística e/ou publicitária, a fim de propor o desenho de um novo produto, de uma nova linguagem – a materialização de algo que carregue consigo, ao mesmo tempo, o potencial de informar e proporcionar lazer; que seja eficiente na fidelização do público jovem; e que se torne economicamente viável no mercado de bens culturais no longo prazo. |
id |
UFF-5_f13676380f398146bc11a4d9f27acfa7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17194 |
network_acronym_str |
UFF-5 |
network_name_str |
Contracampo |
repository_id_str |
|
spelling |
Convergência de funções: jornalismo, publicidade e gamesConvergência de funçõesJornalismoPublicidadeGames.Quando tratamos de convergência de funções na comunicação, um diagnóstico mais amplo dá conta que a maioria dos projetos práticos desenvolvidos nesse sentido tem como alicerce o ponto de vista jornalístico. Ou seja, partem da informação em busca de ferramentas (do entretenimento e dos games, por exemplo), a fim de compor novos e híbridos produtos comunicacionais. O que especulamos no presente trabalho, porém, é fruto de uma possível inversão dessa lógica. Partindo da plataforma entretenimento, através de uma de suas ferramentas – os games on-line, buscamos “encontrar” o universo da informação, seja ela jornalística e/ou publicitária, a fim de propor o desenho de um novo produto, de uma nova linguagem – a materialização de algo que carregue consigo, ao mesmo tempo, o potencial de informar e proporcionar lazer; que seja eficiente na fidelização do público jovem; e que se torne economicamente viável no mercado de bens culturais no longo prazo.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2010-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1719410.22409/contracampo.v0i21.27Contracampo; n. 21 (2010): Convergência e Transmidia; 69-832238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i21reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17194/10832Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSanti, Vilso Junior2018-09-13T16:27:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17194Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T16:27:04Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Convergência de funções: jornalismo, publicidade e games |
title |
Convergência de funções: jornalismo, publicidade e games |
spellingShingle |
Convergência de funções: jornalismo, publicidade e games Santi, Vilso Junior Convergência de funções Jornalismo Publicidade Games. |
title_short |
Convergência de funções: jornalismo, publicidade e games |
title_full |
Convergência de funções: jornalismo, publicidade e games |
title_fullStr |
Convergência de funções: jornalismo, publicidade e games |
title_full_unstemmed |
Convergência de funções: jornalismo, publicidade e games |
title_sort |
Convergência de funções: jornalismo, publicidade e games |
author |
Santi, Vilso Junior |
author_facet |
Santi, Vilso Junior |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santi, Vilso Junior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Convergência de funções Jornalismo Publicidade Games. |
topic |
Convergência de funções Jornalismo Publicidade Games. |
description |
Quando tratamos de convergência de funções na comunicação, um diagnóstico mais amplo dá conta que a maioria dos projetos práticos desenvolvidos nesse sentido tem como alicerce o ponto de vista jornalístico. Ou seja, partem da informação em busca de ferramentas (do entretenimento e dos games, por exemplo), a fim de compor novos e híbridos produtos comunicacionais. O que especulamos no presente trabalho, porém, é fruto de uma possível inversão dessa lógica. Partindo da plataforma entretenimento, através de uma de suas ferramentas – os games on-line, buscamos “encontrar” o universo da informação, seja ela jornalística e/ou publicitária, a fim de propor o desenho de um novo produto, de uma nova linguagem – a materialização de algo que carregue consigo, ao mesmo tempo, o potencial de informar e proporcionar lazer; que seja eficiente na fidelização do público jovem; e que se torne economicamente viável no mercado de bens culturais no longo prazo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17194 10.22409/contracampo.v0i21.27 |
url |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17194 |
identifier_str_mv |
10.22409/contracampo.v0i21.27 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17194/10832 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Contracampo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contracampo; n. 21 (2010): Convergência e Transmidia; 69-83 2238-2577 1414-7483 10.22409/contracampo.v0i21 reponame:Contracampo instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Contracampo |
collection |
Contracampo |
repository.name.fl_str_mv |
Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contracampo.uff@gmail.com |
_version_ |
1799705520684138496 |