Convergência de funções: jornalismo, publicidade e games

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santi, Vilso Junior
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contracampo
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17194
Resumo: Quando tratamos de convergência de funções na comunicação, um diagnóstico mais amplo dá conta que a maioria dos projetos práticos desenvolvidos nesse sentido tem como alicerce o ponto de vista jornalístico. Ou seja, partem da informação em busca de ferramentas (do entretenimento e dos games, por exemplo), a fim de compor novos e híbridos produtos comunicacionais. O que especulamos no presente trabalho, porém, é fruto de uma possível inversão dessa lógica. Partindo da plataforma entretenimento, através de uma de suas ferramentas – os games on-line, buscamos “encontrar” o universo da informação, seja ela jornalística e/ou publicitária, a fim de propor o desenho de um novo produto, de uma nova linguagem – a materialização de algo que carregue consigo, ao mesmo tempo, o potencial de informar e proporcionar lazer; que seja eficiente na fidelização do público jovem; e que se torne economicamente viável no mercado de bens culturais no longo prazo.
id UFF-5_f13676380f398146bc11a4d9f27acfa7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17194
network_acronym_str UFF-5
network_name_str Contracampo
repository_id_str
spelling Convergência de funções: jornalismo, publicidade e gamesConvergência de funçõesJornalismoPublicidadeGames.Quando tratamos de convergência de funções na comunicação, um diagnóstico mais amplo dá conta que a maioria dos projetos práticos desenvolvidos nesse sentido tem como alicerce o ponto de vista jornalístico. Ou seja, partem da informação em busca de ferramentas (do entretenimento e dos games, por exemplo), a fim de compor novos e híbridos produtos comunicacionais. O que especulamos no presente trabalho, porém, é fruto de uma possível inversão dessa lógica. Partindo da plataforma entretenimento, através de uma de suas ferramentas – os games on-line, buscamos “encontrar” o universo da informação, seja ela jornalística e/ou publicitária, a fim de propor o desenho de um novo produto, de uma nova linguagem – a materialização de algo que carregue consigo, ao mesmo tempo, o potencial de informar e proporcionar lazer; que seja eficiente na fidelização do público jovem; e que se torne economicamente viável no mercado de bens culturais no longo prazo.Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense2010-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/1719410.22409/contracampo.v0i21.27Contracampo; n. 21 (2010): Convergência e Transmidia; 69-832238-25771414-748310.22409/contracampo.v0i21reponame:Contracampoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17194/10832Copyright (c) 2018 Revista Contracampoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSanti, Vilso Junior2018-09-13T16:27:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17194Revistahttps://periodicos.uff.br/contracampoPUBhttps://periodicos.uff.br/contracampo/oai||contracampo.uff@gmail.com2238-25771414-7483opendoar:2018-09-13T16:27:04Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Convergência de funções: jornalismo, publicidade e games
title Convergência de funções: jornalismo, publicidade e games
spellingShingle Convergência de funções: jornalismo, publicidade e games
Santi, Vilso Junior
Convergência de funções
Jornalismo
Publicidade
Games.
title_short Convergência de funções: jornalismo, publicidade e games
title_full Convergência de funções: jornalismo, publicidade e games
title_fullStr Convergência de funções: jornalismo, publicidade e games
title_full_unstemmed Convergência de funções: jornalismo, publicidade e games
title_sort Convergência de funções: jornalismo, publicidade e games
author Santi, Vilso Junior
author_facet Santi, Vilso Junior
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santi, Vilso Junior
dc.subject.por.fl_str_mv Convergência de funções
Jornalismo
Publicidade
Games.
topic Convergência de funções
Jornalismo
Publicidade
Games.
description Quando tratamos de convergência de funções na comunicação, um diagnóstico mais amplo dá conta que a maioria dos projetos práticos desenvolvidos nesse sentido tem como alicerce o ponto de vista jornalístico. Ou seja, partem da informação em busca de ferramentas (do entretenimento e dos games, por exemplo), a fim de compor novos e híbridos produtos comunicacionais. O que especulamos no presente trabalho, porém, é fruto de uma possível inversão dessa lógica. Partindo da plataforma entretenimento, através de uma de suas ferramentas – os games on-line, buscamos “encontrar” o universo da informação, seja ela jornalística e/ou publicitária, a fim de propor o desenho de um novo produto, de uma nova linguagem – a materialização de algo que carregue consigo, ao mesmo tempo, o potencial de informar e proporcionar lazer; que seja eficiente na fidelização do público jovem; e que se torne economicamente viável no mercado de bens culturais no longo prazo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17194
10.22409/contracampo.v0i21.27
url https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17194
identifier_str_mv 10.22409/contracampo.v0i21.27
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17194/10832
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Contracampo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv Contracampo; n. 21 (2010): Convergência e Transmidia; 69-83
2238-2577
1414-7483
10.22409/contracampo.v0i21
reponame:Contracampo
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Contracampo
collection Contracampo
repository.name.fl_str_mv Contracampo - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||contracampo.uff@gmail.com
_version_ 1799705520684138496