Discutindo masculinidade e subjetividade nos embalos do samba-canção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Matos, Maria Izilda Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gênero
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/30990
Resumo: As reflexões deste artigo centram-se nos estudos de gênero e das sensibilidade, identificando-os como novos desafios para o historiador. Tendo como foco da análise a discussão sobre sensibilidades e masculinidade, particulariza a subjetivação dos sentimentos amor/dor e sua diferenciação/especificidade no masculino. Iniciando por um retomar da produção historiográfica e da emergência da temática da masculinidade, discute, em seguida, a categoria masculinidade hegemônica, para posteriormente analisar a produção musical, foco privilegiado para captar as sensibilidades masculinas, já que as composições são uma das únicas instâncias públicas em que aos homens se permitem falar livremente das suas dores, angústias e de outros sentimentos. Palavras chave: Masculinidade, Sensibilidade, Música
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