COMUNICAÇÃO, DEBATE PÚBLICO E GRUPOS DE PRESSÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE GÊNERO E VIOLÊNCIA NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gênero |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31323 |
Resumo: | Investigamos o modo como se estabeleceu parte do debate público so-bre gênero e sexualidade em relação ao Plano Nacional de Educação (PNE). Os indicadores foram manifestações de grupos de pressão, interações e conteú-dos das notícias de grandes portais. Nosso aparato conceitual para analisar essas manifestações virtuais foram alguns conceitos da teoria da modernização (como a separação público-privado) para perceber o quanto o debate público deles se aproximou. Por fm, refetimos sobre como essas ideias encontradas reverberam no contexto brasileiro, considerando os altos números de crimes contra LGBT, lançando pistas para se pensar em termos de políticas públicas e de legislação. |
id |
UFF-8_a1ec75723ba49803c33718f3a93ee77d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31323 |
network_acronym_str |
UFF-8 |
network_name_str |
Gênero |
repository_id_str |
|
spelling |
COMUNICAÇÃO, DEBATE PÚBLICO E GRUPOS DE PRESSÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE GÊNERO E VIOLÊNCIA NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃOPlano Nacional de EducaçãoDebate públicoOpinião PúblicaGêneroInvestigamos o modo como se estabeleceu parte do debate público so-bre gênero e sexualidade em relação ao Plano Nacional de Educação (PNE). Os indicadores foram manifestações de grupos de pressão, interações e conteú-dos das notícias de grandes portais. Nosso aparato conceitual para analisar essas manifestações virtuais foram alguns conceitos da teoria da modernização (como a separação público-privado) para perceber o quanto o debate público deles se aproximou. Por fm, refetimos sobre como essas ideias encontradas reverberam no contexto brasileiro, considerando os altos números de crimes contra LGBT, lançando pistas para se pensar em termos de políticas públicas e de legislação.ABEC2019-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/3132310.22409/rg.v19i2.1249Revista Gênero; v. 19 n. 2 (2019): REVISTA GÊNERO; 42-622316-11081517-969910.22409/rg.v19i2reponame:Gêneroinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31323/18412Copyright (c) 2019 Revista Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos da Silva, CaioCortez Lopes, Ricardo2019-08-16T15:52:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31323Revistahttps://periodicos.uff.br/revistageneroPUBhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/oairevistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br2316-11081517-9699opendoar:2019-08-16T15:52:49Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMUNICAÇÃO, DEBATE PÚBLICO E GRUPOS DE PRESSÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE GÊNERO E VIOLÊNCIA NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO |
title |
COMUNICAÇÃO, DEBATE PÚBLICO E GRUPOS DE PRESSÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE GÊNERO E VIOLÊNCIA NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
COMUNICAÇÃO, DEBATE PÚBLICO E GRUPOS DE PRESSÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE GÊNERO E VIOLÊNCIA NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Ramos da Silva, Caio Plano Nacional de Educação Debate público Opinião Pública Gênero |
title_short |
COMUNICAÇÃO, DEBATE PÚBLICO E GRUPOS DE PRESSÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE GÊNERO E VIOLÊNCIA NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO |
title_full |
COMUNICAÇÃO, DEBATE PÚBLICO E GRUPOS DE PRESSÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE GÊNERO E VIOLÊNCIA NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
COMUNICAÇÃO, DEBATE PÚBLICO E GRUPOS DE PRESSÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE GÊNERO E VIOLÊNCIA NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
COMUNICAÇÃO, DEBATE PÚBLICO E GRUPOS DE PRESSÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE GÊNERO E VIOLÊNCIA NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO |
title_sort |
COMUNICAÇÃO, DEBATE PÚBLICO E GRUPOS DE PRESSÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE GÊNERO E VIOLÊNCIA NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO |
author |
Ramos da Silva, Caio |
author_facet |
Ramos da Silva, Caio Cortez Lopes, Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
Cortez Lopes, Ricardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos da Silva, Caio Cortez Lopes, Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano Nacional de Educação Debate público Opinião Pública Gênero |
topic |
Plano Nacional de Educação Debate público Opinião Pública Gênero |
description |
Investigamos o modo como se estabeleceu parte do debate público so-bre gênero e sexualidade em relação ao Plano Nacional de Educação (PNE). Os indicadores foram manifestações de grupos de pressão, interações e conteú-dos das notícias de grandes portais. Nosso aparato conceitual para analisar essas manifestações virtuais foram alguns conceitos da teoria da modernização (como a separação público-privado) para perceber o quanto o debate público deles se aproximou. Por fm, refetimos sobre como essas ideias encontradas reverberam no contexto brasileiro, considerando os altos números de crimes contra LGBT, lançando pistas para se pensar em termos de políticas públicas e de legislação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31323 10.22409/rg.v19i2.1249 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31323 |
identifier_str_mv |
10.22409/rg.v19i2.1249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31323/18412 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Gênero info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Gênero |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gênero; v. 19 n. 2 (2019): REVISTA GÊNERO; 42-62 2316-1108 1517-9699 10.22409/rg.v19i2 reponame:Gênero instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Gênero |
collection |
Gênero |
repository.name.fl_str_mv |
Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br |
_version_ |
1799319678885036032 |