Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Katemari
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gomes da Silva, Maria Ruthe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gênero
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31226
Resumo: O artigopretende oferecer uma introdução aos estudos feministas para opúblico da educação científica por intermédio de uma discussão sobre a história dosmovimentos e teorias feministas. Mostra como esses movimentos e teorias influenciarama educação de maneira geral e, em particular, a ciência e o ensino de ciências.O texto propõe ainda uma análise de imagens em livros didáticos de Física. Os resultadosmostram que os livros didáticos de Física selecionados trazem imagens quereforçam estereótipos de gênero, apresentando mulheres em ambiente doméstico ehomens em situações de protagonismo no fazer científico.
id UFF-8_d3ddfaed3e4e07d5f4e6e4e4b0986ecb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31226
network_acronym_str UFF-8
network_name_str Gênero
repository_id_str
spelling Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Físicafeminismoensino de ciênciaslivro didáticoO artigopretende oferecer uma introdução aos estudos feministas para opúblico da educação científica por intermédio de uma discussão sobre a história dosmovimentos e teorias feministas. Mostra como esses movimentos e teorias influenciarama educação de maneira geral e, em particular, a ciência e o ensino de ciências.O texto propõe ainda uma análise de imagens em livros didáticos de Física. Os resultadosmostram que os livros didáticos de Física selecionados trazem imagens quereforçam estereótipos de gênero, apresentando mulheres em ambiente doméstico ehomens em situações de protagonismo no fazer científico.ABEC2016-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/3122610.22409/rg.v16i1.747Revista Gênero; v. 16 n. 1 (2015): Revista Gênero2316-11081517-969910.22409/rg.v16i1reponame:Gêneroinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31226/18315Copyright (c) 2019 Revista Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, KatemariGomes da Silva, Maria Ruthe2019-08-16T15:32:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31226Revistahttps://periodicos.uff.br/revistageneroPUBhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/oairevistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br2316-11081517-9699opendoar:2019-08-16T15:32:44Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Física
title Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Física
spellingShingle Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Física
Rosa, Katemari
feminismo
ensino de ciências
livro didático
title_short Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Física
title_full Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Física
title_fullStr Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Física
title_full_unstemmed Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Física
title_sort Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Física
author Rosa, Katemari
author_facet Rosa, Katemari
Gomes da Silva, Maria Ruthe
author_role author
author2 Gomes da Silva, Maria Ruthe
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Katemari
Gomes da Silva, Maria Ruthe
dc.subject.por.fl_str_mv feminismo
ensino de ciências
livro didático
topic feminismo
ensino de ciências
livro didático
description O artigopretende oferecer uma introdução aos estudos feministas para opúblico da educação científica por intermédio de uma discussão sobre a história dosmovimentos e teorias feministas. Mostra como esses movimentos e teorias influenciarama educação de maneira geral e, em particular, a ciência e o ensino de ciências.O texto propõe ainda uma análise de imagens em livros didáticos de Física. Os resultadosmostram que os livros didáticos de Física selecionados trazem imagens quereforçam estereótipos de gênero, apresentando mulheres em ambiente doméstico ehomens em situações de protagonismo no fazer científico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31226
10.22409/rg.v16i1.747
url https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31226
identifier_str_mv 10.22409/rg.v16i1.747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31226/18315
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Gênero
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Gênero
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gênero; v. 16 n. 1 (2015): Revista Gênero
2316-1108
1517-9699
10.22409/rg.v16i1
reponame:Gênero
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Gênero
collection Gênero
repository.name.fl_str_mv Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br
_version_ 1799319678282104832