Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gênero |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31226 |
Resumo: | O artigopretende oferecer uma introdução aos estudos feministas para opúblico da educação científica por intermédio de uma discussão sobre a história dosmovimentos e teorias feministas. Mostra como esses movimentos e teorias influenciarama educação de maneira geral e, em particular, a ciência e o ensino de ciências.O texto propõe ainda uma análise de imagens em livros didáticos de Física. Os resultadosmostram que os livros didáticos de Física selecionados trazem imagens quereforçam estereótipos de gênero, apresentando mulheres em ambiente doméstico ehomens em situações de protagonismo no fazer científico. |
id |
UFF-8_d3ddfaed3e4e07d5f4e6e4e4b0986ecb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31226 |
network_acronym_str |
UFF-8 |
network_name_str |
Gênero |
repository_id_str |
|
spelling |
Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Físicafeminismoensino de ciênciaslivro didáticoO artigopretende oferecer uma introdução aos estudos feministas para opúblico da educação científica por intermédio de uma discussão sobre a história dosmovimentos e teorias feministas. Mostra como esses movimentos e teorias influenciarama educação de maneira geral e, em particular, a ciência e o ensino de ciências.O texto propõe ainda uma análise de imagens em livros didáticos de Física. Os resultadosmostram que os livros didáticos de Física selecionados trazem imagens quereforçam estereótipos de gênero, apresentando mulheres em ambiente doméstico ehomens em situações de protagonismo no fazer científico.ABEC2016-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/3122610.22409/rg.v16i1.747Revista Gênero; v. 16 n. 1 (2015): Revista Gênero2316-11081517-969910.22409/rg.v16i1reponame:Gêneroinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31226/18315Copyright (c) 2019 Revista Gêneroinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, KatemariGomes da Silva, Maria Ruthe2019-08-16T15:32:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/31226Revistahttps://periodicos.uff.br/revistageneroPUBhttps://periodicos.uff.br/revistagenero/oairevistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br2316-11081517-9699opendoar:2019-08-16T15:32:44Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Física |
title |
Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Física |
spellingShingle |
Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Física Rosa, Katemari feminismo ensino de ciências livro didático |
title_short |
Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Física |
title_full |
Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Física |
title_fullStr |
Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Física |
title_full_unstemmed |
Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Física |
title_sort |
Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Física |
author |
Rosa, Katemari |
author_facet |
Rosa, Katemari Gomes da Silva, Maria Ruthe |
author_role |
author |
author2 |
Gomes da Silva, Maria Ruthe |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Katemari Gomes da Silva, Maria Ruthe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
feminismo ensino de ciências livro didático |
topic |
feminismo ensino de ciências livro didático |
description |
O artigopretende oferecer uma introdução aos estudos feministas para opúblico da educação científica por intermédio de uma discussão sobre a história dosmovimentos e teorias feministas. Mostra como esses movimentos e teorias influenciarama educação de maneira geral e, em particular, a ciência e o ensino de ciências.O texto propõe ainda uma análise de imagens em livros didáticos de Física. Os resultadosmostram que os livros didáticos de Física selecionados trazem imagens quereforçam estereótipos de gênero, apresentando mulheres em ambiente doméstico ehomens em situações de protagonismo no fazer científico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31226 10.22409/rg.v16i1.747 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31226 |
identifier_str_mv |
10.22409/rg.v16i1.747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/31226/18315 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Gênero info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Gênero |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gênero; v. 16 n. 1 (2015): Revista Gênero 2316-1108 1517-9699 10.22409/rg.v16i1 reponame:Gênero instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Gênero |
collection |
Gênero |
repository.name.fl_str_mv |
Gênero - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagenero@uol.com.br||pps.ess@id.uff.br |
_version_ |
1799319678282104832 |