Curso de férias em neurociências: divulgando a ciência para alunos do ensino médio e pré-vestibular em Nova Friburgo, RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães-Silva, Andressa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Maria Luiza Mendonça de, Sant’Anna, Thaís Barbosa Ferreira, Couto, Pablo Batista, Dias, Marlos Passos, Fernandes-Santos, Caroline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11396
Resumo: O conhecimento em neurociências é importante à atuação de diversos profissionais da saúde, o que nos motivou a ofertar um curso de férias nesta temática aos alunos do Ensino Médio e pré-vestibular. Este relato discutirá o planejamento e as estratégias utilizadas neste curso, que faz parte do projeto de extensão consCIÊNCIA na CIÊNCIA, cujos objetivos são auxiliar os jovens na escolha da carreira profissional, aproximá-los do ambiente acadêmico e divulgar os cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Nova Friburgo. O curso de neurociências foi conduzido pela professora da disciplina e pelos graduandos em biomedicina e fonoaudiologia (UFF/Nova Friburgo). Os temas abordados foram a função e a organização do sistema nervoso, a percepção sensorial, as drogas e os neurotransmissores e as emoções e os neurônios espelho. Os recursos educacionais utilizados foram projeções convencionais ou interativas, vídeos, dinâmicas em grupo e atividades práticas. Vinte alunos participaram, os quais se mostraram engajados com as atividades propostas e avaliaram o curso, a professora e os monitores como “muito bom”. A única crítica emitida foi sobre o tempo do curso, que poderia ser expandido. Os monitores da equipe avaliaram a sua participação como importante à formação acadêmica e para a consolidação dos conhecimentos adquiridos na graduação. Alguns manifestaram o interesse pela docência e em continuar divulgando a ciência. Por fim, concluiu-se que a divulgação científica deve ser conduzida de maneira lúdica, interativa e dialógica, abordando o cotidiano. Ela é uma ‘via de mão dupla’, beneficiando tanto aqueles que a planejam, quanto os que dela participam. Palavras-chave: Carreira; Vestibular; Pequenos Grupos; Mentimeter; Sistema Nervoso Vacation course in neurosciences: science communication to high school and pre-college students in Nova Friburgo, RJ   Abstract: Neuroscience knowledge is essential to several health professionals, and it motivated the offering of a vacation course about this issue to high school and pre-college students. This report will discuss the planning and strategies used in this course, as part of the extension project consCIÊNCIA na CIÊNCIA. Its main goal is to assist young students in choosing their professional careers, bring them closer to the academic environment, and disseminate the undergraduate courses offered by the Universidade Federal Fluminense (UFF) at Nova Friburgo (Rio de Janeiro state, Brazil). The neuroscience course was conducted by the neuroscience professor and undergraduate students of biomedicine and speech and language therapy. The topics covered were the function and organization of the nervous system, sensory perception, drugs and neurotransmitters, emotions, and mirror neurons. The educational resources were conventional and interactive presentations (Mentimeter), videos, group dynamics, and practice activities. Twenty students attended the course, engaged with the proposed activities, and evaluated the course, teacher, and monitors as “very good.” The only critique was the course duration, which could last longer. The undergraduate students evaluated their participation as relevant to their academic education and consolidated the knowledge acquired during their course. Some of them also expressed an interest in teaching and in acting in science communication. Finally, we concluded that science communication must be ludic, interactive, and dialogic, approaching everyday facts. It is a two-way avenue since it benefits the one planning the activities and the ones who participate.
id UFFS-1_0845c0b88ee95d2d0ccb4146f8ef2896
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11396
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Curso de férias em neurociências: divulgando a ciência para alunos do ensino médio e pré-vestibular em Nova Friburgo, RJO conhecimento em neurociências é importante à atuação de diversos profissionais da saúde, o que nos motivou a ofertar um curso de férias nesta temática aos alunos do Ensino Médio e pré-vestibular. Este relato discutirá o planejamento e as estratégias utilizadas neste curso, que faz parte do projeto de extensão consCIÊNCIA na CIÊNCIA, cujos objetivos são auxiliar os jovens na escolha da carreira profissional, aproximá-los do ambiente acadêmico e divulgar os cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Nova Friburgo. O curso de neurociências foi conduzido pela professora da disciplina e pelos graduandos em biomedicina e fonoaudiologia (UFF/Nova Friburgo). Os temas abordados foram a função e a organização do sistema nervoso, a percepção sensorial, as drogas e os neurotransmissores e as emoções e os neurônios espelho. Os recursos educacionais utilizados foram projeções convencionais ou interativas, vídeos, dinâmicas em grupo e atividades práticas. Vinte alunos participaram, os quais se mostraram engajados com as atividades propostas e avaliaram o curso, a professora e os monitores como “muito bom”. A única crítica emitida foi sobre o tempo do curso, que poderia ser expandido. Os monitores da equipe avaliaram a sua participação como importante à formação acadêmica e para a consolidação dos conhecimentos adquiridos na graduação. Alguns manifestaram o interesse pela docência e em continuar divulgando a ciência. Por fim, concluiu-se que a divulgação científica deve ser conduzida de maneira lúdica, interativa e dialógica, abordando o cotidiano. Ela é uma ‘via de mão dupla’, beneficiando tanto aqueles que a planejam, quanto os que dela participam. Palavras-chave: Carreira; Vestibular; Pequenos Grupos; Mentimeter; Sistema Nervoso Vacation course in neurosciences: science communication to high school and pre-college students in Nova Friburgo, RJ   Abstract: Neuroscience knowledge is essential to several health professionals, and it motivated the offering of a vacation course about this issue to high school and pre-college students. This report will discuss the planning and strategies used in this course, as part of the extension project consCIÊNCIA na CIÊNCIA. Its main goal is to assist young students in choosing their professional careers, bring them closer to the academic environment, and disseminate the undergraduate courses offered by the Universidade Federal Fluminense (UFF) at Nova Friburgo (Rio de Janeiro state, Brazil). The neuroscience course was conducted by the neuroscience professor and undergraduate students of biomedicine and speech and language therapy. The topics covered were the function and organization of the nervous system, sensory perception, drugs and neurotransmitters, emotions, and mirror neurons. The educational resources were conventional and interactive presentations (Mentimeter), videos, group dynamics, and practice activities. Twenty students attended the course, engaged with the proposed activities, and evaluated the course, teacher, and monitors as “very good.” The only critique was the course duration, which could last longer. The undergraduate students evaluated their participation as relevant to their academic education and consolidated the knowledge acquired during their course. Some of them also expressed an interest in teaching and in acting in science communication. Finally, we concluded that science communication must be ludic, interactive, and dialogic, approaching everyday facts. It is a two-way avenue since it benefits the one planning the activities and the ones who participate.Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2020-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1139610.36661/2358-0399.2020v11i2.11396Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 2 (2020); 247-259Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 2 (2020); 247-259Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 2 (2020); 247-2592358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11396/7457Copyright (c) 2020 Andressa Magalhães-Silva, Maria Luiza Mendonça de Lima, Thaís Barbosa Ferreira Sant’Anna, Pablo Batista Couto, Marlos Passos Dias, Caroline Fernandes-Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães-Silva, AndressaLima, Maria Luiza Mendonça deSant’Anna, Thaís Barbosa FerreiraCouto, Pablo BatistaDias, Marlos PassosFernandes-Santos, Caroline2022-08-18T17:49:53Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11396Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-05-21T19:56:06.166660Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)true
dc.title.none.fl_str_mv Curso de férias em neurociências: divulgando a ciência para alunos do ensino médio e pré-vestibular em Nova Friburgo, RJ
title Curso de férias em neurociências: divulgando a ciência para alunos do ensino médio e pré-vestibular em Nova Friburgo, RJ
spellingShingle Curso de férias em neurociências: divulgando a ciência para alunos do ensino médio e pré-vestibular em Nova Friburgo, RJ
Magalhães-Silva, Andressa
title_short Curso de férias em neurociências: divulgando a ciência para alunos do ensino médio e pré-vestibular em Nova Friburgo, RJ
title_full Curso de férias em neurociências: divulgando a ciência para alunos do ensino médio e pré-vestibular em Nova Friburgo, RJ
title_fullStr Curso de férias em neurociências: divulgando a ciência para alunos do ensino médio e pré-vestibular em Nova Friburgo, RJ
title_full_unstemmed Curso de férias em neurociências: divulgando a ciência para alunos do ensino médio e pré-vestibular em Nova Friburgo, RJ
title_sort Curso de férias em neurociências: divulgando a ciência para alunos do ensino médio e pré-vestibular em Nova Friburgo, RJ
author Magalhães-Silva, Andressa
author_facet Magalhães-Silva, Andressa
Lima, Maria Luiza Mendonça de
Sant’Anna, Thaís Barbosa Ferreira
Couto, Pablo Batista
Dias, Marlos Passos
Fernandes-Santos, Caroline
author_role author
author2 Lima, Maria Luiza Mendonça de
Sant’Anna, Thaís Barbosa Ferreira
Couto, Pablo Batista
Dias, Marlos Passos
Fernandes-Santos, Caroline
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães-Silva, Andressa
Lima, Maria Luiza Mendonça de
Sant’Anna, Thaís Barbosa Ferreira
Couto, Pablo Batista
Dias, Marlos Passos
Fernandes-Santos, Caroline
description O conhecimento em neurociências é importante à atuação de diversos profissionais da saúde, o que nos motivou a ofertar um curso de férias nesta temática aos alunos do Ensino Médio e pré-vestibular. Este relato discutirá o planejamento e as estratégias utilizadas neste curso, que faz parte do projeto de extensão consCIÊNCIA na CIÊNCIA, cujos objetivos são auxiliar os jovens na escolha da carreira profissional, aproximá-los do ambiente acadêmico e divulgar os cursos de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Nova Friburgo. O curso de neurociências foi conduzido pela professora da disciplina e pelos graduandos em biomedicina e fonoaudiologia (UFF/Nova Friburgo). Os temas abordados foram a função e a organização do sistema nervoso, a percepção sensorial, as drogas e os neurotransmissores e as emoções e os neurônios espelho. Os recursos educacionais utilizados foram projeções convencionais ou interativas, vídeos, dinâmicas em grupo e atividades práticas. Vinte alunos participaram, os quais se mostraram engajados com as atividades propostas e avaliaram o curso, a professora e os monitores como “muito bom”. A única crítica emitida foi sobre o tempo do curso, que poderia ser expandido. Os monitores da equipe avaliaram a sua participação como importante à formação acadêmica e para a consolidação dos conhecimentos adquiridos na graduação. Alguns manifestaram o interesse pela docência e em continuar divulgando a ciência. Por fim, concluiu-se que a divulgação científica deve ser conduzida de maneira lúdica, interativa e dialógica, abordando o cotidiano. Ela é uma ‘via de mão dupla’, beneficiando tanto aqueles que a planejam, quanto os que dela participam. Palavras-chave: Carreira; Vestibular; Pequenos Grupos; Mentimeter; Sistema Nervoso Vacation course in neurosciences: science communication to high school and pre-college students in Nova Friburgo, RJ   Abstract: Neuroscience knowledge is essential to several health professionals, and it motivated the offering of a vacation course about this issue to high school and pre-college students. This report will discuss the planning and strategies used in this course, as part of the extension project consCIÊNCIA na CIÊNCIA. Its main goal is to assist young students in choosing their professional careers, bring them closer to the academic environment, and disseminate the undergraduate courses offered by the Universidade Federal Fluminense (UFF) at Nova Friburgo (Rio de Janeiro state, Brazil). The neuroscience course was conducted by the neuroscience professor and undergraduate students of biomedicine and speech and language therapy. The topics covered were the function and organization of the nervous system, sensory perception, drugs and neurotransmitters, emotions, and mirror neurons. The educational resources were conventional and interactive presentations (Mentimeter), videos, group dynamics, and practice activities. Twenty students attended the course, engaged with the proposed activities, and evaluated the course, teacher, and monitors as “very good.” The only critique was the course duration, which could last longer. The undergraduate students evaluated their participation as relevant to their academic education and consolidated the knowledge acquired during their course. Some of them also expressed an interest in teaching and in acting in science communication. Finally, we concluded that science communication must be ludic, interactive, and dialogic, approaching everyday facts. It is a two-way avenue since it benefits the one planning the activities and the ones who participate.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11396
10.36661/2358-0399.2020v11i2.11396
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11396
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2020v11i2.11396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11396/7457
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 2 (2020); 247-259
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 2 (2020); 247-259
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 2 (2020); 247-259
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1799874992785063936