Perfil dos alunos de cursos pré-vestibulares alternativos de Uberlândia, MG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garrote Filho, Mário da Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lomônaco, Cecília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20267
Resumo: Esta investigação é um estudo exploratório sobre alguns aspectos da dinâmica organizacional e de funcionamento de cursinhos alternativos da cidade de Uberlândia, MG, em que foram ouvidos 250 alunos e 25 professores de 10 escolas diferentes. Estes cursinhos vêm sendo comumente originados por iniciativa popular e realizam importantes ações sociais para a universalização do ensino, formação para o trabalho e promoção humanística de pessoas de baixa renda, que constituem seu público-alvo. A dedicação dos professores, o ambiente cordial existente na sala de aula e a gratuidade do ensino foram os pontos positivos mais frequentes mencionados nos depoimentos dos alunos. Os aspectos negativos apontados relacionam-se à falta de infraestrutura e de recursos financeiros, decorrentes, principalmente, do fato destes cursinhos não contarem com apoio governamental, uma vez que não são reconhecidos pela Legislação Brasileira como modalidade de ensino. O estudo nos mostra que a busca pela justiça social, no que diz respeito às oportunidades de ensino para todos, está naturalmente florescendo em Uberlândia, com a criatividade e a simplicidade do trabalho voluntário.
id UFU-13_76ebed704c291b23cfeed5c0161815d3
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20267
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling Perfil dos alunos de cursos pré-vestibulares alternativos de Uberlândia, MG.Esta investigação é um estudo exploratório sobre alguns aspectos da dinâmica organizacional e de funcionamento de cursinhos alternativos da cidade de Uberlândia, MG, em que foram ouvidos 250 alunos e 25 professores de 10 escolas diferentes. Estes cursinhos vêm sendo comumente originados por iniciativa popular e realizam importantes ações sociais para a universalização do ensino, formação para o trabalho e promoção humanística de pessoas de baixa renda, que constituem seu público-alvo. A dedicação dos professores, o ambiente cordial existente na sala de aula e a gratuidade do ensino foram os pontos positivos mais frequentes mencionados nos depoimentos dos alunos. Os aspectos negativos apontados relacionam-se à falta de infraestrutura e de recursos financeiros, decorrentes, principalmente, do fato destes cursinhos não contarem com apoio governamental, uma vez que não são reconhecidos pela Legislação Brasileira como modalidade de ensino. O estudo nos mostra que a busca pela justiça social, no que diz respeito às oportunidades de ensino para todos, está naturalmente florescendo em Uberlândia, com a criatividade e a simplicidade do trabalho voluntário.Universidade Federal de Uberlândia2011-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2026710.14393/REP-2011-20267Revista de Educação Popular; v. 10 n. 0 (2011)1982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20267/10805Copyright (c) 2011 Mário da Silva Garrote Filho, Cecília Lomônacohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarrote Filho, Mário da SilvaLomônaco, Cecília2022-12-08T13:44:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/20267Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2022-12-08T13:44:18Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil dos alunos de cursos pré-vestibulares alternativos de Uberlândia, MG.
title Perfil dos alunos de cursos pré-vestibulares alternativos de Uberlândia, MG.
spellingShingle Perfil dos alunos de cursos pré-vestibulares alternativos de Uberlândia, MG.
Garrote Filho, Mário da Silva
title_short Perfil dos alunos de cursos pré-vestibulares alternativos de Uberlândia, MG.
title_full Perfil dos alunos de cursos pré-vestibulares alternativos de Uberlândia, MG.
title_fullStr Perfil dos alunos de cursos pré-vestibulares alternativos de Uberlândia, MG.
title_full_unstemmed Perfil dos alunos de cursos pré-vestibulares alternativos de Uberlândia, MG.
title_sort Perfil dos alunos de cursos pré-vestibulares alternativos de Uberlândia, MG.
author Garrote Filho, Mário da Silva
author_facet Garrote Filho, Mário da Silva
Lomônaco, Cecília
author_role author
author2 Lomônaco, Cecília
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garrote Filho, Mário da Silva
Lomônaco, Cecília
description Esta investigação é um estudo exploratório sobre alguns aspectos da dinâmica organizacional e de funcionamento de cursinhos alternativos da cidade de Uberlândia, MG, em que foram ouvidos 250 alunos e 25 professores de 10 escolas diferentes. Estes cursinhos vêm sendo comumente originados por iniciativa popular e realizam importantes ações sociais para a universalização do ensino, formação para o trabalho e promoção humanística de pessoas de baixa renda, que constituem seu público-alvo. A dedicação dos professores, o ambiente cordial existente na sala de aula e a gratuidade do ensino foram os pontos positivos mais frequentes mencionados nos depoimentos dos alunos. Os aspectos negativos apontados relacionam-se à falta de infraestrutura e de recursos financeiros, decorrentes, principalmente, do fato destes cursinhos não contarem com apoio governamental, uma vez que não são reconhecidos pela Legislação Brasileira como modalidade de ensino. O estudo nos mostra que a busca pela justiça social, no que diz respeito às oportunidades de ensino para todos, está naturalmente florescendo em Uberlândia, com a criatividade e a simplicidade do trabalho voluntário.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20267
10.14393/REP-2011-20267
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20267
identifier_str_mv 10.14393/REP-2011-20267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20267/10805
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Mário da Silva Garrote Filho, Cecília Lomônaco
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Mário da Silva Garrote Filho, Cecília Lomônaco
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 10 n. 0 (2011)
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068899453239296