Contribuições da Extensão Universitária para a formação acadêmica a partir de um projeto de Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peretiatko, Jocimara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Martins Osternach, Ynaê, Matozo Fernandes, Regiane, Suriani Affonso, Ana Lucia, Rebeca, Rosilene, Massaê Kataoka, Adriana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11457
Resumo: A formação acadêmica é um processo de investimento profissional e pessoal que merece uma reflexão especial, relacionada à contribuição da extensão. A extensão universitária tem sido apontada como uma dimensão fundamental na formação inicial de acadêmicos, embora nem sempre reconhecida. Assim, este artigo investiga a percepção dos acadêmicos envolvidos no projeto de extensão Crise hídrica: oficinas ecopedagógicas, em relação à contribuição que um projeto de extensão pode trazer para a sua formação, em suas múltiplas dimensões. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e o questionário como instrumento de obtenção de informações. Por meio dos resultados obtidos, foi possível verificar que houve uma ampliação do entendimento sobre extensão universitária e em relação aos conhecimentos específicos da área ambiental. Os acadêmicos também revelaram que adquiriram habilidades, como a de se expressar em público, e valores, como o respeito às diferenças, além do desenvolvimento do senso crítico e do desejo de transformar o mundo por meio de sua profissão. Palavras-chave: Universidade; Percepção Ambiental; Oficinas Ecopedagógicas Contributions of university extension to the academic education through an environmental education project Abstract: Academic education is a process that requires professional and personal investments, which deserve a particular reflection related to the contribution of extension courses. The university extension has been considered as a fundamental dimension in the education of university students, although it has not always been acknowledged. Thus, the present article investigates the perception of students involved in the extension project Water crisis: ecopedagogical workshops about the contribution that the extension project could provide for their education in multiple dimensions. The research made use of a qualitative approach and the survey as a tool to gather the information. It was possible to verify a broadened understanding of university extension and the specific expertise in the environmental area through the collected results. The students also revealed that they had improved their abilities toward expressing themselves in public, their values related to differences, in addition to developing critical sense and the wish to change the world through their profession. Keywords: University; Environmental Perception; Ecopedagogical workshops
id UFFS-1_256e8630914ef9cbbbeac0d1b3ea537e
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11457
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Contribuições da Extensão Universitária para a formação acadêmica a partir de um projeto de Educação AmbientalA formação acadêmica é um processo de investimento profissional e pessoal que merece uma reflexão especial, relacionada à contribuição da extensão. A extensão universitária tem sido apontada como uma dimensão fundamental na formação inicial de acadêmicos, embora nem sempre reconhecida. Assim, este artigo investiga a percepção dos acadêmicos envolvidos no projeto de extensão Crise hídrica: oficinas ecopedagógicas, em relação à contribuição que um projeto de extensão pode trazer para a sua formação, em suas múltiplas dimensões. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e o questionário como instrumento de obtenção de informações. Por meio dos resultados obtidos, foi possível verificar que houve uma ampliação do entendimento sobre extensão universitária e em relação aos conhecimentos específicos da área ambiental. Os acadêmicos também revelaram que adquiriram habilidades, como a de se expressar em público, e valores, como o respeito às diferenças, além do desenvolvimento do senso crítico e do desejo de transformar o mundo por meio de sua profissão. Palavras-chave: Universidade; Percepção Ambiental; Oficinas Ecopedagógicas Contributions of university extension to the academic education through an environmental education project Abstract: Academic education is a process that requires professional and personal investments, which deserve a particular reflection related to the contribution of extension courses. The university extension has been considered as a fundamental dimension in the education of university students, although it has not always been acknowledged. Thus, the present article investigates the perception of students involved in the extension project Water crisis: ecopedagogical workshops about the contribution that the extension project could provide for their education in multiple dimensions. The research made use of a qualitative approach and the survey as a tool to gather the information. It was possible to verify a broadened understanding of university extension and the specific expertise in the environmental area through the collected results. The students also revealed that they had improved their abilities toward expressing themselves in public, their values related to differences, in addition to developing critical sense and the wish to change the world through their profession. Keywords: University; Environmental Perception; Ecopedagogical workshopsUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2020-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1145710.36661/2358-0399.2020v11i3.11457Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 3 (2020); 417-427Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 3 (2020); 417-427Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 3 (2020); 417-4272358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11457/7575Copyright (c) 2020 Jocimara Peretiatko, Ynaê Martins Osternach, Regiane Matozo Fernandes, Ana Lucia Suriani Affonso, Rosilene Rebeca, Adriana Massaê Kataokahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPeretiatko, JocimaraMartins Osternach, YnaêMatozo Fernandes, RegianeSuriani Affonso, Ana LuciaRebeca, RosileneMassaê Kataoka, Adriana2022-08-18T17:48:58Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11457Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:48:58Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da Extensão Universitária para a formação acadêmica a partir de um projeto de Educação Ambiental
title Contribuições da Extensão Universitária para a formação acadêmica a partir de um projeto de Educação Ambiental
spellingShingle Contribuições da Extensão Universitária para a formação acadêmica a partir de um projeto de Educação Ambiental
Peretiatko, Jocimara
title_short Contribuições da Extensão Universitária para a formação acadêmica a partir de um projeto de Educação Ambiental
title_full Contribuições da Extensão Universitária para a formação acadêmica a partir de um projeto de Educação Ambiental
title_fullStr Contribuições da Extensão Universitária para a formação acadêmica a partir de um projeto de Educação Ambiental
title_full_unstemmed Contribuições da Extensão Universitária para a formação acadêmica a partir de um projeto de Educação Ambiental
title_sort Contribuições da Extensão Universitária para a formação acadêmica a partir de um projeto de Educação Ambiental
author Peretiatko, Jocimara
author_facet Peretiatko, Jocimara
Martins Osternach, Ynaê
Matozo Fernandes, Regiane
Suriani Affonso, Ana Lucia
Rebeca, Rosilene
Massaê Kataoka, Adriana
author_role author
author2 Martins Osternach, Ynaê
Matozo Fernandes, Regiane
Suriani Affonso, Ana Lucia
Rebeca, Rosilene
Massaê Kataoka, Adriana
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peretiatko, Jocimara
Martins Osternach, Ynaê
Matozo Fernandes, Regiane
Suriani Affonso, Ana Lucia
Rebeca, Rosilene
Massaê Kataoka, Adriana
description A formação acadêmica é um processo de investimento profissional e pessoal que merece uma reflexão especial, relacionada à contribuição da extensão. A extensão universitária tem sido apontada como uma dimensão fundamental na formação inicial de acadêmicos, embora nem sempre reconhecida. Assim, este artigo investiga a percepção dos acadêmicos envolvidos no projeto de extensão Crise hídrica: oficinas ecopedagógicas, em relação à contribuição que um projeto de extensão pode trazer para a sua formação, em suas múltiplas dimensões. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e o questionário como instrumento de obtenção de informações. Por meio dos resultados obtidos, foi possível verificar que houve uma ampliação do entendimento sobre extensão universitária e em relação aos conhecimentos específicos da área ambiental. Os acadêmicos também revelaram que adquiriram habilidades, como a de se expressar em público, e valores, como o respeito às diferenças, além do desenvolvimento do senso crítico e do desejo de transformar o mundo por meio de sua profissão. Palavras-chave: Universidade; Percepção Ambiental; Oficinas Ecopedagógicas Contributions of university extension to the academic education through an environmental education project Abstract: Academic education is a process that requires professional and personal investments, which deserve a particular reflection related to the contribution of extension courses. The university extension has been considered as a fundamental dimension in the education of university students, although it has not always been acknowledged. Thus, the present article investigates the perception of students involved in the extension project Water crisis: ecopedagogical workshops about the contribution that the extension project could provide for their education in multiple dimensions. The research made use of a qualitative approach and the survey as a tool to gather the information. It was possible to verify a broadened understanding of university extension and the specific expertise in the environmental area through the collected results. The students also revealed that they had improved their abilities toward expressing themselves in public, their values related to differences, in addition to developing critical sense and the wish to change the world through their profession. Keywords: University; Environmental Perception; Ecopedagogical workshops
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11457
10.36661/2358-0399.2020v11i3.11457
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11457
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2020v11i3.11457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11457/7575
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 3 (2020); 417-427
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 3 (2020); 417-427
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 3 (2020); 417-427
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280739809689600