Contribuições da Extensão Universitária para a formação acadêmica a partir de um projeto de Educação Ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11457 |
Resumo: | A formação acadêmica é um processo de investimento profissional e pessoal que merece uma reflexão especial, relacionada à contribuição da extensão. A extensão universitária tem sido apontada como uma dimensão fundamental na formação inicial de acadêmicos, embora nem sempre reconhecida. Assim, este artigo investiga a percepção dos acadêmicos envolvidos no projeto de extensão Crise hídrica: oficinas ecopedagógicas, em relação à contribuição que um projeto de extensão pode trazer para a sua formação, em suas múltiplas dimensões. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e o questionário como instrumento de obtenção de informações. Por meio dos resultados obtidos, foi possível verificar que houve uma ampliação do entendimento sobre extensão universitária e em relação aos conhecimentos específicos da área ambiental. Os acadêmicos também revelaram que adquiriram habilidades, como a de se expressar em público, e valores, como o respeito às diferenças, além do desenvolvimento do senso crítico e do desejo de transformar o mundo por meio de sua profissão. Palavras-chave: Universidade; Percepção Ambiental; Oficinas Ecopedagógicas Contributions of university extension to the academic education through an environmental education project Abstract: Academic education is a process that requires professional and personal investments, which deserve a particular reflection related to the contribution of extension courses. The university extension has been considered as a fundamental dimension in the education of university students, although it has not always been acknowledged. Thus, the present article investigates the perception of students involved in the extension project Water crisis: ecopedagogical workshops about the contribution that the extension project could provide for their education in multiple dimensions. The research made use of a qualitative approach and the survey as a tool to gather the information. It was possible to verify a broadened understanding of university extension and the specific expertise in the environmental area through the collected results. The students also revealed that they had improved their abilities toward expressing themselves in public, their values related to differences, in addition to developing critical sense and the wish to change the world through their profession. Keywords: University; Environmental Perception; Ecopedagogical workshops |
id |
UFFS-1_256e8630914ef9cbbbeac0d1b3ea537e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11457 |
network_acronym_str |
UFFS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições da Extensão Universitária para a formação acadêmica a partir de um projeto de Educação AmbientalA formação acadêmica é um processo de investimento profissional e pessoal que merece uma reflexão especial, relacionada à contribuição da extensão. A extensão universitária tem sido apontada como uma dimensão fundamental na formação inicial de acadêmicos, embora nem sempre reconhecida. Assim, este artigo investiga a percepção dos acadêmicos envolvidos no projeto de extensão Crise hídrica: oficinas ecopedagógicas, em relação à contribuição que um projeto de extensão pode trazer para a sua formação, em suas múltiplas dimensões. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e o questionário como instrumento de obtenção de informações. Por meio dos resultados obtidos, foi possível verificar que houve uma ampliação do entendimento sobre extensão universitária e em relação aos conhecimentos específicos da área ambiental. Os acadêmicos também revelaram que adquiriram habilidades, como a de se expressar em público, e valores, como o respeito às diferenças, além do desenvolvimento do senso crítico e do desejo de transformar o mundo por meio de sua profissão. Palavras-chave: Universidade; Percepção Ambiental; Oficinas Ecopedagógicas Contributions of university extension to the academic education through an environmental education project Abstract: Academic education is a process that requires professional and personal investments, which deserve a particular reflection related to the contribution of extension courses. The university extension has been considered as a fundamental dimension in the education of university students, although it has not always been acknowledged. Thus, the present article investigates the perception of students involved in the extension project Water crisis: ecopedagogical workshops about the contribution that the extension project could provide for their education in multiple dimensions. The research made use of a qualitative approach and the survey as a tool to gather the information. It was possible to verify a broadened understanding of university extension and the specific expertise in the environmental area through the collected results. The students also revealed that they had improved their abilities toward expressing themselves in public, their values related to differences, in addition to developing critical sense and the wish to change the world through their profession. Keywords: University; Environmental Perception; Ecopedagogical workshopsUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2020-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1145710.36661/2358-0399.2020v11i3.11457Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 3 (2020); 417-427Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 3 (2020); 417-427Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 3 (2020); 417-4272358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11457/7575Copyright (c) 2020 Jocimara Peretiatko, Ynaê Martins Osternach, Regiane Matozo Fernandes, Ana Lucia Suriani Affonso, Rosilene Rebeca, Adriana Massaê Kataokahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPeretiatko, JocimaraMartins Osternach, YnaêMatozo Fernandes, RegianeSuriani Affonso, Ana LuciaRebeca, RosileneMassaê Kataoka, Adriana2022-08-18T17:48:58Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11457Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:48:58Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da Extensão Universitária para a formação acadêmica a partir de um projeto de Educação Ambiental |
title |
Contribuições da Extensão Universitária para a formação acadêmica a partir de um projeto de Educação Ambiental |
spellingShingle |
Contribuições da Extensão Universitária para a formação acadêmica a partir de um projeto de Educação Ambiental Peretiatko, Jocimara |
title_short |
Contribuições da Extensão Universitária para a formação acadêmica a partir de um projeto de Educação Ambiental |
title_full |
Contribuições da Extensão Universitária para a formação acadêmica a partir de um projeto de Educação Ambiental |
title_fullStr |
Contribuições da Extensão Universitária para a formação acadêmica a partir de um projeto de Educação Ambiental |
title_full_unstemmed |
Contribuições da Extensão Universitária para a formação acadêmica a partir de um projeto de Educação Ambiental |
title_sort |
Contribuições da Extensão Universitária para a formação acadêmica a partir de um projeto de Educação Ambiental |
author |
Peretiatko, Jocimara |
author_facet |
Peretiatko, Jocimara Martins Osternach, Ynaê Matozo Fernandes, Regiane Suriani Affonso, Ana Lucia Rebeca, Rosilene Massaê Kataoka, Adriana |
author_role |
author |
author2 |
Martins Osternach, Ynaê Matozo Fernandes, Regiane Suriani Affonso, Ana Lucia Rebeca, Rosilene Massaê Kataoka, Adriana |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peretiatko, Jocimara Martins Osternach, Ynaê Matozo Fernandes, Regiane Suriani Affonso, Ana Lucia Rebeca, Rosilene Massaê Kataoka, Adriana |
description |
A formação acadêmica é um processo de investimento profissional e pessoal que merece uma reflexão especial, relacionada à contribuição da extensão. A extensão universitária tem sido apontada como uma dimensão fundamental na formação inicial de acadêmicos, embora nem sempre reconhecida. Assim, este artigo investiga a percepção dos acadêmicos envolvidos no projeto de extensão Crise hídrica: oficinas ecopedagógicas, em relação à contribuição que um projeto de extensão pode trazer para a sua formação, em suas múltiplas dimensões. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e o questionário como instrumento de obtenção de informações. Por meio dos resultados obtidos, foi possível verificar que houve uma ampliação do entendimento sobre extensão universitária e em relação aos conhecimentos específicos da área ambiental. Os acadêmicos também revelaram que adquiriram habilidades, como a de se expressar em público, e valores, como o respeito às diferenças, além do desenvolvimento do senso crítico e do desejo de transformar o mundo por meio de sua profissão. Palavras-chave: Universidade; Percepção Ambiental; Oficinas Ecopedagógicas Contributions of university extension to the academic education through an environmental education project Abstract: Academic education is a process that requires professional and personal investments, which deserve a particular reflection related to the contribution of extension courses. The university extension has been considered as a fundamental dimension in the education of university students, although it has not always been acknowledged. Thus, the present article investigates the perception of students involved in the extension project Water crisis: ecopedagogical workshops about the contribution that the extension project could provide for their education in multiple dimensions. The research made use of a qualitative approach and the survey as a tool to gather the information. It was possible to verify a broadened understanding of university extension and the specific expertise in the environmental area through the collected results. The students also revealed that they had improved their abilities toward expressing themselves in public, their values related to differences, in addition to developing critical sense and the wish to change the world through their profession. Keywords: University; Environmental Perception; Ecopedagogical workshops |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11457 10.36661/2358-0399.2020v11i3.11457 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11457 |
identifier_str_mv |
10.36661/2358-0399.2020v11i3.11457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11457/7575 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 3 (2020); 417-427 Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 3 (2020); 417-427 Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 3 (2020); 417-427 2358-0399 1806-2695 reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contato.rbeu@gmail.com |
_version_ |
1809280739809689600 |