A GINÁSTICA PARA TODOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Corpoconsciência (Online) |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4039 |
Resumo: | A pesquisa objetivou identificar possíveis contribuições para o processo formativo em educação física, a partir de projetos de extensão de Ginástica para Todos desenvolvidos em universidades públicas brasileiras. A opção metodológica foi pela pesquisa do tipo descritiva, a qual contou com grupos de Ginástica para Todos de quatro universidades públicas brasileiras e 34 sujeitos. Como instrumento de coleta de dados empregou-se o questionário, e os dados foram tratados com base na estatística descritiva. Os achados da pesquisa indicam que os pesquisados validam a participação nos projetos de extensão investigados. Conclui-se que os participantes estão adquirindo uma nova maneira de pensar a ginástica e que o envolvimento com a extensão universitária subsidia a vinculação entre teoria e prática, o que pode impactar positivamente na formação e atuação profissional. |
id |
UFMS-4_7ca77705fb1167071e09dca79480b06d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4039 |
network_acronym_str |
UFMS-4 |
network_name_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A GINÁSTICA PARA TODOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIAFormação ProfissionalGinásticaProjetos de ExtensãoA pesquisa objetivou identificar possíveis contribuições para o processo formativo em educação física, a partir de projetos de extensão de Ginástica para Todos desenvolvidos em universidades públicas brasileiras. A opção metodológica foi pela pesquisa do tipo descritiva, a qual contou com grupos de Ginástica para Todos de quatro universidades públicas brasileiras e 34 sujeitos. Como instrumento de coleta de dados empregou-se o questionário, e os dados foram tratados com base na estatística descritiva. Os achados da pesquisa indicam que os pesquisados validam a participação nos projetos de extensão investigados. Conclui-se que os participantes estão adquirindo uma nova maneira de pensar a ginástica e que o envolvimento com a extensão universitária subsidia a vinculação entre teoria e prática, o que pode impactar positivamente na formação e atuação profissional. Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso2016-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4039Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 19, nº3, set./dez., 2015; 11-212178-5945reponame:Revista Corpoconsciência (Online)instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMSporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4039/2891Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessSargi, Andrey AmorimTeixeira, Fabiane CastilhoTeixeira, Roseli Terezinha SelicaniBroch, CarolineBarbosa-Rinaldi, Ieda Parra2017-03-15T21:15:17Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4039Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconscienciaPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/oai||ecmmoreira@uol.com.br2178-59451517-6096opendoar:2017-03-15T21:15:17Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GINÁSTICA PARA TODOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA |
title |
A GINÁSTICA PARA TODOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA |
spellingShingle |
A GINÁSTICA PARA TODOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Sargi, Andrey Amorim Formação Profissional Ginástica Projetos de Extensão |
title_short |
A GINÁSTICA PARA TODOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA |
title_full |
A GINÁSTICA PARA TODOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA |
title_fullStr |
A GINÁSTICA PARA TODOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA |
title_full_unstemmed |
A GINÁSTICA PARA TODOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA |
title_sort |
A GINÁSTICA PARA TODOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA |
author |
Sargi, Andrey Amorim |
author_facet |
Sargi, Andrey Amorim Teixeira, Fabiane Castilho Teixeira, Roseli Terezinha Selicani Broch, Caroline Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Fabiane Castilho Teixeira, Roseli Terezinha Selicani Broch, Caroline Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sargi, Andrey Amorim Teixeira, Fabiane Castilho Teixeira, Roseli Terezinha Selicani Broch, Caroline Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Profissional Ginástica Projetos de Extensão |
topic |
Formação Profissional Ginástica Projetos de Extensão |
description |
A pesquisa objetivou identificar possíveis contribuições para o processo formativo em educação física, a partir de projetos de extensão de Ginástica para Todos desenvolvidos em universidades públicas brasileiras. A opção metodológica foi pela pesquisa do tipo descritiva, a qual contou com grupos de Ginástica para Todos de quatro universidades públicas brasileiras e 34 sujeitos. Como instrumento de coleta de dados empregou-se o questionário, e os dados foram tratados com base na estatística descritiva. Os achados da pesquisa indicam que os pesquisados validam a participação nos projetos de extensão investigados. Conclui-se que os participantes estão adquirindo uma nova maneira de pensar a ginástica e que o envolvimento com a extensão universitária subsidia a vinculação entre teoria e prática, o que pode impactar positivamente na formação e atuação profissional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4039 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4039/2891 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciência info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Corpoconsciência |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Corpoconsciência; Revista Corpoconsciência, v. 19, nº3, set./dez., 2015; 11-21 2178-5945 reponame:Revista Corpoconsciência (Online) instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Revista Corpoconsciência (Online) |
collection |
Revista Corpoconsciência (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Corpoconsciência (Online) - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ecmmoreira@uol.com.br |
_version_ |
1798325458617499648 |