Socialização de conceitos de microbiologia no ensino fundamental através de atividades práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11365 |
Resumo: | As abordagens tradicionais de ensino tendem a ser menos estimulantes e de maior dificuldade de compreensão, principalmente ao tratar-se de assuntos mais distantes da realidade dos alunos e, de certa forma, abstratos, como alguns conceitos de Microbiologia. Tal realidade reforça a importância do estudo e aplicação de novas formas de ensino no ambiente escolar. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é relatar a experiência de ações de extensão realizadas com o tema “Dia do Cientista”, nas quais os métodos utilizados foram baseados no protagonismo dos alunos, através da participação ativa em experimentos, discussões e visitações. Ao longo da execução das ações, observou-se o despertar do interesse em assuntos até então desconhecidos e distantes da realidade dos estudantes do Ensino Fundamental I (4.º e 5.º ano), que puderam reconhecer o que a Microbiologia representa no seu cotidiano, a partir da execução de atividades práticas, como: I) Detecção de microrganismos em diferentes espaços da escola, como salas de aula e dos professores, banheiros e pátio; II) “Carimbo de mãos”; III) Utilização de fermento biológico para o crescimento microbiano e IV) Visita à Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca, onde puderam conhecer laboratórios de ensino prático do tema. Dessa forma, percebeu-se que estratégias com abordagens ativas e práticas auxiliaram numa maior interação dos alunos com os temas propostos, além de aguçar a curiosidade, estimular o aprendizado e permitir maior crescimento pessoal por parte dos escolares, bem como de todos os participantes do projeto. Palavras-chave: Extensão comunitária; Ensino; Aprendizagem Socialization of microbiology concepts in elementary school through practical activities Abstract: Traditional teaching approaches tend to be less stimulating and more difficult to understand, especially when dealing with subjects that are more distant from the reality of students and, in a way, abstract, such as some topics of microbiology. This reality reinforces the importance of studying and applying new forms of teaching in the school environment. In this sense, the objective of this article is to report the experience of extension actions carried out with the theme "Scientist's Day", in which the methods used were based on the protagonism of the students, through active participation in experiments, discussions, and visits. Throughout the actions, it was possible to notice an awakening of interest in subjects previously unknown and distant from the reality of the students at elementary school (4th and 5th), who were able to recognize what microbiology represents in their daily lives, from the execution of practical activities such as I) Detection of microorganisms in different locations of the school, such as classrooms and teachers’ room, bathrooms and courtyard; II) "Hand Stamp"; III) Use of biological yeast for microbial growth and IV) Visit to the Federal University of Alagoas - Campus Arapiraca (Arapiraca, Brazil), where they got to know the laboratories. Therefore, it was noticed that strategies with active and practical approaches made the interaction of students with the proposed themes easier, besides to whet curiosity, stimulate learning and allow greater personal growth by the schoolers, as well as all the participants of the project. Keywords: Community extension; Teaching; Learning |
id |
UFFS-1_4fc1ef627b8eb6dc095342879b729e92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11365 |
network_acronym_str |
UFFS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Socialização de conceitos de microbiologia no ensino fundamental através de atividades práticasAs abordagens tradicionais de ensino tendem a ser menos estimulantes e de maior dificuldade de compreensão, principalmente ao tratar-se de assuntos mais distantes da realidade dos alunos e, de certa forma, abstratos, como alguns conceitos de Microbiologia. Tal realidade reforça a importância do estudo e aplicação de novas formas de ensino no ambiente escolar. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é relatar a experiência de ações de extensão realizadas com o tema “Dia do Cientista”, nas quais os métodos utilizados foram baseados no protagonismo dos alunos, através da participação ativa em experimentos, discussões e visitações. Ao longo da execução das ações, observou-se o despertar do interesse em assuntos até então desconhecidos e distantes da realidade dos estudantes do Ensino Fundamental I (4.º e 5.º ano), que puderam reconhecer o que a Microbiologia representa no seu cotidiano, a partir da execução de atividades práticas, como: I) Detecção de microrganismos em diferentes espaços da escola, como salas de aula e dos professores, banheiros e pátio; II) “Carimbo de mãos”; III) Utilização de fermento biológico para o crescimento microbiano e IV) Visita à Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca, onde puderam conhecer laboratórios de ensino prático do tema. Dessa forma, percebeu-se que estratégias com abordagens ativas e práticas auxiliaram numa maior interação dos alunos com os temas propostos, além de aguçar a curiosidade, estimular o aprendizado e permitir maior crescimento pessoal por parte dos escolares, bem como de todos os participantes do projeto. Palavras-chave: Extensão comunitária; Ensino; Aprendizagem Socialization of microbiology concepts in elementary school through practical activities Abstract: Traditional teaching approaches tend to be less stimulating and more difficult to understand, especially when dealing with subjects that are more distant from the reality of students and, in a way, abstract, such as some topics of microbiology. This reality reinforces the importance of studying and applying new forms of teaching in the school environment. In this sense, the objective of this article is to report the experience of extension actions carried out with the theme "Scientist's Day", in which the methods used were based on the protagonism of the students, through active participation in experiments, discussions, and visits. Throughout the actions, it was possible to notice an awakening of interest in subjects previously unknown and distant from the reality of the students at elementary school (4th and 5th), who were able to recognize what microbiology represents in their daily lives, from the execution of practical activities such as I) Detection of microorganisms in different locations of the school, such as classrooms and teachers’ room, bathrooms and courtyard; II) "Hand Stamp"; III) Use of biological yeast for microbial growth and IV) Visit to the Federal University of Alagoas - Campus Arapiraca (Arapiraca, Brazil), where they got to know the laboratories. Therefore, it was noticed that strategies with active and practical approaches made the interaction of students with the proposed themes easier, besides to whet curiosity, stimulate learning and allow greater personal growth by the schoolers, as well as all the participants of the project. Keywords: Community extension; Teaching; LearningUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2020-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1136510.36661/2358-0399.2020v11i2.11365Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 2 (2020); 167-176Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 2 (2020); 167-176Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 2 (2020); 167-1762358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11365/7414https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11365/7417Copyright (c) 2020 Isa Carolina Gomes Felix, Alyne Barbosa Brito, Tatiana Farias de Oliveira, Brenda Emily Dias Tavares, Kelly Fernanda Seára da Silva, Mayanne Karla da Silva, Aline Cavalcanti de Queiroz, Alysson Wagner Fernandes Duartehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFelix, Isa Carolina GomesBrito, Alyne BarbosaOliveira, Tatiana Farias deTavares, Brenda Emily DiasSilva, Kelly Fernanda Seára daSilva, Mayanne Karla daQueiroz, Aline Cavalcanti deDuarte, Alysson Wagner Fernandes2022-08-18T17:50:02Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11365Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:50:02Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Socialização de conceitos de microbiologia no ensino fundamental através de atividades práticas |
title |
Socialização de conceitos de microbiologia no ensino fundamental através de atividades práticas |
spellingShingle |
Socialização de conceitos de microbiologia no ensino fundamental através de atividades práticas Felix, Isa Carolina Gomes |
title_short |
Socialização de conceitos de microbiologia no ensino fundamental através de atividades práticas |
title_full |
Socialização de conceitos de microbiologia no ensino fundamental através de atividades práticas |
title_fullStr |
Socialização de conceitos de microbiologia no ensino fundamental através de atividades práticas |
title_full_unstemmed |
Socialização de conceitos de microbiologia no ensino fundamental através de atividades práticas |
title_sort |
Socialização de conceitos de microbiologia no ensino fundamental através de atividades práticas |
author |
Felix, Isa Carolina Gomes |
author_facet |
Felix, Isa Carolina Gomes Brito, Alyne Barbosa Oliveira, Tatiana Farias de Tavares, Brenda Emily Dias Silva, Kelly Fernanda Seára da Silva, Mayanne Karla da Queiroz, Aline Cavalcanti de Duarte, Alysson Wagner Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Alyne Barbosa Oliveira, Tatiana Farias de Tavares, Brenda Emily Dias Silva, Kelly Fernanda Seára da Silva, Mayanne Karla da Queiroz, Aline Cavalcanti de Duarte, Alysson Wagner Fernandes |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felix, Isa Carolina Gomes Brito, Alyne Barbosa Oliveira, Tatiana Farias de Tavares, Brenda Emily Dias Silva, Kelly Fernanda Seára da Silva, Mayanne Karla da Queiroz, Aline Cavalcanti de Duarte, Alysson Wagner Fernandes |
description |
As abordagens tradicionais de ensino tendem a ser menos estimulantes e de maior dificuldade de compreensão, principalmente ao tratar-se de assuntos mais distantes da realidade dos alunos e, de certa forma, abstratos, como alguns conceitos de Microbiologia. Tal realidade reforça a importância do estudo e aplicação de novas formas de ensino no ambiente escolar. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é relatar a experiência de ações de extensão realizadas com o tema “Dia do Cientista”, nas quais os métodos utilizados foram baseados no protagonismo dos alunos, através da participação ativa em experimentos, discussões e visitações. Ao longo da execução das ações, observou-se o despertar do interesse em assuntos até então desconhecidos e distantes da realidade dos estudantes do Ensino Fundamental I (4.º e 5.º ano), que puderam reconhecer o que a Microbiologia representa no seu cotidiano, a partir da execução de atividades práticas, como: I) Detecção de microrganismos em diferentes espaços da escola, como salas de aula e dos professores, banheiros e pátio; II) “Carimbo de mãos”; III) Utilização de fermento biológico para o crescimento microbiano e IV) Visita à Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca, onde puderam conhecer laboratórios de ensino prático do tema. Dessa forma, percebeu-se que estratégias com abordagens ativas e práticas auxiliaram numa maior interação dos alunos com os temas propostos, além de aguçar a curiosidade, estimular o aprendizado e permitir maior crescimento pessoal por parte dos escolares, bem como de todos os participantes do projeto. Palavras-chave: Extensão comunitária; Ensino; Aprendizagem Socialization of microbiology concepts in elementary school through practical activities Abstract: Traditional teaching approaches tend to be less stimulating and more difficult to understand, especially when dealing with subjects that are more distant from the reality of students and, in a way, abstract, such as some topics of microbiology. This reality reinforces the importance of studying and applying new forms of teaching in the school environment. In this sense, the objective of this article is to report the experience of extension actions carried out with the theme "Scientist's Day", in which the methods used were based on the protagonism of the students, through active participation in experiments, discussions, and visits. Throughout the actions, it was possible to notice an awakening of interest in subjects previously unknown and distant from the reality of the students at elementary school (4th and 5th), who were able to recognize what microbiology represents in their daily lives, from the execution of practical activities such as I) Detection of microorganisms in different locations of the school, such as classrooms and teachers’ room, bathrooms and courtyard; II) "Hand Stamp"; III) Use of biological yeast for microbial growth and IV) Visit to the Federal University of Alagoas - Campus Arapiraca (Arapiraca, Brazil), where they got to know the laboratories. Therefore, it was noticed that strategies with active and practical approaches made the interaction of students with the proposed themes easier, besides to whet curiosity, stimulate learning and allow greater personal growth by the schoolers, as well as all the participants of the project. Keywords: Community extension; Teaching; Learning |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11365 10.36661/2358-0399.2020v11i2.11365 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11365 |
identifier_str_mv |
10.36661/2358-0399.2020v11i2.11365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11365/7414 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11365/7417 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 2 (2020); 167-176 Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 2 (2020); 167-176 Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 2 (2020); 167-176 2358-0399 1806-2695 reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contato.rbeu@gmail.com |
_version_ |
1809280739784523776 |