Socialização de conceitos de microbiologia no ensino fundamental através de atividades práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felix, Isa Carolina Gomes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Brito, Alyne Barbosa, Oliveira, Tatiana Farias de, Tavares, Brenda Emily Dias, Silva, Kelly Fernanda Seára da, Silva, Mayanne Karla da, Queiroz, Aline Cavalcanti de, Duarte, Alysson Wagner Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11365
Resumo: As abordagens tradicionais de ensino tendem a ser menos estimulantes e de maior dificuldade de compreensão, principalmente ao tratar-se de assuntos mais distantes da realidade dos alunos e, de certa forma, abstratos, como alguns conceitos de Microbiologia. Tal realidade reforça a importância do estudo e aplicação de novas formas de ensino no ambiente escolar. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é relatar a experiência de ações de extensão realizadas com o tema “Dia do Cientista”, nas quais os métodos utilizados foram baseados no protagonismo dos alunos, através da participação ativa em experimentos, discussões e visitações. Ao longo da execução das ações, observou-se o despertar do interesse em assuntos até então desconhecidos e distantes da realidade dos estudantes do Ensino Fundamental I (4.º e 5.º ano), que puderam reconhecer o que a Microbiologia representa no seu cotidiano, a partir da execução de atividades práticas, como: I) Detecção de microrganismos em diferentes espaços da escola, como salas de aula e dos professores, banheiros e pátio; II) “Carimbo de mãos”; III) Utilização de fermento biológico para o crescimento microbiano e IV) Visita à Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca, onde puderam conhecer laboratórios de ensino prático do tema. Dessa forma, percebeu-se que estratégias com abordagens ativas e práticas auxiliaram numa maior interação dos alunos com os temas propostos, além de aguçar a curiosidade, estimular o aprendizado e permitir maior crescimento pessoal por parte dos escolares, bem como de todos os participantes do projeto. Palavras-chave: Extensão comunitária; Ensino; Aprendizagem   Socialization of microbiology concepts in elementary school through practical activities Abstract: Traditional teaching approaches tend to be less stimulating and more difficult to understand, especially when dealing with subjects that are more distant from the reality of students and, in a way, abstract, such as some topics of microbiology. This reality reinforces the importance of studying and applying new forms of teaching in the school environment. In this sense, the objective of this article is to report the experience of extension actions carried out with the theme "Scientist's Day", in which the methods used were based on the protagonism of the students, through active participation in experiments, discussions, and visits. Throughout the actions, it was possible to notice an awakening of interest in subjects previously unknown and distant from the reality of the students at elementary school (4th and 5th), who were able to recognize what microbiology represents in their daily lives, from the execution of practical activities such as I) Detection of microorganisms in different locations of the school, such as classrooms and teachers’ room, bathrooms and courtyard; II) "Hand Stamp"; III) Use of biological yeast for microbial growth and IV) Visit to the Federal University of Alagoas - Campus Arapiraca (Arapiraca, Brazil), where they got to know the laboratories. Therefore, it was noticed that strategies with active and practical approaches made the interaction of students with the proposed themes easier, besides to whet curiosity, stimulate learning and allow greater personal growth by the schoolers, as well as all the participants of the project. Keywords: Community extension; Teaching; Learning
id UFFS-1_4fc1ef627b8eb6dc095342879b729e92
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11365
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Socialização de conceitos de microbiologia no ensino fundamental através de atividades práticasAs abordagens tradicionais de ensino tendem a ser menos estimulantes e de maior dificuldade de compreensão, principalmente ao tratar-se de assuntos mais distantes da realidade dos alunos e, de certa forma, abstratos, como alguns conceitos de Microbiologia. Tal realidade reforça a importância do estudo e aplicação de novas formas de ensino no ambiente escolar. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é relatar a experiência de ações de extensão realizadas com o tema “Dia do Cientista”, nas quais os métodos utilizados foram baseados no protagonismo dos alunos, através da participação ativa em experimentos, discussões e visitações. Ao longo da execução das ações, observou-se o despertar do interesse em assuntos até então desconhecidos e distantes da realidade dos estudantes do Ensino Fundamental I (4.º e 5.º ano), que puderam reconhecer o que a Microbiologia representa no seu cotidiano, a partir da execução de atividades práticas, como: I) Detecção de microrganismos em diferentes espaços da escola, como salas de aula e dos professores, banheiros e pátio; II) “Carimbo de mãos”; III) Utilização de fermento biológico para o crescimento microbiano e IV) Visita à Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca, onde puderam conhecer laboratórios de ensino prático do tema. Dessa forma, percebeu-se que estratégias com abordagens ativas e práticas auxiliaram numa maior interação dos alunos com os temas propostos, além de aguçar a curiosidade, estimular o aprendizado e permitir maior crescimento pessoal por parte dos escolares, bem como de todos os participantes do projeto. Palavras-chave: Extensão comunitária; Ensino; Aprendizagem   Socialization of microbiology concepts in elementary school through practical activities Abstract: Traditional teaching approaches tend to be less stimulating and more difficult to understand, especially when dealing with subjects that are more distant from the reality of students and, in a way, abstract, such as some topics of microbiology. This reality reinforces the importance of studying and applying new forms of teaching in the school environment. In this sense, the objective of this article is to report the experience of extension actions carried out with the theme "Scientist's Day", in which the methods used were based on the protagonism of the students, through active participation in experiments, discussions, and visits. Throughout the actions, it was possible to notice an awakening of interest in subjects previously unknown and distant from the reality of the students at elementary school (4th and 5th), who were able to recognize what microbiology represents in their daily lives, from the execution of practical activities such as I) Detection of microorganisms in different locations of the school, such as classrooms and teachers’ room, bathrooms and courtyard; II) "Hand Stamp"; III) Use of biological yeast for microbial growth and IV) Visit to the Federal University of Alagoas - Campus Arapiraca (Arapiraca, Brazil), where they got to know the laboratories. Therefore, it was noticed that strategies with active and practical approaches made the interaction of students with the proposed themes easier, besides to whet curiosity, stimulate learning and allow greater personal growth by the schoolers, as well as all the participants of the project. Keywords: Community extension; Teaching; LearningUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2020-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1136510.36661/2358-0399.2020v11i2.11365Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 2 (2020); 167-176Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 2 (2020); 167-176Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 2 (2020); 167-1762358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11365/7414https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11365/7417Copyright (c) 2020 Isa Carolina Gomes Felix, Alyne Barbosa Brito, Tatiana Farias de Oliveira, Brenda Emily Dias Tavares, Kelly Fernanda Seára da Silva, Mayanne Karla da Silva, Aline Cavalcanti de Queiroz, Alysson Wagner Fernandes Duartehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFelix, Isa Carolina GomesBrito, Alyne BarbosaOliveira, Tatiana Farias deTavares, Brenda Emily DiasSilva, Kelly Fernanda Seára daSilva, Mayanne Karla daQueiroz, Aline Cavalcanti deDuarte, Alysson Wagner Fernandes2022-08-18T17:50:02Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11365Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:50:02Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Socialização de conceitos de microbiologia no ensino fundamental através de atividades práticas
title Socialização de conceitos de microbiologia no ensino fundamental através de atividades práticas
spellingShingle Socialização de conceitos de microbiologia no ensino fundamental através de atividades práticas
Felix, Isa Carolina Gomes
title_short Socialização de conceitos de microbiologia no ensino fundamental através de atividades práticas
title_full Socialização de conceitos de microbiologia no ensino fundamental através de atividades práticas
title_fullStr Socialização de conceitos de microbiologia no ensino fundamental através de atividades práticas
title_full_unstemmed Socialização de conceitos de microbiologia no ensino fundamental através de atividades práticas
title_sort Socialização de conceitos de microbiologia no ensino fundamental através de atividades práticas
author Felix, Isa Carolina Gomes
author_facet Felix, Isa Carolina Gomes
Brito, Alyne Barbosa
Oliveira, Tatiana Farias de
Tavares, Brenda Emily Dias
Silva, Kelly Fernanda Seára da
Silva, Mayanne Karla da
Queiroz, Aline Cavalcanti de
Duarte, Alysson Wagner Fernandes
author_role author
author2 Brito, Alyne Barbosa
Oliveira, Tatiana Farias de
Tavares, Brenda Emily Dias
Silva, Kelly Fernanda Seára da
Silva, Mayanne Karla da
Queiroz, Aline Cavalcanti de
Duarte, Alysson Wagner Fernandes
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felix, Isa Carolina Gomes
Brito, Alyne Barbosa
Oliveira, Tatiana Farias de
Tavares, Brenda Emily Dias
Silva, Kelly Fernanda Seára da
Silva, Mayanne Karla da
Queiroz, Aline Cavalcanti de
Duarte, Alysson Wagner Fernandes
description As abordagens tradicionais de ensino tendem a ser menos estimulantes e de maior dificuldade de compreensão, principalmente ao tratar-se de assuntos mais distantes da realidade dos alunos e, de certa forma, abstratos, como alguns conceitos de Microbiologia. Tal realidade reforça a importância do estudo e aplicação de novas formas de ensino no ambiente escolar. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é relatar a experiência de ações de extensão realizadas com o tema “Dia do Cientista”, nas quais os métodos utilizados foram baseados no protagonismo dos alunos, através da participação ativa em experimentos, discussões e visitações. Ao longo da execução das ações, observou-se o despertar do interesse em assuntos até então desconhecidos e distantes da realidade dos estudantes do Ensino Fundamental I (4.º e 5.º ano), que puderam reconhecer o que a Microbiologia representa no seu cotidiano, a partir da execução de atividades práticas, como: I) Detecção de microrganismos em diferentes espaços da escola, como salas de aula e dos professores, banheiros e pátio; II) “Carimbo de mãos”; III) Utilização de fermento biológico para o crescimento microbiano e IV) Visita à Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca, onde puderam conhecer laboratórios de ensino prático do tema. Dessa forma, percebeu-se que estratégias com abordagens ativas e práticas auxiliaram numa maior interação dos alunos com os temas propostos, além de aguçar a curiosidade, estimular o aprendizado e permitir maior crescimento pessoal por parte dos escolares, bem como de todos os participantes do projeto. Palavras-chave: Extensão comunitária; Ensino; Aprendizagem   Socialization of microbiology concepts in elementary school through practical activities Abstract: Traditional teaching approaches tend to be less stimulating and more difficult to understand, especially when dealing with subjects that are more distant from the reality of students and, in a way, abstract, such as some topics of microbiology. This reality reinforces the importance of studying and applying new forms of teaching in the school environment. In this sense, the objective of this article is to report the experience of extension actions carried out with the theme "Scientist's Day", in which the methods used were based on the protagonism of the students, through active participation in experiments, discussions, and visits. Throughout the actions, it was possible to notice an awakening of interest in subjects previously unknown and distant from the reality of the students at elementary school (4th and 5th), who were able to recognize what microbiology represents in their daily lives, from the execution of practical activities such as I) Detection of microorganisms in different locations of the school, such as classrooms and teachers’ room, bathrooms and courtyard; II) "Hand Stamp"; III) Use of biological yeast for microbial growth and IV) Visit to the Federal University of Alagoas - Campus Arapiraca (Arapiraca, Brazil), where they got to know the laboratories. Therefore, it was noticed that strategies with active and practical approaches made the interaction of students with the proposed themes easier, besides to whet curiosity, stimulate learning and allow greater personal growth by the schoolers, as well as all the participants of the project. Keywords: Community extension; Teaching; Learning
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11365
10.36661/2358-0399.2020v11i2.11365
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11365
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2020v11i2.11365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11365/7414
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11365/7417
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 2 (2020); 167-176
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 2 (2020); 167-176
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 2 (2020); 167-176
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280739784523776