Produção e difusão de materiais educativos durante a pandemia da COVID-19: Experiências extensionistas na formação em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Thiago Inácio Teixeira do
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Araujo, Julia Beatrice, Czarnobai, Izadora, Sauer, Ana Gabrieli, Schalanski, Rafaela, Rossetto, Maíra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12273
Resumo: Este artigo relata as ações extensionistas de produção e difusão de materiais educativos sobre o coronavírus desenvolvidas por estudantes de Enfermagem e Medicina durante a pandemia. As ações do projeto foram organizadas recorrendo às redes sociais Instagram e Facebook, com postagens semanais de boletins epidemiológicos e artigos científicos. Foram desenvolvidas cartilhas educativas sobre temas emergentes na pandemia, tais como aleitamento materno, cuidado a criança em idade escolar, população privada de liberdade e mulheres vítimas de violência doméstica. Os materiais também foram enviados por e-mail para estudantes, técnicos e docentes da Universidade. As métricas do Instagram mostram o alcance das ações em um número de seguidoras da população feminina, jovem e residente em Chapecó. A experiência relatada possibilitou aos estudantes a execução de atividades em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, desenvolvendo competências necessárias para atuação nas áreas da atenção, gestão e educação em saúde. Os acadêmicos puderam desenvolver habilidades comunicativas em saúde, apreender diferentes tecnologias digitais, melhorar o uso das línguas estrangeiras, conhecer o trabalho interprofissional, aprimorar a busca em base de dados internacionais e entender o raciocínio clínico epidemiológico. A efetivação das diretrizes nos currículos dos cursos da área da saúde é um desafio importante para a formação de profissionais voltados para a atuação e defesa do SUS. Portanto, é fundamental que a extensão seja desenvolvida dentro dos cursos da saúde, enquanto processo essencial para a formação e como produtora de cuidado nos locais onde está inserida. Palavras-chave: Educação em Saúde; Isolamento Social; Extensão Universitária; Redes Sociais Production and dissemination of educational materials during the COVID-19 pandemic: extension experiences in health education Abstract: This article reports the extension actions for the production and dissemination of educational materials on the coronavirus developed by Nursing and Medicine students during the pandemic. The project's actions were organized using Instagram and Facebook's social networks, with weekly posts of epidemiological bulletins and scientific articles. Educational booklets were developed on emerging themes in the pandemic, such as breastfeeding, care for school-age children, the population deprived of liberty, and women victims of domestic violence. The materials were also sent by email to students, technicians, and professors at the University. Instagram metrics show the reach of the actions in the number of followers of the female, young, and resident population in Chapecó (Santa Catarina State, Brazil). The experience reported enabled students to carry out activities in line with the National Curriculum Guidelines, developing the necessary skills to work in care, management, and health education. Students were able to develop communication skills in health, learn different digital technologies, improve the use of foreign languages, learn about interprofessional work, improve the search in international databases and understand the clinical and epidemiological reasoning. The guidelines implementation in the curricula of the health area is an important challenge for the training of professionals focused on the performance and defense of the SUS. Therefore, it is fundamental that extension is developed within health courses, as an essential process for training and as a producer of care in the places it is inserted. Keywords: Health Education; Social Isolation; University Extension; Social Media
id UFFS-1_5655ea8a923eec91a96352fc3afdfc99
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12273
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Produção e difusão de materiais educativos durante a pandemia da COVID-19: Experiências extensionistas na formação em saúdeEste artigo relata as ações extensionistas de produção e difusão de materiais educativos sobre o coronavírus desenvolvidas por estudantes de Enfermagem e Medicina durante a pandemia. As ações do projeto foram organizadas recorrendo às redes sociais Instagram e Facebook, com postagens semanais de boletins epidemiológicos e artigos científicos. Foram desenvolvidas cartilhas educativas sobre temas emergentes na pandemia, tais como aleitamento materno, cuidado a criança em idade escolar, população privada de liberdade e mulheres vítimas de violência doméstica. Os materiais também foram enviados por e-mail para estudantes, técnicos e docentes da Universidade. As métricas do Instagram mostram o alcance das ações em um número de seguidoras da população feminina, jovem e residente em Chapecó. A experiência relatada possibilitou aos estudantes a execução de atividades em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, desenvolvendo competências necessárias para atuação nas áreas da atenção, gestão e educação em saúde. Os acadêmicos puderam desenvolver habilidades comunicativas em saúde, apreender diferentes tecnologias digitais, melhorar o uso das línguas estrangeiras, conhecer o trabalho interprofissional, aprimorar a busca em base de dados internacionais e entender o raciocínio clínico epidemiológico. A efetivação das diretrizes nos currículos dos cursos da área da saúde é um desafio importante para a formação de profissionais voltados para a atuação e defesa do SUS. Portanto, é fundamental que a extensão seja desenvolvida dentro dos cursos da saúde, enquanto processo essencial para a formação e como produtora de cuidado nos locais onde está inserida. Palavras-chave: Educação em Saúde; Isolamento Social; Extensão Universitária; Redes Sociais Production and dissemination of educational materials during the COVID-19 pandemic: extension experiences in health education Abstract: This article reports the extension actions for the production and dissemination of educational materials on the coronavirus developed by Nursing and Medicine students during the pandemic. The project's actions were organized using Instagram and Facebook's social networks, with weekly posts of epidemiological bulletins and scientific articles. Educational booklets were developed on emerging themes in the pandemic, such as breastfeeding, care for school-age children, the population deprived of liberty, and women victims of domestic violence. The materials were also sent by email to students, technicians, and professors at the University. Instagram metrics show the reach of the actions in the number of followers of the female, young, and resident population in Chapecó (Santa Catarina State, Brazil). The experience reported enabled students to carry out activities in line with the National Curriculum Guidelines, developing the necessary skills to work in care, management, and health education. Students were able to develop communication skills in health, learn different digital technologies, improve the use of foreign languages, learn about interprofessional work, improve the search in international databases and understand the clinical and epidemiological reasoning. The guidelines implementation in the curricula of the health area is an important challenge for the training of professionals focused on the performance and defense of the SUS. Therefore, it is fundamental that extension is developed within health courses, as an essential process for training and as a producer of care in the places it is inserted. Keywords: Health Education; Social Isolation; University Extension; Social MediaUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1227310.36661/2358-0399.2021v12i3.12273Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 12 n. 3 (2021); 363-373Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 12 No 3 (2021); 363-373Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 12 Núm. 3 (2021); 363-3732358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12273/8185Copyright (c) 2021 Thiago Inácio Teixeira do Carmo, Julia Beatrice Araujo, Izadora Czarnobai, Ana Gabrieli Sauer, Rafaela Schalanski, Maíra Rossetohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarmo, Thiago Inácio Teixeira doAraujo, Julia BeatriceCzarnobai, IzadoraSauer, Ana GabrieliSchalanski, RafaelaRossetto, Maíra2022-08-18T17:39:18Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12273Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:39:18Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção e difusão de materiais educativos durante a pandemia da COVID-19: Experiências extensionistas na formação em saúde
title Produção e difusão de materiais educativos durante a pandemia da COVID-19: Experiências extensionistas na formação em saúde
spellingShingle Produção e difusão de materiais educativos durante a pandemia da COVID-19: Experiências extensionistas na formação em saúde
Carmo, Thiago Inácio Teixeira do
title_short Produção e difusão de materiais educativos durante a pandemia da COVID-19: Experiências extensionistas na formação em saúde
title_full Produção e difusão de materiais educativos durante a pandemia da COVID-19: Experiências extensionistas na formação em saúde
title_fullStr Produção e difusão de materiais educativos durante a pandemia da COVID-19: Experiências extensionistas na formação em saúde
title_full_unstemmed Produção e difusão de materiais educativos durante a pandemia da COVID-19: Experiências extensionistas na formação em saúde
title_sort Produção e difusão de materiais educativos durante a pandemia da COVID-19: Experiências extensionistas na formação em saúde
author Carmo, Thiago Inácio Teixeira do
author_facet Carmo, Thiago Inácio Teixeira do
Araujo, Julia Beatrice
Czarnobai, Izadora
Sauer, Ana Gabrieli
Schalanski, Rafaela
Rossetto, Maíra
author_role author
author2 Araujo, Julia Beatrice
Czarnobai, Izadora
Sauer, Ana Gabrieli
Schalanski, Rafaela
Rossetto, Maíra
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Thiago Inácio Teixeira do
Araujo, Julia Beatrice
Czarnobai, Izadora
Sauer, Ana Gabrieli
Schalanski, Rafaela
Rossetto, Maíra
description Este artigo relata as ações extensionistas de produção e difusão de materiais educativos sobre o coronavírus desenvolvidas por estudantes de Enfermagem e Medicina durante a pandemia. As ações do projeto foram organizadas recorrendo às redes sociais Instagram e Facebook, com postagens semanais de boletins epidemiológicos e artigos científicos. Foram desenvolvidas cartilhas educativas sobre temas emergentes na pandemia, tais como aleitamento materno, cuidado a criança em idade escolar, população privada de liberdade e mulheres vítimas de violência doméstica. Os materiais também foram enviados por e-mail para estudantes, técnicos e docentes da Universidade. As métricas do Instagram mostram o alcance das ações em um número de seguidoras da população feminina, jovem e residente em Chapecó. A experiência relatada possibilitou aos estudantes a execução de atividades em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, desenvolvendo competências necessárias para atuação nas áreas da atenção, gestão e educação em saúde. Os acadêmicos puderam desenvolver habilidades comunicativas em saúde, apreender diferentes tecnologias digitais, melhorar o uso das línguas estrangeiras, conhecer o trabalho interprofissional, aprimorar a busca em base de dados internacionais e entender o raciocínio clínico epidemiológico. A efetivação das diretrizes nos currículos dos cursos da área da saúde é um desafio importante para a formação de profissionais voltados para a atuação e defesa do SUS. Portanto, é fundamental que a extensão seja desenvolvida dentro dos cursos da saúde, enquanto processo essencial para a formação e como produtora de cuidado nos locais onde está inserida. Palavras-chave: Educação em Saúde; Isolamento Social; Extensão Universitária; Redes Sociais Production and dissemination of educational materials during the COVID-19 pandemic: extension experiences in health education Abstract: This article reports the extension actions for the production and dissemination of educational materials on the coronavirus developed by Nursing and Medicine students during the pandemic. The project's actions were organized using Instagram and Facebook's social networks, with weekly posts of epidemiological bulletins and scientific articles. Educational booklets were developed on emerging themes in the pandemic, such as breastfeeding, care for school-age children, the population deprived of liberty, and women victims of domestic violence. The materials were also sent by email to students, technicians, and professors at the University. Instagram metrics show the reach of the actions in the number of followers of the female, young, and resident population in Chapecó (Santa Catarina State, Brazil). The experience reported enabled students to carry out activities in line with the National Curriculum Guidelines, developing the necessary skills to work in care, management, and health education. Students were able to develop communication skills in health, learn different digital technologies, improve the use of foreign languages, learn about interprofessional work, improve the search in international databases and understand the clinical and epidemiological reasoning. The guidelines implementation in the curricula of the health area is an important challenge for the training of professionals focused on the performance and defense of the SUS. Therefore, it is fundamental that extension is developed within health courses, as an essential process for training and as a producer of care in the places it is inserted. Keywords: Health Education; Social Isolation; University Extension; Social Media
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12273
10.36661/2358-0399.2021v12i3.12273
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12273
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2021v12i3.12273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12273/8185
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 12 n. 3 (2021); 363-373
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 12 No 3 (2021); 363-373
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 12 Núm. 3 (2021); 363-373
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280739946004480