Um estudo de caso envolvendo os desafios na formação dos educadores durante a pandemia de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gazola, Lurdes de Fátima
Data de Publicação: 2020
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000015vcv
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24236
Resumo: This paper presents a case study This article presents a case study involving the current situation of teacher training in the state network for the use of TDICs (Digital Information and Communication Technologies), to account for pedagogical activities, in the remote teaching modality, during the period of social isolation due to the COVID-19 pandemic. The Case Study was developed during the Pandemic, through interviews with educators from the State Network of Rio Grande do Sul, covering the municipalities of Pinheirinho do Vale and Palmitinho. It is worth mentioning that the teachers felt challenged and some were unprepared to deal with remote classes and comply with the Education Network Program.
id UFSM_bb2bdd19f4b9b2bafb6d796dadf3f336
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/24236
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Um estudo de caso envolvendo os desafios na formação dos educadores durante a pandemia de Covid-19Tecnologias digitais da informação e da comunicaçãoPandemia de Covid-19CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOThis paper presents a case study This article presents a case study involving the current situation of teacher training in the state network for the use of TDICs (Digital Information and Communication Technologies), to account for pedagogical activities, in the remote teaching modality, during the period of social isolation due to the COVID-19 pandemic. The Case Study was developed during the Pandemic, through interviews with educators from the State Network of Rio Grande do Sul, covering the municipalities of Pinheirinho do Vale and Palmitinho. It is worth mentioning that the teachers felt challenged and some were unprepared to deal with remote classes and comply with the Education Network Program.Este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo a situação atual da formação de professores da rede estadual para o uso das TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação), para dar conta das atividades pedagógicas, na modalidade de ensino remoto, durante o período de isolamento social devido à pandemia de COVID-19. O Estudo de Caso foi desenvolvolvido durante a Pandemia, por meio de entrevistas com educadores da Rede Estadual do Rio Grande do Sul, abrangendo os municípios de Pinheirinho do Vale e Palmitinho. Vale ressaltar que os professores sentiram-se desafiados e alguns despreparados para lidar com as aulas remotas e cumprir o programa das disciplinas por meio do ensino remoto.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMUFSM Frederico WestphalenSilveira, Sidnei RenatoGazola, Lurdes de Fátima2022-05-02T22:45:24Z2022-05-02T22:45:24Z2020-12-092020-12-09Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24236ark:/26339/0013000015vcvporAttribution-NonCommercial 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-09-15T16:53:47Zoai:repositorio.ufsm.br:1/24236Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-09-15T16:53:47Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo de caso envolvendo os desafios na formação dos educadores durante a pandemia de Covid-19
title Um estudo de caso envolvendo os desafios na formação dos educadores durante a pandemia de Covid-19
spellingShingle Um estudo de caso envolvendo os desafios na formação dos educadores durante a pandemia de Covid-19
Gazola, Lurdes de Fátima
Tecnologias digitais da informação e da comunicação
Pandemia de Covid-19
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short Um estudo de caso envolvendo os desafios na formação dos educadores durante a pandemia de Covid-19
title_full Um estudo de caso envolvendo os desafios na formação dos educadores durante a pandemia de Covid-19
title_fullStr Um estudo de caso envolvendo os desafios na formação dos educadores durante a pandemia de Covid-19
title_full_unstemmed Um estudo de caso envolvendo os desafios na formação dos educadores durante a pandemia de Covid-19
title_sort Um estudo de caso envolvendo os desafios na formação dos educadores durante a pandemia de Covid-19
author Gazola, Lurdes de Fátima
author_facet Gazola, Lurdes de Fátima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Sidnei Renato
dc.contributor.author.fl_str_mv Gazola, Lurdes de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais da informação e da comunicação
Pandemia de Covid-19
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic Tecnologias digitais da informação e da comunicação
Pandemia de Covid-19
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description This paper presents a case study This article presents a case study involving the current situation of teacher training in the state network for the use of TDICs (Digital Information and Communication Technologies), to account for pedagogical activities, in the remote teaching modality, during the period of social isolation due to the COVID-19 pandemic. The Case Study was developed during the Pandemic, through interviews with educators from the State Network of Rio Grande do Sul, covering the municipalities of Pinheirinho do Vale and Palmitinho. It is worth mentioning that the teachers felt challenged and some were unprepared to deal with remote classes and comply with the Education Network Program.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09
2020-12-09
2022-05-02T22:45:24Z
2022-05-02T22:45:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24236
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000015vcv
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24236
identifier_str_mv ark:/26339/0013000015vcv
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
UFSM Frederico Westphalen
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
UFSM Frederico Westphalen
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172455208058880