Reciclando o óleo de cozinha e contribuindo para a conscientização ambiental de alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Stephanny
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Matta, Luciana Duarte Martins da, Carvalho, Diego Vinícius Medeiros de, Silveira, Ana Paula Melo da, Santos, Isabelle Revoredo dos, Lima, Rafaela Alves de, Fernandes, Lívia de Lourdes de Sousa Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12681
Resumo: Resumo: O agravamento dos problemas ambientais reflete a necessidade de mudanças no comportamento humano. Alguns destes são desconhecidos por boa parte da população brasileira, como as consequências do descarte incorreto do óleo de cozinha usado no meio ambiente. A relação do homem com a natureza necessita melhorar, para isso faz-se necessário a disseminação da Educação Ambiental na sociedade, especialmente em ambientes escolares. Pensando nisso, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver atividades relacionadas à Educação Ambiental com alunos do Ensino Médio de duas escolas públicas do RN, abordando conceitos de sustentabilidade e aplicando oficinas de reciclagem de óleo de cozinha residual transformando-o em sabão. Para obtenção dos dados foram aplicados dois questionários: Levantamento de Conhecimentos Prévios (QCP) e de Verificação da Aprendizagem (QVA) aplicados antes e após as discussões e oficinas, respectivamente. As análises dos questionários mostraram que 64% conseguiram conceituar reciclagem e reutilização no QCP, enquanto 77% conseguiram conceituar os termos no QVA; 95% afirmaram não conhecer as consequências do descarte incorreto do óleo de cozinha no ambiente, mas, após a discussão, 86% conseguiram apontá-las. Sessenta e seis porcento afirmaram que os óleos utilizados em suas residências são descartados incorretamente na pia, no lixo ou no solo. Ainda, 90% dos estudantes responderam que não conheciam pontos de coleta de óleo usado em Natal ou cidades próximas. Os resultados obtidos enfatizam a necessidade da discussão dos 3Rs da sustentabilidade e da problemática do óleo de cozinha na sociedade e na escola através da Educação Ambiental. Palavras-chave: Educação ambiental; Sustentabilidade; Oficinas de Reciclagem; Sabão Artesanal Recycling cooking oil and contributing to environmental awareness of high school students Abstract: The worsening of environmental problems reflects the need for changes in human behavior. Some of these problems are unknown to most of the Brazilian population, such as the consequences of incorrectly disposing of used cooking oil in the environment. The relationship of humankind with nature needs to improve, and for this, it is necessary to disseminate Environmental Education in society, especially in school environments. With this in mind, the present study aimed to develop activities related to Environmental Education with high school students from two public schools in RN, addressing concepts of sustainability and applying recycling workshops for residual cooking oil transforming it into soap. Data were obtained by applying two questionnaires: Prior Knowledge (QCP) and Verification of Learning (QVA) applied before and after the discussions and workshops, respectively. The students' questionnaire analysis showed that: 64% managed to define recycling and reuse in the QCP, while 77% managed to define the terms in the QVA. Ninety-five percent answered that they did not know the consequences of the incorrect disposal of cooking oil in the environment, but 86% were able to understand this after discussion. Sixty-six percent said that the oils used in their homes are incorrectly disposed of in the sink, garbage, or on the ground. Furthermore, 90% of the students answered that they did not know used oil collection points in Natal or nearby cities. The results obtained emphasize the need to discuss the 3Rs of sustainability and the problem of cooking oil in society and school through Environmental Education.
id UFFS-1_59169b63191478548ce45106d126c737
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12681
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Reciclando o óleo de cozinha e contribuindo para a conscientização ambiental de alunos do ensino médioResumo: O agravamento dos problemas ambientais reflete a necessidade de mudanças no comportamento humano. Alguns destes são desconhecidos por boa parte da população brasileira, como as consequências do descarte incorreto do óleo de cozinha usado no meio ambiente. A relação do homem com a natureza necessita melhorar, para isso faz-se necessário a disseminação da Educação Ambiental na sociedade, especialmente em ambientes escolares. Pensando nisso, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver atividades relacionadas à Educação Ambiental com alunos do Ensino Médio de duas escolas públicas do RN, abordando conceitos de sustentabilidade e aplicando oficinas de reciclagem de óleo de cozinha residual transformando-o em sabão. Para obtenção dos dados foram aplicados dois questionários: Levantamento de Conhecimentos Prévios (QCP) e de Verificação da Aprendizagem (QVA) aplicados antes e após as discussões e oficinas, respectivamente. As análises dos questionários mostraram que 64% conseguiram conceituar reciclagem e reutilização no QCP, enquanto 77% conseguiram conceituar os termos no QVA; 95% afirmaram não conhecer as consequências do descarte incorreto do óleo de cozinha no ambiente, mas, após a discussão, 86% conseguiram apontá-las. Sessenta e seis porcento afirmaram que os óleos utilizados em suas residências são descartados incorretamente na pia, no lixo ou no solo. Ainda, 90% dos estudantes responderam que não conheciam pontos de coleta de óleo usado em Natal ou cidades próximas. Os resultados obtidos enfatizam a necessidade da discussão dos 3Rs da sustentabilidade e da problemática do óleo de cozinha na sociedade e na escola através da Educação Ambiental. Palavras-chave: Educação ambiental; Sustentabilidade; Oficinas de Reciclagem; Sabão Artesanal Recycling cooking oil and contributing to environmental awareness of high school students Abstract: The worsening of environmental problems reflects the need for changes in human behavior. Some of these problems are unknown to most of the Brazilian population, such as the consequences of incorrectly disposing of used cooking oil in the environment. The relationship of humankind with nature needs to improve, and for this, it is necessary to disseminate Environmental Education in society, especially in school environments. With this in mind, the present study aimed to develop activities related to Environmental Education with high school students from two public schools in RN, addressing concepts of sustainability and applying recycling workshops for residual cooking oil transforming it into soap. Data were obtained by applying two questionnaires: Prior Knowledge (QCP) and Verification of Learning (QVA) applied before and after the discussions and workshops, respectively. The students' questionnaire analysis showed that: 64% managed to define recycling and reuse in the QCP, while 77% managed to define the terms in the QVA. Ninety-five percent answered that they did not know the consequences of the incorrect disposal of cooking oil in the environment, but 86% were able to understand this after discussion. Sixty-six percent said that the oils used in their homes are incorrectly disposed of in the sink, garbage, or on the ground. Furthermore, 90% of the students answered that they did not know used oil collection points in Natal or nearby cities. The results obtained emphasize the need to discuss the 3Rs of sustainability and the problem of cooking oil in society and school through Environmental Education.Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2022-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1268110.36661/2358-0399.2022v13n1.12681Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 13 n. 1 (2022); 111-124Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 13 No 1 (2022); 111-124Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 13 Núm. 1 (2022); 111-1242358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12681/8473https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12681/8472Copyright (c) 2022 Stephanny Mendonça, Luciana Duarte Martins da Matta, Diego Vinícius Medeiros de Carvalho, Ana Paula Melo da Silveira, Isabelle Revoredo dos Santos, Rafaela Alves de Lima, Lívia de Lourdes de Sousa Pinto Fernandeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, StephannyMatta, Luciana Duarte Martins daCarvalho, Diego Vinícius Medeiros deSilveira, Ana Paula Melo daSantos, Isabelle Revoredo dosLima, Rafaela Alves deFernandes, Lívia de Lourdes de Sousa Pinto2022-08-18T17:38:19Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12681Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:38:19Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Reciclando o óleo de cozinha e contribuindo para a conscientização ambiental de alunos do ensino médio
title Reciclando o óleo de cozinha e contribuindo para a conscientização ambiental de alunos do ensino médio
spellingShingle Reciclando o óleo de cozinha e contribuindo para a conscientização ambiental de alunos do ensino médio
Mendonça, Stephanny
title_short Reciclando o óleo de cozinha e contribuindo para a conscientização ambiental de alunos do ensino médio
title_full Reciclando o óleo de cozinha e contribuindo para a conscientização ambiental de alunos do ensino médio
title_fullStr Reciclando o óleo de cozinha e contribuindo para a conscientização ambiental de alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Reciclando o óleo de cozinha e contribuindo para a conscientização ambiental de alunos do ensino médio
title_sort Reciclando o óleo de cozinha e contribuindo para a conscientização ambiental de alunos do ensino médio
author Mendonça, Stephanny
author_facet Mendonça, Stephanny
Matta, Luciana Duarte Martins da
Carvalho, Diego Vinícius Medeiros de
Silveira, Ana Paula Melo da
Santos, Isabelle Revoredo dos
Lima, Rafaela Alves de
Fernandes, Lívia de Lourdes de Sousa Pinto
author_role author
author2 Matta, Luciana Duarte Martins da
Carvalho, Diego Vinícius Medeiros de
Silveira, Ana Paula Melo da
Santos, Isabelle Revoredo dos
Lima, Rafaela Alves de
Fernandes, Lívia de Lourdes de Sousa Pinto
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Stephanny
Matta, Luciana Duarte Martins da
Carvalho, Diego Vinícius Medeiros de
Silveira, Ana Paula Melo da
Santos, Isabelle Revoredo dos
Lima, Rafaela Alves de
Fernandes, Lívia de Lourdes de Sousa Pinto
description Resumo: O agravamento dos problemas ambientais reflete a necessidade de mudanças no comportamento humano. Alguns destes são desconhecidos por boa parte da população brasileira, como as consequências do descarte incorreto do óleo de cozinha usado no meio ambiente. A relação do homem com a natureza necessita melhorar, para isso faz-se necessário a disseminação da Educação Ambiental na sociedade, especialmente em ambientes escolares. Pensando nisso, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver atividades relacionadas à Educação Ambiental com alunos do Ensino Médio de duas escolas públicas do RN, abordando conceitos de sustentabilidade e aplicando oficinas de reciclagem de óleo de cozinha residual transformando-o em sabão. Para obtenção dos dados foram aplicados dois questionários: Levantamento de Conhecimentos Prévios (QCP) e de Verificação da Aprendizagem (QVA) aplicados antes e após as discussões e oficinas, respectivamente. As análises dos questionários mostraram que 64% conseguiram conceituar reciclagem e reutilização no QCP, enquanto 77% conseguiram conceituar os termos no QVA; 95% afirmaram não conhecer as consequências do descarte incorreto do óleo de cozinha no ambiente, mas, após a discussão, 86% conseguiram apontá-las. Sessenta e seis porcento afirmaram que os óleos utilizados em suas residências são descartados incorretamente na pia, no lixo ou no solo. Ainda, 90% dos estudantes responderam que não conheciam pontos de coleta de óleo usado em Natal ou cidades próximas. Os resultados obtidos enfatizam a necessidade da discussão dos 3Rs da sustentabilidade e da problemática do óleo de cozinha na sociedade e na escola através da Educação Ambiental. Palavras-chave: Educação ambiental; Sustentabilidade; Oficinas de Reciclagem; Sabão Artesanal Recycling cooking oil and contributing to environmental awareness of high school students Abstract: The worsening of environmental problems reflects the need for changes in human behavior. Some of these problems are unknown to most of the Brazilian population, such as the consequences of incorrectly disposing of used cooking oil in the environment. The relationship of humankind with nature needs to improve, and for this, it is necessary to disseminate Environmental Education in society, especially in school environments. With this in mind, the present study aimed to develop activities related to Environmental Education with high school students from two public schools in RN, addressing concepts of sustainability and applying recycling workshops for residual cooking oil transforming it into soap. Data were obtained by applying two questionnaires: Prior Knowledge (QCP) and Verification of Learning (QVA) applied before and after the discussions and workshops, respectively. The students' questionnaire analysis showed that: 64% managed to define recycling and reuse in the QCP, while 77% managed to define the terms in the QVA. Ninety-five percent answered that they did not know the consequences of the incorrect disposal of cooking oil in the environment, but 86% were able to understand this after discussion. Sixty-six percent said that the oils used in their homes are incorrectly disposed of in the sink, garbage, or on the ground. Furthermore, 90% of the students answered that they did not know used oil collection points in Natal or nearby cities. The results obtained emphasize the need to discuss the 3Rs of sustainability and the problem of cooking oil in society and school through Environmental Education.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12681
10.36661/2358-0399.2022v13n1.12681
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12681
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2022v13n1.12681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12681/8473
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12681/8472
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 13 n. 1 (2022); 111-124
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 13 No 1 (2022); 111-124
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 13 Núm. 1 (2022); 111-124
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280740372774912