Agroecologia e saúde em horta comunitária: Intercâmbio de saberes e fazeres com comunidades acadêmica e não acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Renan Nery
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Paim, Joyce Mendes, de Carvalho, Ítalo Nascimento, Silva, Patrícia Petitinga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13029
Resumo: As universidades caracterizam-se pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A extensão realiza conexões entre a academia e a comunidade não acadêmica, proporcionando trocas, construções e remodelações de saberes e fazeres. Assim, objetiva-se relatar, neste trabalho, as experiências vividas na Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS), intitulada “Horta Comunitária: Intercâmbio de Saberes e Fazeres”, componente curricular ofertado pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, durante o segundo semestre de 2019. Trata-se de um relato de experiências vivenciadas no Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque), no bairro da Caixa D’água, em Salvador. Foram 15 encontros, envolvendo 51 estudantes, 3 professores e 2 colaboradores da Escola, a professora responsável pelo componente na universidade, 17 universitários de diferentes cursos e, em alguns encontros, estudantes e professores de outras instituições. Os encontros dividiam-se em dois momentos: atividades práticas na horta da Escola e reuniões para debates transdisciplinares, mas também ocorreu a participação em eventos ao longo do semestre. Tais atividades evidenciaram o esforço da ação curricular em fomentar a ecologia dos saberes, propondo o diálogo horizontal entre Escola e Universidade, a inclusão de saberes e fazeres historicamente marginalizados e a construção de conhecimentos. A adoção de uma metodologia horizontalizada permitiu a formação ampliada dos participantes, de forma transdisciplinar, como ferramenta para a educação em saúde, incentivando a autonomia dos sujeitos e difundindo conhecimentos agroecológicos. A realização desta atividade possibilitou a (re)construção de uma horta comunitária, a reflexão coletiva sobre a importância destes espaços, o respeito a conhecimentos tradicionais e a construção de saberes a partir da transdisciplinaridade. Palavras-chave: Extensão Universitária; Horta Comunitária; Transdisciplinaridade; Educação Superior Agroecology and health in a community garden: Exchanging knowledge and practices with academic and non-academic communities Abstract: Universities are characterized by the inseparability of teaching, research, and extension. The extension connects academia and the non-academic community, providing exchanges, constructions, and remodelings of knowledge and actions. This paper aims to report on the experiences of the Curricular Action in Community and Society (ACCS), entitled "Community Garden: Exchange of Knowledge and Practice", a curricular component offered by the Institute of Biology at the Federal University of Bahia, during the second semester of 2019. The experience was conducted at the Carneiro Ribeiro Educational Center (Park School) in the Caixa D'água neighborhood of Salvador (Bahia State, Brazil). There were 15 meetings involving 51 students, three teachers and two collaborators from the school, the teacher responsible for the component at the university, 17 university students from different courses, and, in some meetings, students and teachers from other institutions. The meetings were divided into practical activities in the school vegetable garden and meetings for transdisciplinary debates, but there was also participation in events throughout the semester. These activities highlighted the curricular action's efforts to foster the ecology of knowledge, proposing a horizontal dialogue between the school and the university, the inclusion of historically marginalized knowledge and ways of doing things, and the construction of knowledge. Adopting a horizontal methodology allowed the participants to be trained in a transdisciplinary way as a tool for health education, encouraging the subjects' autonomy and spreading agroecological knowledge. This activity enabled the (re)construction of a community garden, collective reflection on the importance of these spaces, respect for traditional knowledge, and the construction of knowledge based on transdisciplinarity. Keywords: University Extension; Community Vegetable Garden; Transdisciplinarity; Higher Education
id UFFS-1_5bf44f4aeba9083468e8290d0907bd20
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/13029
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Agroecologia e saúde em horta comunitária: Intercâmbio de saberes e fazeres com comunidades acadêmica e não acadêmicaAs universidades caracterizam-se pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A extensão realiza conexões entre a academia e a comunidade não acadêmica, proporcionando trocas, construções e remodelações de saberes e fazeres. Assim, objetiva-se relatar, neste trabalho, as experiências vividas na Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS), intitulada “Horta Comunitária: Intercâmbio de Saberes e Fazeres”, componente curricular ofertado pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, durante o segundo semestre de 2019. Trata-se de um relato de experiências vivenciadas no Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque), no bairro da Caixa D’água, em Salvador. Foram 15 encontros, envolvendo 51 estudantes, 3 professores e 2 colaboradores da Escola, a professora responsável pelo componente na universidade, 17 universitários de diferentes cursos e, em alguns encontros, estudantes e professores de outras instituições. Os encontros dividiam-se em dois momentos: atividades práticas na horta da Escola e reuniões para debates transdisciplinares, mas também ocorreu a participação em eventos ao longo do semestre. Tais atividades evidenciaram o esforço da ação curricular em fomentar a ecologia dos saberes, propondo o diálogo horizontal entre Escola e Universidade, a inclusão de saberes e fazeres historicamente marginalizados e a construção de conhecimentos. A adoção de uma metodologia horizontalizada permitiu a formação ampliada dos participantes, de forma transdisciplinar, como ferramenta para a educação em saúde, incentivando a autonomia dos sujeitos e difundindo conhecimentos agroecológicos. A realização desta atividade possibilitou a (re)construção de uma horta comunitária, a reflexão coletiva sobre a importância destes espaços, o respeito a conhecimentos tradicionais e a construção de saberes a partir da transdisciplinaridade. Palavras-chave: Extensão Universitária; Horta Comunitária; Transdisciplinaridade; Educação Superior Agroecology and health in a community garden: Exchanging knowledge and practices with academic and non-academic communities Abstract: Universities are characterized by the inseparability of teaching, research, and extension. The extension connects academia and the non-academic community, providing exchanges, constructions, and remodelings of knowledge and actions. This paper aims to report on the experiences of the Curricular Action in Community and Society (ACCS), entitled "Community Garden: Exchange of Knowledge and Practice", a curricular component offered by the Institute of Biology at the Federal University of Bahia, during the second semester of 2019. The experience was conducted at the Carneiro Ribeiro Educational Center (Park School) in the Caixa D'água neighborhood of Salvador (Bahia State, Brazil). There were 15 meetings involving 51 students, three teachers and two collaborators from the school, the teacher responsible for the component at the university, 17 university students from different courses, and, in some meetings, students and teachers from other institutions. The meetings were divided into practical activities in the school vegetable garden and meetings for transdisciplinary debates, but there was also participation in events throughout the semester. These activities highlighted the curricular action's efforts to foster the ecology of knowledge, proposing a horizontal dialogue between the school and the university, the inclusion of historically marginalized knowledge and ways of doing things, and the construction of knowledge. Adopting a horizontal methodology allowed the participants to be trained in a transdisciplinary way as a tool for health education, encouraging the subjects' autonomy and spreading agroecological knowledge. This activity enabled the (re)construction of a community garden, collective reflection on the importance of these spaces, respect for traditional knowledge, and the construction of knowledge based on transdisciplinarity. Keywords: University Extension; Community Vegetable Garden; Transdisciplinarity; Higher EducationUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2023-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1302910.29327/2303474.14.2-7Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 14 n. 2 (2023); 201-211Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 14 No 2 (2023); 201-211Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 14 Núm. 2 (2023); 201-2112358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13029/8946Copyright (c) 2023 Renan Nery Pereira, Joyce Mendes Paim, Ítalo Nascimento de Carvalho, Patrícia Petitinga Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Renan NeryPaim, Joyce Mendesde Carvalho, Ítalo NascimentoSilva, Patrícia Petitinga2023-10-06T19:54:39Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13029Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-05-21T19:56:13.547173Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)true
dc.title.none.fl_str_mv Agroecologia e saúde em horta comunitária: Intercâmbio de saberes e fazeres com comunidades acadêmica e não acadêmica
title Agroecologia e saúde em horta comunitária: Intercâmbio de saberes e fazeres com comunidades acadêmica e não acadêmica
spellingShingle Agroecologia e saúde em horta comunitária: Intercâmbio de saberes e fazeres com comunidades acadêmica e não acadêmica
Pereira, Renan Nery
title_short Agroecologia e saúde em horta comunitária: Intercâmbio de saberes e fazeres com comunidades acadêmica e não acadêmica
title_full Agroecologia e saúde em horta comunitária: Intercâmbio de saberes e fazeres com comunidades acadêmica e não acadêmica
title_fullStr Agroecologia e saúde em horta comunitária: Intercâmbio de saberes e fazeres com comunidades acadêmica e não acadêmica
title_full_unstemmed Agroecologia e saúde em horta comunitária: Intercâmbio de saberes e fazeres com comunidades acadêmica e não acadêmica
title_sort Agroecologia e saúde em horta comunitária: Intercâmbio de saberes e fazeres com comunidades acadêmica e não acadêmica
author Pereira, Renan Nery
author_facet Pereira, Renan Nery
Paim, Joyce Mendes
de Carvalho, Ítalo Nascimento
Silva, Patrícia Petitinga
author_role author
author2 Paim, Joyce Mendes
de Carvalho, Ítalo Nascimento
Silva, Patrícia Petitinga
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Renan Nery
Paim, Joyce Mendes
de Carvalho, Ítalo Nascimento
Silva, Patrícia Petitinga
description As universidades caracterizam-se pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A extensão realiza conexões entre a academia e a comunidade não acadêmica, proporcionando trocas, construções e remodelações de saberes e fazeres. Assim, objetiva-se relatar, neste trabalho, as experiências vividas na Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS), intitulada “Horta Comunitária: Intercâmbio de Saberes e Fazeres”, componente curricular ofertado pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, durante o segundo semestre de 2019. Trata-se de um relato de experiências vivenciadas no Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque), no bairro da Caixa D’água, em Salvador. Foram 15 encontros, envolvendo 51 estudantes, 3 professores e 2 colaboradores da Escola, a professora responsável pelo componente na universidade, 17 universitários de diferentes cursos e, em alguns encontros, estudantes e professores de outras instituições. Os encontros dividiam-se em dois momentos: atividades práticas na horta da Escola e reuniões para debates transdisciplinares, mas também ocorreu a participação em eventos ao longo do semestre. Tais atividades evidenciaram o esforço da ação curricular em fomentar a ecologia dos saberes, propondo o diálogo horizontal entre Escola e Universidade, a inclusão de saberes e fazeres historicamente marginalizados e a construção de conhecimentos. A adoção de uma metodologia horizontalizada permitiu a formação ampliada dos participantes, de forma transdisciplinar, como ferramenta para a educação em saúde, incentivando a autonomia dos sujeitos e difundindo conhecimentos agroecológicos. A realização desta atividade possibilitou a (re)construção de uma horta comunitária, a reflexão coletiva sobre a importância destes espaços, o respeito a conhecimentos tradicionais e a construção de saberes a partir da transdisciplinaridade. Palavras-chave: Extensão Universitária; Horta Comunitária; Transdisciplinaridade; Educação Superior Agroecology and health in a community garden: Exchanging knowledge and practices with academic and non-academic communities Abstract: Universities are characterized by the inseparability of teaching, research, and extension. The extension connects academia and the non-academic community, providing exchanges, constructions, and remodelings of knowledge and actions. This paper aims to report on the experiences of the Curricular Action in Community and Society (ACCS), entitled "Community Garden: Exchange of Knowledge and Practice", a curricular component offered by the Institute of Biology at the Federal University of Bahia, during the second semester of 2019. The experience was conducted at the Carneiro Ribeiro Educational Center (Park School) in the Caixa D'água neighborhood of Salvador (Bahia State, Brazil). There were 15 meetings involving 51 students, three teachers and two collaborators from the school, the teacher responsible for the component at the university, 17 university students from different courses, and, in some meetings, students and teachers from other institutions. The meetings were divided into practical activities in the school vegetable garden and meetings for transdisciplinary debates, but there was also participation in events throughout the semester. These activities highlighted the curricular action's efforts to foster the ecology of knowledge, proposing a horizontal dialogue between the school and the university, the inclusion of historically marginalized knowledge and ways of doing things, and the construction of knowledge. Adopting a horizontal methodology allowed the participants to be trained in a transdisciplinary way as a tool for health education, encouraging the subjects' autonomy and spreading agroecological knowledge. This activity enabled the (re)construction of a community garden, collective reflection on the importance of these spaces, respect for traditional knowledge, and the construction of knowledge based on transdisciplinarity. Keywords: University Extension; Community Vegetable Garden; Transdisciplinarity; Higher Education
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13029
10.29327/2303474.14.2-7
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13029
identifier_str_mv 10.29327/2303474.14.2-7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13029/8946
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 14 n. 2 (2023); 201-211
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 14 No 2 (2023); 201-211
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 14 Núm. 2 (2023); 201-211
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1799874993235951616