Agroecologia e saúde em horta comunitária: Intercâmbio de saberes e fazeres com comunidades acadêmica e não acadêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13029 |
Resumo: | As universidades caracterizam-se pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A extensão realiza conexões entre a academia e a comunidade não acadêmica, proporcionando trocas, construções e remodelações de saberes e fazeres. Assim, objetiva-se relatar, neste trabalho, as experiências vividas na Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS), intitulada “Horta Comunitária: Intercâmbio de Saberes e Fazeres”, componente curricular ofertado pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, durante o segundo semestre de 2019. Trata-se de um relato de experiências vivenciadas no Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque), no bairro da Caixa D’água, em Salvador. Foram 15 encontros, envolvendo 51 estudantes, 3 professores e 2 colaboradores da Escola, a professora responsável pelo componente na universidade, 17 universitários de diferentes cursos e, em alguns encontros, estudantes e professores de outras instituições. Os encontros dividiam-se em dois momentos: atividades práticas na horta da Escola e reuniões para debates transdisciplinares, mas também ocorreu a participação em eventos ao longo do semestre. Tais atividades evidenciaram o esforço da ação curricular em fomentar a ecologia dos saberes, propondo o diálogo horizontal entre Escola e Universidade, a inclusão de saberes e fazeres historicamente marginalizados e a construção de conhecimentos. A adoção de uma metodologia horizontalizada permitiu a formação ampliada dos participantes, de forma transdisciplinar, como ferramenta para a educação em saúde, incentivando a autonomia dos sujeitos e difundindo conhecimentos agroecológicos. A realização desta atividade possibilitou a (re)construção de uma horta comunitária, a reflexão coletiva sobre a importância destes espaços, o respeito a conhecimentos tradicionais e a construção de saberes a partir da transdisciplinaridade. Palavras-chave: Extensão Universitária; Horta Comunitária; Transdisciplinaridade; Educação Superior Agroecology and health in a community garden: Exchanging knowledge and practices with academic and non-academic communities Abstract: Universities are characterized by the inseparability of teaching, research, and extension. The extension connects academia and the non-academic community, providing exchanges, constructions, and remodelings of knowledge and actions. This paper aims to report on the experiences of the Curricular Action in Community and Society (ACCS), entitled "Community Garden: Exchange of Knowledge and Practice", a curricular component offered by the Institute of Biology at the Federal University of Bahia, during the second semester of 2019. The experience was conducted at the Carneiro Ribeiro Educational Center (Park School) in the Caixa D'água neighborhood of Salvador (Bahia State, Brazil). There were 15 meetings involving 51 students, three teachers and two collaborators from the school, the teacher responsible for the component at the university, 17 university students from different courses, and, in some meetings, students and teachers from other institutions. The meetings were divided into practical activities in the school vegetable garden and meetings for transdisciplinary debates, but there was also participation in events throughout the semester. These activities highlighted the curricular action's efforts to foster the ecology of knowledge, proposing a horizontal dialogue between the school and the university, the inclusion of historically marginalized knowledge and ways of doing things, and the construction of knowledge. Adopting a horizontal methodology allowed the participants to be trained in a transdisciplinary way as a tool for health education, encouraging the subjects' autonomy and spreading agroecological knowledge. This activity enabled the (re)construction of a community garden, collective reflection on the importance of these spaces, respect for traditional knowledge, and the construction of knowledge based on transdisciplinarity. Keywords: University Extension; Community Vegetable Garden; Transdisciplinarity; Higher Education |
id |
UFFS-1_5bf44f4aeba9083468e8290d0907bd20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/13029 |
network_acronym_str |
UFFS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Agroecologia e saúde em horta comunitária: Intercâmbio de saberes e fazeres com comunidades acadêmica e não acadêmicaAs universidades caracterizam-se pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A extensão realiza conexões entre a academia e a comunidade não acadêmica, proporcionando trocas, construções e remodelações de saberes e fazeres. Assim, objetiva-se relatar, neste trabalho, as experiências vividas na Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS), intitulada “Horta Comunitária: Intercâmbio de Saberes e Fazeres”, componente curricular ofertado pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, durante o segundo semestre de 2019. Trata-se de um relato de experiências vivenciadas no Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque), no bairro da Caixa D’água, em Salvador. Foram 15 encontros, envolvendo 51 estudantes, 3 professores e 2 colaboradores da Escola, a professora responsável pelo componente na universidade, 17 universitários de diferentes cursos e, em alguns encontros, estudantes e professores de outras instituições. Os encontros dividiam-se em dois momentos: atividades práticas na horta da Escola e reuniões para debates transdisciplinares, mas também ocorreu a participação em eventos ao longo do semestre. Tais atividades evidenciaram o esforço da ação curricular em fomentar a ecologia dos saberes, propondo o diálogo horizontal entre Escola e Universidade, a inclusão de saberes e fazeres historicamente marginalizados e a construção de conhecimentos. A adoção de uma metodologia horizontalizada permitiu a formação ampliada dos participantes, de forma transdisciplinar, como ferramenta para a educação em saúde, incentivando a autonomia dos sujeitos e difundindo conhecimentos agroecológicos. A realização desta atividade possibilitou a (re)construção de uma horta comunitária, a reflexão coletiva sobre a importância destes espaços, o respeito a conhecimentos tradicionais e a construção de saberes a partir da transdisciplinaridade. Palavras-chave: Extensão Universitária; Horta Comunitária; Transdisciplinaridade; Educação Superior Agroecology and health in a community garden: Exchanging knowledge and practices with academic and non-academic communities Abstract: Universities are characterized by the inseparability of teaching, research, and extension. The extension connects academia and the non-academic community, providing exchanges, constructions, and remodelings of knowledge and actions. This paper aims to report on the experiences of the Curricular Action in Community and Society (ACCS), entitled "Community Garden: Exchange of Knowledge and Practice", a curricular component offered by the Institute of Biology at the Federal University of Bahia, during the second semester of 2019. The experience was conducted at the Carneiro Ribeiro Educational Center (Park School) in the Caixa D'água neighborhood of Salvador (Bahia State, Brazil). There were 15 meetings involving 51 students, three teachers and two collaborators from the school, the teacher responsible for the component at the university, 17 university students from different courses, and, in some meetings, students and teachers from other institutions. The meetings were divided into practical activities in the school vegetable garden and meetings for transdisciplinary debates, but there was also participation in events throughout the semester. These activities highlighted the curricular action's efforts to foster the ecology of knowledge, proposing a horizontal dialogue between the school and the university, the inclusion of historically marginalized knowledge and ways of doing things, and the construction of knowledge. Adopting a horizontal methodology allowed the participants to be trained in a transdisciplinary way as a tool for health education, encouraging the subjects' autonomy and spreading agroecological knowledge. This activity enabled the (re)construction of a community garden, collective reflection on the importance of these spaces, respect for traditional knowledge, and the construction of knowledge based on transdisciplinarity. Keywords: University Extension; Community Vegetable Garden; Transdisciplinarity; Higher EducationUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2023-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1302910.29327/2303474.14.2-7Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 14 n. 2 (2023); 201-211Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 14 No 2 (2023); 201-211Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 14 Núm. 2 (2023); 201-2112358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13029/8946Copyright (c) 2023 Renan Nery Pereira, Joyce Mendes Paim, Ítalo Nascimento de Carvalho, Patrícia Petitinga Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Renan NeryPaim, Joyce Mendesde Carvalho, Ítalo NascimentoSilva, Patrícia Petitinga2023-10-06T19:54:39Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13029Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2023-10-06T19:54:39Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Agroecologia e saúde em horta comunitária: Intercâmbio de saberes e fazeres com comunidades acadêmica e não acadêmica |
title |
Agroecologia e saúde em horta comunitária: Intercâmbio de saberes e fazeres com comunidades acadêmica e não acadêmica |
spellingShingle |
Agroecologia e saúde em horta comunitária: Intercâmbio de saberes e fazeres com comunidades acadêmica e não acadêmica Pereira, Renan Nery |
title_short |
Agroecologia e saúde em horta comunitária: Intercâmbio de saberes e fazeres com comunidades acadêmica e não acadêmica |
title_full |
Agroecologia e saúde em horta comunitária: Intercâmbio de saberes e fazeres com comunidades acadêmica e não acadêmica |
title_fullStr |
Agroecologia e saúde em horta comunitária: Intercâmbio de saberes e fazeres com comunidades acadêmica e não acadêmica |
title_full_unstemmed |
Agroecologia e saúde em horta comunitária: Intercâmbio de saberes e fazeres com comunidades acadêmica e não acadêmica |
title_sort |
Agroecologia e saúde em horta comunitária: Intercâmbio de saberes e fazeres com comunidades acadêmica e não acadêmica |
author |
Pereira, Renan Nery |
author_facet |
Pereira, Renan Nery Paim, Joyce Mendes de Carvalho, Ítalo Nascimento Silva, Patrícia Petitinga |
author_role |
author |
author2 |
Paim, Joyce Mendes de Carvalho, Ítalo Nascimento Silva, Patrícia Petitinga |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Renan Nery Paim, Joyce Mendes de Carvalho, Ítalo Nascimento Silva, Patrícia Petitinga |
description |
As universidades caracterizam-se pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A extensão realiza conexões entre a academia e a comunidade não acadêmica, proporcionando trocas, construções e remodelações de saberes e fazeres. Assim, objetiva-se relatar, neste trabalho, as experiências vividas na Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS), intitulada “Horta Comunitária: Intercâmbio de Saberes e Fazeres”, componente curricular ofertado pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, durante o segundo semestre de 2019. Trata-se de um relato de experiências vivenciadas no Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque), no bairro da Caixa D’água, em Salvador. Foram 15 encontros, envolvendo 51 estudantes, 3 professores e 2 colaboradores da Escola, a professora responsável pelo componente na universidade, 17 universitários de diferentes cursos e, em alguns encontros, estudantes e professores de outras instituições. Os encontros dividiam-se em dois momentos: atividades práticas na horta da Escola e reuniões para debates transdisciplinares, mas também ocorreu a participação em eventos ao longo do semestre. Tais atividades evidenciaram o esforço da ação curricular em fomentar a ecologia dos saberes, propondo o diálogo horizontal entre Escola e Universidade, a inclusão de saberes e fazeres historicamente marginalizados e a construção de conhecimentos. A adoção de uma metodologia horizontalizada permitiu a formação ampliada dos participantes, de forma transdisciplinar, como ferramenta para a educação em saúde, incentivando a autonomia dos sujeitos e difundindo conhecimentos agroecológicos. A realização desta atividade possibilitou a (re)construção de uma horta comunitária, a reflexão coletiva sobre a importância destes espaços, o respeito a conhecimentos tradicionais e a construção de saberes a partir da transdisciplinaridade. Palavras-chave: Extensão Universitária; Horta Comunitária; Transdisciplinaridade; Educação Superior Agroecology and health in a community garden: Exchanging knowledge and practices with academic and non-academic communities Abstract: Universities are characterized by the inseparability of teaching, research, and extension. The extension connects academia and the non-academic community, providing exchanges, constructions, and remodelings of knowledge and actions. This paper aims to report on the experiences of the Curricular Action in Community and Society (ACCS), entitled "Community Garden: Exchange of Knowledge and Practice", a curricular component offered by the Institute of Biology at the Federal University of Bahia, during the second semester of 2019. The experience was conducted at the Carneiro Ribeiro Educational Center (Park School) in the Caixa D'água neighborhood of Salvador (Bahia State, Brazil). There were 15 meetings involving 51 students, three teachers and two collaborators from the school, the teacher responsible for the component at the university, 17 university students from different courses, and, in some meetings, students and teachers from other institutions. The meetings were divided into practical activities in the school vegetable garden and meetings for transdisciplinary debates, but there was also participation in events throughout the semester. These activities highlighted the curricular action's efforts to foster the ecology of knowledge, proposing a horizontal dialogue between the school and the university, the inclusion of historically marginalized knowledge and ways of doing things, and the construction of knowledge. Adopting a horizontal methodology allowed the participants to be trained in a transdisciplinary way as a tool for health education, encouraging the subjects' autonomy and spreading agroecological knowledge. This activity enabled the (re)construction of a community garden, collective reflection on the importance of these spaces, respect for traditional knowledge, and the construction of knowledge based on transdisciplinarity. Keywords: University Extension; Community Vegetable Garden; Transdisciplinarity; Higher Education |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13029 10.29327/2303474.14.2-7 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13029 |
identifier_str_mv |
10.29327/2303474.14.2-7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13029/8946 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 14 n. 2 (2023); 201-211 Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 14 No 2 (2023); 201-211 Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 14 Núm. 2 (2023); 201-211 2358-0399 1806-2695 reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contato.rbeu@gmail.com |
_version_ |
1809280740429398016 |