A extensão universitária na engenharia: aulas de educação ambiental para crianças em situação de vulnerabilidade social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11399 |
Resumo: | O artigo apresenta o projeto de extensão “Educação Ambiental: conscientização para a construção de futuros” desenvolvido por professores e estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária junto ao Programa Social “Viver Ações Sociais” no município de Chapecó-SC. O Programa Viver é um espaço de educação não-formal de crianças e adolescentes em idade escolar entre 6 e 15 anos, nos diferentes aspectos que contemplam uma formação integral, cidadã e crítica. As atividades educativas no âmbito da educação ambiental foram desenvolvidas junto a turmas de crianças com idade entre 6 e 10 anos, levando uma transliteração dos eixos de formação do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFFS campus Chapecó – saneamento, recursos hídricos, energias renováveis e gestão ambiental. As oficinas tiveram caráter formativo com práticas diversas como brincadeiras, representações pictóricas, trabalhos em equipe de exploração e afins e tiveram como objetivo a promoção da conscientização ambiental, a ampliação dos conhecimentos e o desenvolvimento de um pensamento crítico acerca dos temas propostos. Durante o período de realização das atividades conseguimos uma satisfatória participação e envolvimento das crianças e através das atividades avaliativas percebemos que, de fato, conseguiram compreender o objetivo do projeto, fixar os principais conceitos trabalhados, e repensar ações – individuais e coletivas – na relação com o meio ambiente. Palavras-chave: Consciência ambiental; Oficinas socioambientais; Formação cidadã University extension in engineering: environmental education classes for socially vulnerable children Abstract: In this paper we present the communitarian project “Environmental Education” carried out by environmental engineering professors and students together with social local action of “Viver Ações Sociais” in Chapeco, Santa Catarina, Brazil. The social action of the “Programa Viver” performs non-formal learning with 6th to 15th aged students in multiple aspects within a perspective of critical and citizenship education. The activities performed by the organizers (students and professors) were carried out with children from 6 to 10 years old, considering the four different branches in the Environmental Engineering of UFFS campus Chapeco – sanitation, water resources, renewable energy and environmental management. The appointments were realized with different practices such as pictorial representations, work team aiming at environmental awareness, knowledge amplification and critical thinking on the proposed subjects. During the period of performance of the activities we achieved a satisfactory participation and involvement of the children, and through the evaluative activities we realized that, in fact, they understood the objective of the project, fixing the main concepts worked on, and rethinking actions - individual and collective - in relation to the environment. Keywords: environmental awareness; socio-environmental workshop; citizenship education |
id |
UFFS-1_67c8af4a5d79d721612f3f9ca9f225da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11399 |
network_acronym_str |
UFFS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A extensão universitária na engenharia: aulas de educação ambiental para crianças em situação de vulnerabilidade socialO artigo apresenta o projeto de extensão “Educação Ambiental: conscientização para a construção de futuros” desenvolvido por professores e estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária junto ao Programa Social “Viver Ações Sociais” no município de Chapecó-SC. O Programa Viver é um espaço de educação não-formal de crianças e adolescentes em idade escolar entre 6 e 15 anos, nos diferentes aspectos que contemplam uma formação integral, cidadã e crítica. As atividades educativas no âmbito da educação ambiental foram desenvolvidas junto a turmas de crianças com idade entre 6 e 10 anos, levando uma transliteração dos eixos de formação do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFFS campus Chapecó – saneamento, recursos hídricos, energias renováveis e gestão ambiental. As oficinas tiveram caráter formativo com práticas diversas como brincadeiras, representações pictóricas, trabalhos em equipe de exploração e afins e tiveram como objetivo a promoção da conscientização ambiental, a ampliação dos conhecimentos e o desenvolvimento de um pensamento crítico acerca dos temas propostos. Durante o período de realização das atividades conseguimos uma satisfatória participação e envolvimento das crianças e através das atividades avaliativas percebemos que, de fato, conseguiram compreender o objetivo do projeto, fixar os principais conceitos trabalhados, e repensar ações – individuais e coletivas – na relação com o meio ambiente. Palavras-chave: Consciência ambiental; Oficinas socioambientais; Formação cidadã University extension in engineering: environmental education classes for socially vulnerable children Abstract: In this paper we present the communitarian project “Environmental Education” carried out by environmental engineering professors and students together with social local action of “Viver Ações Sociais” in Chapeco, Santa Catarina, Brazil. The social action of the “Programa Viver” performs non-formal learning with 6th to 15th aged students in multiple aspects within a perspective of critical and citizenship education. The activities performed by the organizers (students and professors) were carried out with children from 6 to 10 years old, considering the four different branches in the Environmental Engineering of UFFS campus Chapeco – sanitation, water resources, renewable energy and environmental management. The appointments were realized with different practices such as pictorial representations, work team aiming at environmental awareness, knowledge amplification and critical thinking on the proposed subjects. During the period of performance of the activities we achieved a satisfactory participation and involvement of the children, and through the evaluative activities we realized that, in fact, they understood the objective of the project, fixing the main concepts worked on, and rethinking actions - individual and collective - in relation to the environment. Keywords: environmental awareness; socio-environmental workshop; citizenship educationUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2020-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1139910.36661/2358-0399.2020v11i2.11399Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 2 (2020); 153-165Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 2 (2020); 153-165Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 2 (2020); 153-1652358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11399/7411Copyright (c) 2020 Leandro Bordin, Rodrigo Dal Bosco Fontana, Claudinéia Vieira Raimundi, Thalyta Da Silva Vieira, Mariana Possahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBordin, LeandroDal Bosco Fontana, RodrigoVieira Raimundi, ClaudinéiaDa Silva Vieira, ThalytaPossa, Mariana2022-08-18T17:50:03Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11399Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:50:03Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A extensão universitária na engenharia: aulas de educação ambiental para crianças em situação de vulnerabilidade social |
title |
A extensão universitária na engenharia: aulas de educação ambiental para crianças em situação de vulnerabilidade social |
spellingShingle |
A extensão universitária na engenharia: aulas de educação ambiental para crianças em situação de vulnerabilidade social Bordin, Leandro |
title_short |
A extensão universitária na engenharia: aulas de educação ambiental para crianças em situação de vulnerabilidade social |
title_full |
A extensão universitária na engenharia: aulas de educação ambiental para crianças em situação de vulnerabilidade social |
title_fullStr |
A extensão universitária na engenharia: aulas de educação ambiental para crianças em situação de vulnerabilidade social |
title_full_unstemmed |
A extensão universitária na engenharia: aulas de educação ambiental para crianças em situação de vulnerabilidade social |
title_sort |
A extensão universitária na engenharia: aulas de educação ambiental para crianças em situação de vulnerabilidade social |
author |
Bordin, Leandro |
author_facet |
Bordin, Leandro Dal Bosco Fontana, Rodrigo Vieira Raimundi, Claudinéia Da Silva Vieira, Thalyta Possa, Mariana |
author_role |
author |
author2 |
Dal Bosco Fontana, Rodrigo Vieira Raimundi, Claudinéia Da Silva Vieira, Thalyta Possa, Mariana |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bordin, Leandro Dal Bosco Fontana, Rodrigo Vieira Raimundi, Claudinéia Da Silva Vieira, Thalyta Possa, Mariana |
description |
O artigo apresenta o projeto de extensão “Educação Ambiental: conscientização para a construção de futuros” desenvolvido por professores e estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária junto ao Programa Social “Viver Ações Sociais” no município de Chapecó-SC. O Programa Viver é um espaço de educação não-formal de crianças e adolescentes em idade escolar entre 6 e 15 anos, nos diferentes aspectos que contemplam uma formação integral, cidadã e crítica. As atividades educativas no âmbito da educação ambiental foram desenvolvidas junto a turmas de crianças com idade entre 6 e 10 anos, levando uma transliteração dos eixos de formação do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFFS campus Chapecó – saneamento, recursos hídricos, energias renováveis e gestão ambiental. As oficinas tiveram caráter formativo com práticas diversas como brincadeiras, representações pictóricas, trabalhos em equipe de exploração e afins e tiveram como objetivo a promoção da conscientização ambiental, a ampliação dos conhecimentos e o desenvolvimento de um pensamento crítico acerca dos temas propostos. Durante o período de realização das atividades conseguimos uma satisfatória participação e envolvimento das crianças e através das atividades avaliativas percebemos que, de fato, conseguiram compreender o objetivo do projeto, fixar os principais conceitos trabalhados, e repensar ações – individuais e coletivas – na relação com o meio ambiente. Palavras-chave: Consciência ambiental; Oficinas socioambientais; Formação cidadã University extension in engineering: environmental education classes for socially vulnerable children Abstract: In this paper we present the communitarian project “Environmental Education” carried out by environmental engineering professors and students together with social local action of “Viver Ações Sociais” in Chapeco, Santa Catarina, Brazil. The social action of the “Programa Viver” performs non-formal learning with 6th to 15th aged students in multiple aspects within a perspective of critical and citizenship education. The activities performed by the organizers (students and professors) were carried out with children from 6 to 10 years old, considering the four different branches in the Environmental Engineering of UFFS campus Chapeco – sanitation, water resources, renewable energy and environmental management. The appointments were realized with different practices such as pictorial representations, work team aiming at environmental awareness, knowledge amplification and critical thinking on the proposed subjects. During the period of performance of the activities we achieved a satisfactory participation and involvement of the children, and through the evaluative activities we realized that, in fact, they understood the objective of the project, fixing the main concepts worked on, and rethinking actions - individual and collective - in relation to the environment. Keywords: environmental awareness; socio-environmental workshop; citizenship education |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11399 10.36661/2358-0399.2020v11i2.11399 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11399 |
identifier_str_mv |
10.36661/2358-0399.2020v11i2.11399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11399/7411 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 2 (2020); 153-165 Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 2 (2020); 153-165 Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 2 (2020); 153-165 2358-0399 1806-2695 reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contato.rbeu@gmail.com |
_version_ |
1809280739793960960 |