A extensão universitária na engenharia: aulas de educação ambiental para crianças em situação de vulnerabilidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordin, Leandro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dal Bosco Fontana, Rodrigo, Vieira Raimundi, Claudinéia, Da Silva Vieira, Thalyta, Possa, Mariana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11399
Resumo: O artigo apresenta o projeto de extensão “Educação Ambiental: conscientização para a construção de futuros” desenvolvido por professores e estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária junto ao Programa Social “Viver Ações Sociais” no município de Chapecó-SC. O Programa Viver é um espaço de educação não-formal de crianças e adolescentes em idade escolar entre 6 e 15 anos, nos diferentes aspectos que contemplam uma formação integral, cidadã e crítica. As atividades educativas no âmbito da educação ambiental foram desenvolvidas junto a turmas de crianças com idade entre 6 e 10 anos, levando uma transliteração dos eixos de formação do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFFS campus Chapecó – saneamento, recursos hídricos, energias renováveis e gestão ambiental. As oficinas tiveram caráter formativo com práticas diversas como brincadeiras, representações pictóricas, trabalhos em equipe de exploração e afins e tiveram como objetivo a promoção da conscientização ambiental, a ampliação dos conhecimentos e o desenvolvimento de um pensamento crítico acerca dos temas propostos. Durante o período de realização das atividades conseguimos uma satisfatória participação e envolvimento das crianças e através das atividades avaliativas percebemos que, de fato, conseguiram compreender o objetivo do projeto, fixar os principais conceitos trabalhados, e repensar ações – individuais e coletivas – na relação com o meio ambiente. Palavras-chave: Consciência ambiental; Oficinas socioambientais; Formação cidadã University extension in engineering: environmental education classes for socially vulnerable children Abstract: In this paper we present the communitarian project “Environmental Education” carried out by environmental engineering professors and students together with social local action of “Viver Ações Sociais” in Chapeco, Santa Catarina, Brazil. The social action of the “Programa Viver” performs non-formal learning with 6th to 15th aged students in multiple aspects within a perspective of critical and citizenship education. The activities performed by the organizers (students and professors) were carried out with children from 6 to 10 years old, considering the four different branches in the Environmental Engineering of UFFS campus Chapeco – sanitation, water resources, renewable energy and environmental management. The appointments were realized with different practices such as pictorial representations, work team aiming at environmental awareness, knowledge amplification and critical thinking on the proposed subjects. During the period of performance of the activities we achieved a satisfactory participation and involvement of the children, and through the evaluative activities we realized that, in fact, they understood the objective of the project, fixing the main concepts worked on, and rethinking actions - individual and collective - in relation to the environment. Keywords: environmental awareness; socio-environmental workshop; citizenship education
id UFFS-1_67c8af4a5d79d721612f3f9ca9f225da
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11399
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling A extensão universitária na engenharia: aulas de educação ambiental para crianças em situação de vulnerabilidade socialO artigo apresenta o projeto de extensão “Educação Ambiental: conscientização para a construção de futuros” desenvolvido por professores e estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária junto ao Programa Social “Viver Ações Sociais” no município de Chapecó-SC. O Programa Viver é um espaço de educação não-formal de crianças e adolescentes em idade escolar entre 6 e 15 anos, nos diferentes aspectos que contemplam uma formação integral, cidadã e crítica. As atividades educativas no âmbito da educação ambiental foram desenvolvidas junto a turmas de crianças com idade entre 6 e 10 anos, levando uma transliteração dos eixos de formação do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFFS campus Chapecó – saneamento, recursos hídricos, energias renováveis e gestão ambiental. As oficinas tiveram caráter formativo com práticas diversas como brincadeiras, representações pictóricas, trabalhos em equipe de exploração e afins e tiveram como objetivo a promoção da conscientização ambiental, a ampliação dos conhecimentos e o desenvolvimento de um pensamento crítico acerca dos temas propostos. Durante o período de realização das atividades conseguimos uma satisfatória participação e envolvimento das crianças e através das atividades avaliativas percebemos que, de fato, conseguiram compreender o objetivo do projeto, fixar os principais conceitos trabalhados, e repensar ações – individuais e coletivas – na relação com o meio ambiente. Palavras-chave: Consciência ambiental; Oficinas socioambientais; Formação cidadã University extension in engineering: environmental education classes for socially vulnerable children Abstract: In this paper we present the communitarian project “Environmental Education” carried out by environmental engineering professors and students together with social local action of “Viver Ações Sociais” in Chapeco, Santa Catarina, Brazil. The social action of the “Programa Viver” performs non-formal learning with 6th to 15th aged students in multiple aspects within a perspective of critical and citizenship education. The activities performed by the organizers (students and professors) were carried out with children from 6 to 10 years old, considering the four different branches in the Environmental Engineering of UFFS campus Chapeco – sanitation, water resources, renewable energy and environmental management. The appointments were realized with different practices such as pictorial representations, work team aiming at environmental awareness, knowledge amplification and critical thinking on the proposed subjects. During the period of performance of the activities we achieved a satisfactory participation and involvement of the children, and through the evaluative activities we realized that, in fact, they understood the objective of the project, fixing the main concepts worked on, and rethinking actions - individual and collective - in relation to the environment. Keywords: environmental awareness; socio-environmental workshop; citizenship educationUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2020-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1139910.36661/2358-0399.2020v11i2.11399Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 2 (2020); 153-165Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 2 (2020); 153-165Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 2 (2020); 153-1652358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11399/7411Copyright (c) 2020 Leandro Bordin, Rodrigo Dal Bosco Fontana, Claudinéia Vieira Raimundi, Thalyta Da Silva Vieira, Mariana Possahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBordin, LeandroDal Bosco Fontana, RodrigoVieira Raimundi, ClaudinéiaDa Silva Vieira, ThalytaPossa, Mariana2022-08-18T17:50:03Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11399Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:50:03Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A extensão universitária na engenharia: aulas de educação ambiental para crianças em situação de vulnerabilidade social
title A extensão universitária na engenharia: aulas de educação ambiental para crianças em situação de vulnerabilidade social
spellingShingle A extensão universitária na engenharia: aulas de educação ambiental para crianças em situação de vulnerabilidade social
Bordin, Leandro
title_short A extensão universitária na engenharia: aulas de educação ambiental para crianças em situação de vulnerabilidade social
title_full A extensão universitária na engenharia: aulas de educação ambiental para crianças em situação de vulnerabilidade social
title_fullStr A extensão universitária na engenharia: aulas de educação ambiental para crianças em situação de vulnerabilidade social
title_full_unstemmed A extensão universitária na engenharia: aulas de educação ambiental para crianças em situação de vulnerabilidade social
title_sort A extensão universitária na engenharia: aulas de educação ambiental para crianças em situação de vulnerabilidade social
author Bordin, Leandro
author_facet Bordin, Leandro
Dal Bosco Fontana, Rodrigo
Vieira Raimundi, Claudinéia
Da Silva Vieira, Thalyta
Possa, Mariana
author_role author
author2 Dal Bosco Fontana, Rodrigo
Vieira Raimundi, Claudinéia
Da Silva Vieira, Thalyta
Possa, Mariana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bordin, Leandro
Dal Bosco Fontana, Rodrigo
Vieira Raimundi, Claudinéia
Da Silva Vieira, Thalyta
Possa, Mariana
description O artigo apresenta o projeto de extensão “Educação Ambiental: conscientização para a construção de futuros” desenvolvido por professores e estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária junto ao Programa Social “Viver Ações Sociais” no município de Chapecó-SC. O Programa Viver é um espaço de educação não-formal de crianças e adolescentes em idade escolar entre 6 e 15 anos, nos diferentes aspectos que contemplam uma formação integral, cidadã e crítica. As atividades educativas no âmbito da educação ambiental foram desenvolvidas junto a turmas de crianças com idade entre 6 e 10 anos, levando uma transliteração dos eixos de formação do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFFS campus Chapecó – saneamento, recursos hídricos, energias renováveis e gestão ambiental. As oficinas tiveram caráter formativo com práticas diversas como brincadeiras, representações pictóricas, trabalhos em equipe de exploração e afins e tiveram como objetivo a promoção da conscientização ambiental, a ampliação dos conhecimentos e o desenvolvimento de um pensamento crítico acerca dos temas propostos. Durante o período de realização das atividades conseguimos uma satisfatória participação e envolvimento das crianças e através das atividades avaliativas percebemos que, de fato, conseguiram compreender o objetivo do projeto, fixar os principais conceitos trabalhados, e repensar ações – individuais e coletivas – na relação com o meio ambiente. Palavras-chave: Consciência ambiental; Oficinas socioambientais; Formação cidadã University extension in engineering: environmental education classes for socially vulnerable children Abstract: In this paper we present the communitarian project “Environmental Education” carried out by environmental engineering professors and students together with social local action of “Viver Ações Sociais” in Chapeco, Santa Catarina, Brazil. The social action of the “Programa Viver” performs non-formal learning with 6th to 15th aged students in multiple aspects within a perspective of critical and citizenship education. The activities performed by the organizers (students and professors) were carried out with children from 6 to 10 years old, considering the four different branches in the Environmental Engineering of UFFS campus Chapeco – sanitation, water resources, renewable energy and environmental management. The appointments were realized with different practices such as pictorial representations, work team aiming at environmental awareness, knowledge amplification and critical thinking on the proposed subjects. During the period of performance of the activities we achieved a satisfactory participation and involvement of the children, and through the evaluative activities we realized that, in fact, they understood the objective of the project, fixing the main concepts worked on, and rethinking actions - individual and collective - in relation to the environment. Keywords: environmental awareness; socio-environmental workshop; citizenship education
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11399
10.36661/2358-0399.2020v11i2.11399
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11399
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2020v11i2.11399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11399/7411
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 2 (2020); 153-165
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 2 (2020); 153-165
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 2 (2020); 153-165
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280739793960960