Promovendo o consumo consciente e sustentável de energia elétrica por meio de um projeto de extensão universitária para a educação fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas-Gutierres, Luiz Fernando
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Corrêa Ferreira, Cristiano, Dutra Garcia, Enoque, Mielke Leitzke, Larissa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12346
Resumo: Este trabalho é um relato de experiências obtidas no ano de 2019 durante a execução do projeto “Eficiência Energética na Escola” com uma turma do Segundo Ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada em Bagé, Rio Grande do Sul. As ações extensionistas foram promovidas por discentes, docentes e técnicos-administrativos em Educação, vinculados ao Curso de Graduação em Engenharia de Energia da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé. O projeto almejou sensibilizar educandos da Rede de Educação Básica para a concretização de uma cultura voltada ao uso eficiente de energia elétrica. Sob a colaboração dos professores responsáveis pelas turmas, as atividades propostas contemplavam apresentações, discussões, jogos e demonstrações práticas em sala de aula sobre a temática de eficiência e conservação energéticas, e sobre eletricidade aplicada. Este trabalho detalha os procedimentos realizados e as estratégias de ensino-aprendizagem adotadas, como métodos tutoriais, estudos dirigidos em pequenos grupos e práticas pedagógicas gamificadas. Os resultados são discutidos e detalham principalmente as mudanças de hábitos para um uso mais racional da energia elétrica observadas durante e após a execução das ações extensionistas. Essas ações estimulam o interesse pelo Ensino Superior no ambiente escolar; aprimoram a rede de colaboração entre Universidade e escolas; e apoiam a Rede de Educação Básica. Com isso, fomenta-se a divulgação científica e tecnológica, demonstrando o papel e a importância da Universidade para o desenvolvimento local e regional. Palavras-chave: Eficiência energética; Escola; Engenharia de Energia; Educação Básica Promoting conscious and sustainable consumption of electric energy through a university extension project for elementary education Abstract: This paper aims to report the experience from the project named “Energy Efficiency in the School” with seven-year-old students in a Second Grade classroom in a school located in Bagé, Rio Grande do Sul State, Brazil. In 2019, university extension activities were promoted by students, professors, and technical-administrative employees who work in the education field at the Undergraduate Degree in Energy Engineering at the Federal University of Pampa, Bagé Campus. The project goal is to sensitize Basic Education students to build a culture based on the efficient use of electric energy. In cooperation with the classroom teachers, the proposed activities embrace presentations, discussions, games, and in-class practical demonstrations on energy efficiency and conservation, as well as applied electricity. This paper details the procedures performed by the project team and the learning strategies used in the classroom, such as the tutorial, small-group, and game-based learning techniques. Results are discussed, emphasizing the lifestyle changes for the efficient use of electric energy verified during and after the university extension activities were carried out. This project motivates elementary school students to pursue Higher Education; enhances the collaboration between University and schools; and supports the Basic Education. Thereby, scientific and technological knowledge is disseminated, demonstrating the role played by the University in the local and regional development. Keywords: Energy efficiency; School; Energy Engineering; Basic Education
id UFFS-1_76ac7ccf7eb79d0086afffd495c76470
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12346
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Promovendo o consumo consciente e sustentável de energia elétrica por meio de um projeto de extensão universitária para a educação fundamentalEste trabalho é um relato de experiências obtidas no ano de 2019 durante a execução do projeto “Eficiência Energética na Escola” com uma turma do Segundo Ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada em Bagé, Rio Grande do Sul. As ações extensionistas foram promovidas por discentes, docentes e técnicos-administrativos em Educação, vinculados ao Curso de Graduação em Engenharia de Energia da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé. O projeto almejou sensibilizar educandos da Rede de Educação Básica para a concretização de uma cultura voltada ao uso eficiente de energia elétrica. Sob a colaboração dos professores responsáveis pelas turmas, as atividades propostas contemplavam apresentações, discussões, jogos e demonstrações práticas em sala de aula sobre a temática de eficiência e conservação energéticas, e sobre eletricidade aplicada. Este trabalho detalha os procedimentos realizados e as estratégias de ensino-aprendizagem adotadas, como métodos tutoriais, estudos dirigidos em pequenos grupos e práticas pedagógicas gamificadas. Os resultados são discutidos e detalham principalmente as mudanças de hábitos para um uso mais racional da energia elétrica observadas durante e após a execução das ações extensionistas. Essas ações estimulam o interesse pelo Ensino Superior no ambiente escolar; aprimoram a rede de colaboração entre Universidade e escolas; e apoiam a Rede de Educação Básica. Com isso, fomenta-se a divulgação científica e tecnológica, demonstrando o papel e a importância da Universidade para o desenvolvimento local e regional. Palavras-chave: Eficiência energética; Escola; Engenharia de Energia; Educação Básica Promoting conscious and sustainable consumption of electric energy through a university extension project for elementary education Abstract: This paper aims to report the experience from the project named “Energy Efficiency in the School” with seven-year-old students in a Second Grade classroom in a school located in Bagé, Rio Grande do Sul State, Brazil. In 2019, university extension activities were promoted by students, professors, and technical-administrative employees who work in the education field at the Undergraduate Degree in Energy Engineering at the Federal University of Pampa, Bagé Campus. The project goal is to sensitize Basic Education students to build a culture based on the efficient use of electric energy. In cooperation with the classroom teachers, the proposed activities embrace presentations, discussions, games, and in-class practical demonstrations on energy efficiency and conservation, as well as applied electricity. This paper details the procedures performed by the project team and the learning strategies used in the classroom, such as the tutorial, small-group, and game-based learning techniques. Results are discussed, emphasizing the lifestyle changes for the efficient use of electric energy verified during and after the university extension activities were carried out. This project motivates elementary school students to pursue Higher Education; enhances the collaboration between University and schools; and supports the Basic Education. Thereby, scientific and technological knowledge is disseminated, demonstrating the role played by the University in the local and regional development. Keywords: Energy efficiency; School; Energy Engineering; Basic EducationUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2021-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1234610.36661/2358-0399.2021v12i3.12346Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 12 n. 3 (2021); 297-310Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 12 No 3 (2021); 297-310Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 12 Núm. 3 (2021); 297-3102358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12346/8157Copyright (c) 2021 Luiz Fernando Freitas-Gutierres, Cristiano Corrêa Ferreira, Enoque Dutra Garcia, Larissa Mielke Leitzkehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas-Gutierres, Luiz FernandoCorrêa Ferreira, CristianoDutra Garcia, EnoqueMielke Leitzke, Larissa2022-08-18T17:39:22Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12346Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:39:22Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Promovendo o consumo consciente e sustentável de energia elétrica por meio de um projeto de extensão universitária para a educação fundamental
title Promovendo o consumo consciente e sustentável de energia elétrica por meio de um projeto de extensão universitária para a educação fundamental
spellingShingle Promovendo o consumo consciente e sustentável de energia elétrica por meio de um projeto de extensão universitária para a educação fundamental
Freitas-Gutierres, Luiz Fernando
title_short Promovendo o consumo consciente e sustentável de energia elétrica por meio de um projeto de extensão universitária para a educação fundamental
title_full Promovendo o consumo consciente e sustentável de energia elétrica por meio de um projeto de extensão universitária para a educação fundamental
title_fullStr Promovendo o consumo consciente e sustentável de energia elétrica por meio de um projeto de extensão universitária para a educação fundamental
title_full_unstemmed Promovendo o consumo consciente e sustentável de energia elétrica por meio de um projeto de extensão universitária para a educação fundamental
title_sort Promovendo o consumo consciente e sustentável de energia elétrica por meio de um projeto de extensão universitária para a educação fundamental
author Freitas-Gutierres, Luiz Fernando
author_facet Freitas-Gutierres, Luiz Fernando
Corrêa Ferreira, Cristiano
Dutra Garcia, Enoque
Mielke Leitzke, Larissa
author_role author
author2 Corrêa Ferreira, Cristiano
Dutra Garcia, Enoque
Mielke Leitzke, Larissa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas-Gutierres, Luiz Fernando
Corrêa Ferreira, Cristiano
Dutra Garcia, Enoque
Mielke Leitzke, Larissa
description Este trabalho é um relato de experiências obtidas no ano de 2019 durante a execução do projeto “Eficiência Energética na Escola” com uma turma do Segundo Ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada em Bagé, Rio Grande do Sul. As ações extensionistas foram promovidas por discentes, docentes e técnicos-administrativos em Educação, vinculados ao Curso de Graduação em Engenharia de Energia da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé. O projeto almejou sensibilizar educandos da Rede de Educação Básica para a concretização de uma cultura voltada ao uso eficiente de energia elétrica. Sob a colaboração dos professores responsáveis pelas turmas, as atividades propostas contemplavam apresentações, discussões, jogos e demonstrações práticas em sala de aula sobre a temática de eficiência e conservação energéticas, e sobre eletricidade aplicada. Este trabalho detalha os procedimentos realizados e as estratégias de ensino-aprendizagem adotadas, como métodos tutoriais, estudos dirigidos em pequenos grupos e práticas pedagógicas gamificadas. Os resultados são discutidos e detalham principalmente as mudanças de hábitos para um uso mais racional da energia elétrica observadas durante e após a execução das ações extensionistas. Essas ações estimulam o interesse pelo Ensino Superior no ambiente escolar; aprimoram a rede de colaboração entre Universidade e escolas; e apoiam a Rede de Educação Básica. Com isso, fomenta-se a divulgação científica e tecnológica, demonstrando o papel e a importância da Universidade para o desenvolvimento local e regional. Palavras-chave: Eficiência energética; Escola; Engenharia de Energia; Educação Básica Promoting conscious and sustainable consumption of electric energy through a university extension project for elementary education Abstract: This paper aims to report the experience from the project named “Energy Efficiency in the School” with seven-year-old students in a Second Grade classroom in a school located in Bagé, Rio Grande do Sul State, Brazil. In 2019, university extension activities were promoted by students, professors, and technical-administrative employees who work in the education field at the Undergraduate Degree in Energy Engineering at the Federal University of Pampa, Bagé Campus. The project goal is to sensitize Basic Education students to build a culture based on the efficient use of electric energy. In cooperation with the classroom teachers, the proposed activities embrace presentations, discussions, games, and in-class practical demonstrations on energy efficiency and conservation, as well as applied electricity. This paper details the procedures performed by the project team and the learning strategies used in the classroom, such as the tutorial, small-group, and game-based learning techniques. Results are discussed, emphasizing the lifestyle changes for the efficient use of electric energy verified during and after the university extension activities were carried out. This project motivates elementary school students to pursue Higher Education; enhances the collaboration between University and schools; and supports the Basic Education. Thereby, scientific and technological knowledge is disseminated, demonstrating the role played by the University in the local and regional development. Keywords: Energy efficiency; School; Energy Engineering; Basic Education
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12346
10.36661/2358-0399.2021v12i3.12346
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12346
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2021v12i3.12346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12346/8157
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 12 n. 3 (2021); 297-310
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 12 No 3 (2021); 297-310
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 12 Núm. 3 (2021); 297-310
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280739964878848