Consumidora Consciente?! Paradoxos do Discurso do Consumo Sustentável de Moda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REMark - Revista Brasileira de Marketing |
Texto Completo: | https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/11999 |
Resumo: | medida que a questo ambiental se destaca nas agendas de discusso, bem como no repertrio mercadolgico, amplia-se a abrangncia de questes relacionadas necessidade no apenas de processos produtivos sustentveis, mas tambm de um consumo consciente, responsvel ou sustentvel no segmento de moda. A responsabilizao individual do consumidor de moda, quanto a problemas socioambientais objeto de reflexo neste artigo. A partir de uma pesquisa exploratria qualitativa, no Plo de Confeces do Agreste pernambucano, analisamos como problemticas socioculturais e ambientais so (re)descritas segundo uma (suposta) prtica consciente no consumo de moda. Para construo do corpus, consideramos a perspectiva de indivduos em relao significativa com a prtica sob investigao (o consumo de moda), tendo sido realizadas dez entrevistas em profundidade com jovens consumidoras locais de moda. Dados suplementares foram coletados, e incluram fontes diversas, agrupadas e categorizadas aps o trabalho de campo: artigos e conferncias que versam sobre o consumo de moda (foco em vesturio); e matrias e notcias de jornais, revistas e internet que versavam sobre o consumo de moda no Agreste pernambucano, totalizando 70 artigos/matrias. Neste segmento, foi possvel problematizar a relao entre inveja e felicidade como marcador importante, e a moda que funciona como parte dos recursos empregados pelo sujeito para construo identitria e reproduo cultural. Observam-se paradoxos de um consumo ecologicamente correto de moda, desmitificando-se a idia de que o consumo consciente de moda simplesmente uma questo de escolha.DOI: 10.5585/remark.v12i3.2413 |
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Consumidora Consciente?! Paradoxos do Discurso do Consumo Sustentável de ModaConscious Consuming! Paradoxical Speech of Sustainable Consumption of Fashionconsumo de moda; questão ambiental; discursofashion consumption; environmental issue; discourse. medida que a questo ambiental se destaca nas agendas de discusso, bem como no repertrio mercadolgico, amplia-se a abrangncia de questes relacionadas necessidade no apenas de processos produtivos sustentveis, mas tambm de um consumo consciente, responsvel ou sustentvel no segmento de moda. A responsabilizao individual do consumidor de moda, quanto a problemas socioambientais objeto de reflexo neste artigo. A partir de uma pesquisa exploratria qualitativa, no Plo de Confeces do Agreste pernambucano, analisamos como problemticas socioculturais e ambientais so (re)descritas segundo uma (suposta) prtica consciente no consumo de moda. Para construo do corpus, consideramos a perspectiva de indivduos em relao significativa com a prtica sob investigao (o consumo de moda), tendo sido realizadas dez entrevistas em profundidade com jovens consumidoras locais de moda. Dados suplementares foram coletados, e incluram fontes diversas, agrupadas e categorizadas aps o trabalho de campo: artigos e conferncias que versam sobre o consumo de moda (foco em vesturio); e matrias e notcias de jornais, revistas e internet que versavam sobre o consumo de moda no Agreste pernambucano, totalizando 70 artigos/matrias. Neste segmento, foi possvel problematizar a relao entre inveja e felicidade como marcador importante, e a moda que funciona como parte dos recursos empregados pelo sujeito para construo identitria e reproduo cultural. Observam-se paradoxos de um consumo ecologicamente correto de moda, desmitificando-se a idia de que o consumo consciente de moda simplesmente uma questo de escolha.DOI: 10.5585/remark.v12i3.2413Since environmental issues stand on agendas of discussions of marketing repertoires, the scope of issues related to the need for sustainable production processes and "conscious", "responsible" or "sustainable" consumption in the fashion segment must be part of the conversation. The individual responsibility of the fashion consumer towards environmental problems is the object of reflection in this article. Using a qualitative exploratory research design in the Clothing Sector in Pernambuco (Agreste region), we analyze how environmental and sociocultural issues are (re)described according to a (so called) "conscious" practice in fashion consumption. To build the corpus, we considered the prospect of significant individuals in relation to the practice under investigation (fashion consumption), and we conducted ten interviews with local young fashion consumers. Additional data were collected and various sources were included, grouped, and categorized after the fieldwork: articles and conferences that deal with the consumption of fashion (focus on clothing), and materials and news from newspapers, magazines, and internet sources that focused on the consumption of fashion in Pernambuco, totaling 70 articles/sources. In this segment, it was possible to problematize the relationship between jealousy and happiness as an important marker, and fashion that works as part of the resources used by the subject for construction of identity and cultural reproduction. We observed paradoxes of "green" fashion consumption, demystifying the idea that "conscious" fashion consumption is simply a matter of "choice." Universidade Nove de Julho - Uninove2013-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/1199910.5585/remark.v12i3.2413ReMark - Revista Brasileira de Marketing; v. 12, n. 3 (2013): Julho - Setembro; 01-222177-5184reponame:REMark - Revista Brasileira de Marketinginstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:RBMporhttps://periodicos.uninove.br/remark/article/view/11999/5625Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remarkinfo:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro, Adriana TenórioBatista, Marcela de MoraesSilva, Mayara Andresa Pires daPereira, Girlaynne Danusia Farias2019-02-19T17:44:32Zoai:https://periodicos.uninove.br:article/11999Revistahttps://periodicos.uninove.br/remarkPRIhttps://periodicos.uninove.br/remark/oaiclaudiaraac@uol.com.br || admin@revistabrasileiramarketing.org || admin@revistabrasileiramarketing.org2177-51842177-5184opendoar:2019-02-19T17:44:32REMark - Revista Brasileira de Marketing - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
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