Rówaihu’úté – Qualificação de técnicos de enfermagem atuantes em território indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemes, Heliana Rênhibädäwê Gomes Sereparan
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Urébété, Mário Juruna Neto, Lunardi, Rosaline Rocha, Brito, Raquel Santos, Guimarães, Ana Clara Ribeiro, Borges, Maraísa Delmut, Pereira, Queli Lisiane Castro, de Camargo, Roberta Vasconcelos, de Oliveira, Pâmela Roberta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13537
Resumo: O objetivo deste estudo é relatar a experiência resultante do projeto de extensão Rówaihu’úTé, com técnicos de enfermagem que atuam na atenção à saúde indígena no estado de Mato Grosso. O projeto de extensão Rówaihu’úTé foi desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia, entre março e dezembro de 2018, com participação de 80 técnicos de enfermagem indígenas e não-indígenas, divididos em 4 grupos. Cada grupo participou de 40 horas-aula de formação, abordando os temas: saúde da mulher, saúde da criança, primeiros socorros, suporte básico de vida, Leishmaniose, princípios da Assistência de Enfermagem, ética, bioética e biossegurança. Os temas do curso foram abordados numa perspectiva metodológica participativa, problematizadora e reflexiva, reconhecendo as iniciativas, experiências profissionais e de vida dos participantes. Esta experiência de educação permanente, além de capacitar os técnicos de enfermagem que prestam assistência à saúde Xavante, também capacitou indiretamente os educadores, ao qualificar suas práticas formativas no contexto intercultural, aprimorar habilidades que favoreçam a comunicação e permitam conhecer a realidade dos povos indígenas e, ainda, o desenvolvimento de estratégias de ensino e de atenção à saúde culturalmente referenciadas. Palavras-chave: Educação em enfermagem; Povos indígenas; Saúde de Populações Indígenas Rówaihu’úté - Qualification of nursing technicians working in indigenous territory Abstract: The objective of this study is to report the experience resulting from the Rówaihu’úTé extension project with nursing technicians who work in indigenous health care in the state of Mato Grosso. The project Rówaihu'úTé, developed at the Federal University of Mato Grosso, University Campus of Araguaia, between March and December 2018, with the participation of 80 indigenous and non-indigenous nursing technicians, divided into four groups. Each group participated in 40 hours of training classes, addressing the themes: women's health, children's health, first aid, basic life support, Leishmaniasis, Nursing Care principles, ethics, bioethics, and biosafety. The course themes were addressed from a participatory, problematizing, and reflective methodological perspective, recognizing the initiatives and professional and life experiences of the participants. This permanent education experience, in addition to training the nursing technicians who provide Xavante health care, also indirectly trained the educators by qualifying their training practices in the intercultural context and improving skills that favor communication and allow them to know the reality of indigenous peoples and, yet, the development of culturally referenced teaching and health care strategies. Keywords: Nursing education; Indigenous people; Health of Indigenous Populations
id UFFS-1_b8568a4e2c0f74e6cb7c5490f5817888
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/13537
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Rówaihu’úté – Qualificação de técnicos de enfermagem atuantes em território indígenaO objetivo deste estudo é relatar a experiência resultante do projeto de extensão Rówaihu’úTé, com técnicos de enfermagem que atuam na atenção à saúde indígena no estado de Mato Grosso. O projeto de extensão Rówaihu’úTé foi desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia, entre março e dezembro de 2018, com participação de 80 técnicos de enfermagem indígenas e não-indígenas, divididos em 4 grupos. Cada grupo participou de 40 horas-aula de formação, abordando os temas: saúde da mulher, saúde da criança, primeiros socorros, suporte básico de vida, Leishmaniose, princípios da Assistência de Enfermagem, ética, bioética e biossegurança. Os temas do curso foram abordados numa perspectiva metodológica participativa, problematizadora e reflexiva, reconhecendo as iniciativas, experiências profissionais e de vida dos participantes. Esta experiência de educação permanente, além de capacitar os técnicos de enfermagem que prestam assistência à saúde Xavante, também capacitou indiretamente os educadores, ao qualificar suas práticas formativas no contexto intercultural, aprimorar habilidades que favoreçam a comunicação e permitam conhecer a realidade dos povos indígenas e, ainda, o desenvolvimento de estratégias de ensino e de atenção à saúde culturalmente referenciadas. Palavras-chave: Educação em enfermagem; Povos indígenas; Saúde de Populações Indígenas Rówaihu’úté - Qualification of nursing technicians working in indigenous territory Abstract: The objective of this study is to report the experience resulting from the Rówaihu’úTé extension project with nursing technicians who work in indigenous health care in the state of Mato Grosso. The project Rówaihu'úTé, developed at the Federal University of Mato Grosso, University Campus of Araguaia, between March and December 2018, with the participation of 80 indigenous and non-indigenous nursing technicians, divided into four groups. Each group participated in 40 hours of training classes, addressing the themes: women's health, children's health, first aid, basic life support, Leishmaniasis, Nursing Care principles, ethics, bioethics, and biosafety. The course themes were addressed from a participatory, problematizing, and reflective methodological perspective, recognizing the initiatives and professional and life experiences of the participants. This permanent education experience, in addition to training the nursing technicians who provide Xavante health care, also indirectly trained the educators by qualifying their training practices in the intercultural context and improving skills that favor communication and allow them to know the reality of indigenous peoples and, yet, the development of culturally referenced teaching and health care strategies. Keywords: Nursing education; Indigenous people; Health of Indigenous PopulationsUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2023-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1353710.29327/2303474.14.3-10Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 14 n. 3 (2023); 313-321Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 14 No 3 (2023); 313-321Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 14 Núm. 3 (2023); 313-3212358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13537/9001Copyright (c) 2023 Heliana Rênhibädäwê Gomes Sereparan Lemes, Mário Juruna Neto Urébété, Rosaline Rocha Lunardi, Raquel Santos Brito, Ana Clara Ribeiro Guimarães, Maraísa Delmut Borges, Queli Lisiane Castro Pereira, Roberta Vasconcelos de Camargo, Pâmela Roberta de Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLemes, Heliana Rênhibädäwê Gomes SereparanUrébété, Mário Juruna NetoLunardi, Rosaline RochaBrito, Raquel SantosGuimarães, Ana Clara RibeiroBorges, Maraísa DelmutPereira, Queli Lisiane Castrode Camargo, Roberta Vasconcelosde Oliveira, Pâmela Roberta2024-05-06T13:50:13Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13537Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-05-06T13:50:13Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Rówaihu’úté – Qualificação de técnicos de enfermagem atuantes em território indígena
title Rówaihu’úté – Qualificação de técnicos de enfermagem atuantes em território indígena
spellingShingle Rówaihu’úté – Qualificação de técnicos de enfermagem atuantes em território indígena
Lemes, Heliana Rênhibädäwê Gomes Sereparan
title_short Rówaihu’úté – Qualificação de técnicos de enfermagem atuantes em território indígena
title_full Rówaihu’úté – Qualificação de técnicos de enfermagem atuantes em território indígena
title_fullStr Rówaihu’úté – Qualificação de técnicos de enfermagem atuantes em território indígena
title_full_unstemmed Rówaihu’úté – Qualificação de técnicos de enfermagem atuantes em território indígena
title_sort Rówaihu’úté – Qualificação de técnicos de enfermagem atuantes em território indígena
author Lemes, Heliana Rênhibädäwê Gomes Sereparan
author_facet Lemes, Heliana Rênhibädäwê Gomes Sereparan
Urébété, Mário Juruna Neto
Lunardi, Rosaline Rocha
Brito, Raquel Santos
Guimarães, Ana Clara Ribeiro
Borges, Maraísa Delmut
Pereira, Queli Lisiane Castro
de Camargo, Roberta Vasconcelos
de Oliveira, Pâmela Roberta
author_role author
author2 Urébété, Mário Juruna Neto
Lunardi, Rosaline Rocha
Brito, Raquel Santos
Guimarães, Ana Clara Ribeiro
Borges, Maraísa Delmut
Pereira, Queli Lisiane Castro
de Camargo, Roberta Vasconcelos
de Oliveira, Pâmela Roberta
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemes, Heliana Rênhibädäwê Gomes Sereparan
Urébété, Mário Juruna Neto
Lunardi, Rosaline Rocha
Brito, Raquel Santos
Guimarães, Ana Clara Ribeiro
Borges, Maraísa Delmut
Pereira, Queli Lisiane Castro
de Camargo, Roberta Vasconcelos
de Oliveira, Pâmela Roberta
description O objetivo deste estudo é relatar a experiência resultante do projeto de extensão Rówaihu’úTé, com técnicos de enfermagem que atuam na atenção à saúde indígena no estado de Mato Grosso. O projeto de extensão Rówaihu’úTé foi desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia, entre março e dezembro de 2018, com participação de 80 técnicos de enfermagem indígenas e não-indígenas, divididos em 4 grupos. Cada grupo participou de 40 horas-aula de formação, abordando os temas: saúde da mulher, saúde da criança, primeiros socorros, suporte básico de vida, Leishmaniose, princípios da Assistência de Enfermagem, ética, bioética e biossegurança. Os temas do curso foram abordados numa perspectiva metodológica participativa, problematizadora e reflexiva, reconhecendo as iniciativas, experiências profissionais e de vida dos participantes. Esta experiência de educação permanente, além de capacitar os técnicos de enfermagem que prestam assistência à saúde Xavante, também capacitou indiretamente os educadores, ao qualificar suas práticas formativas no contexto intercultural, aprimorar habilidades que favoreçam a comunicação e permitam conhecer a realidade dos povos indígenas e, ainda, o desenvolvimento de estratégias de ensino e de atenção à saúde culturalmente referenciadas. Palavras-chave: Educação em enfermagem; Povos indígenas; Saúde de Populações Indígenas Rówaihu’úté - Qualification of nursing technicians working in indigenous territory Abstract: The objective of this study is to report the experience resulting from the Rówaihu’úTé extension project with nursing technicians who work in indigenous health care in the state of Mato Grosso. The project Rówaihu'úTé, developed at the Federal University of Mato Grosso, University Campus of Araguaia, between March and December 2018, with the participation of 80 indigenous and non-indigenous nursing technicians, divided into four groups. Each group participated in 40 hours of training classes, addressing the themes: women's health, children's health, first aid, basic life support, Leishmaniasis, Nursing Care principles, ethics, bioethics, and biosafety. The course themes were addressed from a participatory, problematizing, and reflective methodological perspective, recognizing the initiatives and professional and life experiences of the participants. This permanent education experience, in addition to training the nursing technicians who provide Xavante health care, also indirectly trained the educators by qualifying their training practices in the intercultural context and improving skills that favor communication and allow them to know the reality of indigenous peoples and, yet, the development of culturally referenced teaching and health care strategies. Keywords: Nursing education; Indigenous people; Health of Indigenous Populations
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13537
10.29327/2303474.14.3-10
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13537
identifier_str_mv 10.29327/2303474.14.3-10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13537/9001
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 14 n. 3 (2023); 313-321
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 14 No 3 (2023); 313-321
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 14 Núm. 3 (2023); 313-321
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280740504895488