Rówaihu’úté – Qualificação de técnicos de enfermagem atuantes em território indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13537 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é relatar a experiência resultante do projeto de extensão Rówaihu’úTé, com técnicos de enfermagem que atuam na atenção à saúde indígena no estado de Mato Grosso. O projeto de extensão Rówaihu’úTé foi desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia, entre março e dezembro de 2018, com participação de 80 técnicos de enfermagem indígenas e não-indígenas, divididos em 4 grupos. Cada grupo participou de 40 horas-aula de formação, abordando os temas: saúde da mulher, saúde da criança, primeiros socorros, suporte básico de vida, Leishmaniose, princípios da Assistência de Enfermagem, ética, bioética e biossegurança. Os temas do curso foram abordados numa perspectiva metodológica participativa, problematizadora e reflexiva, reconhecendo as iniciativas, experiências profissionais e de vida dos participantes. Esta experiência de educação permanente, além de capacitar os técnicos de enfermagem que prestam assistência à saúde Xavante, também capacitou indiretamente os educadores, ao qualificar suas práticas formativas no contexto intercultural, aprimorar habilidades que favoreçam a comunicação e permitam conhecer a realidade dos povos indígenas e, ainda, o desenvolvimento de estratégias de ensino e de atenção à saúde culturalmente referenciadas. Palavras-chave: Educação em enfermagem; Povos indígenas; Saúde de Populações Indígenas Rówaihu’úté - Qualification of nursing technicians working in indigenous territory Abstract: The objective of this study is to report the experience resulting from the Rówaihu’úTé extension project with nursing technicians who work in indigenous health care in the state of Mato Grosso. The project Rówaihu'úTé, developed at the Federal University of Mato Grosso, University Campus of Araguaia, between March and December 2018, with the participation of 80 indigenous and non-indigenous nursing technicians, divided into four groups. Each group participated in 40 hours of training classes, addressing the themes: women's health, children's health, first aid, basic life support, Leishmaniasis, Nursing Care principles, ethics, bioethics, and biosafety. The course themes were addressed from a participatory, problematizing, and reflective methodological perspective, recognizing the initiatives and professional and life experiences of the participants. This permanent education experience, in addition to training the nursing technicians who provide Xavante health care, also indirectly trained the educators by qualifying their training practices in the intercultural context and improving skills that favor communication and allow them to know the reality of indigenous peoples and, yet, the development of culturally referenced teaching and health care strategies. Keywords: Nursing education; Indigenous people; Health of Indigenous Populations |
id |
UFFS-1_b8568a4e2c0f74e6cb7c5490f5817888 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/13537 |
network_acronym_str |
UFFS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Rówaihu’úté – Qualificação de técnicos de enfermagem atuantes em território indígenaO objetivo deste estudo é relatar a experiência resultante do projeto de extensão Rówaihu’úTé, com técnicos de enfermagem que atuam na atenção à saúde indígena no estado de Mato Grosso. O projeto de extensão Rówaihu’úTé foi desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia, entre março e dezembro de 2018, com participação de 80 técnicos de enfermagem indígenas e não-indígenas, divididos em 4 grupos. Cada grupo participou de 40 horas-aula de formação, abordando os temas: saúde da mulher, saúde da criança, primeiros socorros, suporte básico de vida, Leishmaniose, princípios da Assistência de Enfermagem, ética, bioética e biossegurança. Os temas do curso foram abordados numa perspectiva metodológica participativa, problematizadora e reflexiva, reconhecendo as iniciativas, experiências profissionais e de vida dos participantes. Esta experiência de educação permanente, além de capacitar os técnicos de enfermagem que prestam assistência à saúde Xavante, também capacitou indiretamente os educadores, ao qualificar suas práticas formativas no contexto intercultural, aprimorar habilidades que favoreçam a comunicação e permitam conhecer a realidade dos povos indígenas e, ainda, o desenvolvimento de estratégias de ensino e de atenção à saúde culturalmente referenciadas. Palavras-chave: Educação em enfermagem; Povos indígenas; Saúde de Populações Indígenas Rówaihu’úté - Qualification of nursing technicians working in indigenous territory Abstract: The objective of this study is to report the experience resulting from the Rówaihu’úTé extension project with nursing technicians who work in indigenous health care in the state of Mato Grosso. The project Rówaihu'úTé, developed at the Federal University of Mato Grosso, University Campus of Araguaia, between March and December 2018, with the participation of 80 indigenous and non-indigenous nursing technicians, divided into four groups. Each group participated in 40 hours of training classes, addressing the themes: women's health, children's health, first aid, basic life support, Leishmaniasis, Nursing Care principles, ethics, bioethics, and biosafety. The course themes were addressed from a participatory, problematizing, and reflective methodological perspective, recognizing the initiatives and professional and life experiences of the participants. This permanent education experience, in addition to training the nursing technicians who provide Xavante health care, also indirectly trained the educators by qualifying their training practices in the intercultural context and improving skills that favor communication and allow them to know the reality of indigenous peoples and, yet, the development of culturally referenced teaching and health care strategies. Keywords: Nursing education; Indigenous people; Health of Indigenous PopulationsUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2023-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1353710.29327/2303474.14.3-10Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 14 n. 3 (2023); 313-321Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 14 No 3 (2023); 313-321Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 14 Núm. 3 (2023); 313-3212358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13537/9001Copyright (c) 2023 Heliana Rênhibädäwê Gomes Sereparan Lemes, Mário Juruna Neto Urébété, Rosaline Rocha Lunardi, Raquel Santos Brito, Ana Clara Ribeiro Guimarães, Maraísa Delmut Borges, Queli Lisiane Castro Pereira, Roberta Vasconcelos de Camargo, Pâmela Roberta de Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLemes, Heliana Rênhibädäwê Gomes SereparanUrébété, Mário Juruna NetoLunardi, Rosaline RochaBrito, Raquel SantosGuimarães, Ana Clara RibeiroBorges, Maraísa DelmutPereira, Queli Lisiane Castrode Camargo, Roberta Vasconcelosde Oliveira, Pâmela Roberta2024-05-06T13:50:13Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13537Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-05-06T13:50:13Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rówaihu’úté – Qualificação de técnicos de enfermagem atuantes em território indígena |
title |
Rówaihu’úté – Qualificação de técnicos de enfermagem atuantes em território indígena |
spellingShingle |
Rówaihu’úté – Qualificação de técnicos de enfermagem atuantes em território indígena Lemes, Heliana Rênhibädäwê Gomes Sereparan |
title_short |
Rówaihu’úté – Qualificação de técnicos de enfermagem atuantes em território indígena |
title_full |
Rówaihu’úté – Qualificação de técnicos de enfermagem atuantes em território indígena |
title_fullStr |
Rówaihu’úté – Qualificação de técnicos de enfermagem atuantes em território indígena |
title_full_unstemmed |
Rówaihu’úté – Qualificação de técnicos de enfermagem atuantes em território indígena |
title_sort |
Rówaihu’úté – Qualificação de técnicos de enfermagem atuantes em território indígena |
author |
Lemes, Heliana Rênhibädäwê Gomes Sereparan |
author_facet |
Lemes, Heliana Rênhibädäwê Gomes Sereparan Urébété, Mário Juruna Neto Lunardi, Rosaline Rocha Brito, Raquel Santos Guimarães, Ana Clara Ribeiro Borges, Maraísa Delmut Pereira, Queli Lisiane Castro de Camargo, Roberta Vasconcelos de Oliveira, Pâmela Roberta |
author_role |
author |
author2 |
Urébété, Mário Juruna Neto Lunardi, Rosaline Rocha Brito, Raquel Santos Guimarães, Ana Clara Ribeiro Borges, Maraísa Delmut Pereira, Queli Lisiane Castro de Camargo, Roberta Vasconcelos de Oliveira, Pâmela Roberta |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemes, Heliana Rênhibädäwê Gomes Sereparan Urébété, Mário Juruna Neto Lunardi, Rosaline Rocha Brito, Raquel Santos Guimarães, Ana Clara Ribeiro Borges, Maraísa Delmut Pereira, Queli Lisiane Castro de Camargo, Roberta Vasconcelos de Oliveira, Pâmela Roberta |
description |
O objetivo deste estudo é relatar a experiência resultante do projeto de extensão Rówaihu’úTé, com técnicos de enfermagem que atuam na atenção à saúde indígena no estado de Mato Grosso. O projeto de extensão Rówaihu’úTé foi desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia, entre março e dezembro de 2018, com participação de 80 técnicos de enfermagem indígenas e não-indígenas, divididos em 4 grupos. Cada grupo participou de 40 horas-aula de formação, abordando os temas: saúde da mulher, saúde da criança, primeiros socorros, suporte básico de vida, Leishmaniose, princípios da Assistência de Enfermagem, ética, bioética e biossegurança. Os temas do curso foram abordados numa perspectiva metodológica participativa, problematizadora e reflexiva, reconhecendo as iniciativas, experiências profissionais e de vida dos participantes. Esta experiência de educação permanente, além de capacitar os técnicos de enfermagem que prestam assistência à saúde Xavante, também capacitou indiretamente os educadores, ao qualificar suas práticas formativas no contexto intercultural, aprimorar habilidades que favoreçam a comunicação e permitam conhecer a realidade dos povos indígenas e, ainda, o desenvolvimento de estratégias de ensino e de atenção à saúde culturalmente referenciadas. Palavras-chave: Educação em enfermagem; Povos indígenas; Saúde de Populações Indígenas Rówaihu’úté - Qualification of nursing technicians working in indigenous territory Abstract: The objective of this study is to report the experience resulting from the Rówaihu’úTé extension project with nursing technicians who work in indigenous health care in the state of Mato Grosso. The project Rówaihu'úTé, developed at the Federal University of Mato Grosso, University Campus of Araguaia, between March and December 2018, with the participation of 80 indigenous and non-indigenous nursing technicians, divided into four groups. Each group participated in 40 hours of training classes, addressing the themes: women's health, children's health, first aid, basic life support, Leishmaniasis, Nursing Care principles, ethics, bioethics, and biosafety. The course themes were addressed from a participatory, problematizing, and reflective methodological perspective, recognizing the initiatives and professional and life experiences of the participants. This permanent education experience, in addition to training the nursing technicians who provide Xavante health care, also indirectly trained the educators by qualifying their training practices in the intercultural context and improving skills that favor communication and allow them to know the reality of indigenous peoples and, yet, the development of culturally referenced teaching and health care strategies. Keywords: Nursing education; Indigenous people; Health of Indigenous Populations |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por pares texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13537 10.29327/2303474.14.3-10 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13537 |
identifier_str_mv |
10.29327/2303474.14.3-10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13537/9001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 14 n. 3 (2023); 313-321 Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 14 No 3 (2023); 313-321 Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 14 Núm. 3 (2023); 313-321 2358-0399 1806-2695 reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contato.rbeu@gmail.com |
_version_ |
1809280740504895488 |