Anatomia humana como ferramenta para promoção de educação em saúde na adolescência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11447 |
Resumo: | A adolescência é um período de transição, marcado por transformações psicossociais, biológicas e comportamentais. Conhecer e compreender o corpo humano previne danos à saúde nessa fase. O projeto “Uma visita ao corpo humano”, desenvolvido na Universidade Federal de São João del- Rei, campus Centro-Oeste (UFSJ/CCO), baseou-se em visitas ao laboratório de Anatomia Humana, a fim de oferecer aos adolescentes do ensino médio e fundamental II das escolas públicas e privadas de Divinópolis, Minas Gerais, um esclarecimento acerca dos sistemas do corpo, enfatizando a saúde e o autocuidado. Foram selecionados 6 sistemas para as discussões, para as quais utilizaram-se peças sintéticas. Durante o ano de 2017, realizaram-se 18 visitas de 15 escolas diferentes. Foram atendidos 721 alunos. Desses, 350 (48,5%) frequentadores da rede pública, e 371 (51,5%) da particular. Do total, 458 foram alunos (63,5%) do ensino fundamental e 263 (36,5%) do ensino médio. Os resultados foram positivos, visto que os estudantes obtiveram mais acertos nas perguntas do teste, após as discussões. Além disso, observou-se superioridade do conhecimento prévio dos estudantes do ensino fundamental de escolas privadas. Palavras-chave: Adolescentes; Autocuidado; Corpo Humano; Extensão Universitária; Ensino Básico Human anatomy as a tool to promote health education in adolescence Abstract: Adolescence is a period of transition marked by psychosocial, biological, and behavioral changes. Knowing and understanding the human body prevents harm during this phase. The project “A visit to the human body” (“Uma visita ao corpo humano”) developed at the Federal University of São João del-Rei, campus Centro-Oeste (UFSJ / CCO), was based on visits to the human anatomy laboratory, in order to offer high school and elementary school adolescents from public and private schools in Divinópolis, Minas Gerais State, Brazil, an explanation about the systems of the body, emphasizing health and self-care. Six systems were selected for the discussions, in which synthetic parts were used. During 2017, 18 visits were made from 15 different schools, and 721 students were served. Of these, 350 (48.5%) attended public schools and 371 (51.5%), private ones. Of the total, 458 (63.5%) of elementary school and 263 (36.5%) of high school. The results were positive since the students scored better after the discussions. Moreover, higher knowledge was observed in primary school students from private schools. Keywords: Adolescents; Selfcare; Human Body; Health Education; University Extension; Elementary School |
id |
UFFS-1_d71c127b645bdf46ec540ea558023851 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11447 |
network_acronym_str |
UFFS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Anatomia humana como ferramenta para promoção de educação em saúde na adolescênciaA adolescência é um período de transição, marcado por transformações psicossociais, biológicas e comportamentais. Conhecer e compreender o corpo humano previne danos à saúde nessa fase. O projeto “Uma visita ao corpo humano”, desenvolvido na Universidade Federal de São João del- Rei, campus Centro-Oeste (UFSJ/CCO), baseou-se em visitas ao laboratório de Anatomia Humana, a fim de oferecer aos adolescentes do ensino médio e fundamental II das escolas públicas e privadas de Divinópolis, Minas Gerais, um esclarecimento acerca dos sistemas do corpo, enfatizando a saúde e o autocuidado. Foram selecionados 6 sistemas para as discussões, para as quais utilizaram-se peças sintéticas. Durante o ano de 2017, realizaram-se 18 visitas de 15 escolas diferentes. Foram atendidos 721 alunos. Desses, 350 (48,5%) frequentadores da rede pública, e 371 (51,5%) da particular. Do total, 458 foram alunos (63,5%) do ensino fundamental e 263 (36,5%) do ensino médio. Os resultados foram positivos, visto que os estudantes obtiveram mais acertos nas perguntas do teste, após as discussões. Além disso, observou-se superioridade do conhecimento prévio dos estudantes do ensino fundamental de escolas privadas. Palavras-chave: Adolescentes; Autocuidado; Corpo Humano; Extensão Universitária; Ensino Básico Human anatomy as a tool to promote health education in adolescence Abstract: Adolescence is a period of transition marked by psychosocial, biological, and behavioral changes. Knowing and understanding the human body prevents harm during this phase. The project “A visit to the human body” (“Uma visita ao corpo humano”) developed at the Federal University of São João del-Rei, campus Centro-Oeste (UFSJ / CCO), was based on visits to the human anatomy laboratory, in order to offer high school and elementary school adolescents from public and private schools in Divinópolis, Minas Gerais State, Brazil, an explanation about the systems of the body, emphasizing health and self-care. Six systems were selected for the discussions, in which synthetic parts were used. During 2017, 18 visits were made from 15 different schools, and 721 students were served. Of these, 350 (48.5%) attended public schools and 371 (51.5%), private ones. Of the total, 458 (63.5%) of elementary school and 263 (36.5%) of high school. The results were positive since the students scored better after the discussions. Moreover, higher knowledge was observed in primary school students from private schools. Keywords: Adolescents; Selfcare; Human Body; Health Education; University Extension; Elementary SchoolUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2020-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1144710.36661/2358-0399.2020v11i3.11447Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 3 (2020); 331-338Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 3 (2020); 331-338Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 3 (2020); 331-3382358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11447/7507Copyright (c) 2020 Magna Carolina Melo, Jaqueline Gabriele Silva, Caio Godinho Caldeira, Luísa Machado dos Santos Rocha, Brenda Oliveira, Sarah Tereza Siqueira, Luís Gustavo Almeida Ribeiro, Luciana Estefani Drumond de Carvalhohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Magna CarolinaSilva, Jaqueline GabrieleCaldeira, Caio GodinhoRocha, Luísa Machado dos SantosOliveira, BrendaSiqueira, Sarah TerezaRibeiro, Luís Gustavo AlmeidaDrumond de Carvalho, Luciana Estefani2022-08-18T17:49:11Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11447Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:49:11Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Anatomia humana como ferramenta para promoção de educação em saúde na adolescência |
title |
Anatomia humana como ferramenta para promoção de educação em saúde na adolescência |
spellingShingle |
Anatomia humana como ferramenta para promoção de educação em saúde na adolescência Melo, Magna Carolina |
title_short |
Anatomia humana como ferramenta para promoção de educação em saúde na adolescência |
title_full |
Anatomia humana como ferramenta para promoção de educação em saúde na adolescência |
title_fullStr |
Anatomia humana como ferramenta para promoção de educação em saúde na adolescência |
title_full_unstemmed |
Anatomia humana como ferramenta para promoção de educação em saúde na adolescência |
title_sort |
Anatomia humana como ferramenta para promoção de educação em saúde na adolescência |
author |
Melo, Magna Carolina |
author_facet |
Melo, Magna Carolina Silva, Jaqueline Gabriele Caldeira, Caio Godinho Rocha, Luísa Machado dos Santos Oliveira, Brenda Siqueira, Sarah Tereza Ribeiro, Luís Gustavo Almeida Drumond de Carvalho, Luciana Estefani |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Jaqueline Gabriele Caldeira, Caio Godinho Rocha, Luísa Machado dos Santos Oliveira, Brenda Siqueira, Sarah Tereza Ribeiro, Luís Gustavo Almeida Drumond de Carvalho, Luciana Estefani |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Magna Carolina Silva, Jaqueline Gabriele Caldeira, Caio Godinho Rocha, Luísa Machado dos Santos Oliveira, Brenda Siqueira, Sarah Tereza Ribeiro, Luís Gustavo Almeida Drumond de Carvalho, Luciana Estefani |
description |
A adolescência é um período de transição, marcado por transformações psicossociais, biológicas e comportamentais. Conhecer e compreender o corpo humano previne danos à saúde nessa fase. O projeto “Uma visita ao corpo humano”, desenvolvido na Universidade Federal de São João del- Rei, campus Centro-Oeste (UFSJ/CCO), baseou-se em visitas ao laboratório de Anatomia Humana, a fim de oferecer aos adolescentes do ensino médio e fundamental II das escolas públicas e privadas de Divinópolis, Minas Gerais, um esclarecimento acerca dos sistemas do corpo, enfatizando a saúde e o autocuidado. Foram selecionados 6 sistemas para as discussões, para as quais utilizaram-se peças sintéticas. Durante o ano de 2017, realizaram-se 18 visitas de 15 escolas diferentes. Foram atendidos 721 alunos. Desses, 350 (48,5%) frequentadores da rede pública, e 371 (51,5%) da particular. Do total, 458 foram alunos (63,5%) do ensino fundamental e 263 (36,5%) do ensino médio. Os resultados foram positivos, visto que os estudantes obtiveram mais acertos nas perguntas do teste, após as discussões. Além disso, observou-se superioridade do conhecimento prévio dos estudantes do ensino fundamental de escolas privadas. Palavras-chave: Adolescentes; Autocuidado; Corpo Humano; Extensão Universitária; Ensino Básico Human anatomy as a tool to promote health education in adolescence Abstract: Adolescence is a period of transition marked by psychosocial, biological, and behavioral changes. Knowing and understanding the human body prevents harm during this phase. The project “A visit to the human body” (“Uma visita ao corpo humano”) developed at the Federal University of São João del-Rei, campus Centro-Oeste (UFSJ / CCO), was based on visits to the human anatomy laboratory, in order to offer high school and elementary school adolescents from public and private schools in Divinópolis, Minas Gerais State, Brazil, an explanation about the systems of the body, emphasizing health and self-care. Six systems were selected for the discussions, in which synthetic parts were used. During 2017, 18 visits were made from 15 different schools, and 721 students were served. Of these, 350 (48.5%) attended public schools and 371 (51.5%), private ones. Of the total, 458 (63.5%) of elementary school and 263 (36.5%) of high school. The results were positive since the students scored better after the discussions. Moreover, higher knowledge was observed in primary school students from private schools. Keywords: Adolescents; Selfcare; Human Body; Health Education; University Extension; Elementary School |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11447 10.36661/2358-0399.2020v11i3.11447 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11447 |
identifier_str_mv |
10.36661/2358-0399.2020v11i3.11447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11447/7507 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 3 (2020); 331-338 Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 3 (2020); 331-338 Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 3 (2020); 331-338 2358-0399 1806-2695 reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contato.rbeu@gmail.com |
_version_ |
1809280739804446720 |