Anatomia humana como ferramenta para promoção de educação em saúde na adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Magna Carolina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Jaqueline Gabriele, Caldeira, Caio Godinho, Rocha, Luísa Machado dos Santos, Oliveira, Brenda, Siqueira, Sarah Tereza, Ribeiro, Luís Gustavo Almeida, Drumond de Carvalho, Luciana Estefani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11447
Resumo: A adolescência é um período de transição, marcado por transformações psicossociais, biológicas e comportamentais. Conhecer e compreender o corpo humano previne danos à saúde nessa fase. O projeto “Uma visita ao corpo humano”, desenvolvido na Universidade Federal de São João del- Rei, campus Centro-Oeste (UFSJ/CCO), baseou-se em visitas ao laboratório de Anatomia Humana, a fim de oferecer aos adolescentes do ensino médio e fundamental II das escolas públicas e privadas de Divinópolis, Minas Gerais, um esclarecimento acerca dos sistemas do corpo, enfatizando a saúde e o autocuidado. Foram selecionados 6 sistemas para as discussões, para as quais utilizaram-se peças sintéticas. Durante o ano de 2017, realizaram-se 18 visitas de 15 escolas diferentes. Foram atendidos 721 alunos. Desses, 350 (48,5%) frequentadores da rede pública, e 371 (51,5%) da particular. Do total, 458 foram alunos (63,5%) do ensino fundamental e 263 (36,5%) do ensino médio. Os resultados foram positivos, visto que os estudantes obtiveram mais acertos nas perguntas do teste, após as discussões. Além disso, observou-se superioridade do conhecimento prévio dos estudantes do ensino fundamental de escolas privadas. Palavras-chave: Adolescentes; Autocuidado; Corpo Humano; Extensão Universitária; Ensino Básico     Human anatomy as a tool to promote health education in adolescence   Abstract: Adolescence is a period of transition marked by psychosocial, biological, and behavioral changes. Knowing and understanding the human body prevents harm during this phase. The project “A visit to the human body” (“Uma visita ao corpo humano”) developed at the Federal University of São João del-Rei, campus Centro-Oeste (UFSJ / CCO), was based on visits to the human anatomy laboratory, in order to offer high school and elementary school adolescents from public and private schools in Divinópolis, Minas Gerais State, Brazil, an explanation about the systems of the body, emphasizing health and self-care. Six systems were selected for the discussions, in which synthetic parts were used. During 2017, 18 visits were made from 15 different schools, and 721 students were served. Of these, 350 (48.5%) attended public schools and 371 (51.5%), private ones. Of the total, 458 (63.5%) of elementary school and 263 (36.5%) of high school. The results were positive since the students scored better after the discussions. Moreover, higher knowledge was observed in primary school students from private schools. Keywords: Adolescents; Selfcare; Human Body; Health Education; University Extension; Elementary School
id UFFS-1_d71c127b645bdf46ec540ea558023851
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11447
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Anatomia humana como ferramenta para promoção de educação em saúde na adolescênciaA adolescência é um período de transição, marcado por transformações psicossociais, biológicas e comportamentais. Conhecer e compreender o corpo humano previne danos à saúde nessa fase. O projeto “Uma visita ao corpo humano”, desenvolvido na Universidade Federal de São João del- Rei, campus Centro-Oeste (UFSJ/CCO), baseou-se em visitas ao laboratório de Anatomia Humana, a fim de oferecer aos adolescentes do ensino médio e fundamental II das escolas públicas e privadas de Divinópolis, Minas Gerais, um esclarecimento acerca dos sistemas do corpo, enfatizando a saúde e o autocuidado. Foram selecionados 6 sistemas para as discussões, para as quais utilizaram-se peças sintéticas. Durante o ano de 2017, realizaram-se 18 visitas de 15 escolas diferentes. Foram atendidos 721 alunos. Desses, 350 (48,5%) frequentadores da rede pública, e 371 (51,5%) da particular. Do total, 458 foram alunos (63,5%) do ensino fundamental e 263 (36,5%) do ensino médio. Os resultados foram positivos, visto que os estudantes obtiveram mais acertos nas perguntas do teste, após as discussões. Além disso, observou-se superioridade do conhecimento prévio dos estudantes do ensino fundamental de escolas privadas. Palavras-chave: Adolescentes; Autocuidado; Corpo Humano; Extensão Universitária; Ensino Básico     Human anatomy as a tool to promote health education in adolescence   Abstract: Adolescence is a period of transition marked by psychosocial, biological, and behavioral changes. Knowing and understanding the human body prevents harm during this phase. The project “A visit to the human body” (“Uma visita ao corpo humano”) developed at the Federal University of São João del-Rei, campus Centro-Oeste (UFSJ / CCO), was based on visits to the human anatomy laboratory, in order to offer high school and elementary school adolescents from public and private schools in Divinópolis, Minas Gerais State, Brazil, an explanation about the systems of the body, emphasizing health and self-care. Six systems were selected for the discussions, in which synthetic parts were used. During 2017, 18 visits were made from 15 different schools, and 721 students were served. Of these, 350 (48.5%) attended public schools and 371 (51.5%), private ones. Of the total, 458 (63.5%) of elementary school and 263 (36.5%) of high school. The results were positive since the students scored better after the discussions. Moreover, higher knowledge was observed in primary school students from private schools. Keywords: Adolescents; Selfcare; Human Body; Health Education; University Extension; Elementary SchoolUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2020-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1144710.36661/2358-0399.2020v11i3.11447Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 3 (2020); 331-338Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 3 (2020); 331-338Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 3 (2020); 331-3382358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11447/7507Copyright (c) 2020 Magna Carolina Melo, Jaqueline Gabriele Silva, Caio Godinho Caldeira, Luísa Machado dos Santos Rocha, Brenda Oliveira, Sarah Tereza Siqueira, Luís Gustavo Almeida Ribeiro, Luciana Estefani Drumond de Carvalhohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Magna CarolinaSilva, Jaqueline GabrieleCaldeira, Caio GodinhoRocha, Luísa Machado dos SantosOliveira, BrendaSiqueira, Sarah TerezaRibeiro, Luís Gustavo AlmeidaDrumond de Carvalho, Luciana Estefani2022-08-18T17:49:11Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11447Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:49:11Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Anatomia humana como ferramenta para promoção de educação em saúde na adolescência
title Anatomia humana como ferramenta para promoção de educação em saúde na adolescência
spellingShingle Anatomia humana como ferramenta para promoção de educação em saúde na adolescência
Melo, Magna Carolina
title_short Anatomia humana como ferramenta para promoção de educação em saúde na adolescência
title_full Anatomia humana como ferramenta para promoção de educação em saúde na adolescência
title_fullStr Anatomia humana como ferramenta para promoção de educação em saúde na adolescência
title_full_unstemmed Anatomia humana como ferramenta para promoção de educação em saúde na adolescência
title_sort Anatomia humana como ferramenta para promoção de educação em saúde na adolescência
author Melo, Magna Carolina
author_facet Melo, Magna Carolina
Silva, Jaqueline Gabriele
Caldeira, Caio Godinho
Rocha, Luísa Machado dos Santos
Oliveira, Brenda
Siqueira, Sarah Tereza
Ribeiro, Luís Gustavo Almeida
Drumond de Carvalho, Luciana Estefani
author_role author
author2 Silva, Jaqueline Gabriele
Caldeira, Caio Godinho
Rocha, Luísa Machado dos Santos
Oliveira, Brenda
Siqueira, Sarah Tereza
Ribeiro, Luís Gustavo Almeida
Drumond de Carvalho, Luciana Estefani
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Magna Carolina
Silva, Jaqueline Gabriele
Caldeira, Caio Godinho
Rocha, Luísa Machado dos Santos
Oliveira, Brenda
Siqueira, Sarah Tereza
Ribeiro, Luís Gustavo Almeida
Drumond de Carvalho, Luciana Estefani
description A adolescência é um período de transição, marcado por transformações psicossociais, biológicas e comportamentais. Conhecer e compreender o corpo humano previne danos à saúde nessa fase. O projeto “Uma visita ao corpo humano”, desenvolvido na Universidade Federal de São João del- Rei, campus Centro-Oeste (UFSJ/CCO), baseou-se em visitas ao laboratório de Anatomia Humana, a fim de oferecer aos adolescentes do ensino médio e fundamental II das escolas públicas e privadas de Divinópolis, Minas Gerais, um esclarecimento acerca dos sistemas do corpo, enfatizando a saúde e o autocuidado. Foram selecionados 6 sistemas para as discussões, para as quais utilizaram-se peças sintéticas. Durante o ano de 2017, realizaram-se 18 visitas de 15 escolas diferentes. Foram atendidos 721 alunos. Desses, 350 (48,5%) frequentadores da rede pública, e 371 (51,5%) da particular. Do total, 458 foram alunos (63,5%) do ensino fundamental e 263 (36,5%) do ensino médio. Os resultados foram positivos, visto que os estudantes obtiveram mais acertos nas perguntas do teste, após as discussões. Além disso, observou-se superioridade do conhecimento prévio dos estudantes do ensino fundamental de escolas privadas. Palavras-chave: Adolescentes; Autocuidado; Corpo Humano; Extensão Universitária; Ensino Básico     Human anatomy as a tool to promote health education in adolescence   Abstract: Adolescence is a period of transition marked by psychosocial, biological, and behavioral changes. Knowing and understanding the human body prevents harm during this phase. The project “A visit to the human body” (“Uma visita ao corpo humano”) developed at the Federal University of São João del-Rei, campus Centro-Oeste (UFSJ / CCO), was based on visits to the human anatomy laboratory, in order to offer high school and elementary school adolescents from public and private schools in Divinópolis, Minas Gerais State, Brazil, an explanation about the systems of the body, emphasizing health and self-care. Six systems were selected for the discussions, in which synthetic parts were used. During 2017, 18 visits were made from 15 different schools, and 721 students were served. Of these, 350 (48.5%) attended public schools and 371 (51.5%), private ones. Of the total, 458 (63.5%) of elementary school and 263 (36.5%) of high school. The results were positive since the students scored better after the discussions. Moreover, higher knowledge was observed in primary school students from private schools. Keywords: Adolescents; Selfcare; Human Body; Health Education; University Extension; Elementary School
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11447
10.36661/2358-0399.2020v11i3.11447
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11447
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2020v11i3.11447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11447/7507
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 3 (2020); 331-338
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 3 (2020); 331-338
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 3 (2020); 331-338
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280739804446720