Uma trajetória extensionista rumo ao letramento digital na microrregião do litoral sul potiguar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Simeone Gregorio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moreira, Keila Cruz, da Silva, Helber Wagner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11610
Resumo: O acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pode favorecer maior articulação de áreas como educação, trabalho e lazer, possibilitando inclusão digital. Entretanto, uma parcela significativa de pessoas da microrregião do litoral sul do Rio Grande do Norte ainda não possui acesso a TDIC. Diante disso, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), executamos um projeto de extensão, intitulado “Informatização Social”, cujo objetivo geral foi introduzir crianças em vulnerabilidade social de Canguaretama/RN nos passos iniciais do letramento digital. Este relato de experiência abrange um percurso de três edições do projeto, respaldado na pesquisa exploratória e pesquisa-ação. A edição 2015 compreendeu conhecer e preparar laboratórios de Informática da escola parceira e formação didático-pedagógica de estudantes da licenciatura em Informática para estudantes do ensino médio profissional em Informática. Como desdobramento, na edição 2016, os estudantes do IFRN realizaram manutenção técnica em 14 computadores dos laboratórios de Informática, permitindo a entrega de um curso de letramento digital para 42 crianças com alta taxa de permanência e êxito (75%). Com experiência acumulada, a edição 2017 evoluiu no uso de tablets para beneficiar outras 33 crianças, com boa avaliação do curso. As experiências e os resultados do projeto foram apresentados em eventos e expostos em um website. Acreditamos que esta trajetória extensionista pode ser adaptada por outras instituições em outros contextos regionais para favorecer a inclusão digital, desenvolver capital intelectual de estudantes e fortalecer a parceria entre redes de ensino. Palavras-chave: Inclusão social; Inclusão digital; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação Outreach itinerary for digital literacy in the Rio Grande do Norte’s south coast Abstract: Accessing Digital Information and Communication Technologies (TDIC) can foster articulation between areas such as education, work, and leisure, and enable digital inclusion. However, a significant part of the Brazilian state Rio Grande do Norte’s southern coast population still lacks TDIC access. That being said, the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN) has developed outreach project “Social Informatization” to introduce socially vulnerable children from Canguaretama/RN to digital literacy basics. This experience report covers a three-edition project, supported by both exploratory and action research. The 2015 edition included getting to know and preparing Computer Labs at the partner school, as well as didactical-pedagogical training by undergraduate students in Computer Science for high school/vocational informatics students. As a result, in the 2016 edition, IFRN vocational students performed technical maintenance on 14 computers in partner schools’ IT labs. These results allowed 42 children to take the IT course, and its permanence and success rates reached 75%. The acquired experience led the 2017 edition to evolve to the use of tablets. Thirty-three other children benefited from the course, and it had a positive evaluation. The project’s experiences and results were presented at events and displayed on a website. Thus, this outreach itinerary is believed to be beneficial to other institutions in other regional contexts, where it can foster digital inclusion, develop students’ intellectual capital, and strengthen partnerships between education networks. Keywords: Social inclusion; Digital inclusion; Digital Information and Communication Technologies
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A edição 2015 compreendeu conhecer e preparar laboratórios de Informática da escola parceira e formação didático-pedagógica de estudantes da licenciatura em Informática para estudantes do ensino médio profissional em Informática. Como desdobramento, na edição 2016, os estudantes do IFRN realizaram manutenção técnica em 14 computadores dos laboratórios de Informática, permitindo a entrega de um curso de letramento digital para 42 crianças com alta taxa de permanência e êxito (75%). Com experiência acumulada, a edição 2017 evoluiu no uso de tablets para beneficiar outras 33 crianças, com boa avaliação do curso. As experiências e os resultados do projeto foram apresentados em eventos e expostos em um website. Acreditamos que esta trajetória extensionista pode ser adaptada por outras instituições em outros contextos regionais para favorecer a inclusão digital, desenvolver capital intelectual de estudantes e fortalecer a parceria entre redes de ensino. 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The 2015 edition included getting to know and preparing Computer Labs at the partner school, as well as didactical-pedagogical training by undergraduate students in Computer Science for high school/vocational informatics students. As a result, in the 2016 edition, IFRN vocational students performed technical maintenance on 14 computers in partner schools’ IT labs. These results allowed 42 children to take the IT course, and its permanence and success rates reached 75%. The acquired experience led the 2017 edition to evolve to the use of tablets. Thirty-three other children benefited from the course, and it had a positive evaluation. The project’s experiences and results were presented at events and displayed on a website. Thus, this outreach itinerary is believed to be beneficial to other institutions in other regional contexts, where it can foster digital inclusion, develop students’ intellectual capital, and strengthen partnerships between education networks. 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