Em Foco TV: a extensão universitária e seu impacto na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cláudia Regina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva, Inara Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11625
Resumo: Aliando os conceitos do ensino de jornalismo, extensão universitária e educomunicação, em 2019, o Jornalismo Laboratorial Em Foco realizou uma ação de extensão que se propôs a uma intervenção social com foco na produção midiática para a educação. O presente artigo visa mostrar os resultados do impacto desta iniciativa junto aos estudantes universitários e alunos do ensino médio do Colégio Dom Bosco, em Campo Grande, MS, parceiro do projeto. A proposta foi formular um programa de televisão, unindo informação e entretenimento, que abordasse assuntos de interesse de estudantes, e que este produto fosse utilizado, posteriormente, em futuras aulas. Por meio de pesquisa prévia e, de acordo com as demandas do conteúdo escolar, os alunos elegeram dois temas para serem debatidos em dois programas Em Foco TV. Enquanto os acadêmicos de Jornalismo exercitaram o fazer jornalístico na construção de reportagens, orientados pelos docentes, os estudantes do Ensino Médio puderam conhecer o funcionamento dos bastidores de um programa de televisão e puderam participar, como público e entrevistadores, da gravação ao vivo de dois programas na própria escola. Essa interação entre as equipes de alunos e professores resultou em impactos positivos para o público atendido e para os extensionistas, conforme eles demonstraram em pesquisa qualitativa a que foram submetidos logo após a experiência. Palavras-chave: Extensão Universitária; Jornalismo; Educomunicação Remote-supported self-care for people with peripheral arterial disease Abstract: Combining the concepts of journalism teaching, university extension, and educommunication, in 2019, Em Foco Laboratorial Journalism carried out an extension action that proposed a social intervention focused on media production for education. This article aims to show the results of the impact of this initiative on university students and high school students at Colégio Dom Bosco, in Campo Grande, MS, a project partner. The proposal was to formulate a television program, combining information and entertainment, that addressed subjects of interest to students and how this product could be used, later, in future classes at high school. Through previous research and, according to the demands of school content, students chose two themes to be discussed in two Em Foco TV programs. While journalism scholars practiced journalism in the construction of reports, guided by teachers, high school students got to know the backstage of a television program and were able to participate, as an audience and interviewers, in the live recording of two programs at the school. This interaction between the teams of students and teachers resulted in positive impacts for the community and the extension workers, as they demonstrated in qualitative research to which they were submitted shortly after the experience. Keywords: University extension; Journalism; Educommunication
id UFFS-1_e0749b9eb52101a0152c71e1ed75a36e
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11625
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Em Foco TV: a extensão universitária e seu impacto na aprendizagemAliando os conceitos do ensino de jornalismo, extensão universitária e educomunicação, em 2019, o Jornalismo Laboratorial Em Foco realizou uma ação de extensão que se propôs a uma intervenção social com foco na produção midiática para a educação. O presente artigo visa mostrar os resultados do impacto desta iniciativa junto aos estudantes universitários e alunos do ensino médio do Colégio Dom Bosco, em Campo Grande, MS, parceiro do projeto. A proposta foi formular um programa de televisão, unindo informação e entretenimento, que abordasse assuntos de interesse de estudantes, e que este produto fosse utilizado, posteriormente, em futuras aulas. Por meio de pesquisa prévia e, de acordo com as demandas do conteúdo escolar, os alunos elegeram dois temas para serem debatidos em dois programas Em Foco TV. Enquanto os acadêmicos de Jornalismo exercitaram o fazer jornalístico na construção de reportagens, orientados pelos docentes, os estudantes do Ensino Médio puderam conhecer o funcionamento dos bastidores de um programa de televisão e puderam participar, como público e entrevistadores, da gravação ao vivo de dois programas na própria escola. Essa interação entre as equipes de alunos e professores resultou em impactos positivos para o público atendido e para os extensionistas, conforme eles demonstraram em pesquisa qualitativa a que foram submetidos logo após a experiência. Palavras-chave: Extensão Universitária; Jornalismo; Educomunicação Remote-supported self-care for people with peripheral arterial disease Abstract: Combining the concepts of journalism teaching, university extension, and educommunication, in 2019, Em Foco Laboratorial Journalism carried out an extension action that proposed a social intervention focused on media production for education. This article aims to show the results of the impact of this initiative on university students and high school students at Colégio Dom Bosco, in Campo Grande, MS, a project partner. The proposal was to formulate a television program, combining information and entertainment, that addressed subjects of interest to students and how this product could be used, later, in future classes at high school. Through previous research and, according to the demands of school content, students chose two themes to be discussed in two Em Foco TV programs. While journalism scholars practiced journalism in the construction of reports, guided by teachers, high school students got to know the backstage of a television program and were able to participate, as an audience and interviewers, in the live recording of two programs at the school. This interaction between the teams of students and teachers resulted in positive impacts for the community and the extension workers, as they demonstrated in qualitative research to which they were submitted shortly after the experience. Keywords: University extension; Journalism; EducommunicationUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2021-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1162510.36661/2358-0399.2021v12n3.11625Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 12 n. 3 (2021); 421-431Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 12 No 3 (2021); 421-431Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 12 Núm. 3 (2021); 421-4312358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11625/8293Copyright (c) 2021 Cláudia Regina Ferreira, Inara Souza da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Cláudia Reginada Silva, Inara Souza2022-08-18T17:39:14Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11625Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:39:14Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Em Foco TV: a extensão universitária e seu impacto na aprendizagem
title Em Foco TV: a extensão universitária e seu impacto na aprendizagem
spellingShingle Em Foco TV: a extensão universitária e seu impacto na aprendizagem
Ferreira, Cláudia Regina
title_short Em Foco TV: a extensão universitária e seu impacto na aprendizagem
title_full Em Foco TV: a extensão universitária e seu impacto na aprendizagem
title_fullStr Em Foco TV: a extensão universitária e seu impacto na aprendizagem
title_full_unstemmed Em Foco TV: a extensão universitária e seu impacto na aprendizagem
title_sort Em Foco TV: a extensão universitária e seu impacto na aprendizagem
author Ferreira, Cláudia Regina
author_facet Ferreira, Cláudia Regina
da Silva, Inara Souza
author_role author
author2 da Silva, Inara Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Cláudia Regina
da Silva, Inara Souza
description Aliando os conceitos do ensino de jornalismo, extensão universitária e educomunicação, em 2019, o Jornalismo Laboratorial Em Foco realizou uma ação de extensão que se propôs a uma intervenção social com foco na produção midiática para a educação. O presente artigo visa mostrar os resultados do impacto desta iniciativa junto aos estudantes universitários e alunos do ensino médio do Colégio Dom Bosco, em Campo Grande, MS, parceiro do projeto. A proposta foi formular um programa de televisão, unindo informação e entretenimento, que abordasse assuntos de interesse de estudantes, e que este produto fosse utilizado, posteriormente, em futuras aulas. Por meio de pesquisa prévia e, de acordo com as demandas do conteúdo escolar, os alunos elegeram dois temas para serem debatidos em dois programas Em Foco TV. Enquanto os acadêmicos de Jornalismo exercitaram o fazer jornalístico na construção de reportagens, orientados pelos docentes, os estudantes do Ensino Médio puderam conhecer o funcionamento dos bastidores de um programa de televisão e puderam participar, como público e entrevistadores, da gravação ao vivo de dois programas na própria escola. Essa interação entre as equipes de alunos e professores resultou em impactos positivos para o público atendido e para os extensionistas, conforme eles demonstraram em pesquisa qualitativa a que foram submetidos logo após a experiência. Palavras-chave: Extensão Universitária; Jornalismo; Educomunicação Remote-supported self-care for people with peripheral arterial disease Abstract: Combining the concepts of journalism teaching, university extension, and educommunication, in 2019, Em Foco Laboratorial Journalism carried out an extension action that proposed a social intervention focused on media production for education. This article aims to show the results of the impact of this initiative on university students and high school students at Colégio Dom Bosco, in Campo Grande, MS, a project partner. The proposal was to formulate a television program, combining information and entertainment, that addressed subjects of interest to students and how this product could be used, later, in future classes at high school. Through previous research and, according to the demands of school content, students chose two themes to be discussed in two Em Foco TV programs. While journalism scholars practiced journalism in the construction of reports, guided by teachers, high school students got to know the backstage of a television program and were able to participate, as an audience and interviewers, in the live recording of two programs at the school. This interaction between the teams of students and teachers resulted in positive impacts for the community and the extension workers, as they demonstrated in qualitative research to which they were submitted shortly after the experience. Keywords: University extension; Journalism; Educommunication
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11625
10.36661/2358-0399.2021v12n3.11625
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11625
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2021v12n3.11625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11625/8293
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cláudia Regina Ferreira, Inara Souza da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cláudia Regina Ferreira, Inara Souza da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 12 n. 3 (2021); 421-431
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 12 No 3 (2021); 421-431
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 12 Núm. 3 (2021); 421-431
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280739870507008