A extensão universitária e seus impactos na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Camilla Lima
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19152
Resumo: Com a obrigatoriedade do cumprimento de carga horária de extensão, surgem muitos questionamentos sobre a relevância e os impactos de tal atividade para a formação docente de licenciandos. É justamente sobre isso que trata este trabalho: analisar e identificar como os projetos e/ou curso de extensão universitária impactam na formação docente, com base em um levantamento bibliográfico realizado dentre as 12 edições do ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - realizadas entre os anos de 2019 e 1997. Os resultados apontam para impactos positivos tanto na formação docente inicial quanto continuada, de maneira a contribuir para a construção de profissionais mais sensíveis, críticos, engajados, reflexivos e bem como para a construção de relações mais horizontais e dialógicas não somente entre Universidade e Escola, como entre educadores e educandos.
id UFRJ_6164fdd1713a84a1758dbbf6ee9c3d55
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/19152
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A extensão universitária e seus impactos na formação docenteFormação continuada do professorCiênciasEstudo e ensinoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCom a obrigatoriedade do cumprimento de carga horária de extensão, surgem muitos questionamentos sobre a relevância e os impactos de tal atividade para a formação docente de licenciandos. É justamente sobre isso que trata este trabalho: analisar e identificar como os projetos e/ou curso de extensão universitária impactam na formação docente, com base em um levantamento bibliográfico realizado dentre as 12 edições do ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - realizadas entre os anos de 2019 e 1997. Os resultados apontam para impactos positivos tanto na formação docente inicial quanto continuada, de maneira a contribuir para a construção de profissionais mais sensíveis, críticos, engajados, reflexivos e bem como para a construção de relações mais horizontais e dialógicas não somente entre Universidade e Escola, como entre educadores e educandos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJMarsico, JulianaQueiroz, Lívia da SilvaGomes, Maria MargaridaGonçalves, Camilla Lima2022-11-11T18:34:31Z2023-12-21T03:09:34Z2022-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisGONÇALVES, Camilla Lima. A extensão universitária e seus impactos na formação docente. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/19152porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:34Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19152Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:34Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A extensão universitária e seus impactos na formação docente
title A extensão universitária e seus impactos na formação docente
spellingShingle A extensão universitária e seus impactos na formação docente
Gonçalves, Camilla Lima
Formação continuada do professor
Ciências
Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A extensão universitária e seus impactos na formação docente
title_full A extensão universitária e seus impactos na formação docente
title_fullStr A extensão universitária e seus impactos na formação docente
title_full_unstemmed A extensão universitária e seus impactos na formação docente
title_sort A extensão universitária e seus impactos na formação docente
author Gonçalves, Camilla Lima
author_facet Gonçalves, Camilla Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marsico, Juliana
Queiroz, Lívia da Silva
Gomes, Maria Margarida
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Camilla Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada do professor
Ciências
Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Formação continuada do professor
Ciências
Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Com a obrigatoriedade do cumprimento de carga horária de extensão, surgem muitos questionamentos sobre a relevância e os impactos de tal atividade para a formação docente de licenciandos. É justamente sobre isso que trata este trabalho: analisar e identificar como os projetos e/ou curso de extensão universitária impactam na formação docente, com base em um levantamento bibliográfico realizado dentre as 12 edições do ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - realizadas entre os anos de 2019 e 1997. Os resultados apontam para impactos positivos tanto na formação docente inicial quanto continuada, de maneira a contribuir para a construção de profissionais mais sensíveis, críticos, engajados, reflexivos e bem como para a construção de relações mais horizontais e dialógicas não somente entre Universidade e Escola, como entre educadores e educandos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-11T18:34:31Z
2022-09-13
2023-12-21T03:09:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Camilla Lima. A extensão universitária e seus impactos na formação docente. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
http://hdl.handle.net/11422/19152
identifier_str_mv GONÇALVES, Camilla Lima. A extensão universitária e seus impactos na formação docente. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
url http://hdl.handle.net/11422/19152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456038878445568