HISTORIAS RECUPERADAS, HISTORIAS POR ESCRIBIR - REFLEXIONES PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL ROL DE ALUMNO TUTOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Elizabeth
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Guzmán, Macarena, Muñoz, Lucía, García, Andrea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/7586
Resumo: Resumo: Este trabalho apresenta uma atividade realizada no âmbito de um projeto de extensão universitária. Nesta intervenção é realizada a participação e supervisão dos alunos tutores de duas escolas de nível médio. Esses tutores são adolescentes que oferecem apoio escolar a crianças de duas escolas públicas. A intervenção aqui descrita é anterior ao exercício de sua prática. O objetivo era recuperar as memórias escolares dos adolescentes, que lhes permitiam construir seu futuro papel de aluno-tutor. É um trabalho qualitativo, onde as atividades individuais e grupais com jovens foram implementadas. Observou-se que conseguiram recuperar memórias positivas e negativas da jornada escolar. Eles poderiam nomear esses professores significativos e o motivo da sua importância. Os adolescentes começaram a delinear as características desejáveis de seu papel como aluno tutor, com base nesses traços relatados. Palavras-chave: Experiência Escolar, Escola Primária, Adolescentes, Extensão Universitária, Supervisão
id UFFS-1_ec7d97463e649387591a053ec0c76520
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/7586
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling HISTORIAS RECUPERADAS, HISTORIAS POR ESCRIBIR - REFLEXIONES PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL ROL DE ALUMNO TUTORHISTORIAS RECUPERADAS, HISTORIAS POR ESCRIBIR - REFLEXIONES PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL ROL DE ALUMNO TUTORResumo: Este trabalho apresenta uma atividade realizada no âmbito de um projeto de extensão universitária. Nesta intervenção é realizada a participação e supervisão dos alunos tutores de duas escolas de nível médio. Esses tutores são adolescentes que oferecem apoio escolar a crianças de duas escolas públicas. A intervenção aqui descrita é anterior ao exercício de sua prática. O objetivo era recuperar as memórias escolares dos adolescentes, que lhes permitiam construir seu futuro papel de aluno-tutor. É um trabalho qualitativo, onde as atividades individuais e grupais com jovens foram implementadas. Observou-se que conseguiram recuperar memórias positivas e negativas da jornada escolar. Eles poderiam nomear esses professores significativos e o motivo da sua importância. Os adolescentes começaram a delinear as características desejáveis de seu papel como aluno tutor, com base nesses traços relatados. Palavras-chave: Experiência Escolar, Escola Primária, Adolescentes, Extensão Universitária, SupervisãoResumen: Se presenta parte de una actividad llevada a cabo en el marco de un proyecto extensionista universitario. En esa intervención se realiza la contención y supervisión de los alumnos tutores de dos escuelas de nivel medio. Estos tutores son adolescentes que efectúan apoyo escolar a niños de dos escuelas públicas. La intervención que aquí se describe, es previa al ejercicio de su práctica. El objetivo fue recuperar los recuerdos escolares de los adolescentes, que les permitan construir su futuro rol de alumno tutor. Se trata de un trabajo cualitativo, donde se implementaron actividades individuales y grupales con los jóvenes. Se observó que pudieron recuperar tanto recuerdos positivos como negativos de su trayecto escolar. Pudieron nombrar a aquellos maestros significativos y el motivo de su importancia. Los adolescentes empezaron a delinear las características deseables de su rol como alumno tutor, en base a esas huellas relatadas. Palabras-clave: Experiencia Escolar, Escuela Primaria, Adolescentes, Extensión Universitaria, Supervisión      Recovered stories, stories to write - reflections for the construction of the student tutor role Abstract: It present part of an activity carried out within the framework of a university extension project. In this intervention, the containment and supervision of the tutor students of two primary schools are carried out. These tutors are adolescents who provide school support to children from two public schools. The intervention which described here is previous to the exercise of its practice. The objective was to recover school's memories of adolescents, to let them build their future role of tutor student. It is a qualitative work, where individual and group activities with young people were implemented. It was observed that they were able to recover both positive and negative memories of their school journey. They could name those significant teachers and the reason for their importance. The adolescents began to delineate the desirable characteristics of their role as a tutor, based on those traces reported. Keywords: School Experience, Elementary School, Adolescents, University Extension, Supervision   Histórias recuperadas, histórias para escrever - reflexões para a construção do papel aluno tutor Resumo: Este trabalho apresenta de uma atividade realizada no âmbito de um projeto de extensão universitária. Nesta intervenção é realizada a participação e supervisão dos alunos tutores de duas escolas de nível médio. Esses tutores são adolescentes que oferecem apoio escolar a crianças de duas escolas públicas. A intervenção aqui descrita é anterior ao exercício de sua prática. O objetivo era recuperar as memórias escolares dos adolescentes, que lhes permitiam construir seu futuro papel de aluno-tutor. É um trabalho qualitativo, onde as atividades individuais e grupais com jovens foram implementadas. Observou-se que conseguiram recuperar memórias positivas e negativas da jornada escolar. Eles poderiam nomear esses professores significativos e o motivo da sua importância. Os adolescentes começaram a delinear as características desejáveis de seu papel como aluno tutor, com base nesses traços relatados. Palavras-chave: Experiência Escolar, Escola Primária, Adolescentes, Extensão Universitária, SupervisãoAbstract: It present part of an activity carried out within the framework of a university extension project. In this intervention, the containment and supervision of the tutor students of two primary schools are carried out. These tutors are adolescents who provide school support to children from two public schools. The intervention which described here is previous to the exercise of its practice. The objective was to recover school's memories of adolescents, to let them build their future role of tutor student. It is a qualitative work, where individual and group activities with young people were implemented. It was observed that they were able to recover both positive and negative memories of their school journey. They could name those significant teachers and the reason for their importance. The adolescents began to delineate the desirable characteristics of their role as a tutor, based on those traces reported. Keywords: School Experience, Elementary School, Adolescents, University Extension, SupervisionUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/758610.24317/2358-0399.2018v9i2.7586Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 9 n. 2 (2018); 99-106Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 9 No 2 (2018); 99-106Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 9 Núm. 2 (2018); 99-1062358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSspahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/7586/5649Copyright (c) 2018 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessJorge, ElizabethGuzmán, MacarenaMuñoz, LucíaGarcía, Andrea2022-08-18T20:51:59Zoai:ojs.192.168.253.137:article/7586Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-05-21T19:56:02.463988Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)true
dc.title.none.fl_str_mv HISTORIAS RECUPERADAS, HISTORIAS POR ESCRIBIR - REFLEXIONES PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL ROL DE ALUMNO TUTOR
HISTORIAS RECUPERADAS, HISTORIAS POR ESCRIBIR - REFLEXIONES PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL ROL DE ALUMNO TUTOR
title HISTORIAS RECUPERADAS, HISTORIAS POR ESCRIBIR - REFLEXIONES PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL ROL DE ALUMNO TUTOR
spellingShingle HISTORIAS RECUPERADAS, HISTORIAS POR ESCRIBIR - REFLEXIONES PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL ROL DE ALUMNO TUTOR
Jorge, Elizabeth
title_short HISTORIAS RECUPERADAS, HISTORIAS POR ESCRIBIR - REFLEXIONES PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL ROL DE ALUMNO TUTOR
title_full HISTORIAS RECUPERADAS, HISTORIAS POR ESCRIBIR - REFLEXIONES PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL ROL DE ALUMNO TUTOR
title_fullStr HISTORIAS RECUPERADAS, HISTORIAS POR ESCRIBIR - REFLEXIONES PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL ROL DE ALUMNO TUTOR
title_full_unstemmed HISTORIAS RECUPERADAS, HISTORIAS POR ESCRIBIR - REFLEXIONES PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL ROL DE ALUMNO TUTOR
title_sort HISTORIAS RECUPERADAS, HISTORIAS POR ESCRIBIR - REFLEXIONES PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL ROL DE ALUMNO TUTOR
author Jorge, Elizabeth
author_facet Jorge, Elizabeth
Guzmán, Macarena
Muñoz, Lucía
García, Andrea
author_role author
author2 Guzmán, Macarena
Muñoz, Lucía
García, Andrea
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Elizabeth
Guzmán, Macarena
Muñoz, Lucía
García, Andrea
description Resumo: Este trabalho apresenta uma atividade realizada no âmbito de um projeto de extensão universitária. Nesta intervenção é realizada a participação e supervisão dos alunos tutores de duas escolas de nível médio. Esses tutores são adolescentes que oferecem apoio escolar a crianças de duas escolas públicas. A intervenção aqui descrita é anterior ao exercício de sua prática. O objetivo era recuperar as memórias escolares dos adolescentes, que lhes permitiam construir seu futuro papel de aluno-tutor. É um trabalho qualitativo, onde as atividades individuais e grupais com jovens foram implementadas. Observou-se que conseguiram recuperar memórias positivas e negativas da jornada escolar. Eles poderiam nomear esses professores significativos e o motivo da sua importância. Os adolescentes começaram a delinear as características desejáveis de seu papel como aluno tutor, com base nesses traços relatados. Palavras-chave: Experiência Escolar, Escola Primária, Adolescentes, Extensão Universitária, Supervisão
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/7586
10.24317/2358-0399.2018v9i2.7586
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/7586
identifier_str_mv 10.24317/2358-0399.2018v9i2.7586
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/7586/5649
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 9 n. 2 (2018); 99-106
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 9 No 2 (2018); 99-106
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 9 Núm. 2 (2018); 99-106
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1799874992215687168