HISTORIAS RECUPERADAS, HISTORIAS POR ESCRIBIR - REFLEXIONES PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL ROL DE ALUMNO TUTOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/7586 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho apresenta uma atividade realizada no âmbito de um projeto de extensão universitária. Nesta intervenção é realizada a participação e supervisão dos alunos tutores de duas escolas de nível médio. Esses tutores são adolescentes que oferecem apoio escolar a crianças de duas escolas públicas. A intervenção aqui descrita é anterior ao exercício de sua prática. O objetivo era recuperar as memórias escolares dos adolescentes, que lhes permitiam construir seu futuro papel de aluno-tutor. É um trabalho qualitativo, onde as atividades individuais e grupais com jovens foram implementadas. Observou-se que conseguiram recuperar memórias positivas e negativas da jornada escolar. Eles poderiam nomear esses professores significativos e o motivo da sua importância. Os adolescentes começaram a delinear as características desejáveis de seu papel como aluno tutor, com base nesses traços relatados. Palavras-chave: Experiência Escolar, Escola Primária, Adolescentes, Extensão Universitária, Supervisão |
id |
UFFS-1_ec7d97463e649387591a053ec0c76520 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/7586 |
network_acronym_str |
UFFS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
HISTORIAS RECUPERADAS, HISTORIAS POR ESCRIBIR - REFLEXIONES PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL ROL DE ALUMNO TUTORHISTORIAS RECUPERADAS, HISTORIAS POR ESCRIBIR - REFLEXIONES PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL ROL DE ALUMNO TUTORResumo: Este trabalho apresenta uma atividade realizada no âmbito de um projeto de extensão universitária. Nesta intervenção é realizada a participação e supervisão dos alunos tutores de duas escolas de nível médio. Esses tutores são adolescentes que oferecem apoio escolar a crianças de duas escolas públicas. A intervenção aqui descrita é anterior ao exercício de sua prática. O objetivo era recuperar as memórias escolares dos adolescentes, que lhes permitiam construir seu futuro papel de aluno-tutor. É um trabalho qualitativo, onde as atividades individuais e grupais com jovens foram implementadas. Observou-se que conseguiram recuperar memórias positivas e negativas da jornada escolar. Eles poderiam nomear esses professores significativos e o motivo da sua importância. Os adolescentes começaram a delinear as características desejáveis de seu papel como aluno tutor, com base nesses traços relatados. Palavras-chave: Experiência Escolar, Escola Primária, Adolescentes, Extensão Universitária, SupervisãoResumen: Se presenta parte de una actividad llevada a cabo en el marco de un proyecto extensionista universitario. En esa intervención se realiza la contención y supervisión de los alumnos tutores de dos escuelas de nivel medio. Estos tutores son adolescentes que efectúan apoyo escolar a niños de dos escuelas públicas. La intervención que aquí se describe, es previa al ejercicio de su práctica. El objetivo fue recuperar los recuerdos escolares de los adolescentes, que les permitan construir su futuro rol de alumno tutor. Se trata de un trabajo cualitativo, donde se implementaron actividades individuales y grupales con los jóvenes. Se observó que pudieron recuperar tanto recuerdos positivos como negativos de su trayecto escolar. Pudieron nombrar a aquellos maestros significativos y el motivo de su importancia. Los adolescentes empezaron a delinear las características deseables de su rol como alumno tutor, en base a esas huellas relatadas. Palabras-clave: Experiencia Escolar, Escuela Primaria, Adolescentes, Extensión Universitaria, Supervisión Recovered stories, stories to write - reflections for the construction of the student tutor role Abstract: It present part of an activity carried out within the framework of a university extension project. In this intervention, the containment and supervision of the tutor students of two primary schools are carried out. These tutors are adolescents who provide school support to children from two public schools. The intervention which described here is previous to the exercise of its practice. The objective was to recover school's memories of adolescents, to let them build their future role of tutor student. It is a qualitative work, where individual and group activities with young people were implemented. It was observed that they were able to recover both positive and negative memories of their school journey. They could name those significant teachers and the reason for their importance. The adolescents began to delineate the desirable characteristics of their role as a tutor, based on those traces reported. Keywords: School Experience, Elementary School, Adolescents, University Extension, Supervision Histórias recuperadas, histórias para escrever - reflexões para a construção do papel aluno tutor Resumo: Este trabalho apresenta de uma atividade realizada no âmbito de um projeto de extensão universitária. Nesta intervenção é realizada a participação e supervisão dos alunos tutores de duas escolas de nível médio. Esses tutores são adolescentes que oferecem apoio escolar a crianças de duas escolas públicas. A intervenção aqui descrita é anterior ao exercício de sua prática. O objetivo era recuperar as memórias escolares dos adolescentes, que lhes permitiam construir seu futuro papel de aluno-tutor. É um trabalho qualitativo, onde as atividades individuais e grupais com jovens foram implementadas. Observou-se que conseguiram recuperar memórias positivas e negativas da jornada escolar. Eles poderiam nomear esses professores significativos e o motivo da sua importância. Os adolescentes começaram a delinear as características desejáveis de seu papel como aluno tutor, com base nesses traços relatados. Palavras-chave: Experiência Escolar, Escola Primária, Adolescentes, Extensão Universitária, SupervisãoAbstract: It present part of an activity carried out within the framework of a university extension project. In this intervention, the containment and supervision of the tutor students of two primary schools are carried out. These tutors are adolescents who provide school support to children from two public schools. The intervention which described here is previous to the exercise of its practice. The objective was to recover school's memories of adolescents, to let them build their future role of tutor student. It is a qualitative work, where individual and group activities with young people were implemented. It was observed that they were able to recover both positive and negative memories of their school journey. They could name those significant teachers and the reason for their importance. The adolescents began to delineate the desirable characteristics of their role as a tutor, based on those traces reported. Keywords: School Experience, Elementary School, Adolescents, University Extension, SupervisionUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/758610.24317/2358-0399.2018v9i2.7586Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 9 n. 2 (2018); 99-106Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 9 No 2 (2018); 99-106Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 9 Núm. 2 (2018); 99-1062358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSspahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/7586/5649Copyright (c) 2018 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessJorge, ElizabethGuzmán, MacarenaMuñoz, LucíaGarcía, Andrea2022-08-18T20:51:59Zoai:ojs.192.168.253.137:article/7586Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T20:51:59Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTORIAS RECUPERADAS, HISTORIAS POR ESCRIBIR - REFLEXIONES PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL ROL DE ALUMNO TUTOR HISTORIAS RECUPERADAS, HISTORIAS POR ESCRIBIR - REFLEXIONES PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL ROL DE ALUMNO TUTOR |
title |
HISTORIAS RECUPERADAS, HISTORIAS POR ESCRIBIR - REFLEXIONES PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL ROL DE ALUMNO TUTOR |
spellingShingle |
HISTORIAS RECUPERADAS, HISTORIAS POR ESCRIBIR - REFLEXIONES PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL ROL DE ALUMNO TUTOR Jorge, Elizabeth |
title_short |
HISTORIAS RECUPERADAS, HISTORIAS POR ESCRIBIR - REFLEXIONES PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL ROL DE ALUMNO TUTOR |
title_full |
HISTORIAS RECUPERADAS, HISTORIAS POR ESCRIBIR - REFLEXIONES PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL ROL DE ALUMNO TUTOR |
title_fullStr |
HISTORIAS RECUPERADAS, HISTORIAS POR ESCRIBIR - REFLEXIONES PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL ROL DE ALUMNO TUTOR |
title_full_unstemmed |
HISTORIAS RECUPERADAS, HISTORIAS POR ESCRIBIR - REFLEXIONES PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL ROL DE ALUMNO TUTOR |
title_sort |
HISTORIAS RECUPERADAS, HISTORIAS POR ESCRIBIR - REFLEXIONES PARA LA CONSTRUCCIÓN DEL ROL DE ALUMNO TUTOR |
author |
Jorge, Elizabeth |
author_facet |
Jorge, Elizabeth Guzmán, Macarena Muñoz, Lucía García, Andrea |
author_role |
author |
author2 |
Guzmán, Macarena Muñoz, Lucía García, Andrea |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jorge, Elizabeth Guzmán, Macarena Muñoz, Lucía García, Andrea |
description |
Resumo: Este trabalho apresenta uma atividade realizada no âmbito de um projeto de extensão universitária. Nesta intervenção é realizada a participação e supervisão dos alunos tutores de duas escolas de nível médio. Esses tutores são adolescentes que oferecem apoio escolar a crianças de duas escolas públicas. A intervenção aqui descrita é anterior ao exercício de sua prática. O objetivo era recuperar as memórias escolares dos adolescentes, que lhes permitiam construir seu futuro papel de aluno-tutor. É um trabalho qualitativo, onde as atividades individuais e grupais com jovens foram implementadas. Observou-se que conseguiram recuperar memórias positivas e negativas da jornada escolar. Eles poderiam nomear esses professores significativos e o motivo da sua importância. Os adolescentes começaram a delinear as características desejáveis de seu papel como aluno tutor, com base nesses traços relatados. Palavras-chave: Experiência Escolar, Escola Primária, Adolescentes, Extensão Universitária, Supervisão |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/7586 10.24317/2358-0399.2018v9i2.7586 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/7586 |
identifier_str_mv |
10.24317/2358-0399.2018v9i2.7586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/7586/5649 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 9 n. 2 (2018); 99-106 Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 9 No 2 (2018); 99-106 Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 9 Núm. 2 (2018); 99-106 2358-0399 1806-2695 reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contato.rbeu@gmail.com |
_version_ |
1809280739034791936 |