Projeto Hashtags: comunicação de risco para COVID-19 na comunidade imigrante brasileira em Boston

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Camila Maciel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brito, Rebeca Simoes, Balcells, Mercedes, Sommer, Doris, Mourão Junior, Carlos Alberto, Siqueira, Carlos Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11694
Resumo: A comunicação de risco adequada e o engajamento comunitário têm sido considerados estratégias essenciais para a mitigação da COVID-19. Assim, o objetivo deste relato é descrever as ações do Projeto Hashtags direcionadas à comunidade imigrante brasileira da região de Boston. A primeira etapa ocorreu pela participação de um pesquisador em programas de uma rádio local e publicações no Facebook. A segunda etapa se deu pela colaboração de pesquisadores em dois treinamentos para trabalhadores. As ações aconteceram no período de março a junho de 2020. Para melhor descrição da experiência e avaliação do alcance das ações do Projeto Hashtags, registrou-se a média de ouvintes por programa, visualizações por postagem e registro das falas de ouvintes/participantes. De nove programas de rádio, foram obtidos dados de audiência de sete, com média de 743 ouvintes durante a transmissão do programa. O primeiro treinamento para trabalhadores obteve 835 visualizações registradas no Facebook logo após a live. Já o segundo obteve a participação de 15 colaboradores do Consulado Geral do Brasil em Boston. Quanto às postagens na mídia digital, foram compartilhados 13 vídeos, 7 reportagens e 25 panfletos virtuais, com média de 279 visualizações por postagem em 23 de abril de 2020. A partir do registro de falas, observou-se que as informações fundamentais sobre a doença foram compreendidas e assimiladas, e pode estimular mudanças de rotina e compartilhamento de tais informações. A comunicação de risco realizada em colaboração com membros da comunidade facilitou a propagação de informações confiáveis, em português, em resposta ao surto da COVID-19. Palavras-chave: Comunicação em Saúde; Coronavírus; Pandemia; Participação da Comunidade; Redes Comunitárias Hashtags Project: COVID-19 risk communication for Brazilian immigrant community in Boston Abstract: Adequate risk communication and community engagement have been considered essential strategies for the mitigation of COVID-19. Thus, this report aims to describe the actions of the Hashtags Project directed to the Brazilian immigrant community of the Boston region. The first stage occurred through the participation of a researcher in local radio programs and Facebook posts. The second stage was the collaboration of researchers in two training sessions for workers. The actions took place from March to June 2020. For a better description of the experience and evaluation of the scope of the actions of the Hashtags Project, the average number of listeners per program, views per post, and record of the speeches of listeners/participants were registered. From nine radio programs, audience data of seven were obtained, with an average of 743 listeners during the program broadcast. The first training for workers got 835 views registered right after the live on Facebook. The second obtained the participation of 15 employees of the Consulate General of Brazil in Boston. As for digital media posts, 13 videos, seven reports, and 25 virtual flyers were shared, averaging 279 views per post on April 23, 2020. From the speech registers, it was observed that the essential information about the disease was understood and assimilated and can stimulate routine changes and sharing of such information. The risk communication carried out in collaboration with community members facilitated the dissemination of reliable information in Portuguese in response to the COVID-19 outbreak. Keywords: Health Communication; Coronavirus; Pandemic; Community Participation; Community Networks
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De nove programas de rádio, foram obtidos dados de audiência de sete, com média de 743 ouvintes durante a transmissão do programa. O primeiro treinamento para trabalhadores obteve 835 visualizações registradas no Facebook logo após a live. Já o segundo obteve a participação de 15 colaboradores do Consulado Geral do Brasil em Boston. Quanto às postagens na mídia digital, foram compartilhados 13 vídeos, 7 reportagens e 25 panfletos virtuais, com média de 279 visualizações por postagem em 23 de abril de 2020. A partir do registro de falas, observou-se que as informações fundamentais sobre a doença foram compreendidas e assimiladas, e pode estimular mudanças de rotina e compartilhamento de tais informações. A comunicação de risco realizada em colaboração com membros da comunidade facilitou a propagação de informações confiáveis, em português, em resposta ao surto da COVID-19. 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