CREDITAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benetti, Pablo Cesar
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sousa, Ana Inês, Souza, Maria Helena do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1951
Resumo: O presente artigo descreve a experiência da Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ) no processo de inserção das ações de extensão na grade curricular dos cursos de graduação, tendo em vista a proposta do Plano Nacional de Educação. Ao apresentar uma proposta de ajuste curricular, destacam-se os principais desafios e possibilidades para a inserção dos acadêmicos nas atividades de extensão, de forma a totalizar 10% da carga horária total do curso de graduação. Para tanto, são descritos os passos adotados pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, em conjunto com os coordenadores de extensão e de graduação dos cursos, com a finalidade de adequação dos eixos curriculares. Verifica-se que o processo de inserção da extensão na graduação tem sido uma possibilidade para que docentes, discentes e técnicos administrativos repensem seus conceitos referentes às ações extensionistas e ampliem o interesse pela extensão, possibilitando uma formação mais cidadã e uma maior integração entre a universidade e a sociedade.   Palavras-chave: Extensão Universitária, Currículo, Relações Comunidade-Instituição.   Accreditation of university extension in undergraduate courses: experience report Abstract: This paper describes the experience of the Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) in the process of incorporating extension actions in the curriculum of undergraduate courses, in view of the directives of the Brazilian National Education Plan.  A curriculum proposal for its adjustment is presented by highlighting the main challenges and opportunities considered necessary to foster involvement of students in extension activities in order to reach 10% of the total undergraduate course load. To this end, the steps taken by the dean of extension at UFRJ, together with the extension coordinators and undergraduate courses with the objective of adjusting to the general curriculum directives are described. The inclusion of extension activities in undergraduate courses has represented an opportunity for faculty members, the student body and administrative staff to rethink their concepts and expand interest in university extension programs, and also to enable more civic education actions and a closer integration between the university and society. Keywords: University Extension, Curriculum, Community-Institutional Relations.   Accreditación de la extensión universitária en los cursos de graduación: relato de experiencia   Resumen: Este artículo describe la experiencia de la Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) en el proceso de inserción de acciones de extensión en el plan de estudios de los cursos de graduación, llevando en consideración la propuesta del Plan Nacional de Educación de Brasil. Al presentar una propuesta de ajuste curricular, se destacan los principales desafíos y oportunidades para la inserción de las actividades de extensión, para que alcancen el 10% de la carga horaria total del curso de graduación. Para este propósito, se describen las medidas adoptadas por la Pro-Rectoria de Extensión de la UFRJ, juntamente con los coordinadores de extensión y de graduación, con el fin de adecuación de los ejes curriculares. Todo indica que el proceso de inserción de la extensión en la graduación ha sido una oportunidad para que los profesores, estudiantes y el personal administrativo hagan un replanteamiento de sus conceptos acerca de las acciones de extensión universitaria, ampliando el interés por ella, lo que permite una formación más cívica y una mayor integración entre la universidad y la sociedad. Palabras-clave: Educación Permanente, Curriculum, Relaciones Comunidad-Institución.  
id UFFS-1_f5f45fc9326d674061c85b1730cf2b5d
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/1951
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling CREDITAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIAO presente artigo descreve a experiência da Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ) no processo de inserção das ações de extensão na grade curricular dos cursos de graduação, tendo em vista a proposta do Plano Nacional de Educação. Ao apresentar uma proposta de ajuste curricular, destacam-se os principais desafios e possibilidades para a inserção dos acadêmicos nas atividades de extensão, de forma a totalizar 10% da carga horária total do curso de graduação. Para tanto, são descritos os passos adotados pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, em conjunto com os coordenadores de extensão e de graduação dos cursos, com a finalidade de adequação dos eixos curriculares. Verifica-se que o processo de inserção da extensão na graduação tem sido uma possibilidade para que docentes, discentes e técnicos administrativos repensem seus conceitos referentes às ações extensionistas e ampliem o interesse pela extensão, possibilitando uma formação mais cidadã e uma maior integração entre a universidade e a sociedade.   Palavras-chave: Extensão Universitária, Currículo, Relações Comunidade-Instituição.   Accreditation of university extension in undergraduate courses: experience report Abstract: This paper describes the experience of the Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) in the process of incorporating extension actions in the curriculum of undergraduate courses, in view of the directives of the Brazilian National Education Plan.  A curriculum proposal for its adjustment is presented by highlighting the main challenges and opportunities considered necessary to foster involvement of students in extension activities in order to reach 10% of the total undergraduate course load. To this end, the steps taken by the dean of extension at UFRJ, together with the extension coordinators and undergraduate courses with the objective of adjusting to the general curriculum directives are described. The inclusion of extension activities in undergraduate courses has represented an opportunity for faculty members, the student body and administrative staff to rethink their concepts and expand interest in university extension programs, and also to enable more civic education actions and a closer integration between the university and society. Keywords: University Extension, Curriculum, Community-Institutional Relations.   Accreditación de la extensión universitária en los cursos de graduación: relato de experiencia   Resumen: Este artículo describe la experiencia de la Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) en el proceso de inserción de acciones de extensión en el plan de estudios de los cursos de graduación, llevando en consideración la propuesta del Plan Nacional de Educación de Brasil. Al presentar una propuesta de ajuste curricular, se destacan los principales desafíos y oportunidades para la inserción de las actividades de extensión, para que alcancen el 10% de la carga horaria total del curso de graduación. Para este propósito, se describen las medidas adoptadas por la Pro-Rectoria de Extensión de la UFRJ, juntamente con los coordinadores de extensión y de graduación, con el fin de adecuación de los ejes curriculares. Todo indica que el proceso de inserción de la extensión en la graduación ha sido una oportunidad para que los profesores, estudiantes y el personal administrativo hagan un replanteamiento de sus conceptos acerca de las acciones de extensión universitaria, ampliando el interés por ella, lo que permite una formación más cívica y una mayor integración entre la universidad y la sociedad. Palabras-clave: Educación Permanente, Curriculum, Relaciones Comunidad-Institución.  Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2015-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/195110.36661/2358-0399.2015v6i1.1951Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 6 n. 1 (2015); 25-32Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 6 No 1 (2015); 25-32Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 6 Núm. 1 (2015); 25-322358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1951/pdfBenetti, Pablo CesarSousa, Ana InêsSouza, Maria Helena do Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-06T04:36:13Zoai:ojs.192.168.253.137:article/1951Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-05-21T19:55:57.257360Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)true
dc.title.none.fl_str_mv CREDITAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title CREDITAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle CREDITAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Benetti, Pablo Cesar
title_short CREDITAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full CREDITAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr CREDITAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed CREDITAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort CREDITAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
author Benetti, Pablo Cesar
author_facet Benetti, Pablo Cesar
Sousa, Ana Inês
Souza, Maria Helena do Nascimento
author_role author
author2 Sousa, Ana Inês
Souza, Maria Helena do Nascimento
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Benetti, Pablo Cesar
Sousa, Ana Inês
Souza, Maria Helena do Nascimento
description O presente artigo descreve a experiência da Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ) no processo de inserção das ações de extensão na grade curricular dos cursos de graduação, tendo em vista a proposta do Plano Nacional de Educação. Ao apresentar uma proposta de ajuste curricular, destacam-se os principais desafios e possibilidades para a inserção dos acadêmicos nas atividades de extensão, de forma a totalizar 10% da carga horária total do curso de graduação. Para tanto, são descritos os passos adotados pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, em conjunto com os coordenadores de extensão e de graduação dos cursos, com a finalidade de adequação dos eixos curriculares. Verifica-se que o processo de inserção da extensão na graduação tem sido uma possibilidade para que docentes, discentes e técnicos administrativos repensem seus conceitos referentes às ações extensionistas e ampliem o interesse pela extensão, possibilitando uma formação mais cidadã e uma maior integração entre a universidade e a sociedade.   Palavras-chave: Extensão Universitária, Currículo, Relações Comunidade-Instituição.   Accreditation of university extension in undergraduate courses: experience report Abstract: This paper describes the experience of the Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) in the process of incorporating extension actions in the curriculum of undergraduate courses, in view of the directives of the Brazilian National Education Plan.  A curriculum proposal for its adjustment is presented by highlighting the main challenges and opportunities considered necessary to foster involvement of students in extension activities in order to reach 10% of the total undergraduate course load. To this end, the steps taken by the dean of extension at UFRJ, together with the extension coordinators and undergraduate courses with the objective of adjusting to the general curriculum directives are described. The inclusion of extension activities in undergraduate courses has represented an opportunity for faculty members, the student body and administrative staff to rethink their concepts and expand interest in university extension programs, and also to enable more civic education actions and a closer integration between the university and society. Keywords: University Extension, Curriculum, Community-Institutional Relations.   Accreditación de la extensión universitária en los cursos de graduación: relato de experiencia   Resumen: Este artículo describe la experiencia de la Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) en el proceso de inserción de acciones de extensión en el plan de estudios de los cursos de graduación, llevando en consideración la propuesta del Plan Nacional de Educación de Brasil. Al presentar una propuesta de ajuste curricular, se destacan los principales desafíos y oportunidades para la inserción de las actividades de extensión, para que alcancen el 10% de la carga horaria total del curso de graduación. Para este propósito, se describen las medidas adoptadas por la Pro-Rectoria de Extensión de la UFRJ, juntamente con los coordinadores de extensión y de graduación, con el fin de adecuación de los ejes curriculares. Todo indica que el proceso de inserción de la extensión en la graduación ha sido una oportunidad para que los profesores, estudiantes y el personal administrativo hagan un replanteamiento de sus conceptos acerca de las acciones de extensión universitaria, ampliando el interés por ella, lo que permite una formación más cívica y una mayor integración entre la universidad y la sociedad. Palabras-clave: Educación Permanente, Curriculum, Relaciones Comunidad-Institución.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1951
10.36661/2358-0399.2015v6i1.1951
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1951
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2015v6i1.1951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1951/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 6 n. 1 (2015); 25-32
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 6 No 1 (2015); 25-32
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 6 Núm. 1 (2015); 25-32
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1799874991620096000