Retratos de uma ação extensionista de química para meninas da Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Anny Carolina de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ornellas, Janaina Farias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11591
Resumo: Este artigo tem como objetivo socializar uma oficina temática de Química e Higiene que fez parte do projeto de extensão Pesquise como uma garota. Este projeto tem o intuito de refletir e discutir sobre o lugar das mulheres na ciência de maneira que seja possível perceber que elas também possuem competências para as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática que, historicamente, têm sido dominadas por figuras masculinas. Tal oficina foi realizada na Universidade, mais especificamente, no Laboratório de Química. Foi planejada tendo em vista a duração máxima de uma hora e meia, e contou com a participação de dezoito estudantes do Ensino Fundamental II da rede pública e privada. A oficina foi composta de quatro momentos: i) dialogar sobre as mulheres na ciência; ii) debater sobre a química do sabão e sabonete; iii) conhecer o laboratório de química e iv) produzir o sabonete líquido. Os resultados evidenciam que, apesar da limitação de tempo e contingenciamento financeiro para a realização da oficina temática, as inscritas se mostraram bastante participativas, manifestando empenho nas diferentes atividades propostas e nos constantes questionamentos levantados ao longo da ação. Por isso, acreditamos que a inserção de cientistas femininas no currículo escolar se faz pertinente não só pelo interesse das estudantes, mas também para promover o empoderamento feminino. Reafirmamos que atividades extensionistas são importantes para conscientizar que meninas também podem ocupar áreas da ciência e tecnologia, ainda que estes campos sejam majoritariamente masculinos, devido à construção patriarcal da sociedade. Palavras-chave: Oficina Temática; Higiene; Mulheres Na Ciência Portraits of a chemistry extensionist action for girls in elementary education Abstract: This article aims to socialize a Chemistry and Hygiene Thematic workshop, which was part of the extension project Research like a girl. This project intends to reflect and discuss the place of women in society so that it is possible to notice that they also have competence for the Scientific, Technology, Engineering, and Mathematics areas, which have been historically dominated by men figures. The workshop was held at the University, more specifically, at the Chemistry Lab. It was planned to take one and a half-hour long and had the participation of eighteen students from public and private schools of elementary education. The workshop had four main moments: i) dialogue about women in science; ii) debate about the Chemistry aspects of soap; iii) get to know the Chemistry Lab and iv) production of liquid soap. The results showed that despite the time the limitation of time and financial resources for the implementation of the thematic workshop, the participants proved to be very participatory, expressing their commitment to the different activities proposed and to the constant questions raised during the workshop. Therefore, we believe that the insertion of female scientists in the school curriculum makes it pertinent not only by the interest of the female students but also to promote female empowerment. We reaffirm that extensionist activities are essential to raising awareness that girls can also occupy science and technology areas, although these areas are mainly male-dominated due to the society's patriarchal construction. Keywords: Thematic Workshop; Hygiene; Women in Science
id UFFS-1_f6c3d10b3dc7b83924f736bd25180c0b
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11591
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Retratos de uma ação extensionista de química para meninas da Educação BásicaEste artigo tem como objetivo socializar uma oficina temática de Química e Higiene que fez parte do projeto de extensão Pesquise como uma garota. Este projeto tem o intuito de refletir e discutir sobre o lugar das mulheres na ciência de maneira que seja possível perceber que elas também possuem competências para as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática que, historicamente, têm sido dominadas por figuras masculinas. Tal oficina foi realizada na Universidade, mais especificamente, no Laboratório de Química. Foi planejada tendo em vista a duração máxima de uma hora e meia, e contou com a participação de dezoito estudantes do Ensino Fundamental II da rede pública e privada. A oficina foi composta de quatro momentos: i) dialogar sobre as mulheres na ciência; ii) debater sobre a química do sabão e sabonete; iii) conhecer o laboratório de química e iv) produzir o sabonete líquido. Os resultados evidenciam que, apesar da limitação de tempo e contingenciamento financeiro para a realização da oficina temática, as inscritas se mostraram bastante participativas, manifestando empenho nas diferentes atividades propostas e nos constantes questionamentos levantados ao longo da ação. Por isso, acreditamos que a inserção de cientistas femininas no currículo escolar se faz pertinente não só pelo interesse das estudantes, mas também para promover o empoderamento feminino. Reafirmamos que atividades extensionistas são importantes para conscientizar que meninas também podem ocupar áreas da ciência e tecnologia, ainda que estes campos sejam majoritariamente masculinos, devido à construção patriarcal da sociedade. Palavras-chave: Oficina Temática; Higiene; Mulheres Na Ciência Portraits of a chemistry extensionist action for girls in elementary education Abstract: This article aims to socialize a Chemistry and Hygiene Thematic workshop, which was part of the extension project Research like a girl. This project intends to reflect and discuss the place of women in society so that it is possible to notice that they also have competence for the Scientific, Technology, Engineering, and Mathematics areas, which have been historically dominated by men figures. The workshop was held at the University, more specifically, at the Chemistry Lab. It was planned to take one and a half-hour long and had the participation of eighteen students from public and private schools of elementary education. The workshop had four main moments: i) dialogue about women in science; ii) debate about the Chemistry aspects of soap; iii) get to know the Chemistry Lab and iv) production of liquid soap. The results showed that despite the time the limitation of time and financial resources for the implementation of the thematic workshop, the participants proved to be very participatory, expressing their commitment to the different activities proposed and to the constant questions raised during the workshop. Therefore, we believe that the insertion of female scientists in the school curriculum makes it pertinent not only by the interest of the female students but also to promote female empowerment. We reaffirm that extensionist activities are essential to raising awareness that girls can also occupy science and technology areas, although these areas are mainly male-dominated due to the society's patriarchal construction. Keywords: Thematic Workshop; Hygiene; Women in ScienceUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2020-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1159110.36661/2358-0399.2020v11i2.11591Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 2 (2020); 237-246Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 2 (2020); 237-246Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 2 (2020); 237-2462358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11591/7455https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11591/7456Copyright (c) 2020 Anny Carolina de Oliveira, Janaina Farias de Ornellashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Anny Carolina deOrnellas, Janaina Farias de2022-08-18T17:49:54Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11591Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:49:54Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Retratos de uma ação extensionista de química para meninas da Educação Básica
title Retratos de uma ação extensionista de química para meninas da Educação Básica
spellingShingle Retratos de uma ação extensionista de química para meninas da Educação Básica
Oliveira, Anny Carolina de
title_short Retratos de uma ação extensionista de química para meninas da Educação Básica
title_full Retratos de uma ação extensionista de química para meninas da Educação Básica
title_fullStr Retratos de uma ação extensionista de química para meninas da Educação Básica
title_full_unstemmed Retratos de uma ação extensionista de química para meninas da Educação Básica
title_sort Retratos de uma ação extensionista de química para meninas da Educação Básica
author Oliveira, Anny Carolina de
author_facet Oliveira, Anny Carolina de
Ornellas, Janaina Farias de
author_role author
author2 Ornellas, Janaina Farias de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Anny Carolina de
Ornellas, Janaina Farias de
description Este artigo tem como objetivo socializar uma oficina temática de Química e Higiene que fez parte do projeto de extensão Pesquise como uma garota. Este projeto tem o intuito de refletir e discutir sobre o lugar das mulheres na ciência de maneira que seja possível perceber que elas também possuem competências para as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática que, historicamente, têm sido dominadas por figuras masculinas. Tal oficina foi realizada na Universidade, mais especificamente, no Laboratório de Química. Foi planejada tendo em vista a duração máxima de uma hora e meia, e contou com a participação de dezoito estudantes do Ensino Fundamental II da rede pública e privada. A oficina foi composta de quatro momentos: i) dialogar sobre as mulheres na ciência; ii) debater sobre a química do sabão e sabonete; iii) conhecer o laboratório de química e iv) produzir o sabonete líquido. Os resultados evidenciam que, apesar da limitação de tempo e contingenciamento financeiro para a realização da oficina temática, as inscritas se mostraram bastante participativas, manifestando empenho nas diferentes atividades propostas e nos constantes questionamentos levantados ao longo da ação. Por isso, acreditamos que a inserção de cientistas femininas no currículo escolar se faz pertinente não só pelo interesse das estudantes, mas também para promover o empoderamento feminino. Reafirmamos que atividades extensionistas são importantes para conscientizar que meninas também podem ocupar áreas da ciência e tecnologia, ainda que estes campos sejam majoritariamente masculinos, devido à construção patriarcal da sociedade. Palavras-chave: Oficina Temática; Higiene; Mulheres Na Ciência Portraits of a chemistry extensionist action for girls in elementary education Abstract: This article aims to socialize a Chemistry and Hygiene Thematic workshop, which was part of the extension project Research like a girl. This project intends to reflect and discuss the place of women in society so that it is possible to notice that they also have competence for the Scientific, Technology, Engineering, and Mathematics areas, which have been historically dominated by men figures. The workshop was held at the University, more specifically, at the Chemistry Lab. It was planned to take one and a half-hour long and had the participation of eighteen students from public and private schools of elementary education. The workshop had four main moments: i) dialogue about women in science; ii) debate about the Chemistry aspects of soap; iii) get to know the Chemistry Lab and iv) production of liquid soap. The results showed that despite the time the limitation of time and financial resources for the implementation of the thematic workshop, the participants proved to be very participatory, expressing their commitment to the different activities proposed and to the constant questions raised during the workshop. Therefore, we believe that the insertion of female scientists in the school curriculum makes it pertinent not only by the interest of the female students but also to promote female empowerment. We reaffirm that extensionist activities are essential to raising awareness that girls can also occupy science and technology areas, although these areas are mainly male-dominated due to the society's patriarchal construction. Keywords: Thematic Workshop; Hygiene; Women in Science
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11591
10.36661/2358-0399.2020v11i2.11591
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11591
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2020v11i2.11591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11591/7455
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11591/7456
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Anny Carolina de Oliveira, Janaina Farias de Ornellas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Anny Carolina de Oliveira, Janaina Farias de Ornellas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 2 (2020); 237-246
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 2 (2020); 237-246
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 2 (2020); 237-246
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280739846389760