Abordagem lúdica na educação: Relato de atividades durante a pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osmaré, Beatriz Reami
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Morais, Lara Janine de Pinho, Silva, Letícia Cotinguiba, de Oliveira, Leticia Del Conte, Campanharo, Andriana Susana Lopes de Oliveira, Ferreira, Claudia Pio, Aranha, Flávia Queiroga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12965
Resumo: Este relato de experiência reporta as atividades de um projeto de extensão universitária realizadas online durante a pandemia de COVID-19. As atividades foram realizadas de forma lúdica com crianças e adolescentes de 9 a 13 anos em situação de vulnerabilidade econômica e social, e consistiram na elaboração e acompanhamento de atividades com temas de matemática, nutrição e linguagem de programação. Para isso foi elaborado um material didático original no formato de gibi, divididos em dois volumes e distribuídos de maneira impressa para as crianças. No volume 1, os assuntos foram: operações básicas de matemática, frações e gráficos enquadrados no contexto de informações nutricionais, precificação de produtos dos supermercados e receitas culinárias. No volume 2, foram abordados os conceitos de unidades de medidas, medidas de tendência centrais, cálculo de volumes e porcentagem, relacionados ao contexto de Índice de Massa Corporal (IMC), forma das embalagens de alimentos e reciclagem. O principal desafio encontrado foi manter o grupo coeso até o final do projeto, visto a dificuldade das crianças e dos pais na realização das atividades e no acesso à internet; de um total de 23 participantes, apenas 9 completaram todas as atividades propostas nos gibis. Por outro lado, os alunos e professores do Instituto de Biociências de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (IBB-UNESP) envolvidos no projeto experimentaram a interdisciplinaridade e o eixo extensionista de forma ampla. Como resultado, um novo projeto foi elaborado com a comunidade do Instituto Semeando o Futuro com uma participação mais ampla da universidade, crianças e pais. Palavras-chave: Matemática; Nutrição; Crianças e Adolescentes; COVID-19 A playful approach to education: A report on activities during the pandemic Abstract: This experience report describes the activities of a university extension project carried out online during the COVID-19 pandemic. The activities were carried out playfully with children and adolescents aged 9 to 13 who are economically and socially vulnerable and consisted of preparing and monitoring activities on the themes of mathematics, nutrition, and programming language. To this end, original didactic material was produced in comic book format, divided into two volumes, and distributed in print to the children. In Volume 1, the subjects were basic mathematical operations, fractions, and graphs in the context of nutritional information, supermarket product pricing, and cooking recipes. Volume 2 covered the concepts of measurement units, measures of central tendency, calculating volumes and percentages related to the context of Body Mass Index (BMI), the shape of food packaging, and recycling. The main challenge encountered was keeping the group together until the end of the project, given the difficulty of the children and their parents in carrying out the activities and accessing the internet; out of a total of 23 participants, only 9 completed all the activities proposed in the comic books. On the other hand, the students and teachers from the Botucatu Biosciences Institute at São Paulo State University (IBB-UNESP) involved in the project experienced interdisciplinarity and the extensionist axis of the project extensively. As a result, a new project was drawn up with the community of the Instituto Semeando o Futuro, with broader participation from the university, children, and parents. Keywords: Mathematics; Nutrition; Child and Adolescents; COVID-19
id UFFS-1_fb16ed0d50e0ddc825330b56d63903ad
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12965
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Abordagem lúdica na educação: Relato de atividades durante a pandemiaEste relato de experiência reporta as atividades de um projeto de extensão universitária realizadas online durante a pandemia de COVID-19. As atividades foram realizadas de forma lúdica com crianças e adolescentes de 9 a 13 anos em situação de vulnerabilidade econômica e social, e consistiram na elaboração e acompanhamento de atividades com temas de matemática, nutrição e linguagem de programação. Para isso foi elaborado um material didático original no formato de gibi, divididos em dois volumes e distribuídos de maneira impressa para as crianças. No volume 1, os assuntos foram: operações básicas de matemática, frações e gráficos enquadrados no contexto de informações nutricionais, precificação de produtos dos supermercados e receitas culinárias. No volume 2, foram abordados os conceitos de unidades de medidas, medidas de tendência centrais, cálculo de volumes e porcentagem, relacionados ao contexto de Índice de Massa Corporal (IMC), forma das embalagens de alimentos e reciclagem. O principal desafio encontrado foi manter o grupo coeso até o final do projeto, visto a dificuldade das crianças e dos pais na realização das atividades e no acesso à internet; de um total de 23 participantes, apenas 9 completaram todas as atividades propostas nos gibis. Por outro lado, os alunos e professores do Instituto de Biociências de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (IBB-UNESP) envolvidos no projeto experimentaram a interdisciplinaridade e o eixo extensionista de forma ampla. Como resultado, um novo projeto foi elaborado com a comunidade do Instituto Semeando o Futuro com uma participação mais ampla da universidade, crianças e pais. Palavras-chave: Matemática; Nutrição; Crianças e Adolescentes; COVID-19 A playful approach to education: A report on activities during the pandemic Abstract: This experience report describes the activities of a university extension project carried out online during the COVID-19 pandemic. The activities were carried out playfully with children and adolescents aged 9 to 13 who are economically and socially vulnerable and consisted of preparing and monitoring activities on the themes of mathematics, nutrition, and programming language. To this end, original didactic material was produced in comic book format, divided into two volumes, and distributed in print to the children. In Volume 1, the subjects were basic mathematical operations, fractions, and graphs in the context of nutritional information, supermarket product pricing, and cooking recipes. Volume 2 covered the concepts of measurement units, measures of central tendency, calculating volumes and percentages related to the context of Body Mass Index (BMI), the shape of food packaging, and recycling. The main challenge encountered was keeping the group together until the end of the project, given the difficulty of the children and their parents in carrying out the activities and accessing the internet; out of a total of 23 participants, only 9 completed all the activities proposed in the comic books. On the other hand, the students and teachers from the Botucatu Biosciences Institute at São Paulo State University (IBB-UNESP) involved in the project experienced interdisciplinarity and the extensionist axis of the project extensively. As a result, a new project was drawn up with the community of the Instituto Semeando o Futuro, with broader participation from the university, children, and parents. Keywords: Mathematics; Nutrition; Child and Adolescents; COVID-19Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2023-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1296510.29327/2303474.14.3-11Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 14 n. 3 (2023); 323-330Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 14 No 3 (2023); 323-330Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 14 Núm. 3 (2023); 323-3302358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12965/9002Copyright (c) 2023 Beatriz Reami Osmaré, Lara Janine de Pinho Morais, Letícia Cotinguiba Silva, Leticia Del Conte de Oliveira, Andriana Susana Lopes de Oliveira Campanharo, Claudia Pio Ferreira, Flávia Queiroga Aranhahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOsmaré, Beatriz ReamiMorais, Lara Janine de PinhoSilva, Letícia Cotinguibade Oliveira, Leticia Del ConteCampanharo, Andriana Susana Lopes de OliveiraFerreira, Claudia PioAranha, Flávia Queiroga2024-05-06T13:50:13Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12965Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-05-21T19:56:13.412899Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)true
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem lúdica na educação: Relato de atividades durante a pandemia
title Abordagem lúdica na educação: Relato de atividades durante a pandemia
spellingShingle Abordagem lúdica na educação: Relato de atividades durante a pandemia
Osmaré, Beatriz Reami
title_short Abordagem lúdica na educação: Relato de atividades durante a pandemia
title_full Abordagem lúdica na educação: Relato de atividades durante a pandemia
title_fullStr Abordagem lúdica na educação: Relato de atividades durante a pandemia
title_full_unstemmed Abordagem lúdica na educação: Relato de atividades durante a pandemia
title_sort Abordagem lúdica na educação: Relato de atividades durante a pandemia
author Osmaré, Beatriz Reami
author_facet Osmaré, Beatriz Reami
Morais, Lara Janine de Pinho
Silva, Letícia Cotinguiba
de Oliveira, Leticia Del Conte
Campanharo, Andriana Susana Lopes de Oliveira
Ferreira, Claudia Pio
Aranha, Flávia Queiroga
author_role author
author2 Morais, Lara Janine de Pinho
Silva, Letícia Cotinguiba
de Oliveira, Leticia Del Conte
Campanharo, Andriana Susana Lopes de Oliveira
Ferreira, Claudia Pio
Aranha, Flávia Queiroga
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Osmaré, Beatriz Reami
Morais, Lara Janine de Pinho
Silva, Letícia Cotinguiba
de Oliveira, Leticia Del Conte
Campanharo, Andriana Susana Lopes de Oliveira
Ferreira, Claudia Pio
Aranha, Flávia Queiroga
description Este relato de experiência reporta as atividades de um projeto de extensão universitária realizadas online durante a pandemia de COVID-19. As atividades foram realizadas de forma lúdica com crianças e adolescentes de 9 a 13 anos em situação de vulnerabilidade econômica e social, e consistiram na elaboração e acompanhamento de atividades com temas de matemática, nutrição e linguagem de programação. Para isso foi elaborado um material didático original no formato de gibi, divididos em dois volumes e distribuídos de maneira impressa para as crianças. No volume 1, os assuntos foram: operações básicas de matemática, frações e gráficos enquadrados no contexto de informações nutricionais, precificação de produtos dos supermercados e receitas culinárias. No volume 2, foram abordados os conceitos de unidades de medidas, medidas de tendência centrais, cálculo de volumes e porcentagem, relacionados ao contexto de Índice de Massa Corporal (IMC), forma das embalagens de alimentos e reciclagem. O principal desafio encontrado foi manter o grupo coeso até o final do projeto, visto a dificuldade das crianças e dos pais na realização das atividades e no acesso à internet; de um total de 23 participantes, apenas 9 completaram todas as atividades propostas nos gibis. Por outro lado, os alunos e professores do Instituto de Biociências de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (IBB-UNESP) envolvidos no projeto experimentaram a interdisciplinaridade e o eixo extensionista de forma ampla. Como resultado, um novo projeto foi elaborado com a comunidade do Instituto Semeando o Futuro com uma participação mais ampla da universidade, crianças e pais. Palavras-chave: Matemática; Nutrição; Crianças e Adolescentes; COVID-19 A playful approach to education: A report on activities during the pandemic Abstract: This experience report describes the activities of a university extension project carried out online during the COVID-19 pandemic. The activities were carried out playfully with children and adolescents aged 9 to 13 who are economically and socially vulnerable and consisted of preparing and monitoring activities on the themes of mathematics, nutrition, and programming language. To this end, original didactic material was produced in comic book format, divided into two volumes, and distributed in print to the children. In Volume 1, the subjects were basic mathematical operations, fractions, and graphs in the context of nutritional information, supermarket product pricing, and cooking recipes. Volume 2 covered the concepts of measurement units, measures of central tendency, calculating volumes and percentages related to the context of Body Mass Index (BMI), the shape of food packaging, and recycling. The main challenge encountered was keeping the group together until the end of the project, given the difficulty of the children and their parents in carrying out the activities and accessing the internet; out of a total of 23 participants, only 9 completed all the activities proposed in the comic books. On the other hand, the students and teachers from the Botucatu Biosciences Institute at São Paulo State University (IBB-UNESP) involved in the project experienced interdisciplinarity and the extensionist axis of the project extensively. As a result, a new project was drawn up with the community of the Instituto Semeando o Futuro, with broader participation from the university, children, and parents. Keywords: Mathematics; Nutrition; Child and Adolescents; COVID-19
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12965
10.29327/2303474.14.3-11
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12965
identifier_str_mv 10.29327/2303474.14.3-11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12965/9002
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 14 n. 3 (2023); 323-330
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 14 No 3 (2023); 323-330
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 14 Núm. 3 (2023); 323-330
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1799874993228611584