Conhecimento de neurociências para a comunidade: Neuroanatomia e memória/aprendizado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12668 |
Resumo: | O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes mostrou que os alunos brasileiros apresentam déficit expressivo em leitura, matemática e ciências. A neurociência tem como objeto de estudo o sistema nervoso e descobertas recentes podem impactar a capacidade cognitiva da população. O projeto "Pílulas de Neurociências para um Cérebro Melhor: Ensino de Neuroanatomia e Aprendizado/Memória em Divinópolis-MG” foi desenvolvido com o objetivo de divulgar as neurociências para comunidade. A proposta extensionista foi desenvolvida por discentes da área da saúde da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro-Oeste, em Divinópolis-MG. O objetivo do artigo foi relatar a experiência extensionista do projeto de 2016 à 2020. Escolares, estudantes de cursinhos pré-vestibulares, universitários, professores e a população geral participaram de encontros teóricos e práticos em que puderam discutir sobre anatomia e função cerebral, com foco em mecanismos de memória e aprendizado. O impacto da qualidade do sono, da alimentação, da prática de atividade física, da diminuição do estresse e outros foram discutidos em cerca de setenta ações extensionistas em instituições de ensino, praças públicas e eventos acadêmicos. A interdisciplinaridade e a interprofissionalidade nortearam a abordagem dos temas escolhidos nas ações extensionistas. O diálogo com a comunidade gerou impacto na formação do extensionista e, possivelmente, promoveu transformação social ao empoderar a população quanto à escolhas saudáveis para o cérebro. A consciência do papel social do cidadão escolarizado frente aos desafios da educação no país motivou a ação extensionista e permitiu a devolutiva da universidade pública à sociedade. Palavras-chave: Relações Comunidade-Instituição; Anatomia; Neurofisiologia; Educação Knowledge of neurosciences for the community: Teaching of neuroanatomy and memory/learning mechanisms Abstract: The International Student Assessment Program showed that Brazilian students have significant reading, mathematics, and science deficits. Neuroscience has the nervous system as its object of study, and recent discoveries can impact the cognitive capacity of the population. The project "Neuroscience Pills for a Better Brain: Teaching Neuroanatomy and Learning/Memory in Divinópolis-MG" was developed to disseminate neurosciences to the community. The action proposed was developed by students in the health area of the Federal University of São João del-Rei, Campus Centro-Oeste, in Divinópolis, Minas Gerais state, Brazil. The objective of the article was to report the experience of the project from 2016 to 2020. Schoolchildren, pre-university preparatory courses, university students, teachers, and the general population participated in theoretical and practical meetings, and they could discuss brain anatomy and function, focusing on memory and learning mechanisms. The impact of sleep quality, food, physical activity, stress reduction, and other topics was discussed in about seventy extension actions in schools, public squares, and academic events. Interdisciplinarity and interprofessionality guided the approach to the themes chosen in the actions. The dialogue with the community positively impacted academics and possibly promoted social transformation by empowering the population regarding healthy choices about the brain. The awareness of the social role of the educated citizen in the face the challenges of education in the country motivated the action and allowed the return of the public university to society. Keywords: : Community-Institutional Relations; Anatomy; Neurophysiology; Education |
id |
UFFS-1_fb98eefd0edd6eb7e4f446a6c2ee22db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12668 |
network_acronym_str |
UFFS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento de neurociências para a comunidade: Neuroanatomia e memória/aprendizadoO Programa Internacional de Avaliação de Estudantes mostrou que os alunos brasileiros apresentam déficit expressivo em leitura, matemática e ciências. A neurociência tem como objeto de estudo o sistema nervoso e descobertas recentes podem impactar a capacidade cognitiva da população. O projeto "Pílulas de Neurociências para um Cérebro Melhor: Ensino de Neuroanatomia e Aprendizado/Memória em Divinópolis-MG” foi desenvolvido com o objetivo de divulgar as neurociências para comunidade. A proposta extensionista foi desenvolvida por discentes da área da saúde da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro-Oeste, em Divinópolis-MG. O objetivo do artigo foi relatar a experiência extensionista do projeto de 2016 à 2020. Escolares, estudantes de cursinhos pré-vestibulares, universitários, professores e a população geral participaram de encontros teóricos e práticos em que puderam discutir sobre anatomia e função cerebral, com foco em mecanismos de memória e aprendizado. O impacto da qualidade do sono, da alimentação, da prática de atividade física, da diminuição do estresse e outros foram discutidos em cerca de setenta ações extensionistas em instituições de ensino, praças públicas e eventos acadêmicos. A interdisciplinaridade e a interprofissionalidade nortearam a abordagem dos temas escolhidos nas ações extensionistas. O diálogo com a comunidade gerou impacto na formação do extensionista e, possivelmente, promoveu transformação social ao empoderar a população quanto à escolhas saudáveis para o cérebro. A consciência do papel social do cidadão escolarizado frente aos desafios da educação no país motivou a ação extensionista e permitiu a devolutiva da universidade pública à sociedade. Palavras-chave: Relações Comunidade-Instituição; Anatomia; Neurofisiologia; Educação Knowledge of neurosciences for the community: Teaching of neuroanatomy and memory/learning mechanisms Abstract: The International Student Assessment Program showed that Brazilian students have significant reading, mathematics, and science deficits. Neuroscience has the nervous system as its object of study, and recent discoveries can impact the cognitive capacity of the population. The project "Neuroscience Pills for a Better Brain: Teaching Neuroanatomy and Learning/Memory in Divinópolis-MG" was developed to disseminate neurosciences to the community. The action proposed was developed by students in the health area of the Federal University of São João del-Rei, Campus Centro-Oeste, in Divinópolis, Minas Gerais state, Brazil. The objective of the article was to report the experience of the project from 2016 to 2020. Schoolchildren, pre-university preparatory courses, university students, teachers, and the general population participated in theoretical and practical meetings, and they could discuss brain anatomy and function, focusing on memory and learning mechanisms. The impact of sleep quality, food, physical activity, stress reduction, and other topics was discussed in about seventy extension actions in schools, public squares, and academic events. Interdisciplinarity and interprofessionality guided the approach to the themes chosen in the actions. The dialogue with the community positively impacted academics and possibly promoted social transformation by empowering the population regarding healthy choices about the brain. The awareness of the social role of the educated citizen in the face the challenges of education in the country motivated the action and allowed the return of the public university to society. Keywords: : Community-Institutional Relations; Anatomy; Neurophysiology; EducationUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2022-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1266810.36661/2358-0399.2022v13n2.12668Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 13 n. 2 (2022); 243-255Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 13 No 2 (2022); 243-255Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 13 Núm. 2 (2022); 243-2552358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12668/8530Copyright (c) 2022 Jéssica Alves Faria, Rodrigo Michelini de Oliveira Thomasi, Fellipe Alexandre Alves Moraes, Júlia Martins Nava, Anderson Ribeiro de Oliveira Santos Silva, Cristiane Queixa Tilelli, Maira de Castro Limahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Jéssica AlvesThomasi, Rodrigo Michelini de OliveiraMoraes, Fellipe Alexandre AlvesNava, Júlia MartinsSilva, Anderson Ribeiro de Oliveira SantosTilelli, Cristiane QueixaLima, Maira de Castro2022-12-04T19:17:09Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12668Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-05-21T19:56:12.112685Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento de neurociências para a comunidade: Neuroanatomia e memória/aprendizado |
title |
Conhecimento de neurociências para a comunidade: Neuroanatomia e memória/aprendizado |
spellingShingle |
Conhecimento de neurociências para a comunidade: Neuroanatomia e memória/aprendizado Faria, Jéssica Alves |
title_short |
Conhecimento de neurociências para a comunidade: Neuroanatomia e memória/aprendizado |
title_full |
Conhecimento de neurociências para a comunidade: Neuroanatomia e memória/aprendizado |
title_fullStr |
Conhecimento de neurociências para a comunidade: Neuroanatomia e memória/aprendizado |
title_full_unstemmed |
Conhecimento de neurociências para a comunidade: Neuroanatomia e memória/aprendizado |
title_sort |
Conhecimento de neurociências para a comunidade: Neuroanatomia e memória/aprendizado |
author |
Faria, Jéssica Alves |
author_facet |
Faria, Jéssica Alves Thomasi, Rodrigo Michelini de Oliveira Moraes, Fellipe Alexandre Alves Nava, Júlia Martins Silva, Anderson Ribeiro de Oliveira Santos Tilelli, Cristiane Queixa Lima, Maira de Castro |
author_role |
author |
author2 |
Thomasi, Rodrigo Michelini de Oliveira Moraes, Fellipe Alexandre Alves Nava, Júlia Martins Silva, Anderson Ribeiro de Oliveira Santos Tilelli, Cristiane Queixa Lima, Maira de Castro |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Jéssica Alves Thomasi, Rodrigo Michelini de Oliveira Moraes, Fellipe Alexandre Alves Nava, Júlia Martins Silva, Anderson Ribeiro de Oliveira Santos Tilelli, Cristiane Queixa Lima, Maira de Castro |
description |
O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes mostrou que os alunos brasileiros apresentam déficit expressivo em leitura, matemática e ciências. A neurociência tem como objeto de estudo o sistema nervoso e descobertas recentes podem impactar a capacidade cognitiva da população. O projeto "Pílulas de Neurociências para um Cérebro Melhor: Ensino de Neuroanatomia e Aprendizado/Memória em Divinópolis-MG” foi desenvolvido com o objetivo de divulgar as neurociências para comunidade. A proposta extensionista foi desenvolvida por discentes da área da saúde da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro-Oeste, em Divinópolis-MG. O objetivo do artigo foi relatar a experiência extensionista do projeto de 2016 à 2020. Escolares, estudantes de cursinhos pré-vestibulares, universitários, professores e a população geral participaram de encontros teóricos e práticos em que puderam discutir sobre anatomia e função cerebral, com foco em mecanismos de memória e aprendizado. O impacto da qualidade do sono, da alimentação, da prática de atividade física, da diminuição do estresse e outros foram discutidos em cerca de setenta ações extensionistas em instituições de ensino, praças públicas e eventos acadêmicos. A interdisciplinaridade e a interprofissionalidade nortearam a abordagem dos temas escolhidos nas ações extensionistas. O diálogo com a comunidade gerou impacto na formação do extensionista e, possivelmente, promoveu transformação social ao empoderar a população quanto à escolhas saudáveis para o cérebro. A consciência do papel social do cidadão escolarizado frente aos desafios da educação no país motivou a ação extensionista e permitiu a devolutiva da universidade pública à sociedade. Palavras-chave: Relações Comunidade-Instituição; Anatomia; Neurofisiologia; Educação Knowledge of neurosciences for the community: Teaching of neuroanatomy and memory/learning mechanisms Abstract: The International Student Assessment Program showed that Brazilian students have significant reading, mathematics, and science deficits. Neuroscience has the nervous system as its object of study, and recent discoveries can impact the cognitive capacity of the population. The project "Neuroscience Pills for a Better Brain: Teaching Neuroanatomy and Learning/Memory in Divinópolis-MG" was developed to disseminate neurosciences to the community. The action proposed was developed by students in the health area of the Federal University of São João del-Rei, Campus Centro-Oeste, in Divinópolis, Minas Gerais state, Brazil. The objective of the article was to report the experience of the project from 2016 to 2020. Schoolchildren, pre-university preparatory courses, university students, teachers, and the general population participated in theoretical and practical meetings, and they could discuss brain anatomy and function, focusing on memory and learning mechanisms. The impact of sleep quality, food, physical activity, stress reduction, and other topics was discussed in about seventy extension actions in schools, public squares, and academic events. Interdisciplinarity and interprofessionality guided the approach to the themes chosen in the actions. The dialogue with the community positively impacted academics and possibly promoted social transformation by empowering the population regarding healthy choices about the brain. The awareness of the social role of the educated citizen in the face the challenges of education in the country motivated the action and allowed the return of the public university to society. Keywords: : Community-Institutional Relations; Anatomy; Neurophysiology; Education |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por pares texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12668 10.36661/2358-0399.2022v13n2.12668 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12668 |
identifier_str_mv |
10.36661/2358-0399.2022v13n2.12668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12668/8530 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 13 n. 2 (2022); 243-255 Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 13 No 2 (2022); 243-255 Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 13 Núm. 2 (2022); 243-255 2358-0399 1806-2695 reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contato.rbeu@gmail.com |
_version_ |
1799874993174085632 |