Conhecimento de neurociências para a comunidade: Neuroanatomia e memória/aprendizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Jéssica Alves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Thomasi, Rodrigo Michelini de Oliveira, Moraes, Fellipe Alexandre Alves, Nava, Júlia Martins, Silva, Anderson Ribeiro de Oliveira Santos, Tilelli, Cristiane Queixa, Lima, Maira de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12668
Resumo: O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes mostrou que os alunos brasileiros apresentam déficit expressivo em leitura, matemática e ciências. A neurociência tem como objeto de estudo o sistema nervoso e descobertas recentes podem impactar a capacidade cognitiva da população. O projeto "Pílulas de Neurociências para um Cérebro Melhor: Ensino de Neuroanatomia e Aprendizado/Memória em Divinópolis-MG” foi desenvolvido com o objetivo de divulgar as neurociências para comunidade. A proposta extensionista foi desenvolvida por discentes da área da saúde da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro-Oeste, em Divinópolis-MG. O objetivo do artigo foi relatar a experiência extensionista do projeto de 2016 à 2020. Escolares, estudantes de cursinhos pré-vestibulares, universitários, professores e a população geral participaram de encontros teóricos e práticos em que puderam discutir sobre anatomia e função cerebral, com foco em mecanismos de memória e aprendizado. O impacto da qualidade do sono, da alimentação, da prática de atividade física, da diminuição do estresse e outros foram discutidos em cerca de setenta ações extensionistas em instituições de ensino, praças públicas e eventos acadêmicos. A interdisciplinaridade e a interprofissionalidade nortearam a abordagem dos temas escolhidos nas ações extensionistas. O diálogo com a comunidade gerou impacto na formação do extensionista e, possivelmente, promoveu transformação social ao empoderar a população quanto à escolhas saudáveis para o cérebro. A consciência do papel social do cidadão escolarizado frente aos desafios da educação no país motivou a ação extensionista e permitiu a devolutiva da universidade pública à sociedade. Palavras-chave: Relações Comunidade-Instituição; Anatomia; Neurofisiologia; Educação Knowledge of neurosciences for the community: Teaching of neuroanatomy and memory/learning mechanisms Abstract: The International Student Assessment Program showed that Brazilian students have significant reading, mathematics, and science deficits. Neuroscience has the nervous system as its object of study, and recent discoveries can impact the cognitive capacity of the population. The project "Neuroscience Pills for a Better Brain: Teaching Neuroanatomy and Learning/Memory in Divinópolis-MG" was developed to disseminate neurosciences to the community. The action proposed was developed by students in the health area of ​​the Federal University of São João del-Rei, Campus Centro-Oeste, in Divinópolis, Minas Gerais state, Brazil. The objective of the article was to report the experience of the project from 2016 to 2020. Schoolchildren, pre-university preparatory courses, university students, teachers, and the general population participated in theoretical and practical meetings, and they could discuss brain anatomy and function, focusing on memory and learning mechanisms. The impact of sleep quality, food, physical activity, stress reduction, and other topics was discussed in about seventy extension actions in schools, public squares, and academic events. Interdisciplinarity and interprofessionality guided the approach to the themes chosen in the actions. The dialogue with the community positively impacted academics and possibly promoted social transformation by empowering the population regarding healthy choices about the brain. The awareness of the social role of the educated citizen in the face the challenges of education in the country motivated the action and allowed the return of the public university to society. Keywords: : Community-Institutional Relations; Anatomy; Neurophysiology; Education
id UFFS-1_fb98eefd0edd6eb7e4f446a6c2ee22db
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12668
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Conhecimento de neurociências para a comunidade: Neuroanatomia e memória/aprendizadoO Programa Internacional de Avaliação de Estudantes mostrou que os alunos brasileiros apresentam déficit expressivo em leitura, matemática e ciências. A neurociência tem como objeto de estudo o sistema nervoso e descobertas recentes podem impactar a capacidade cognitiva da população. O projeto "Pílulas de Neurociências para um Cérebro Melhor: Ensino de Neuroanatomia e Aprendizado/Memória em Divinópolis-MG” foi desenvolvido com o objetivo de divulgar as neurociências para comunidade. A proposta extensionista foi desenvolvida por discentes da área da saúde da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro-Oeste, em Divinópolis-MG. O objetivo do artigo foi relatar a experiência extensionista do projeto de 2016 à 2020. Escolares, estudantes de cursinhos pré-vestibulares, universitários, professores e a população geral participaram de encontros teóricos e práticos em que puderam discutir sobre anatomia e função cerebral, com foco em mecanismos de memória e aprendizado. O impacto da qualidade do sono, da alimentação, da prática de atividade física, da diminuição do estresse e outros foram discutidos em cerca de setenta ações extensionistas em instituições de ensino, praças públicas e eventos acadêmicos. A interdisciplinaridade e a interprofissionalidade nortearam a abordagem dos temas escolhidos nas ações extensionistas. O diálogo com a comunidade gerou impacto na formação do extensionista e, possivelmente, promoveu transformação social ao empoderar a população quanto à escolhas saudáveis para o cérebro. A consciência do papel social do cidadão escolarizado frente aos desafios da educação no país motivou a ação extensionista e permitiu a devolutiva da universidade pública à sociedade. Palavras-chave: Relações Comunidade-Instituição; Anatomia; Neurofisiologia; Educação Knowledge of neurosciences for the community: Teaching of neuroanatomy and memory/learning mechanisms Abstract: The International Student Assessment Program showed that Brazilian students have significant reading, mathematics, and science deficits. Neuroscience has the nervous system as its object of study, and recent discoveries can impact the cognitive capacity of the population. The project "Neuroscience Pills for a Better Brain: Teaching Neuroanatomy and Learning/Memory in Divinópolis-MG" was developed to disseminate neurosciences to the community. The action proposed was developed by students in the health area of ​​the Federal University of São João del-Rei, Campus Centro-Oeste, in Divinópolis, Minas Gerais state, Brazil. The objective of the article was to report the experience of the project from 2016 to 2020. Schoolchildren, pre-university preparatory courses, university students, teachers, and the general population participated in theoretical and practical meetings, and they could discuss brain anatomy and function, focusing on memory and learning mechanisms. The impact of sleep quality, food, physical activity, stress reduction, and other topics was discussed in about seventy extension actions in schools, public squares, and academic events. Interdisciplinarity and interprofessionality guided the approach to the themes chosen in the actions. The dialogue with the community positively impacted academics and possibly promoted social transformation by empowering the population regarding healthy choices about the brain. The awareness of the social role of the educated citizen in the face the challenges of education in the country motivated the action and allowed the return of the public university to society. Keywords: : Community-Institutional Relations; Anatomy; Neurophysiology; EducationUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2022-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1266810.36661/2358-0399.2022v13n2.12668Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 13 n. 2 (2022); 243-255Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 13 No 2 (2022); 243-255Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 13 Núm. 2 (2022); 243-2552358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12668/8530Copyright (c) 2022 Jéssica Alves Faria, Rodrigo Michelini de Oliveira Thomasi, Fellipe Alexandre Alves Moraes, Júlia Martins Nava, Anderson Ribeiro de Oliveira Santos Silva, Cristiane Queixa Tilelli, Maira de Castro Limahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Jéssica AlvesThomasi, Rodrigo Michelini de OliveiraMoraes, Fellipe Alexandre AlvesNava, Júlia MartinsSilva, Anderson Ribeiro de Oliveira SantosTilelli, Cristiane QueixaLima, Maira de Castro2022-12-04T19:17:09Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12668Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-05-21T19:56:12.112685Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)true
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento de neurociências para a comunidade: Neuroanatomia e memória/aprendizado
title Conhecimento de neurociências para a comunidade: Neuroanatomia e memória/aprendizado
spellingShingle Conhecimento de neurociências para a comunidade: Neuroanatomia e memória/aprendizado
Faria, Jéssica Alves
title_short Conhecimento de neurociências para a comunidade: Neuroanatomia e memória/aprendizado
title_full Conhecimento de neurociências para a comunidade: Neuroanatomia e memória/aprendizado
title_fullStr Conhecimento de neurociências para a comunidade: Neuroanatomia e memória/aprendizado
title_full_unstemmed Conhecimento de neurociências para a comunidade: Neuroanatomia e memória/aprendizado
title_sort Conhecimento de neurociências para a comunidade: Neuroanatomia e memória/aprendizado
author Faria, Jéssica Alves
author_facet Faria, Jéssica Alves
Thomasi, Rodrigo Michelini de Oliveira
Moraes, Fellipe Alexandre Alves
Nava, Júlia Martins
Silva, Anderson Ribeiro de Oliveira Santos
Tilelli, Cristiane Queixa
Lima, Maira de Castro
author_role author
author2 Thomasi, Rodrigo Michelini de Oliveira
Moraes, Fellipe Alexandre Alves
Nava, Júlia Martins
Silva, Anderson Ribeiro de Oliveira Santos
Tilelli, Cristiane Queixa
Lima, Maira de Castro
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Jéssica Alves
Thomasi, Rodrigo Michelini de Oliveira
Moraes, Fellipe Alexandre Alves
Nava, Júlia Martins
Silva, Anderson Ribeiro de Oliveira Santos
Tilelli, Cristiane Queixa
Lima, Maira de Castro
description O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes mostrou que os alunos brasileiros apresentam déficit expressivo em leitura, matemática e ciências. A neurociência tem como objeto de estudo o sistema nervoso e descobertas recentes podem impactar a capacidade cognitiva da população. O projeto "Pílulas de Neurociências para um Cérebro Melhor: Ensino de Neuroanatomia e Aprendizado/Memória em Divinópolis-MG” foi desenvolvido com o objetivo de divulgar as neurociências para comunidade. A proposta extensionista foi desenvolvida por discentes da área da saúde da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro-Oeste, em Divinópolis-MG. O objetivo do artigo foi relatar a experiência extensionista do projeto de 2016 à 2020. Escolares, estudantes de cursinhos pré-vestibulares, universitários, professores e a população geral participaram de encontros teóricos e práticos em que puderam discutir sobre anatomia e função cerebral, com foco em mecanismos de memória e aprendizado. O impacto da qualidade do sono, da alimentação, da prática de atividade física, da diminuição do estresse e outros foram discutidos em cerca de setenta ações extensionistas em instituições de ensino, praças públicas e eventos acadêmicos. A interdisciplinaridade e a interprofissionalidade nortearam a abordagem dos temas escolhidos nas ações extensionistas. O diálogo com a comunidade gerou impacto na formação do extensionista e, possivelmente, promoveu transformação social ao empoderar a população quanto à escolhas saudáveis para o cérebro. A consciência do papel social do cidadão escolarizado frente aos desafios da educação no país motivou a ação extensionista e permitiu a devolutiva da universidade pública à sociedade. Palavras-chave: Relações Comunidade-Instituição; Anatomia; Neurofisiologia; Educação Knowledge of neurosciences for the community: Teaching of neuroanatomy and memory/learning mechanisms Abstract: The International Student Assessment Program showed that Brazilian students have significant reading, mathematics, and science deficits. Neuroscience has the nervous system as its object of study, and recent discoveries can impact the cognitive capacity of the population. The project "Neuroscience Pills for a Better Brain: Teaching Neuroanatomy and Learning/Memory in Divinópolis-MG" was developed to disseminate neurosciences to the community. The action proposed was developed by students in the health area of ​​the Federal University of São João del-Rei, Campus Centro-Oeste, in Divinópolis, Minas Gerais state, Brazil. The objective of the article was to report the experience of the project from 2016 to 2020. Schoolchildren, pre-university preparatory courses, university students, teachers, and the general population participated in theoretical and practical meetings, and they could discuss brain anatomy and function, focusing on memory and learning mechanisms. The impact of sleep quality, food, physical activity, stress reduction, and other topics was discussed in about seventy extension actions in schools, public squares, and academic events. Interdisciplinarity and interprofessionality guided the approach to the themes chosen in the actions. The dialogue with the community positively impacted academics and possibly promoted social transformation by empowering the population regarding healthy choices about the brain. The awareness of the social role of the educated citizen in the face the challenges of education in the country motivated the action and allowed the return of the public university to society. Keywords: : Community-Institutional Relations; Anatomy; Neurophysiology; Education
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12668
10.36661/2358-0399.2022v13n2.12668
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12668
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2022v13n2.12668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12668/8530
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 13 n. 2 (2022); 243-255
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 13 No 2 (2022); 243-255
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 13 Núm. 2 (2022); 243-255
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1799874993174085632