Extensão Universitária: Inovação na realização de atividades não presenciais de promoção da saúde com idosos na pandemia da COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13793 |
Resumo: | A extensão universitária é uma das mais importantes bases do ensino superior brasileiro, a qual incentiva a transformação social, impactando na formação acadêmica e na dinâmica social. É notório que a pandemia da COVID-19 afetou fortemente o funcionamento das atividades estudantis e da população idosa das comunidades participantes das práticas extensionistas. Sendo assim, foi necessária a readaptação para o ambiente virtual do Projeto de Extensão Ensinar e Aprender Desenvolvendo Ações de Saúde Coletiva (EADASC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que promove ações para melhores hábitos de vida. Assim, percebeu-se a necessidade de investigar o alcance e o significado dessas atividades não presenciais entre junho a dezembro de 2020. Este artigo é uma pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa. Foram incluídos cinco idosos participantes do referido Projeto de Extensão, devidamente cadastrados e ativamente participativos nas atividades não presenciais. Para a coleta de dados, foi executada a entrevista semiestruturada presencial. Foram identificadas três categorias temáticas: as mudanças ocorridas em suas vidas durante a pandemia; as ligações recebidas pelos acadêmicos e as mensagens do grupo de WhatsApp; as orientações e as atividades sugeridas pelos acadêmicos por meio das ligações e chamadas de vídeo. Percebeu-se que saber escutar e acolher são qualidades de profissionais comprometidos com o social, o que foi realizado pelo projeto EADASC em meio à pandemia e resultou, majoritariamente, em feedbacks positivos, por mais que, como impasse, a quantidade de participantes elegíveis para o estudo tenha sido baixa. Palavras-chave: Saúde Coletiva; Isolamento Social; Tecnologia da Informação e Comunicação; Gerontologia University Extension: Innovation in carrying out non-face-to-face health promotion activities with older adults during the COVID-19 pandemic Abstract: University extension is one of the most important bases of Brazilian higher education, which encourages social transformation, impacting academic training and social dynamics. It is clear that, with the COVID-19 pandemic, the activities of students and the elderly population of communities participating in extension practices was strongly affected. Therefore, readaptation to the virtual environment of the Extension Project Teaching and Learning Developing Collective Health Actions (EADASC) of the Federal University of Alagoas (UFAL) was necessary, which promotes actions for better life habits. Thus, the need to investigate the scope and meaning of these non-contact activities from June to December 2020 was perceived. This article is a descriptive and exploratory research with a qualitative approach. Five older people participating in the Extension above Project were included in this research, who were duly registered and actively participating in non-face-to-face activities. For data collection, a face-to-face semi-structured interview was performed. Three thematic categories were identified: the changes that occurred in their lives during the pandemic; calls received by academics and messages from the WhatsApp group; and the guidelines and activities suggested by academics through calls and video calls. It was noticed that knowing how to listen and welcome are qualities of professionals committed to the social, which was carried out by the EADASC project amid the pandemic and resulted mostly in positive feedback, even though, as an impasse, the number of eligible participants for the study was low. Keywords: Collective Health; Social Isolation; Information and Communication Technology; Gerontology |
id |
UFFS-1_fc871b68884c69322bbd49af40d3279c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/13793 |
network_acronym_str |
UFFS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Extensão Universitária: Inovação na realização de atividades não presenciais de promoção da saúde com idosos na pandemia da COVID-19A extensão universitária é uma das mais importantes bases do ensino superior brasileiro, a qual incentiva a transformação social, impactando na formação acadêmica e na dinâmica social. É notório que a pandemia da COVID-19 afetou fortemente o funcionamento das atividades estudantis e da população idosa das comunidades participantes das práticas extensionistas. Sendo assim, foi necessária a readaptação para o ambiente virtual do Projeto de Extensão Ensinar e Aprender Desenvolvendo Ações de Saúde Coletiva (EADASC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que promove ações para melhores hábitos de vida. Assim, percebeu-se a necessidade de investigar o alcance e o significado dessas atividades não presenciais entre junho a dezembro de 2020. Este artigo é uma pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa. Foram incluídos cinco idosos participantes do referido Projeto de Extensão, devidamente cadastrados e ativamente participativos nas atividades não presenciais. Para a coleta de dados, foi executada a entrevista semiestruturada presencial. Foram identificadas três categorias temáticas: as mudanças ocorridas em suas vidas durante a pandemia; as ligações recebidas pelos acadêmicos e as mensagens do grupo de WhatsApp; as orientações e as atividades sugeridas pelos acadêmicos por meio das ligações e chamadas de vídeo. Percebeu-se que saber escutar e acolher são qualidades de profissionais comprometidos com o social, o que foi realizado pelo projeto EADASC em meio à pandemia e resultou, majoritariamente, em feedbacks positivos, por mais que, como impasse, a quantidade de participantes elegíveis para o estudo tenha sido baixa. Palavras-chave: Saúde Coletiva; Isolamento Social; Tecnologia da Informação e Comunicação; Gerontologia University Extension: Innovation in carrying out non-face-to-face health promotion activities with older adults during the COVID-19 pandemic Abstract: University extension is one of the most important bases of Brazilian higher education, which encourages social transformation, impacting academic training and social dynamics. It is clear that, with the COVID-19 pandemic, the activities of students and the elderly population of communities participating in extension practices was strongly affected. Therefore, readaptation to the virtual environment of the Extension Project Teaching and Learning Developing Collective Health Actions (EADASC) of the Federal University of Alagoas (UFAL) was necessary, which promotes actions for better life habits. Thus, the need to investigate the scope and meaning of these non-contact activities from June to December 2020 was perceived. This article is a descriptive and exploratory research with a qualitative approach. Five older people participating in the Extension above Project were included in this research, who were duly registered and actively participating in non-face-to-face activities. For data collection, a face-to-face semi-structured interview was performed. Three thematic categories were identified: the changes that occurred in their lives during the pandemic; calls received by academics and messages from the WhatsApp group; and the guidelines and activities suggested by academics through calls and video calls. It was noticed that knowing how to listen and welcome are qualities of professionals committed to the social, which was carried out by the EADASC project amid the pandemic and resulted mostly in positive feedback, even though, as an impasse, the number of eligible participants for the study was low. Keywords: Collective Health; Social Isolation; Information and Communication Technology; GerontologyUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2024-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13793Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 15 n. 2 (2024); 229-241Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 15 No 2 (2024); 229-241Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 15 Núm. 2 (2024); 229-2412358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13793/9442https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13793/9441Copyright (c) 2024 Josineide Francisco Sampaio, Tyrone Raphael Feitosa Lima, Nyaria Flêmera de Souza, Larissa Silva do Nascimento, Thérèse Raphaela Feitosa Lima, Gabriela Correia de Freitas Costahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Josineide FranciscoFeitosa Lima, Tyrone Raphaelde Souza, Nyaria Flêmerado Nascimento, Larissa SilvaFeitosa Lima, Thérèse RaphaelaCosta, Gabriela Correia de Freitas2024-09-03T13:05:00Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13793Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-09-03T13:05Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Extensão Universitária: Inovação na realização de atividades não presenciais de promoção da saúde com idosos na pandemia da COVID-19 |
title |
Extensão Universitária: Inovação na realização de atividades não presenciais de promoção da saúde com idosos na pandemia da COVID-19 |
spellingShingle |
Extensão Universitária: Inovação na realização de atividades não presenciais de promoção da saúde com idosos na pandemia da COVID-19 Sampaio, Josineide Francisco |
title_short |
Extensão Universitária: Inovação na realização de atividades não presenciais de promoção da saúde com idosos na pandemia da COVID-19 |
title_full |
Extensão Universitária: Inovação na realização de atividades não presenciais de promoção da saúde com idosos na pandemia da COVID-19 |
title_fullStr |
Extensão Universitária: Inovação na realização de atividades não presenciais de promoção da saúde com idosos na pandemia da COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Extensão Universitária: Inovação na realização de atividades não presenciais de promoção da saúde com idosos na pandemia da COVID-19 |
title_sort |
Extensão Universitária: Inovação na realização de atividades não presenciais de promoção da saúde com idosos na pandemia da COVID-19 |
author |
Sampaio, Josineide Francisco |
author_facet |
Sampaio, Josineide Francisco Feitosa Lima, Tyrone Raphael de Souza, Nyaria Flêmera do Nascimento, Larissa Silva Feitosa Lima, Thérèse Raphaela Costa, Gabriela Correia de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Feitosa Lima, Tyrone Raphael de Souza, Nyaria Flêmera do Nascimento, Larissa Silva Feitosa Lima, Thérèse Raphaela Costa, Gabriela Correia de Freitas |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Josineide Francisco Feitosa Lima, Tyrone Raphael de Souza, Nyaria Flêmera do Nascimento, Larissa Silva Feitosa Lima, Thérèse Raphaela Costa, Gabriela Correia de Freitas |
description |
A extensão universitária é uma das mais importantes bases do ensino superior brasileiro, a qual incentiva a transformação social, impactando na formação acadêmica e na dinâmica social. É notório que a pandemia da COVID-19 afetou fortemente o funcionamento das atividades estudantis e da população idosa das comunidades participantes das práticas extensionistas. Sendo assim, foi necessária a readaptação para o ambiente virtual do Projeto de Extensão Ensinar e Aprender Desenvolvendo Ações de Saúde Coletiva (EADASC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que promove ações para melhores hábitos de vida. Assim, percebeu-se a necessidade de investigar o alcance e o significado dessas atividades não presenciais entre junho a dezembro de 2020. Este artigo é uma pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa. Foram incluídos cinco idosos participantes do referido Projeto de Extensão, devidamente cadastrados e ativamente participativos nas atividades não presenciais. Para a coleta de dados, foi executada a entrevista semiestruturada presencial. Foram identificadas três categorias temáticas: as mudanças ocorridas em suas vidas durante a pandemia; as ligações recebidas pelos acadêmicos e as mensagens do grupo de WhatsApp; as orientações e as atividades sugeridas pelos acadêmicos por meio das ligações e chamadas de vídeo. Percebeu-se que saber escutar e acolher são qualidades de profissionais comprometidos com o social, o que foi realizado pelo projeto EADASC em meio à pandemia e resultou, majoritariamente, em feedbacks positivos, por mais que, como impasse, a quantidade de participantes elegíveis para o estudo tenha sido baixa. Palavras-chave: Saúde Coletiva; Isolamento Social; Tecnologia da Informação e Comunicação; Gerontologia University Extension: Innovation in carrying out non-face-to-face health promotion activities with older adults during the COVID-19 pandemic Abstract: University extension is one of the most important bases of Brazilian higher education, which encourages social transformation, impacting academic training and social dynamics. It is clear that, with the COVID-19 pandemic, the activities of students and the elderly population of communities participating in extension practices was strongly affected. Therefore, readaptation to the virtual environment of the Extension Project Teaching and Learning Developing Collective Health Actions (EADASC) of the Federal University of Alagoas (UFAL) was necessary, which promotes actions for better life habits. Thus, the need to investigate the scope and meaning of these non-contact activities from June to December 2020 was perceived. This article is a descriptive and exploratory research with a qualitative approach. Five older people participating in the Extension above Project were included in this research, who were duly registered and actively participating in non-face-to-face activities. For data collection, a face-to-face semi-structured interview was performed. Three thematic categories were identified: the changes that occurred in their lives during the pandemic; calls received by academics and messages from the WhatsApp group; and the guidelines and activities suggested by academics through calls and video calls. It was noticed that knowing how to listen and welcome are qualities of professionals committed to the social, which was carried out by the EADASC project amid the pandemic and resulted mostly in positive feedback, even though, as an impasse, the number of eligible participants for the study was low. Keywords: Collective Health; Social Isolation; Information and Communication Technology; Gerontology |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por pares texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13793 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13793/9442 https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/13793/9441 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 15 n. 2 (2024); 229-241 Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 15 No 2 (2024); 229-241 Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 15 Núm. 2 (2024); 229-241 2358-0399 1806-2695 reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contato.rbeu@gmail.com |
_version_ |
1809280740535304192 |