O ensino por investigação na escola do campo: uma relação entre as plantas medicinais e saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zetóles, Maíra Gaigher
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Trazzi, Patricia Silveira da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11831
Resumo: Neste artigo buscamos descrever a construção de uma atividade investigativa com o Tema Gerador “A saúde” realizada junto a uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola agrícola do Estado do Espírito Santo que tem a “Pedagogia da Alternância” como princípio educativo. A pesquisa, de cunho qualitativo, contou com o aporte metodológico da pesquisa participante. O processo de produção de dados ocorreu por meio de observações da professora pesquisadora com registro em diário de campo e material escrito produzido pelos estudantes. Os dados foram analisados a partir dos pressupostos do ensino por investigação. Como resultados, observamos que a atividade promoveu o engajamento dos educandos em uma investigação propiciando um maior aprofundamento sobre as plantas medicinais.
id UFFS-2_04a54e2a35eb8adffc7c95313e67719e
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11831
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling O ensino por investigação na escola do campo: uma relação entre as plantas medicinais e saúdeNeste artigo buscamos descrever a construção de uma atividade investigativa com o Tema Gerador “A saúde” realizada junto a uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola agrícola do Estado do Espírito Santo que tem a “Pedagogia da Alternância” como princípio educativo. A pesquisa, de cunho qualitativo, contou com o aporte metodológico da pesquisa participante. O processo de produção de dados ocorreu por meio de observações da professora pesquisadora com registro em diário de campo e material escrito produzido pelos estudantes. Os dados foram analisados a partir dos pressupostos do ensino por investigação. Como resultados, observamos que a atividade promoveu o engajamento dos educandos em uma investigação propiciando um maior aprofundamento sobre as plantas medicinais.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1183110.36661/2595-4520.2020v3i4.11831Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 4 (2020): Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências; 477-4902595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11831/7562Copyright (c) 2020 Maíra Gaigher Zetóles, Patricia Silveira da Silva Trazzihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZetóles, Maíra GaigherTrazzi, Patricia Silveira da Silva2021-07-13T05:22:29Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11831Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:29Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino por investigação na escola do campo: uma relação entre as plantas medicinais e saúde
title O ensino por investigação na escola do campo: uma relação entre as plantas medicinais e saúde
spellingShingle O ensino por investigação na escola do campo: uma relação entre as plantas medicinais e saúde
Zetóles, Maíra Gaigher
title_short O ensino por investigação na escola do campo: uma relação entre as plantas medicinais e saúde
title_full O ensino por investigação na escola do campo: uma relação entre as plantas medicinais e saúde
title_fullStr O ensino por investigação na escola do campo: uma relação entre as plantas medicinais e saúde
title_full_unstemmed O ensino por investigação na escola do campo: uma relação entre as plantas medicinais e saúde
title_sort O ensino por investigação na escola do campo: uma relação entre as plantas medicinais e saúde
author Zetóles, Maíra Gaigher
author_facet Zetóles, Maíra Gaigher
Trazzi, Patricia Silveira da Silva
author_role author
author2 Trazzi, Patricia Silveira da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zetóles, Maíra Gaigher
Trazzi, Patricia Silveira da Silva
description Neste artigo buscamos descrever a construção de uma atividade investigativa com o Tema Gerador “A saúde” realizada junto a uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola agrícola do Estado do Espírito Santo que tem a “Pedagogia da Alternância” como princípio educativo. A pesquisa, de cunho qualitativo, contou com o aporte metodológico da pesquisa participante. O processo de produção de dados ocorreu por meio de observações da professora pesquisadora com registro em diário de campo e material escrito produzido pelos estudantes. Os dados foram analisados a partir dos pressupostos do ensino por investigação. Como resultados, observamos que a atividade promoveu o engajamento dos educandos em uma investigação propiciando um maior aprofundamento sobre as plantas medicinais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11831
10.36661/2595-4520.2020v3i4.11831
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11831
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11831/7562
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Maíra Gaigher Zetóles, Patricia Silveira da Silva Trazzi
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Maíra Gaigher Zetóles, Patricia Silveira da Silva Trazzi
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 4 (2020): Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências; 477-490
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612865454080