O ensino por investigação na escola do campo: uma relação entre as plantas medicinais e saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11831 |
Resumo: | Neste artigo buscamos descrever a construção de uma atividade investigativa com o Tema Gerador “A saúde” realizada junto a uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola agrícola do Estado do Espírito Santo que tem a “Pedagogia da Alternância” como princípio educativo. A pesquisa, de cunho qualitativo, contou com o aporte metodológico da pesquisa participante. O processo de produção de dados ocorreu por meio de observações da professora pesquisadora com registro em diário de campo e material escrito produzido pelos estudantes. Os dados foram analisados a partir dos pressupostos do ensino por investigação. Como resultados, observamos que a atividade promoveu o engajamento dos educandos em uma investigação propiciando um maior aprofundamento sobre as plantas medicinais. |
id |
UFFS-2_04a54e2a35eb8adffc7c95313e67719e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11831 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino por investigação na escola do campo: uma relação entre as plantas medicinais e saúdeNeste artigo buscamos descrever a construção de uma atividade investigativa com o Tema Gerador “A saúde” realizada junto a uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola agrícola do Estado do Espírito Santo que tem a “Pedagogia da Alternância” como princípio educativo. A pesquisa, de cunho qualitativo, contou com o aporte metodológico da pesquisa participante. O processo de produção de dados ocorreu por meio de observações da professora pesquisadora com registro em diário de campo e material escrito produzido pelos estudantes. Os dados foram analisados a partir dos pressupostos do ensino por investigação. Como resultados, observamos que a atividade promoveu o engajamento dos educandos em uma investigação propiciando um maior aprofundamento sobre as plantas medicinais.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1183110.36661/2595-4520.2020v3i4.11831Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 4 (2020): Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências; 477-4902595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11831/7562Copyright (c) 2020 Maíra Gaigher Zetóles, Patricia Silveira da Silva Trazzihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZetóles, Maíra GaigherTrazzi, Patricia Silveira da Silva2021-07-13T05:22:29Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11831Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:29Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino por investigação na escola do campo: uma relação entre as plantas medicinais e saúde |
title |
O ensino por investigação na escola do campo: uma relação entre as plantas medicinais e saúde |
spellingShingle |
O ensino por investigação na escola do campo: uma relação entre as plantas medicinais e saúde Zetóles, Maíra Gaigher |
title_short |
O ensino por investigação na escola do campo: uma relação entre as plantas medicinais e saúde |
title_full |
O ensino por investigação na escola do campo: uma relação entre as plantas medicinais e saúde |
title_fullStr |
O ensino por investigação na escola do campo: uma relação entre as plantas medicinais e saúde |
title_full_unstemmed |
O ensino por investigação na escola do campo: uma relação entre as plantas medicinais e saúde |
title_sort |
O ensino por investigação na escola do campo: uma relação entre as plantas medicinais e saúde |
author |
Zetóles, Maíra Gaigher |
author_facet |
Zetóles, Maíra Gaigher Trazzi, Patricia Silveira da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Trazzi, Patricia Silveira da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zetóles, Maíra Gaigher Trazzi, Patricia Silveira da Silva |
description |
Neste artigo buscamos descrever a construção de uma atividade investigativa com o Tema Gerador “A saúde” realizada junto a uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola agrícola do Estado do Espírito Santo que tem a “Pedagogia da Alternância” como princípio educativo. A pesquisa, de cunho qualitativo, contou com o aporte metodológico da pesquisa participante. O processo de produção de dados ocorreu por meio de observações da professora pesquisadora com registro em diário de campo e material escrito produzido pelos estudantes. Os dados foram analisados a partir dos pressupostos do ensino por investigação. Como resultados, observamos que a atividade promoveu o engajamento dos educandos em uma investigação propiciando um maior aprofundamento sobre as plantas medicinais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11831 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11831 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11831 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i4.11831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11831/7562 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Maíra Gaigher Zetóles, Patricia Silveira da Silva Trazzi http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Maíra Gaigher Zetóles, Patricia Silveira da Silva Trazzi http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 4 (2020): Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências; 477-490 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612865454080 |