Horta escolar, cultivar é educar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10776 |
Resumo: | Este projeto se constitui como proposta ao Estágio Curricular Supervisionado III, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo Ciências da Natureza, tendo como público alvo alunos do 9º ano de uma escola do campo. O objetivo deste projeto, foi enfatizar a importância da conservação do solo da horta escolar para otimizar a produção, utilizando a horta como um espaço pedagógico, onde o processo ensino aprendizagem, nas disciplinas da área das ciências da natureza, seja consolidado. Com a análise do solo da horta, identificou-se os elementos químicos presentes, sendo possível estudar, seus números atômicos, localização do elemento na tabela periódica, símbolo do elemento, configuração nos níveis energéticos, além de pesquisar como estes elementos são importantes para o corpo humano e as maneiras que as plantas disponibilizam esses elementos para o ser humano, além de orientar sobre bons hábitos alimentares para consumir hortaliças. Outro viés do projeto, foi incentivar os alunos à cultivar a horta da escola, para incrementar a merenda, com um alimento saudável, demonstrando que a correção do solo nos cultivos, de uma maneira sustentável, pode melhorar a produção e também incentivar o aluno a cultivar uma horta em suas residências ajudando na renda familiar. Palavras-chaves: Análise. Espaço. Pedagógico. Sustentável. |
id |
UFFS-2_07a9c2cbd4ffcda3372188644fea6dc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/10776 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Horta escolar, cultivar é educarEste projeto se constitui como proposta ao Estágio Curricular Supervisionado III, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo Ciências da Natureza, tendo como público alvo alunos do 9º ano de uma escola do campo. O objetivo deste projeto, foi enfatizar a importância da conservação do solo da horta escolar para otimizar a produção, utilizando a horta como um espaço pedagógico, onde o processo ensino aprendizagem, nas disciplinas da área das ciências da natureza, seja consolidado. Com a análise do solo da horta, identificou-se os elementos químicos presentes, sendo possível estudar, seus números atômicos, localização do elemento na tabela periódica, símbolo do elemento, configuração nos níveis energéticos, além de pesquisar como estes elementos são importantes para o corpo humano e as maneiras que as plantas disponibilizam esses elementos para o ser humano, além de orientar sobre bons hábitos alimentares para consumir hortaliças. Outro viés do projeto, foi incentivar os alunos à cultivar a horta da escola, para incrementar a merenda, com um alimento saudável, demonstrando que a correção do solo nos cultivos, de uma maneira sustentável, pode melhorar a produção e também incentivar o aluno a cultivar uma horta em suas residências ajudando na renda familiar. Palavras-chaves: Análise. Espaço. Pedagógico. Sustentável.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1077610.36661/2595-4520.2019v2i1.10776Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 1 (2019): Revista Insignare Scientia; 116-1262595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10776/7148Copyright (c) 2019 joao siqueira de melohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, João Siqueira de2021-07-13T05:27:17Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10776Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:17Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Horta escolar, cultivar é educar |
title |
Horta escolar, cultivar é educar |
spellingShingle |
Horta escolar, cultivar é educar Melo, João Siqueira de |
title_short |
Horta escolar, cultivar é educar |
title_full |
Horta escolar, cultivar é educar |
title_fullStr |
Horta escolar, cultivar é educar |
title_full_unstemmed |
Horta escolar, cultivar é educar |
title_sort |
Horta escolar, cultivar é educar |
author |
Melo, João Siqueira de |
author_facet |
Melo, João Siqueira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, João Siqueira de |
description |
Este projeto se constitui como proposta ao Estágio Curricular Supervisionado III, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo Ciências da Natureza, tendo como público alvo alunos do 9º ano de uma escola do campo. O objetivo deste projeto, foi enfatizar a importância da conservação do solo da horta escolar para otimizar a produção, utilizando a horta como um espaço pedagógico, onde o processo ensino aprendizagem, nas disciplinas da área das ciências da natureza, seja consolidado. Com a análise do solo da horta, identificou-se os elementos químicos presentes, sendo possível estudar, seus números atômicos, localização do elemento na tabela periódica, símbolo do elemento, configuração nos níveis energéticos, além de pesquisar como estes elementos são importantes para o corpo humano e as maneiras que as plantas disponibilizam esses elementos para o ser humano, além de orientar sobre bons hábitos alimentares para consumir hortaliças. Outro viés do projeto, foi incentivar os alunos à cultivar a horta da escola, para incrementar a merenda, com um alimento saudável, demonstrando que a correção do solo nos cultivos, de uma maneira sustentável, pode melhorar a produção e também incentivar o aluno a cultivar uma horta em suas residências ajudando na renda familiar. Palavras-chaves: Análise. Espaço. Pedagógico. Sustentável. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10776 10.36661/2595-4520.2019v2i1.10776 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10776 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2019v2i1.10776 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10776/7148 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 joao siqueira de melo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 joao siqueira de melo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 1 (2019): Revista Insignare Scientia; 116-126 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221611973115904 |