Desvelando os sentidos da dor por meio de uma Proposta Investigativa em aulas de Ciências no Ensino Fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dos Santos, Mateus José
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Andrade Vaz de Mello, Rita Márcia, Catão, Vinícius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11355
Resumo: O presente trabalho descreve as repercussões educacionais na construção de um material didático voltado ao conteúdo de Ciências, a partir da leitura do livro “Aí que dor!”. Ele termina com uma questão que fomenta uma nova investigação: por que ao cortar os cabelos e as unhas não sentimos dor? Inspirados neste livro, 19 estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental II produziram um material com explicações para esta questão trazida. Ao final, aplicou-se um questionário semiestruturado, cujas respostas foram tratadas pela Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Com base nos dados analisados, foi possível inferir que a atividade contribuiu para o entendimento da dor e de conceitos relativos ao sistema nervoso central e periférico, além de fomentar conteúdos atitudinais, tais como cooperação e autonomia. Destaca-se ainda que esta proposta foi desenvolvida a partir dos preceitos do Ensino de Ciências por Investigação (ENCI), estimulando os estudantes a se posicionarem ao longo de todo o processo.
id UFFS-2_0814e793ff441303b24a1f135301d40b
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11355
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Desvelando os sentidos da dor por meio de uma Proposta Investigativa em aulas de Ciências no Ensino Fundamental IIO presente trabalho descreve as repercussões educacionais na construção de um material didático voltado ao conteúdo de Ciências, a partir da leitura do livro “Aí que dor!”. Ele termina com uma questão que fomenta uma nova investigação: por que ao cortar os cabelos e as unhas não sentimos dor? Inspirados neste livro, 19 estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental II produziram um material com explicações para esta questão trazida. Ao final, aplicou-se um questionário semiestruturado, cujas respostas foram tratadas pela Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Com base nos dados analisados, foi possível inferir que a atividade contribuiu para o entendimento da dor e de conceitos relativos ao sistema nervoso central e periférico, além de fomentar conteúdos atitudinais, tais como cooperação e autonomia. Destaca-se ainda que esta proposta foi desenvolvida a partir dos preceitos do Ensino de Ciências por Investigação (ENCI), estimulando os estudantes a se posicionarem ao longo de todo o processo.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1135510.36661/2595-4520.2021v4i1.11355Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 1 (2021): Revista Insignare Scientia; 218-2372595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11355/7795https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11355/7796Copyright (c) 2021 Mateus José Dos Santos, Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Dra, Vinícius Catão, Drhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDos Santos, Mateus JoséAndrade Vaz de Mello, Rita MárciaCatão, Vinícius2021-07-13T05:21:10Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11355Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:10Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desvelando os sentidos da dor por meio de uma Proposta Investigativa em aulas de Ciências no Ensino Fundamental II
title Desvelando os sentidos da dor por meio de uma Proposta Investigativa em aulas de Ciências no Ensino Fundamental II
spellingShingle Desvelando os sentidos da dor por meio de uma Proposta Investigativa em aulas de Ciências no Ensino Fundamental II
Dos Santos, Mateus José
title_short Desvelando os sentidos da dor por meio de uma Proposta Investigativa em aulas de Ciências no Ensino Fundamental II
title_full Desvelando os sentidos da dor por meio de uma Proposta Investigativa em aulas de Ciências no Ensino Fundamental II
title_fullStr Desvelando os sentidos da dor por meio de uma Proposta Investigativa em aulas de Ciências no Ensino Fundamental II
title_full_unstemmed Desvelando os sentidos da dor por meio de uma Proposta Investigativa em aulas de Ciências no Ensino Fundamental II
title_sort Desvelando os sentidos da dor por meio de uma Proposta Investigativa em aulas de Ciências no Ensino Fundamental II
author Dos Santos, Mateus José
author_facet Dos Santos, Mateus José
Andrade Vaz de Mello, Rita Márcia
Catão, Vinícius
author_role author
author2 Andrade Vaz de Mello, Rita Márcia
Catão, Vinícius
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dos Santos, Mateus José
Andrade Vaz de Mello, Rita Márcia
Catão, Vinícius
description O presente trabalho descreve as repercussões educacionais na construção de um material didático voltado ao conteúdo de Ciências, a partir da leitura do livro “Aí que dor!”. Ele termina com uma questão que fomenta uma nova investigação: por que ao cortar os cabelos e as unhas não sentimos dor? Inspirados neste livro, 19 estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental II produziram um material com explicações para esta questão trazida. Ao final, aplicou-se um questionário semiestruturado, cujas respostas foram tratadas pela Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Com base nos dados analisados, foi possível inferir que a atividade contribuiu para o entendimento da dor e de conceitos relativos ao sistema nervoso central e periférico, além de fomentar conteúdos atitudinais, tais como cooperação e autonomia. Destaca-se ainda que esta proposta foi desenvolvida a partir dos preceitos do Ensino de Ciências por Investigação (ENCI), estimulando os estudantes a se posicionarem ao longo de todo o processo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11355
10.36661/2595-4520.2021v4i1.11355
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11355
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i1.11355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11355/7795
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11355/7796
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 1 (2021): Revista Insignare Scientia; 218-237
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612427149312