Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
DOI: | 10.30938/bocehm.v8i23.5112 |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5112 |
Resumo: | A estatística é uma temática inicialmente proposta aos anos iniciais do Ensino Fundamental pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e, recentemente, pela Base Nacional Comum Curricular, apresentando o ensino dos conceitos estatísticos para desenvolver nos estudantes o pensamento estatístico e as habilidades investigativas. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar a aprendizagem dos conceitos estatísticos a partir do desenvolvimento de uma proposta investigativa. É uma pesquisa qualitativa, realizada em uma escola pública no ano letivo de 2019, com alunos matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental e uma professora que leciona matemática. Para o desenvolvimento do estudo, planejamos uma sequência de ensino, em colaboração com o Grupo de Pesquisa (GPEMEC/UESC), com duração de 10 horas-aula e, para a realização de suas ações, seguimos as cinco fases do ciclo investigativo PPDAC – Problema, Planejamento, Dados, Análise e Conclusão e o letramento estatístico. Do material da pesquisa, analisamos as gravações das aulas da professora e as atividades realizadas pelos estudantes. Como resultado, foi possível observar que os estudantes entenderam as etapas de uma investigação, porque participaram das atividades da coleta de dados e compreenderam os conceitos estatísticos apresentados na elaboração e leitura de um gráfico coluna e moda e os elementos que fazem parte de sua organização: título, fonte, categorias, etc. Por fim, o estudo de conceitos estatísticos, com estudantes do 1º ano, ajuda a desenvolver o pensamento estatístico e matemático para aprimorar a competência e a habilidade para olhar os dados no contexto, no significado da informação que aqueles números transmitem, e refletir sobre os resultados buscando sempre uma mudança de atitude diante de um problema ou situação estudada. Palavras-chave: Ciclo investigativo PPDAC; sequência de ensino; anos iniciais; letramento estatístico. |
id |
UECE-4_410949a050322c72c999ba5faefc8986 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/5112 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
spelling |
Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aulaCiclo investigativo PPDACSequência de ensinoAnos iniciais Letramento estatísticoA estatística é uma temática inicialmente proposta aos anos iniciais do Ensino Fundamental pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e, recentemente, pela Base Nacional Comum Curricular, apresentando o ensino dos conceitos estatísticos para desenvolver nos estudantes o pensamento estatístico e as habilidades investigativas. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar a aprendizagem dos conceitos estatísticos a partir do desenvolvimento de uma proposta investigativa. É uma pesquisa qualitativa, realizada em uma escola pública no ano letivo de 2019, com alunos matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental e uma professora que leciona matemática. Para o desenvolvimento do estudo, planejamos uma sequência de ensino, em colaboração com o Grupo de Pesquisa (GPEMEC/UESC), com duração de 10 horas-aula e, para a realização de suas ações, seguimos as cinco fases do ciclo investigativo PPDAC – Problema, Planejamento, Dados, Análise e Conclusão e o letramento estatístico. Do material da pesquisa, analisamos as gravações das aulas da professora e as atividades realizadas pelos estudantes. Como resultado, foi possível observar que os estudantes entenderam as etapas de uma investigação, porque participaram das atividades da coleta de dados e compreenderam os conceitos estatísticos apresentados na elaboração e leitura de um gráfico coluna e moda e os elementos que fazem parte de sua organização: título, fonte, categorias, etc. Por fim, o estudo de conceitos estatísticos, com estudantes do 1º ano, ajuda a desenvolver o pensamento estatístico e matemático para aprimorar a competência e a habilidade para olhar os dados no contexto, no significado da informação que aqueles números transmitem, e refletir sobre os resultados buscando sempre uma mudança de atitude diante de um problema ou situação estudada. Palavras-chave: Ciclo investigativo PPDAC; sequência de ensino; anos iniciais; letramento estatístico.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/511210.30938/bocehm.v8i23.5112Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 65-802447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5112/4335Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adriana Costa Santos daCouto, Maria Elizabete Souza2021-06-17T18:44:46Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5112Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:49.774529Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula |
title |
Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula |
spellingShingle |
Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula Silva, Adriana Costa Santos da Ciclo investigativo PPDAC Sequência de ensino Anos iniciais Letramento estatístico Silva, Adriana Costa Santos da Ciclo investigativo PPDAC Sequência de ensino Anos iniciais Letramento estatístico |
title_short |
Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula |
title_full |
Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula |
title_fullStr |
Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula |
title_sort |
Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula |
author |
Silva, Adriana Costa Santos da |
author_facet |
Silva, Adriana Costa Santos da Silva, Adriana Costa Santos da Couto, Maria Elizabete Souza Couto, Maria Elizabete Souza |
author_role |
author |
author2 |
Couto, Maria Elizabete Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Adriana Costa Santos da Couto, Maria Elizabete Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciclo investigativo PPDAC Sequência de ensino Anos iniciais Letramento estatístico |
topic |
Ciclo investigativo PPDAC Sequência de ensino Anos iniciais Letramento estatístico |
description |
A estatística é uma temática inicialmente proposta aos anos iniciais do Ensino Fundamental pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e, recentemente, pela Base Nacional Comum Curricular, apresentando o ensino dos conceitos estatísticos para desenvolver nos estudantes o pensamento estatístico e as habilidades investigativas. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar a aprendizagem dos conceitos estatísticos a partir do desenvolvimento de uma proposta investigativa. É uma pesquisa qualitativa, realizada em uma escola pública no ano letivo de 2019, com alunos matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental e uma professora que leciona matemática. Para o desenvolvimento do estudo, planejamos uma sequência de ensino, em colaboração com o Grupo de Pesquisa (GPEMEC/UESC), com duração de 10 horas-aula e, para a realização de suas ações, seguimos as cinco fases do ciclo investigativo PPDAC – Problema, Planejamento, Dados, Análise e Conclusão e o letramento estatístico. Do material da pesquisa, analisamos as gravações das aulas da professora e as atividades realizadas pelos estudantes. Como resultado, foi possível observar que os estudantes entenderam as etapas de uma investigação, porque participaram das atividades da coleta de dados e compreenderam os conceitos estatísticos apresentados na elaboração e leitura de um gráfico coluna e moda e os elementos que fazem parte de sua organização: título, fonte, categorias, etc. Por fim, o estudo de conceitos estatísticos, com estudantes do 1º ano, ajuda a desenvolver o pensamento estatístico e matemático para aprimorar a competência e a habilidade para olhar os dados no contexto, no significado da informação que aqueles números transmitem, e refletir sobre os resultados buscando sempre uma mudança de atitude diante de um problema ou situação estudada. Palavras-chave: Ciclo investigativo PPDAC; sequência de ensino; anos iniciais; letramento estatístico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5112 10.30938/bocehm.v8i23.5112 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5112 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v8i23.5112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5112/4335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 65-80 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1822178695476936704 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.30938/bocehm.v8i23.5112 |