Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriana Costa Santos da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Couto, Maria Elizabete Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5112
Resumo: A estatística é uma temática inicialmente proposta aos anos iniciais do Ensino Fundamental pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e, recentemente, pela Base Nacional Comum Curricular, apresentando o ensino dos conceitos estatísticos para desenvolver nos estudantes o pensamento estatístico e as habilidades investigativas. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar a aprendizagem dos conceitos estatísticos a partir do desenvolvimento de uma proposta investigativa. É uma pesquisa qualitativa, realizada em uma escola pública no ano letivo de 2019, com alunos matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental e uma professora que leciona matemática. Para o desenvolvimento do estudo, planejamos uma sequência de ensino, em colaboração com o Grupo de Pesquisa (GPEMEC/UESC), com duração de 10 horas-aula e, para a realização de suas ações, seguimos as cinco fases do ciclo investigativo PPDAC – Problema, Planejamento, Dados, Análise e Conclusão e o letramento estatístico. Do material da pesquisa, analisamos as gravações das aulas da professora e as atividades realizadas pelos estudantes. Como resultado, foi possível observar que os estudantes entenderam as etapas de uma investigação, porque participaram das atividades da coleta de dados e compreenderam os conceitos estatísticos apresentados na elaboração e leitura de um gráfico coluna e moda e os elementos que fazem parte de sua organização: título, fonte, categorias, etc. Por fim, o estudo de conceitos estatísticos, com estudantes do 1º ano, ajuda a desenvolver o pensamento estatístico e matemático para aprimorar a competência e a habilidade para olhar os dados no contexto, no significado da informação que aqueles números transmitem, e refletir sobre os resultados buscando sempre uma mudança de atitude diante de um problema ou situação estudada. Palavras-chave: Ciclo investigativo PPDAC; sequência de ensino; anos iniciais; letramento estatístico.
id UECE-4_410949a050322c72c999ba5faefc8986
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/5112
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aulaCiclo investigativo PPDACSequência de ensinoAnos iniciais Letramento estatísticoA estatística é uma temática inicialmente proposta aos anos iniciais do Ensino Fundamental pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e, recentemente, pela Base Nacional Comum Curricular, apresentando o ensino dos conceitos estatísticos para desenvolver nos estudantes o pensamento estatístico e as habilidades investigativas. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar a aprendizagem dos conceitos estatísticos a partir do desenvolvimento de uma proposta investigativa. É uma pesquisa qualitativa, realizada em uma escola pública no ano letivo de 2019, com alunos matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental e uma professora que leciona matemática. Para o desenvolvimento do estudo, planejamos uma sequência de ensino, em colaboração com o Grupo de Pesquisa (GPEMEC/UESC), com duração de 10 horas-aula e, para a realização de suas ações, seguimos as cinco fases do ciclo investigativo PPDAC – Problema, Planejamento, Dados, Análise e Conclusão e o letramento estatístico. Do material da pesquisa, analisamos as gravações das aulas da professora e as atividades realizadas pelos estudantes. Como resultado, foi possível observar que os estudantes entenderam as etapas de uma investigação, porque participaram das atividades da coleta de dados e compreenderam os conceitos estatísticos apresentados na elaboração e leitura de um gráfico coluna e moda e os elementos que fazem parte de sua organização: título, fonte, categorias, etc. Por fim, o estudo de conceitos estatísticos, com estudantes do 1º ano, ajuda a desenvolver o pensamento estatístico e matemático para aprimorar a competência e a habilidade para olhar os dados no contexto, no significado da informação que aqueles números transmitem, e refletir sobre os resultados buscando sempre uma mudança de atitude diante de um problema ou situação estudada. Palavras-chave: Ciclo investigativo PPDAC; sequência de ensino; anos iniciais; letramento estatístico.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/511210.30938/bocehm.v8i23.5112Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 65-802447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5112/4335Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adriana Costa Santos daCouto, Maria Elizabete Souza2021-06-17T18:44:46Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5112Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:49.774529Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula
title Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula
spellingShingle Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula
Silva, Adriana Costa Santos da
Ciclo investigativo PPDAC
Sequência de ensino
Anos iniciais
Letramento estatístico
title_short Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula
title_full Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula
title_fullStr Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula
title_full_unstemmed Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula
title_sort Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula
author Silva, Adriana Costa Santos da
author_facet Silva, Adriana Costa Santos da
Couto, Maria Elizabete Souza
author_role author
author2 Couto, Maria Elizabete Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriana Costa Santos da
Couto, Maria Elizabete Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ciclo investigativo PPDAC
Sequência de ensino
Anos iniciais
Letramento estatístico
topic Ciclo investigativo PPDAC
Sequência de ensino
Anos iniciais
Letramento estatístico
description A estatística é uma temática inicialmente proposta aos anos iniciais do Ensino Fundamental pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e, recentemente, pela Base Nacional Comum Curricular, apresentando o ensino dos conceitos estatísticos para desenvolver nos estudantes o pensamento estatístico e as habilidades investigativas. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar a aprendizagem dos conceitos estatísticos a partir do desenvolvimento de uma proposta investigativa. É uma pesquisa qualitativa, realizada em uma escola pública no ano letivo de 2019, com alunos matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental e uma professora que leciona matemática. Para o desenvolvimento do estudo, planejamos uma sequência de ensino, em colaboração com o Grupo de Pesquisa (GPEMEC/UESC), com duração de 10 horas-aula e, para a realização de suas ações, seguimos as cinco fases do ciclo investigativo PPDAC – Problema, Planejamento, Dados, Análise e Conclusão e o letramento estatístico. Do material da pesquisa, analisamos as gravações das aulas da professora e as atividades realizadas pelos estudantes. Como resultado, foi possível observar que os estudantes entenderam as etapas de uma investigação, porque participaram das atividades da coleta de dados e compreenderam os conceitos estatísticos apresentados na elaboração e leitura de um gráfico coluna e moda e os elementos que fazem parte de sua organização: título, fonte, categorias, etc. Por fim, o estudo de conceitos estatísticos, com estudantes do 1º ano, ajuda a desenvolver o pensamento estatístico e matemático para aprimorar a competência e a habilidade para olhar os dados no contexto, no significado da informação que aqueles números transmitem, e refletir sobre os resultados buscando sempre uma mudança de atitude diante de um problema ou situação estudada. Palavras-chave: Ciclo investigativo PPDAC; sequência de ensino; anos iniciais; letramento estatístico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5112
10.30938/bocehm.v8i23.5112
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5112
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v8i23.5112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5112/4335
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 65-80
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998174306304