Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriana Costa Santos da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Couto, Maria Elizabete Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5112
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5112
Resumo: A estatística é uma temática inicialmente proposta aos anos iniciais do Ensino Fundamental pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e, recentemente, pela Base Nacional Comum Curricular, apresentando o ensino dos conceitos estatísticos para desenvolver nos estudantes o pensamento estatístico e as habilidades investigativas. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar a aprendizagem dos conceitos estatísticos a partir do desenvolvimento de uma proposta investigativa. É uma pesquisa qualitativa, realizada em uma escola pública no ano letivo de 2019, com alunos matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental e uma professora que leciona matemática. Para o desenvolvimento do estudo, planejamos uma sequência de ensino, em colaboração com o Grupo de Pesquisa (GPEMEC/UESC), com duração de 10 horas-aula e, para a realização de suas ações, seguimos as cinco fases do ciclo investigativo PPDAC – Problema, Planejamento, Dados, Análise e Conclusão e o letramento estatístico. Do material da pesquisa, analisamos as gravações das aulas da professora e as atividades realizadas pelos estudantes. Como resultado, foi possível observar que os estudantes entenderam as etapas de uma investigação, porque participaram das atividades da coleta de dados e compreenderam os conceitos estatísticos apresentados na elaboração e leitura de um gráfico coluna e moda e os elementos que fazem parte de sua organização: título, fonte, categorias, etc. Por fim, o estudo de conceitos estatísticos, com estudantes do 1º ano, ajuda a desenvolver o pensamento estatístico e matemático para aprimorar a competência e a habilidade para olhar os dados no contexto, no significado da informação que aqueles números transmitem, e refletir sobre os resultados buscando sempre uma mudança de atitude diante de um problema ou situação estudada. Palavras-chave: Ciclo investigativo PPDAC; sequência de ensino; anos iniciais; letramento estatístico.
id UECE-4_410949a050322c72c999ba5faefc8986
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/5112
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
spelling Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aulaCiclo investigativo PPDACSequência de ensinoAnos iniciais Letramento estatísticoA estatística é uma temática inicialmente proposta aos anos iniciais do Ensino Fundamental pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e, recentemente, pela Base Nacional Comum Curricular, apresentando o ensino dos conceitos estatísticos para desenvolver nos estudantes o pensamento estatístico e as habilidades investigativas. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar a aprendizagem dos conceitos estatísticos a partir do desenvolvimento de uma proposta investigativa. É uma pesquisa qualitativa, realizada em uma escola pública no ano letivo de 2019, com alunos matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental e uma professora que leciona matemática. Para o desenvolvimento do estudo, planejamos uma sequência de ensino, em colaboração com o Grupo de Pesquisa (GPEMEC/UESC), com duração de 10 horas-aula e, para a realização de suas ações, seguimos as cinco fases do ciclo investigativo PPDAC – Problema, Planejamento, Dados, Análise e Conclusão e o letramento estatístico. Do material da pesquisa, analisamos as gravações das aulas da professora e as atividades realizadas pelos estudantes. Como resultado, foi possível observar que os estudantes entenderam as etapas de uma investigação, porque participaram das atividades da coleta de dados e compreenderam os conceitos estatísticos apresentados na elaboração e leitura de um gráfico coluna e moda e os elementos que fazem parte de sua organização: título, fonte, categorias, etc. Por fim, o estudo de conceitos estatísticos, com estudantes do 1º ano, ajuda a desenvolver o pensamento estatístico e matemático para aprimorar a competência e a habilidade para olhar os dados no contexto, no significado da informação que aqueles números transmitem, e refletir sobre os resultados buscando sempre uma mudança de atitude diante de um problema ou situação estudada. Palavras-chave: Ciclo investigativo PPDAC; sequência de ensino; anos iniciais; letramento estatístico.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/511210.30938/bocehm.v8i23.5112Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 65-802447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5112/4335Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adriana Costa Santos daCouto, Maria Elizabete Souza2021-06-17T18:44:46Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5112Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:49.774529Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula
title Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula
spellingShingle Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula
Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula
Silva, Adriana Costa Santos da
Ciclo investigativo PPDAC
Sequência de ensino
Anos iniciais
Letramento estatístico
Silva, Adriana Costa Santos da
Ciclo investigativo PPDAC
Sequência de ensino
Anos iniciais
Letramento estatístico
title_short Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula
title_full Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula
title_fullStr Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula
Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula
title_full_unstemmed Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula
Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula
title_sort Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula
author Silva, Adriana Costa Santos da
author_facet Silva, Adriana Costa Santos da
Silva, Adriana Costa Santos da
Couto, Maria Elizabete Souza
Couto, Maria Elizabete Souza
author_role author
author2 Couto, Maria Elizabete Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriana Costa Santos da
Couto, Maria Elizabete Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ciclo investigativo PPDAC
Sequência de ensino
Anos iniciais
Letramento estatístico
topic Ciclo investigativo PPDAC
Sequência de ensino
Anos iniciais
Letramento estatístico
description A estatística é uma temática inicialmente proposta aos anos iniciais do Ensino Fundamental pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e, recentemente, pela Base Nacional Comum Curricular, apresentando o ensino dos conceitos estatísticos para desenvolver nos estudantes o pensamento estatístico e as habilidades investigativas. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar a aprendizagem dos conceitos estatísticos a partir do desenvolvimento de uma proposta investigativa. É uma pesquisa qualitativa, realizada em uma escola pública no ano letivo de 2019, com alunos matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental e uma professora que leciona matemática. Para o desenvolvimento do estudo, planejamos uma sequência de ensino, em colaboração com o Grupo de Pesquisa (GPEMEC/UESC), com duração de 10 horas-aula e, para a realização de suas ações, seguimos as cinco fases do ciclo investigativo PPDAC – Problema, Planejamento, Dados, Análise e Conclusão e o letramento estatístico. Do material da pesquisa, analisamos as gravações das aulas da professora e as atividades realizadas pelos estudantes. Como resultado, foi possível observar que os estudantes entenderam as etapas de uma investigação, porque participaram das atividades da coleta de dados e compreenderam os conceitos estatísticos apresentados na elaboração e leitura de um gráfico coluna e moda e os elementos que fazem parte de sua organização: título, fonte, categorias, etc. Por fim, o estudo de conceitos estatísticos, com estudantes do 1º ano, ajuda a desenvolver o pensamento estatístico e matemático para aprimorar a competência e a habilidade para olhar os dados no contexto, no significado da informação que aqueles números transmitem, e refletir sobre os resultados buscando sempre uma mudança de atitude diante de um problema ou situação estudada. Palavras-chave: Ciclo investigativo PPDAC; sequência de ensino; anos iniciais; letramento estatístico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5112
10.30938/bocehm.v8i23.5112
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5112
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v8i23.5112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5112/4335
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 65-80
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1822178695476936704
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.30938/bocehm.v8i23.5112