Secuencia de Enseñanza Investigativa: Evidencia de Alfabetización Científica y Tecnológica en la Enseñanza de Cargas Eléctrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13106 |
Resumo: | Este trabalho buscou investigar uma proposta de Sequência de Ensino Investigativo trabalhada com alunos do 3º ano do Ensino Médio de um Colégio Estadual pertencente a Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná que abordou o tema cargas elétricas. Para esta pesquisa, do tipo qualitativa, optou-se por utilizar como metodologia de análise a Análise Textual Discursiva, cujas categorias a priori foram os eixos estruturantes da Alfabetização Científica e Tecnológica as quais foram identificadas no percurso investigativo. O processo de pesquisa do tipo intervenção pedagógica foi registrado por videogravação e produções textuais onde foi possível evidenciar a elaboração dos conceitos científicos, o entendimento da natureza da ciência e das relações Ciência-Tecnologia e Sociedade e Ambiente, indicando que os estudantes que participaram das atividades propostas se apropriaram dos conhecimentos dentro dos pressupostos da Alfabetização Científica e Tecnológica. |
id |
UFFS-2_08d9f8d9ab463196c539318fe28ec7da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/13106 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Secuencia de Enseñanza Investigativa: Evidencia de Alfabetización Científica y Tecnológica en la Enseñanza de Cargas EléctricaInvestigative Teaching Sequence: Evidence of Scientific and Technological Literacy in Teaching Electric LoadsSequência de Ensino Investigativa: Indícios da Alfabetização Científica e Tecnológica no ensino de Cargas ElétricasEste trabalho buscou investigar uma proposta de Sequência de Ensino Investigativo trabalhada com alunos do 3º ano do Ensino Médio de um Colégio Estadual pertencente a Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná que abordou o tema cargas elétricas. Para esta pesquisa, do tipo qualitativa, optou-se por utilizar como metodologia de análise a Análise Textual Discursiva, cujas categorias a priori foram os eixos estruturantes da Alfabetização Científica e Tecnológica as quais foram identificadas no percurso investigativo. O processo de pesquisa do tipo intervenção pedagógica foi registrado por videogravação e produções textuais onde foi possível evidenciar a elaboração dos conceitos científicos, o entendimento da natureza da ciência e das relações Ciência-Tecnologia e Sociedade e Ambiente, indicando que os estudantes que participaram das atividades propostas se apropriaram dos conhecimentos dentro dos pressupostos da Alfabetização Científica e Tecnológica.Este trabajo buscó investigar una propuesta de Secuencia de Enseñanza Investigativa trabajada con estudiantes de 3º año de la enseñanza media de un Colegio Estadual perteneciente a la Red Estadual de Educación del Estado de Paraná que abordó el tema de las cargas eléctricas. Para esta investigación cualitativa, se optó por utilizar el Análisis Textual Discursivo como metodología de análisis, cuyas categorías a priori fueron los ejes estructurantes de la Alfabetización Científica y Tecnológica, que fueron identificados en el trayecto investigativo. El proceso de investigación de la intervención pedagógica fue registrado mediante grabación de videos y producciones textuales donde fue posible evidenciar la elaboración de conceptos científicos, la comprensión de la naturaleza de la ciencia y las relaciones Ciencia-Tecnología y Sociedad y Medio Ambiente, indicando que los estudiantes que participaron en las propuestas de actividades se apropiaron de los saberes dentro de los supuestos de la Alfabetización Científica y Tecnológica.This work sought to investigate a proposal for an Investigative Teaching Sequence worked with 3rd year high school students from a State College belonging to the State Education Network of the State of Paraná that addressed the topic of electrical charges. For this qualitative research, we chose to use Discursive Textual Analysis as a methodology of analysis, whose a priori categories were the structuring axes of Scientific and Technological Literacy which were identified in the investigative path. The research process of the pedagogical intervention type was recorded by video recording and textual productions where it was possible to evidence the elaboration of scientific concepts, the understanding of the nature of science and the Science-Technology and Society and Environment relationships, indicating that the students who participated in the activities proposals appropriated the knowledge within the assumptions of Scientific and Technological Literacy.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1310610.36661/2595-4520.2023v6n6.13106Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 634-6562595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13106/9108Copyright (c) 2023 José Alexandre Berto, Carla Ceschin Ramos, Fabiana Pauletti, João Manoel da Silva Malheiro, Leonir Lorenzettihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBerto, José AlexandreRamos, Carla CeschinPauletti, FabianaMalheiro, João Manoel da SilvaLorenzetti, Leonir2024-03-13T19:13:32Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13106Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-03-13T19:13:32Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Secuencia de Enseñanza Investigativa: Evidencia de Alfabetización Científica y Tecnológica en la Enseñanza de Cargas Eléctrica Investigative Teaching Sequence: Evidence of Scientific and Technological Literacy in Teaching Electric Loads Sequência de Ensino Investigativa: Indícios da Alfabetização Científica e Tecnológica no ensino de Cargas Elétricas |
title |
Secuencia de Enseñanza Investigativa: Evidencia de Alfabetización Científica y Tecnológica en la Enseñanza de Cargas Eléctrica |
spellingShingle |
Secuencia de Enseñanza Investigativa: Evidencia de Alfabetización Científica y Tecnológica en la Enseñanza de Cargas Eléctrica Berto, José Alexandre |
title_short |
Secuencia de Enseñanza Investigativa: Evidencia de Alfabetización Científica y Tecnológica en la Enseñanza de Cargas Eléctrica |
title_full |
Secuencia de Enseñanza Investigativa: Evidencia de Alfabetización Científica y Tecnológica en la Enseñanza de Cargas Eléctrica |
title_fullStr |
Secuencia de Enseñanza Investigativa: Evidencia de Alfabetización Científica y Tecnológica en la Enseñanza de Cargas Eléctrica |
title_full_unstemmed |
Secuencia de Enseñanza Investigativa: Evidencia de Alfabetización Científica y Tecnológica en la Enseñanza de Cargas Eléctrica |
title_sort |
Secuencia de Enseñanza Investigativa: Evidencia de Alfabetización Científica y Tecnológica en la Enseñanza de Cargas Eléctrica |
author |
Berto, José Alexandre |
author_facet |
Berto, José Alexandre Ramos, Carla Ceschin Pauletti, Fabiana Malheiro, João Manoel da Silva Lorenzetti, Leonir |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Carla Ceschin Pauletti, Fabiana Malheiro, João Manoel da Silva Lorenzetti, Leonir |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berto, José Alexandre Ramos, Carla Ceschin Pauletti, Fabiana Malheiro, João Manoel da Silva Lorenzetti, Leonir |
description |
Este trabalho buscou investigar uma proposta de Sequência de Ensino Investigativo trabalhada com alunos do 3º ano do Ensino Médio de um Colégio Estadual pertencente a Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná que abordou o tema cargas elétricas. Para esta pesquisa, do tipo qualitativa, optou-se por utilizar como metodologia de análise a Análise Textual Discursiva, cujas categorias a priori foram os eixos estruturantes da Alfabetização Científica e Tecnológica as quais foram identificadas no percurso investigativo. O processo de pesquisa do tipo intervenção pedagógica foi registrado por videogravação e produções textuais onde foi possível evidenciar a elaboração dos conceitos científicos, o entendimento da natureza da ciência e das relações Ciência-Tecnologia e Sociedade e Ambiente, indicando que os estudantes que participaram das atividades propostas se apropriaram dos conhecimentos dentro dos pressupostos da Alfabetização Científica e Tecnológica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13106 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13106 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13106 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2023v6n6.13106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13106/9108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 634-656 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221614155202560 |