Secuencia de Enseñanza Investigativa: Evidencia de Alfabetización Científica y Tecnológica en la Enseñanza de Cargas Eléctrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berto, José Alexandre
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ramos, Carla Ceschin, Pauletti, Fabiana, Malheiro, João Manoel da Silva, Lorenzetti, Leonir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13106
Resumo: Este trabalho buscou investigar uma proposta de Sequência de Ensino Investigativo trabalhada com alunos do 3º ano do Ensino Médio de um Colégio Estadual pertencente a Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná que abordou o tema cargas elétricas. Para esta pesquisa, do tipo qualitativa, optou-se por utilizar como metodologia de análise a Análise Textual Discursiva, cujas categorias a priori foram os eixos estruturantes da Alfabetização Científica e Tecnológica as quais foram identificadas no percurso investigativo. O processo de pesquisa do tipo intervenção pedagógica foi registrado por videogravação e produções textuais onde foi possível evidenciar a elaboração dos conceitos científicos, o entendimento da natureza da ciência e das relações Ciência-Tecnologia e Sociedade e Ambiente, indicando que os estudantes que participaram das atividades propostas se apropriaram dos conhecimentos dentro dos pressupostos da Alfabetização Científica e Tecnológica.
id UFFS-2_08d9f8d9ab463196c539318fe28ec7da
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/13106
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Secuencia de Enseñanza Investigativa: Evidencia de Alfabetización Científica y Tecnológica en la Enseñanza de Cargas EléctricaInvestigative Teaching Sequence: Evidence of Scientific and Technological Literacy in Teaching Electric LoadsSequência de Ensino Investigativa: Indícios da Alfabetização Científica e Tecnológica no ensino de Cargas ElétricasEste trabalho buscou investigar uma proposta de Sequência de Ensino Investigativo trabalhada com alunos do 3º ano do Ensino Médio de um Colégio Estadual pertencente a Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná que abordou o tema cargas elétricas. Para esta pesquisa, do tipo qualitativa, optou-se por utilizar como metodologia de análise a Análise Textual Discursiva, cujas categorias a priori foram os eixos estruturantes da Alfabetização Científica e Tecnológica as quais foram identificadas no percurso investigativo. O processo de pesquisa do tipo intervenção pedagógica foi registrado por videogravação e produções textuais onde foi possível evidenciar a elaboração dos conceitos científicos, o entendimento da natureza da ciência e das relações Ciência-Tecnologia e Sociedade e Ambiente, indicando que os estudantes que participaram das atividades propostas se apropriaram dos conhecimentos dentro dos pressupostos da Alfabetização Científica e Tecnológica.Este trabajo buscó investigar una propuesta de Secuencia de Enseñanza Investigativa trabajada con estudiantes de 3º año de la enseñanza media de un Colegio Estadual perteneciente a la Red Estadual de Educación del Estado de Paraná que abordó el tema de las cargas eléctricas. Para esta investigación cualitativa, se optó por utilizar el Análisis Textual Discursivo como metodología de análisis, cuyas categorías a priori fueron los ejes estructurantes de la Alfabetización Científica y Tecnológica, que fueron identificados en el trayecto investigativo. El proceso de investigación de la intervención pedagógica fue registrado mediante grabación de videos y producciones textuales donde fue posible evidenciar la elaboración de conceptos científicos, la comprensión de la naturaleza de la ciencia y las relaciones Ciencia-Tecnología y Sociedad y Medio Ambiente, indicando que los estudiantes que participaron en las propuestas de actividades se apropiaron de los saberes dentro de los supuestos de la Alfabetización Científica y Tecnológica.This work sought to investigate a proposal for an Investigative Teaching Sequence worked with 3rd year high school students from a State College belonging to the State Education Network of the State of Paraná that addressed the topic of electrical charges. For this qualitative research, we chose to use Discursive Textual Analysis as a methodology of analysis, whose a priori categories were the structuring axes of Scientific and Technological Literacy which were identified in the investigative path. The research process of the pedagogical intervention type was recorded by video recording and textual productions where it was possible to evidence the elaboration of scientific concepts, the understanding of the nature of science and the Science-Technology and Society and Environment relationships, indicating that the students who participated in the activities proposals appropriated the knowledge within the assumptions of Scientific and Technological Literacy.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1310610.36661/2595-4520.2023v6n6.13106Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 634-6562595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13106/9108Copyright (c) 2023 José Alexandre Berto, Carla Ceschin Ramos, Fabiana Pauletti, João Manoel da Silva Malheiro, Leonir Lorenzettihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBerto, José AlexandreRamos, Carla CeschinPauletti, FabianaMalheiro, João Manoel da SilvaLorenzetti, Leonir2024-03-13T19:13:32Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13106Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-03-13T19:13:32Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Secuencia de Enseñanza Investigativa: Evidencia de Alfabetización Científica y Tecnológica en la Enseñanza de Cargas Eléctrica
Investigative Teaching Sequence: Evidence of Scientific and Technological Literacy in Teaching Electric Loads
Sequência de Ensino Investigativa: Indícios da Alfabetização Científica e Tecnológica no ensino de Cargas Elétricas
title Secuencia de Enseñanza Investigativa: Evidencia de Alfabetización Científica y Tecnológica en la Enseñanza de Cargas Eléctrica
spellingShingle Secuencia de Enseñanza Investigativa: Evidencia de Alfabetización Científica y Tecnológica en la Enseñanza de Cargas Eléctrica
Berto, José Alexandre
title_short Secuencia de Enseñanza Investigativa: Evidencia de Alfabetización Científica y Tecnológica en la Enseñanza de Cargas Eléctrica
title_full Secuencia de Enseñanza Investigativa: Evidencia de Alfabetización Científica y Tecnológica en la Enseñanza de Cargas Eléctrica
title_fullStr Secuencia de Enseñanza Investigativa: Evidencia de Alfabetización Científica y Tecnológica en la Enseñanza de Cargas Eléctrica
title_full_unstemmed Secuencia de Enseñanza Investigativa: Evidencia de Alfabetización Científica y Tecnológica en la Enseñanza de Cargas Eléctrica
title_sort Secuencia de Enseñanza Investigativa: Evidencia de Alfabetización Científica y Tecnológica en la Enseñanza de Cargas Eléctrica
author Berto, José Alexandre
author_facet Berto, José Alexandre
Ramos, Carla Ceschin
Pauletti, Fabiana
Malheiro, João Manoel da Silva
Lorenzetti, Leonir
author_role author
author2 Ramos, Carla Ceschin
Pauletti, Fabiana
Malheiro, João Manoel da Silva
Lorenzetti, Leonir
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berto, José Alexandre
Ramos, Carla Ceschin
Pauletti, Fabiana
Malheiro, João Manoel da Silva
Lorenzetti, Leonir
description Este trabalho buscou investigar uma proposta de Sequência de Ensino Investigativo trabalhada com alunos do 3º ano do Ensino Médio de um Colégio Estadual pertencente a Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná que abordou o tema cargas elétricas. Para esta pesquisa, do tipo qualitativa, optou-se por utilizar como metodologia de análise a Análise Textual Discursiva, cujas categorias a priori foram os eixos estruturantes da Alfabetização Científica e Tecnológica as quais foram identificadas no percurso investigativo. O processo de pesquisa do tipo intervenção pedagógica foi registrado por videogravação e produções textuais onde foi possível evidenciar a elaboração dos conceitos científicos, o entendimento da natureza da ciência e das relações Ciência-Tecnologia e Sociedade e Ambiente, indicando que os estudantes que participaram das atividades propostas se apropriaram dos conhecimentos dentro dos pressupostos da Alfabetização Científica e Tecnológica.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13106
10.36661/2595-4520.2023v6n6.13106
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13106
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2023v6n6.13106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13106/9108
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 6 (2023): Revista Insignare Scientia - RIS; 634-656
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221614155202560