Estratégias formativas na formação inicial e continuada de professores de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uhmann, Rosangela Inês Matos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11206
Resumo: Este trabalho busca problematizar os diferentes momentos vivenciados pelos participantes dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências. O que nos convidou a fazermos uma reflexão sobre a prática pedagógica relacionada à organização do conhecimento relacionado ao ensino de Ciências da Natureza (CN), momentos em que são trabalhados diferentes temas como da Educação Ambiental, avaliação, escrita e leitura, políticas públicas, ocasionando atualização curricular, bem como oficinas, atividades práticas entre outras, com foco na melhoria do ensino da área de CN. Neste sentido, o envolvimento nos faz pensar no desenvolvimento das diferentes estratégias formativas em constante discussão nos ciclos, mostrando-se eficiente devido postura reflexiva dos participantes preocupados com o ensino da área de CN, a exemplo da problematização das questões sociais e ambientais, visto a valorização da educação planetária e responsabilidade social, crítica e ecológica. Portanto, o caminho apontou para mais aprendizagens da realidade educacional e cultural do conhecimento devido avaliação dos saberes do ensino de Ciências, que se comunica entre si, com a vida e com o mundo.
id UFFS-2_0965d7cf7791d8842a1555bf315a67be
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11206
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Estratégias formativas na formação inicial e continuada de professores de CiênciasEste trabalho busca problematizar os diferentes momentos vivenciados pelos participantes dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências. O que nos convidou a fazermos uma reflexão sobre a prática pedagógica relacionada à organização do conhecimento relacionado ao ensino de Ciências da Natureza (CN), momentos em que são trabalhados diferentes temas como da Educação Ambiental, avaliação, escrita e leitura, políticas públicas, ocasionando atualização curricular, bem como oficinas, atividades práticas entre outras, com foco na melhoria do ensino da área de CN. Neste sentido, o envolvimento nos faz pensar no desenvolvimento das diferentes estratégias formativas em constante discussão nos ciclos, mostrando-se eficiente devido postura reflexiva dos participantes preocupados com o ensino da área de CN, a exemplo da problematização das questões sociais e ambientais, visto a valorização da educação planetária e responsabilidade social, crítica e ecológica. Portanto, o caminho apontou para mais aprendizagens da realidade educacional e cultural do conhecimento devido avaliação dos saberes do ensino de Ciências, que se comunica entre si, com a vida e com o mundo.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1120610.36661/2595-4520.2019v2i3.11206Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 3 (2019): Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências; 262-2692595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11206/7275Copyright (c) 2019 Rosangela Inês Matos Uhmannhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessUhmann, Rosangela Inês Matos2021-07-13T05:25:29Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11206Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:25:29Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias formativas na formação inicial e continuada de professores de Ciências
title Estratégias formativas na formação inicial e continuada de professores de Ciências
spellingShingle Estratégias formativas na formação inicial e continuada de professores de Ciências
Uhmann, Rosangela Inês Matos
title_short Estratégias formativas na formação inicial e continuada de professores de Ciências
title_full Estratégias formativas na formação inicial e continuada de professores de Ciências
title_fullStr Estratégias formativas na formação inicial e continuada de professores de Ciências
title_full_unstemmed Estratégias formativas na formação inicial e continuada de professores de Ciências
title_sort Estratégias formativas na formação inicial e continuada de professores de Ciências
author Uhmann, Rosangela Inês Matos
author_facet Uhmann, Rosangela Inês Matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Uhmann, Rosangela Inês Matos
description Este trabalho busca problematizar os diferentes momentos vivenciados pelos participantes dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências. O que nos convidou a fazermos uma reflexão sobre a prática pedagógica relacionada à organização do conhecimento relacionado ao ensino de Ciências da Natureza (CN), momentos em que são trabalhados diferentes temas como da Educação Ambiental, avaliação, escrita e leitura, políticas públicas, ocasionando atualização curricular, bem como oficinas, atividades práticas entre outras, com foco na melhoria do ensino da área de CN. Neste sentido, o envolvimento nos faz pensar no desenvolvimento das diferentes estratégias formativas em constante discussão nos ciclos, mostrando-se eficiente devido postura reflexiva dos participantes preocupados com o ensino da área de CN, a exemplo da problematização das questões sociais e ambientais, visto a valorização da educação planetária e responsabilidade social, crítica e ecológica. Portanto, o caminho apontou para mais aprendizagens da realidade educacional e cultural do conhecimento devido avaliação dos saberes do ensino de Ciências, que se comunica entre si, com a vida e com o mundo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11206
10.36661/2595-4520.2019v2i3.11206
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11206
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i3.11206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11206/7275
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Rosangela Inês Matos Uhmann
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Rosangela Inês Matos Uhmann
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 3 (2019): Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências; 262-269
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612379963392