Estratégias formativas na formação inicial e continuada de professores de Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11206 |
Resumo: | Este trabalho busca problematizar os diferentes momentos vivenciados pelos participantes dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências. O que nos convidou a fazermos uma reflexão sobre a prática pedagógica relacionada à organização do conhecimento relacionado ao ensino de Ciências da Natureza (CN), momentos em que são trabalhados diferentes temas como da Educação Ambiental, avaliação, escrita e leitura, políticas públicas, ocasionando atualização curricular, bem como oficinas, atividades práticas entre outras, com foco na melhoria do ensino da área de CN. Neste sentido, o envolvimento nos faz pensar no desenvolvimento das diferentes estratégias formativas em constante discussão nos ciclos, mostrando-se eficiente devido postura reflexiva dos participantes preocupados com o ensino da área de CN, a exemplo da problematização das questões sociais e ambientais, visto a valorização da educação planetária e responsabilidade social, crítica e ecológica. Portanto, o caminho apontou para mais aprendizagens da realidade educacional e cultural do conhecimento devido avaliação dos saberes do ensino de Ciências, que se comunica entre si, com a vida e com o mundo. |
id |
UFFS-2_0965d7cf7791d8842a1555bf315a67be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11206 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias formativas na formação inicial e continuada de professores de CiênciasEste trabalho busca problematizar os diferentes momentos vivenciados pelos participantes dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências. O que nos convidou a fazermos uma reflexão sobre a prática pedagógica relacionada à organização do conhecimento relacionado ao ensino de Ciências da Natureza (CN), momentos em que são trabalhados diferentes temas como da Educação Ambiental, avaliação, escrita e leitura, políticas públicas, ocasionando atualização curricular, bem como oficinas, atividades práticas entre outras, com foco na melhoria do ensino da área de CN. Neste sentido, o envolvimento nos faz pensar no desenvolvimento das diferentes estratégias formativas em constante discussão nos ciclos, mostrando-se eficiente devido postura reflexiva dos participantes preocupados com o ensino da área de CN, a exemplo da problematização das questões sociais e ambientais, visto a valorização da educação planetária e responsabilidade social, crítica e ecológica. Portanto, o caminho apontou para mais aprendizagens da realidade educacional e cultural do conhecimento devido avaliação dos saberes do ensino de Ciências, que se comunica entre si, com a vida e com o mundo.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1120610.36661/2595-4520.2019v2i3.11206Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 3 (2019): Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências; 262-2692595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11206/7275Copyright (c) 2019 Rosangela Inês Matos Uhmannhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessUhmann, Rosangela Inês Matos2021-07-13T05:25:29Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11206Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:25:29Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias formativas na formação inicial e continuada de professores de Ciências |
title |
Estratégias formativas na formação inicial e continuada de professores de Ciências |
spellingShingle |
Estratégias formativas na formação inicial e continuada de professores de Ciências Uhmann, Rosangela Inês Matos |
title_short |
Estratégias formativas na formação inicial e continuada de professores de Ciências |
title_full |
Estratégias formativas na formação inicial e continuada de professores de Ciências |
title_fullStr |
Estratégias formativas na formação inicial e continuada de professores de Ciências |
title_full_unstemmed |
Estratégias formativas na formação inicial e continuada de professores de Ciências |
title_sort |
Estratégias formativas na formação inicial e continuada de professores de Ciências |
author |
Uhmann, Rosangela Inês Matos |
author_facet |
Uhmann, Rosangela Inês Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Uhmann, Rosangela Inês Matos |
description |
Este trabalho busca problematizar os diferentes momentos vivenciados pelos participantes dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências. O que nos convidou a fazermos uma reflexão sobre a prática pedagógica relacionada à organização do conhecimento relacionado ao ensino de Ciências da Natureza (CN), momentos em que são trabalhados diferentes temas como da Educação Ambiental, avaliação, escrita e leitura, políticas públicas, ocasionando atualização curricular, bem como oficinas, atividades práticas entre outras, com foco na melhoria do ensino da área de CN. Neste sentido, o envolvimento nos faz pensar no desenvolvimento das diferentes estratégias formativas em constante discussão nos ciclos, mostrando-se eficiente devido postura reflexiva dos participantes preocupados com o ensino da área de CN, a exemplo da problematização das questões sociais e ambientais, visto a valorização da educação planetária e responsabilidade social, crítica e ecológica. Portanto, o caminho apontou para mais aprendizagens da realidade educacional e cultural do conhecimento devido avaliação dos saberes do ensino de Ciências, que se comunica entre si, com a vida e com o mundo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11206 10.36661/2595-4520.2019v2i3.11206 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11206 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2019v2i3.11206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11206/7275 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Rosangela Inês Matos Uhmann http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Rosangela Inês Matos Uhmann http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 3 (2019): Edição Especial: Ciclos Formativos em Ensino de Ciências; 262-269 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612379963392 |