A formação inicial e contínua de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Adriana Gonçalves Pereira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85485
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_895d3d6783be28acd4745a515c7eb735
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/85485
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação inicial e contínua de professoresInicial and Continuous Theacher TrainingFormação de professoresFormação inicialFormação contínuaSupervisão PedagógicaCentros de Formação de Associação de EscolasTeacher TrainingInitial FormationContinuous FormationPedagogical SupervisionSchools Association Training CentersRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente relatório – Formação de Professores – enquadra e descreve as atividades que concretizámos no âmbito do Estágio em Ciências da Educação, no ano letivo de 2016/2017, para obtenção do grau de Mestre, na área de Ciências da Educação na Facul dade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.O estágio foi então realizado na vertente da Formação contínua no Centro de Formação de Associação de Escolas - Nova Ágora.De acordo com a especificidade do contexto em que nos inserimos, surgiram oportunidades de observação de formações, pesquisa de formações com base no Programa Operacional Capital Humano (programas de financiamento de formações) e visionamento, perceção e utilização de meios de gestão do Centro de Formação de Associação de Escolas. Podemos assim organizar e orientar o trabalho relativo às atas da Comissão pedagógica do Centro, construir um questionário de avaliação da ação formativa, analisar e corrigir a ultima revista do centro e construir planos de ação de formação.De maneira a fundamentar todo esse trabalho, foi feita uma revisão da literatura incidindo na história da formação em Portugal, na formação inicial, contínua e uma breve contextualização da formação especializada, assim como como foi introduzido o tema da supervisão pedagógica com base numa proposta de formação feita posteriormente. Analisou-se ainda documentos normativo-legais, que enquadram tanto a formação inicial como a contínua e também os Centros de Formação de Associação de Escolas em Portugal.Como resultado do estágio entendemos ter conseguido aprofundar e adquirir competências profissionais especializadas na área da formação de professores diretamente ligadas à planificação, implementação e avaliação de ações de formação no âmbito da formação contínua.The following Report - Teacher Training - frames and describes the Activities we carried out in the context of the Educational Sciences Internship in the Academic Year 2016/2017 for the Master Degrees Achievement in the field of the Educational Sciences at the College of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra.The Internship was accomplished in the field of Continuing Education at the School Association Training Center - Nova Ágora.According to the specificity of the context in which we worked in, the opportunities emerged to observe the training, to research training based on the Human Capital Operational Program (training programs) and to visualize, perceive and use managerial resources of the School Association Training Center. We could organize and guide the work related to the Minutes of the Center's pedagogical committee, set up a Questionnaire to the Training Action Evaluation, analyze and correct the Center's latest Magazine and build Training Action Plans.In order to base all this work, a review of the Literature was done, focusing on the Training History in Portugal, Initial and Continuous Training and a succinct contextualization of specialized training, as well an introduction to Pedagogical Supervision based on a posteriorly Training Proposal. Legal-normative Documents were also analyzed, which include both Initial and Continuous training and also the Schools Association Training Centers in Portugal.As a result of the Internship, we where able to understand, and go deep, and acquire specialized professional skills in the area of Teacher Training directly linked to the Planning, Implementation and Training Actions Evaluation in the context of Continuous Training2018-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85485http://hdl.handle.net/10316/85485TID:202193942pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Adriana Gonçalves Pereira dereponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-01-21T12:27:28Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:47.681151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação inicial e contínua de professores
Inicial and Continuous Theacher Training
title A formação inicial e contínua de professores
spellingShingle A formação inicial e contínua de professores
Sousa, Adriana Gonçalves Pereira de
Formação de professores
Formação inicial
Formação contínua
Supervisão Pedagógica
Centros de Formação de Associação de Escolas
Teacher Training
Initial Formation
Continuous Formation
Pedagogical Supervision
Schools Association Training Centers
title_short A formação inicial e contínua de professores
title_full A formação inicial e contínua de professores
title_fullStr A formação inicial e contínua de professores
title_full_unstemmed A formação inicial e contínua de professores
title_sort A formação inicial e contínua de professores
author Sousa, Adriana Gonçalves Pereira de
author_facet Sousa, Adriana Gonçalves Pereira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Adriana Gonçalves Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Formação inicial
Formação contínua
Supervisão Pedagógica
Centros de Formação de Associação de Escolas
Teacher Training
Initial Formation
Continuous Formation
Pedagogical Supervision
Schools Association Training Centers
topic Formação de professores
Formação inicial
Formação contínua
Supervisão Pedagógica
Centros de Formação de Associação de Escolas
Teacher Training
Initial Formation
Continuous Formation
Pedagogical Supervision
Schools Association Training Centers
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/85485
http://hdl.handle.net/10316/85485
TID:202193942
url http://hdl.handle.net/10316/85485
identifier_str_mv TID:202193942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133960249278464