Concepções Prévias sobre o ensino por investigação: um estudo exploratório com licenciandos em ciências biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bibiane de Fátima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Conceição, Alexandre Rodrigues da, Mota, Maria Danielle Araújo, Crosara Maia Leite, Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
DOI: 10.36661/2595-4520.2022v5n1.11859
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11859
Resumo: O Ensino por Investigação (EnI) é uma abordagem didática que tem se destacado no Ensino das Ciências da Natureza, entre elas a Biologia. Demonstrando potencialidade para problematizar os conteúdos programáticos, a investigação é uma condição necessária para o desenvolvimento de habilidades que são próprias do fazer científico. Assim, buscamos responder a seguinte pergunta: quais as concepções prévias dos estudantes de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas que participam de um grupo de extensão sobre o EnI no Ensino de Biologia? O objetivo dessa pesquisa foi compreender as concepções prévias sobre o EnI de discentes de um grupo de extensão sobre EnI de uma universidade nordestina. Optamos por um estudo de caso em que participaram 13 estudantes por meio de um questionário disponibilizado pela plataforma Google Forms divulgado por redes sociais. Os resultados obtidos demonstram que muitos estudantes entendem alguns conceitos do EnI, porém não compreendem a abordagem em sua completude. A maioria dos discentes citou em suas respostas que o EnI pode gerar uma aprendizagem significativa. Assumimos a posição de que o EnI possui diversas contribuições para o ensino e a aprendizagem, porém não deve ser utilizado somente na Educação Básica, mas também no Ensino Superior.
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