Concepções Prévias sobre o ensino por investigação: um estudo exploratório com licenciandos em ciências biológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
DOI: | 10.36661/2595-4520.2022v5n1.11859 |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11859 |
Resumo: | O Ensino por Investigação (EnI) é uma abordagem didática que tem se destacado no Ensino das Ciências da Natureza, entre elas a Biologia. Demonstrando potencialidade para problematizar os conteúdos programáticos, a investigação é uma condição necessária para o desenvolvimento de habilidades que são próprias do fazer científico. Assim, buscamos responder a seguinte pergunta: quais as concepções prévias dos estudantes de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas que participam de um grupo de extensão sobre o EnI no Ensino de Biologia? O objetivo dessa pesquisa foi compreender as concepções prévias sobre o EnI de discentes de um grupo de extensão sobre EnI de uma universidade nordestina. Optamos por um estudo de caso em que participaram 13 estudantes por meio de um questionário disponibilizado pela plataforma Google Forms divulgado por redes sociais. Os resultados obtidos demonstram que muitos estudantes entendem alguns conceitos do EnI, porém não compreendem a abordagem em sua completude. A maioria dos discentes citou em suas respostas que o EnI pode gerar uma aprendizagem significativa. Assumimos a posição de que o EnI possui diversas contribuições para o ensino e a aprendizagem, porém não deve ser utilizado somente na Educação Básica, mas também no Ensino Superior. |
id |
UFFS-2_0bdd233d483b1115884bf07942314e0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11859 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
spelling |
Concepções Prévias sobre o ensino por investigação: um estudo exploratório com licenciandos em ciências biológicasO Ensino por Investigação (EnI) é uma abordagem didática que tem se destacado no Ensino das Ciências da Natureza, entre elas a Biologia. Demonstrando potencialidade para problematizar os conteúdos programáticos, a investigação é uma condição necessária para o desenvolvimento de habilidades que são próprias do fazer científico. Assim, buscamos responder a seguinte pergunta: quais as concepções prévias dos estudantes de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas que participam de um grupo de extensão sobre o EnI no Ensino de Biologia? O objetivo dessa pesquisa foi compreender as concepções prévias sobre o EnI de discentes de um grupo de extensão sobre EnI de uma universidade nordestina. Optamos por um estudo de caso em que participaram 13 estudantes por meio de um questionário disponibilizado pela plataforma Google Forms divulgado por redes sociais. Os resultados obtidos demonstram que muitos estudantes entendem alguns conceitos do EnI, porém não compreendem a abordagem em sua completude. A maioria dos discentes citou em suas respostas que o EnI pode gerar uma aprendizagem significativa. Assumimos a posição de que o EnI possui diversas contribuições para o ensino e a aprendizagem, porém não deve ser utilizado somente na Educação Básica, mas também no Ensino Superior.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1185910.36661/2595-4520.2022v5n1.11859Revista Insignare Scientia; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 106-127Revista Insignare Scientia; Vol 5 No 1 (2022): Insignare Scientia Journal; 106-1272595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11859/8432Copyright (c) 2022 Bibiane de Fátima Santos, Alexandre Rodrigues da Conceição, Maria Danielle Araújo Mota, Raquel Crosara Maria Leitehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Bibiane de FátimaConceição, Alexandre Rodrigues daMota, Maria Danielle AraújoCrosara Maia Leite, Raquel2024-08-01T12:01:42Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11859Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:01:42Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções Prévias sobre o ensino por investigação: um estudo exploratório com licenciandos em ciências biológicas |
title |
Concepções Prévias sobre o ensino por investigação: um estudo exploratório com licenciandos em ciências biológicas |
spellingShingle |
Concepções Prévias sobre o ensino por investigação: um estudo exploratório com licenciandos em ciências biológicas Concepções Prévias sobre o ensino por investigação: um estudo exploratório com licenciandos em ciências biológicas Santos, Bibiane de Fátima Santos, Bibiane de Fátima |
title_short |
Concepções Prévias sobre o ensino por investigação: um estudo exploratório com licenciandos em ciências biológicas |
title_full |
Concepções Prévias sobre o ensino por investigação: um estudo exploratório com licenciandos em ciências biológicas |
title_fullStr |
Concepções Prévias sobre o ensino por investigação: um estudo exploratório com licenciandos em ciências biológicas Concepções Prévias sobre o ensino por investigação: um estudo exploratório com licenciandos em ciências biológicas |
title_full_unstemmed |
Concepções Prévias sobre o ensino por investigação: um estudo exploratório com licenciandos em ciências biológicas Concepções Prévias sobre o ensino por investigação: um estudo exploratório com licenciandos em ciências biológicas |
title_sort |
Concepções Prévias sobre o ensino por investigação: um estudo exploratório com licenciandos em ciências biológicas |
author |
Santos, Bibiane de Fátima |
author_facet |
Santos, Bibiane de Fátima Santos, Bibiane de Fátima Conceição, Alexandre Rodrigues da Mota, Maria Danielle Araújo Crosara Maia Leite, Raquel Conceição, Alexandre Rodrigues da Mota, Maria Danielle Araújo Crosara Maia Leite, Raquel |
author_role |
author |
author2 |
Conceição, Alexandre Rodrigues da Mota, Maria Danielle Araújo Crosara Maia Leite, Raquel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Bibiane de Fátima Conceição, Alexandre Rodrigues da Mota, Maria Danielle Araújo Crosara Maia Leite, Raquel |
description |
O Ensino por Investigação (EnI) é uma abordagem didática que tem se destacado no Ensino das Ciências da Natureza, entre elas a Biologia. Demonstrando potencialidade para problematizar os conteúdos programáticos, a investigação é uma condição necessária para o desenvolvimento de habilidades que são próprias do fazer científico. Assim, buscamos responder a seguinte pergunta: quais as concepções prévias dos estudantes de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas que participam de um grupo de extensão sobre o EnI no Ensino de Biologia? O objetivo dessa pesquisa foi compreender as concepções prévias sobre o EnI de discentes de um grupo de extensão sobre EnI de uma universidade nordestina. Optamos por um estudo de caso em que participaram 13 estudantes por meio de um questionário disponibilizado pela plataforma Google Forms divulgado por redes sociais. Os resultados obtidos demonstram que muitos estudantes entendem alguns conceitos do EnI, porém não compreendem a abordagem em sua completude. A maioria dos discentes citou em suas respostas que o EnI pode gerar uma aprendizagem significativa. Assumimos a posição de que o EnI possui diversas contribuições para o ensino e a aprendizagem, porém não deve ser utilizado somente na Educação Básica, mas também no Ensino Superior. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11859 10.36661/2595-4520.2022v5n1.11859 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11859 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n1.11859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11859/8432 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 106-127 Revista Insignare Scientia; Vol 5 No 1 (2022): Insignare Scientia Journal; 106-127 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1822183209798991872 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n1.11859 |