O Programa de Iniciação à Docência e a discussão da Educação Especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adams, Fernanda Welter
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Tartuci, Dulcéria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11143
Resumo: Ao longo da história a pessoa com deficiência vivenciou diversas situações indo da segregação até a inclusão, tendo então o acesso e a permanência garantidos legalmente. Mas destacamos, a permanência deste sujeito em sala regular é facilitada se o professor possui uma formação voltada para a discussão da heterogeneidade da sala de aula, discussão essa que deve ocorrer nos diversos espaços formativos, incluindo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Dessa forma, se pretende com esse trabalho relatar se o Pibid dos cursos de ciências da natureza (ciências biológicas, física e química) vem discutido a temática educação especial com os futuros professores. Pesquisa, esta que se associa a dissertação de mestrado intitulada “Docência, Formação de professores e Educação Especial nos Cursos de Ciências da Natureza”, uma pesquisa qualitativa a partir da abordagem histórico-cultural e que teve como instrumentos de construção de dados a análise do Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC), bem como a aplicação de questionário e entrevistas com coordenadores e licenciandos, dados estes que foram analisados tendo em vista a Análise Textual Discursiva. Observou-se que grande parte dos pibidianos teve o contato com o aluno durante a realização das atividades do projeto, mas poucos foram os participantes desse programa que envolveram o aluno público alvo da educação especial nas atividades desenvolvidas. A partir dos dados e da visão que possuímos sobre a importância do projeto Pibid na formação inicial de professores vemos a necessidade de que a educação especial seja acrescentada também nos objetivos do programa como forma de garantia da permanecia e desenvolvimento deste aluno.
id UFFS-2_0c5d6807fea5fe66e937b129fb80689b
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11143
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling O Programa de Iniciação à Docência e a discussão da Educação EspecialAo longo da história a pessoa com deficiência vivenciou diversas situações indo da segregação até a inclusão, tendo então o acesso e a permanência garantidos legalmente. Mas destacamos, a permanência deste sujeito em sala regular é facilitada se o professor possui uma formação voltada para a discussão da heterogeneidade da sala de aula, discussão essa que deve ocorrer nos diversos espaços formativos, incluindo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Dessa forma, se pretende com esse trabalho relatar se o Pibid dos cursos de ciências da natureza (ciências biológicas, física e química) vem discutido a temática educação especial com os futuros professores. Pesquisa, esta que se associa a dissertação de mestrado intitulada “Docência, Formação de professores e Educação Especial nos Cursos de Ciências da Natureza”, uma pesquisa qualitativa a partir da abordagem histórico-cultural e que teve como instrumentos de construção de dados a análise do Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC), bem como a aplicação de questionário e entrevistas com coordenadores e licenciandos, dados estes que foram analisados tendo em vista a Análise Textual Discursiva. Observou-se que grande parte dos pibidianos teve o contato com o aluno durante a realização das atividades do projeto, mas poucos foram os participantes desse programa que envolveram o aluno público alvo da educação especial nas atividades desenvolvidas. A partir dos dados e da visão que possuímos sobre a importância do projeto Pibid na formação inicial de professores vemos a necessidade de que a educação especial seja acrescentada também nos objetivos do programa como forma de garantia da permanecia e desenvolvimento deste aluno.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1114310.36661/2595-4520.2020v3i5.11143Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 1-242595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11143/7626Copyright (c) 2020 Fernanda Welter Adams, Dulcéria Tartucihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAdams, Fernanda WelterTartuci, Dulcéria2021-07-13T05:22:22Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11143Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:22Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Programa de Iniciação à Docência e a discussão da Educação Especial
title O Programa de Iniciação à Docência e a discussão da Educação Especial
spellingShingle O Programa de Iniciação à Docência e a discussão da Educação Especial
Adams, Fernanda Welter
title_short O Programa de Iniciação à Docência e a discussão da Educação Especial
title_full O Programa de Iniciação à Docência e a discussão da Educação Especial
title_fullStr O Programa de Iniciação à Docência e a discussão da Educação Especial
title_full_unstemmed O Programa de Iniciação à Docência e a discussão da Educação Especial
title_sort O Programa de Iniciação à Docência e a discussão da Educação Especial
author Adams, Fernanda Welter
author_facet Adams, Fernanda Welter
Tartuci, Dulcéria
author_role author
author2 Tartuci, Dulcéria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Adams, Fernanda Welter
Tartuci, Dulcéria
description Ao longo da história a pessoa com deficiência vivenciou diversas situações indo da segregação até a inclusão, tendo então o acesso e a permanência garantidos legalmente. Mas destacamos, a permanência deste sujeito em sala regular é facilitada se o professor possui uma formação voltada para a discussão da heterogeneidade da sala de aula, discussão essa que deve ocorrer nos diversos espaços formativos, incluindo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Dessa forma, se pretende com esse trabalho relatar se o Pibid dos cursos de ciências da natureza (ciências biológicas, física e química) vem discutido a temática educação especial com os futuros professores. Pesquisa, esta que se associa a dissertação de mestrado intitulada “Docência, Formação de professores e Educação Especial nos Cursos de Ciências da Natureza”, uma pesquisa qualitativa a partir da abordagem histórico-cultural e que teve como instrumentos de construção de dados a análise do Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC), bem como a aplicação de questionário e entrevistas com coordenadores e licenciandos, dados estes que foram analisados tendo em vista a Análise Textual Discursiva. Observou-se que grande parte dos pibidianos teve o contato com o aluno durante a realização das atividades do projeto, mas poucos foram os participantes desse programa que envolveram o aluno público alvo da educação especial nas atividades desenvolvidas. A partir dos dados e da visão que possuímos sobre a importância do projeto Pibid na formação inicial de professores vemos a necessidade de que a educação especial seja acrescentada também nos objetivos do programa como forma de garantia da permanecia e desenvolvimento deste aluno.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11143
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11143
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11143
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11143/7626
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Fernanda Welter Adams, Dulcéria Tartuci
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Fernanda Welter Adams, Dulcéria Tartuci
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 1-24
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612325437440