Metodologías Activas para la Enseñanza de las Ciencias y las Matemáticas: Concepciones y narrativas de docentes en formación

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Rafael Marques
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gomes, Fabiana, Polizel, Alexandre Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12843
Resumo: O presente trabalho apresenta as concepções de acadêmicos acerca das metodologias ativas no ensino, especificamente, nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática, e tem como objetivo analisar as narrativas no fórum de discussão das disciplinas ofertadas no primeiro semestre do curso de Pós-Graduação lato sensu em Ensino de Ciências e Educação Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. As professoras formadoras propuseram a escrita reflexiva sobre o entendimento dos acadêmicos e as potencialidades do uso de metodologias no ensino. Assim, o fórum de discussão possibilita a interação entre os acadêmicos por meio da escrita reflexiva e, nesse movimento, são oportunizados a discutir questões e fazer interlocuções que permeiam o contexto escolar. A metodologia caracterizou-se como qualitativa e para análise das narrativas dos acadêmicos participantes do curso de especialização que constituem o corpus da pesquisa, adotamos a Análise de Conteúdo. Concluímos que, ao propiciar esses ambientes interativos, como o fórum, permitimos aos sujeitos a interação, partilha de suas vivências e experiências de sala de aula. Desse modo, a formação continuada deve propiciar espaços de reflexões sobre a prática docente permitindo, através do processo formativo, a (re)configuração das práticas pedagógicas e contribuir para a constituição docente.
id UFFS-2_0da081c1fd14fff80469c032132a7d00
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12843
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Metodologías Activas para la Enseñanza de las Ciencias y las Matemáticas: Concepciones y narrativas de docentes en formaciónActive Methodologies for Teaching Science and Mathematics Education: Conceptions and narratives of teachers in trainingMetodologias Ativas para o Ensino de Ciências e Educação Matemática: Concepções e narrativas de professores em formaçãoO presente trabalho apresenta as concepções de acadêmicos acerca das metodologias ativas no ensino, especificamente, nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática, e tem como objetivo analisar as narrativas no fórum de discussão das disciplinas ofertadas no primeiro semestre do curso de Pós-Graduação lato sensu em Ensino de Ciências e Educação Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. As professoras formadoras propuseram a escrita reflexiva sobre o entendimento dos acadêmicos e as potencialidades do uso de metodologias no ensino. Assim, o fórum de discussão possibilita a interação entre os acadêmicos por meio da escrita reflexiva e, nesse movimento, são oportunizados a discutir questões e fazer interlocuções que permeiam o contexto escolar. A metodologia caracterizou-se como qualitativa e para análise das narrativas dos acadêmicos participantes do curso de especialização que constituem o corpus da pesquisa, adotamos a Análise de Conteúdo. Concluímos que, ao propiciar esses ambientes interativos, como o fórum, permitimos aos sujeitos a interação, partilha de suas vivências e experiências de sala de aula. Desse modo, a formação continuada deve propiciar espaços de reflexões sobre a prática docente permitindo, através do processo formativo, a (re)configuração das práticas pedagógicas e contribuir para a constituição docente.This work presents the conceptions of academics about active methodologies in teaching, specifically in the areas of Natural Sciences and Mathematics, and aims to analyze the narratives in the discussion forum of the subjects offered in the first semester of the lato sensu Postgraduate course in Teaching of Science and Mathematics Education of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás. The trainers proposed reflective writing on the understanding of academics and the potential of using methodologies in teaching. Thus, the discussion forum enables interaction between academics through reflective writing, in this movement, they are given the opportunity to discuss issues and make dialogues that permeate the school context. The methodology was characterized as qualitative and to analyze the narratives of academics participating in the specialization course that constitute the research corpus, we adopted Content Analysis. We conclude that, by providing these interactive environments such as the forum, it allows subjects to interact, share their experiences and classroom experiences. Thus, continuing education should allow spaces for reflection on teaching practice, allowing, through the training process, the (re)configuration of pedagogical practices and contributing to the constitution of teachers.El presente trabajo presenta las concepciones de los académicos sobre las metodologías activas en la docencia, específicamente, en las áreas de Ciencias Naturales y Matemáticas, y tiene como objetivo analizar las narrativas en el foro de discusión de las asignaturas que se ofrecen en el primer semestre del Posgrado lato sensu en Docencia en Ciencias y Educación Matemática del Instituto Federal de Educación, Científica y Tecnológica de Goiás Los capacitadores propusieron una escritura reflexiva sobre la comprensión de los académicos y el potencial del uso de metodologías en la docencia. Así, el foro de discusión posibilita la interacción entre académicos a través de la escritura reflexiva, en este movimiento se les da la oportunidad de discutir temas y realizar diálogos que permean el contexto escolar. La metodología se caracterizó como cualitativa y para analizar las narrativas de los académicos participantes en el curso de especialización que constituyen el corpus de investigación, se adoptó el Análisis de Contenido. Concluimos que, al brindar estos entornos interactivos como el foro, permite a los sujetos interactuar, compartir sus experiencias y vivencias en el aula. Así, la formación continua debe permitir espacios de reflexión sobre la práctica docente, permitiendo, a través del proceso de formación, la (re) configuración de las prácticas pedagógicas y contribuyendo a la constitución de los docentes. Universidade Federal da Fronteira Sul2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1284310.36661/2595-4520.2022v5n4.12843Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 4 (2022): Revista Insignare Scientia; 40-542595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12843/8644Copyright (c) 2022 Rafael Marques dos Santos, Fabiana Gomes, Alexandre Luiz Polizelhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Rafael MarquesGomes, FabianaPolizel, Alexandre Luiz2022-12-22T21:32:25Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12843Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-12-22T21:32:25Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologías Activas para la Enseñanza de las Ciencias y las Matemáticas: Concepciones y narrativas de docentes en formación
Active Methodologies for Teaching Science and Mathematics Education: Conceptions and narratives of teachers in training
Metodologias Ativas para o Ensino de Ciências e Educação Matemática: Concepções e narrativas de professores em formação
title Metodologías Activas para la Enseñanza de las Ciencias y las Matemáticas: Concepciones y narrativas de docentes en formación
spellingShingle Metodologías Activas para la Enseñanza de las Ciencias y las Matemáticas: Concepciones y narrativas de docentes en formación
dos Santos, Rafael Marques
title_short Metodologías Activas para la Enseñanza de las Ciencias y las Matemáticas: Concepciones y narrativas de docentes en formación
title_full Metodologías Activas para la Enseñanza de las Ciencias y las Matemáticas: Concepciones y narrativas de docentes en formación
title_fullStr Metodologías Activas para la Enseñanza de las Ciencias y las Matemáticas: Concepciones y narrativas de docentes en formación
title_full_unstemmed Metodologías Activas para la Enseñanza de las Ciencias y las Matemáticas: Concepciones y narrativas de docentes en formación
title_sort Metodologías Activas para la Enseñanza de las Ciencias y las Matemáticas: Concepciones y narrativas de docentes en formación
author dos Santos, Rafael Marques
author_facet dos Santos, Rafael Marques
Gomes, Fabiana
Polizel, Alexandre Luiz
author_role author
author2 Gomes, Fabiana
Polizel, Alexandre Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Rafael Marques
Gomes, Fabiana
Polizel, Alexandre Luiz
description O presente trabalho apresenta as concepções de acadêmicos acerca das metodologias ativas no ensino, especificamente, nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática, e tem como objetivo analisar as narrativas no fórum de discussão das disciplinas ofertadas no primeiro semestre do curso de Pós-Graduação lato sensu em Ensino de Ciências e Educação Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. As professoras formadoras propuseram a escrita reflexiva sobre o entendimento dos acadêmicos e as potencialidades do uso de metodologias no ensino. Assim, o fórum de discussão possibilita a interação entre os acadêmicos por meio da escrita reflexiva e, nesse movimento, são oportunizados a discutir questões e fazer interlocuções que permeiam o contexto escolar. A metodologia caracterizou-se como qualitativa e para análise das narrativas dos acadêmicos participantes do curso de especialização que constituem o corpus da pesquisa, adotamos a Análise de Conteúdo. Concluímos que, ao propiciar esses ambientes interativos, como o fórum, permitimos aos sujeitos a interação, partilha de suas vivências e experiências de sala de aula. Desse modo, a formação continuada deve propiciar espaços de reflexões sobre a prática docente permitindo, através do processo formativo, a (re)configuração das práticas pedagógicas e contribuir para a constituição docente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12843
10.36661/2595-4520.2022v5n4.12843
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12843
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n4.12843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12843/8644
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Rafael Marques dos Santos, Fabiana Gomes, Alexandre Luiz Polizel
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Rafael Marques dos Santos, Fabiana Gomes, Alexandre Luiz Polizel
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 4 (2022): Revista Insignare Scientia; 40-54
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613692780544